Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
johntruck
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Abr 2020, 23:37
Nome: João
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por johntruck »

Pessoal, olá a todos.

Sou iniciante mas estou me divertindo muito. Fiz meu primeiro modelo (revell bf 109 1:72) e fiz ele 90% utilizando pincel. Quando me dei conta que eu adorei o hobby acabei comprando o kit da wkshop básico compressor + aerógrafo Steula 0,2mm.

Quando o kit chegou só faltava passar verniz e então colocar os decalques. E aí ocorreu um problema que me deixou preocupado: eu comprei o verniz da Revell aqua color 36101 e botei um pouco no aerógrafo sem diluir (porém mexi antes de botar) e fiz a primeira demão, que aconteceu tudo certo.

O problema é que após alguns minutos o aerógrafo entupiu e eu desmontei para ver o que tinha acontecido. Esse verniz deixou vários resíduos (parecia pequenos pedaços de silicone), que acabaram entupindo o aerógrafo. Fiz uma limpeza com uma agulha, alcool 90 e papel toalha e aparentemente o aerógrafo voltou a funcionar.

A minha pergunta é: pq aconteceu isso com o verniz? Vi alguns tutoriais a galera botando o verniz e mandando brasa.

Agradeço a paciência de todos e fico feliz dessa comunidade existir no Brasil. Abração a todos.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por TioDrakul »

O negócio é que tudo o que você for colocar em um aerógrafo têm que diluir, usualmente quando você vê alguém colocando tinta ou verniz diretamente do vidro é porque se trata de verniz ou tinta previamente diluída. Eu por exemplo costumo usar tintas automotivas que já vêm diluídas do fabricante e por isso eu posso usá-las diretamente do pote
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por Flying Pancake »

Fala John

Pra mim também parece ser problema com diluição. O que pode acontecer é o verniz ou a tinta podem secar dentro do aerógrafo causando essas partes com consistência mais grossa grudadas no copo e agulha, e assim causando o entupimento.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por anghinoni »

TioDrakul escreveu:O negócio é que tudo o que você for colocar em um aerógrafo têm que diluir, usualmente quando você vê alguém colocando tinta ou verniz diretamente do vidro é porque se trata de verniz ou tinta previamente diluída. Eu por exemplo costumo usar tintas automotivas que já vêm diluídas do fabricante e por isso eu posso usá-las diretamente do pote
so se for poliester hehe se for duco, PU nao :mrgreen:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por anghinoni »

porque o verniz secou dentro do aerografo, voce deixou la dentro :-) por isso na primeira demao foi de boa mas quando vc foi pra segunda ele ja estava endurecendo dentro do aerografo

MINHA regra: tem que passar e se for ficar mais que 10 min sem usar o aerografo, tirar a tinta de la e limpar com o solvente. se deixar la ja era para qualquer tinta.
como voce nao diluiu ai ele seca mais rapido ainda mas mesmo se diluir vale a MINHA regra. nao deixar tinta parada no aerografo

faz assim, se usar tinta acrilica pura tipo revell, acrtilex sempre tenha vidrex diluido com agua a mao, ai tire a tinta qdo acabar, encha o copo do aerografo com, agua;vidrex, facca retrolavagem e pulverize o copo todo, repita ate que na retrolavagem a solucao nao tenha mais tinta.

se for tinta de solvente faca com thinner
se for esmalte, com aguarras
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por anghinoni »

e em hipotese alguma depois de usar acrilica pura (revell, acrilex, etc) coloque tinta de solvente (automotiva, tamiya, gunze, enamel, alclad, etc) sem ter limpo MUITO bem o aerografo, porque se tiver resto de acrilica pura la, e vc jogar essas tintas faz uma meleca, vira um chiclete o resto e entope o bico, que é super dificil de resolver.
Avatar do usuário
johntruck
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Abr 2020, 23:37
Nome: João
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Verniz usando Aerógrafo virou cola dentro

Mensagem por johntruck »

Muito obrigado a todos pelas respostas. Suas informações foram bem úteis. Agora tenho 1% mais de experiência no geral com o hobby :D

Vou começar a diluir e não deixar mais que 10 min dentro do copo do aerógrafo.

Obrigado novamente! Abraços.
Responder

Voltar para “Pintura”