Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Técnicas - AJUDA

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
pgplasti
Super Membro
Nome: Flavio Berghahn
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Técnicas - AJUDA

Mensagem por pgplasti »

Oi pessoal
gostaria de pedir algumas dicas aos mais experientes para conseguir melhorar algumas coisas nos meus modelos e também não estragar um kit
Em primeiro lugar esclareço que uso somente tintas acrílicas - Tamyia, ainda preciso investir um pouco mais em tintas e aceito sugestões.
Uso giz pastel para fazer alguns detalhes de envelhecimento principalmente poeira e ferrugem ou sujeira. Uso ele a seco. Tenho um set da revell com 6 potes de pó mas ainda não me acertei com ele.
Todos meus kits estão sem verniz e em nenhum fiz a aplicação de primer, os primeiros eram pintados a pincel e agora estou me desenvolvendo com o aerógrafo (uso um steula bc60 0,3 me atende bem pela minha habilidade)

1. Para fazer alguns detalhes observei no forum que aplica-se verniz brilhante após a pintura - que tipo de verniz pode ser utilizado? Briho fácil é possível para substituir o verniz? e aplicar o weathering? Não tenho acesso ao famoso Future por isso questiono
2. Após a aplicação e verniz /brilho fácil e o serviço de weathering aplica-se o verniz fosco? Qual aconselham - tenho 2 da acrilex um em pote e outro em spray - como posso aplicar no aerógrafo - qual a diluição?
3. Sob o verniz brilhante o giz pastel não irá aderir correto?
4.Ao aplicar o verniz brilhante após aplicar um giz pastel ele não ira tirar o efeito que o giz proporcionou?
5. Alguma dica de chipping?
6. Se aplicar o verniz fosco sob o trabaho feito com pigmentos ou pó de giz pastel para poeira ou lama ele pode comprometer ou anular o efeito?
BOM É ISSO
AGRADEÇO QUALQUER DICA E ORIENTAÇÃO DOS MAIS SÁBIOS
Que seja justo e perfeito
vistuba
Membro
Nome: Alexander Vistuba
Curtiram: 1 vez

Re: Técnicas - AJUDA

Mensagem por vistuba »

pgplasti escreveu:Oi pessoal
gostaria de pedir algumas dicas aos mais experientes para conseguir melhorar algumas coisas nos meus modelos e também não estragar um kit
Em primeiro lugar esclareço que uso somente tintas acrílicas - Tamyia, ainda preciso investir um pouco mais em tintas e aceito sugestões.
Uso giz pastel para fazer alguns detalhes de envelhecimento principalmente poeira e ferrugem ou sujeira. Uso ele a seco. Tenho um set da revell com 6 potes de pó mas ainda não me acertei com ele.
Todos meus kits estão sem verniz e em nenhum fiz a aplicação de primer, os primeiros eram pintados a pincel e agora estou me desenvolvendo com o aerógrafo (uso um steula bc60 0,3 me atende bem pela minha habilidade)

1. Para fazer alguns detalhes observei no forum que aplica-se verniz brilhante após a pintura - que tipo de verniz pode ser utilizado? Briho fácil é possível para substituir o verniz? e aplicar o weathering? Não tenho acesso ao famoso Future por isso questiono
2. Após a aplicação e verniz /brilho fácil e o serviço de weathering aplica-se o verniz fosco? Qual aconselham - tenho 2 da acrilex um em pote e outro em spray - como posso aplicar no aerógrafo - qual a diluição?
3. Sob o verniz brilhante o giz pastel não irá aderir correto?
4.Ao aplicar o verniz brilhante após aplicar um giz pastel ele não ira tirar o efeito que o giz proporcionou?
5. Alguma dica de chipping?
6. Se aplicar o verniz fosco sob o trabaho feito com pigmentos ou pó de giz pastel para poeira ou lama ele pode comprometer ou anular o efeito?
BOM É ISSO
AGRADEÇO QUALQUER DICA E ORIENTAÇÃO DOS MAIS SÁBIOS
Rapaz, tem gente muito mais experiente que eu, mas vou tentar responder com aquilo que eu sei.

1 e 2 - Eu uso BF após a pintura para fazer o wash (detergente+tinta tipo acrilex+água). Se for fazer wash com tinta óleo, vai reagir e ficar uma porcaria, a não ser que seu objetivo seja fazer um wash pesado! Depois passo mais uma mão de BF. Só depois que vai o verniz (seja qual for).
3 - imagino que não. Melhor deixar para fazer isso sobre o verniz fosco.
4 - não sei
5 - Tem a técnica do spray de cabelo, mas ainda não tive oportunidade de experimentar.
6 - também não sei.
pgplasti
Super Membro
Nome: Flavio Berghahn
Curtiram: 40 vezes

Re: Técnicas - AJUDA

Mensagem por pgplasti »

Valeu pela atenção e resposta
Tenho uns kits de escala menor então mais baratos então vou utilizar p fazer testes
Ancs
Que seja justo e perfeito
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”