SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dicas - Manutenção de compressor

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Mairton Melo - ToyHobby
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 26 Fev 2020, 22:06
Nome: Mairton Melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dicas - Manutenção de compressor

Mensagem por Mairton Melo - ToyHobby »

Pessoal,

Quem tá acompanhando minha montagem do F14 sabe que a bruxa passou por aqui e emacumbou um monte de coisas, o meu velho compressor foi uma delas :lol: :lol: :lol:

Esse compressor que uso é o mesmo que tantos plastimodelistas daqui e mundo a fora utilizam em suas bancadas. Se trata de um pequeno equipamento de baixa pressão e sem reservatório, que é comercializado sob as marcas Wimpel, Sagyma e outras. Na verdade, é uma empresa chinesa que o fabrica e os vendedores apenas colocam sua marca nele.

Esse compressor aqui tem uns 7 anos mais ou menos e o usei em dezenas de montagens (acho que bem umas 100 ou mais...). Sempre me serviu muito bem até que um belo dia ele perdeu força impactando diretamente no uso do aerógrafo. Resolvi desmontar ele e ver o que estava acontecendo, e descobri que se tratava apenas de sujeita nas peças do pistão. Limpando tudo ele voltou ao normal e tá com performance de novo.

Aproveitei e fiz um videozinho mostrando como é a desmontagem e orientando sobre a limpeza que fiz e que deu certo. Segue:

LINK DO VIDEO: https://youtu.be/EzgF05122ds


Imagem
Imagem
Imagem https://www.youtube.com/c/toyhobby
Visite, se inscreva, curta, comente e compartilhe
Avatar do usuário
tdaisson
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Fev 2013, 12:14
Nome: Thiago Daisson
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dicas - Manutenção de compressor

Mensagem por tdaisson »

Eu ia criar um tópico pra isso, mas resolvi aproveitar o seu, Mairton... Eu tenho um daqueles sagyma com reservatório de 3 litros tem muitos anos. Uma vez eu, na inocência e desconhecimento, achei que ele tava esquentando demais e que tinha que trocar o óleo (o.o) levei em uma empresa aqui em Brasília que faz manutenção de compressores. O bichinho nunca mais foi o mesmo.... Eles disseram que tinha que trocar o filtro, e a partir de então sempre ficou vazando um pouquinho.... Acontece que ontem me encacetei e resolvi trocar esse filtro de ar... Eis que a rosca do filtro com o reservatório quebrou lá dentro do joelho que sai do reservatório! Ou seja, já era a peça. E eu nem sei se isso se troca, é soldado, etc.....

Então ficam 2 perguntas aqui pro pessoal do fórum... Alguém conhece algum lugar que faça manutenção boa em Brasília? Senão, alguém sabe como encontrar esse joelho e essa rosca na internet????

Por fim, andei procurando compressores e vi que não se vende mais compressor com reservatório.. esses compressores da wimpel funcionam bem sem reservatório? Não fica pulsando????


Abcs e muito obrigado a todos!!!

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Mairton Melo - ToyHobby
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 26 Fev 2020, 22:06
Nome: Mairton Melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dicas - Manutenção de compressor

Mensagem por Mairton Melo - ToyHobby »

tdaisson escreveu: Então ficam 2 perguntas aqui pro pessoal do fórum... Alguém conhece algum lugar que faça manutenção boa em Brasília? Senão, alguém sabe como encontrar esse joelho e essa rosca na internet????

Por fim, andei procurando compressores e vi que não se vende mais compressor com reservatório.. esses compressores da wimpel funcionam bem sem reservatório? Não fica pulsando????
E aê fi! Sou de Brasília também rsrs

O compressor sem o reservatório funciona relativamente bem, embora durante a pintura ele fique ligado o tempo todo - só pára quando você para deixa de acionar por alguns segundos o aerógrafo. Eu montei vários kits com esse compressor sem utilizar qualquer reservatório.

Desconheço algum lugar que venda peças para esses bichinhos... qualquer coisa, quiser comprar o meu ele tá aqui :mrgreen:
Imagem
Imagem https://www.youtube.com/c/toyhobby
Visite, se inscreva, curta, comente e compartilhe
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”