SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Pela primeira vez estarei compartilhando uma montagem aqui no forum.
Eu sou um modelista que vive de "fases" e a atual é dos britânicos. :lol: Assim, vou atacar com esse modelo, um tanto dificil de se achar. Fiquei algum tempo pesquisando qual marca de kit do Spit XIV eu deveria comprar, na escala 1/72. É relativamente fácil de encontrar o kit da Academi, porém, em consultas a sites especializados, fiquei com uma má impressão sobre ele. Parece que suas proporções não são muito corretas. Procurei o mais recomendado, da Sword, mas só o "bubble top" está em linha e eu queria o com a capota Malcon. Como estava com viagem marcada para a França, busquei por um tempo em sites europeus até que consegui esse Fujimi, antigo, em um leilão do e-bay na Alemanha. O kit é bem recomendado, embora, ao que parece, também esteja fora de catálogo. Paguei €10.50 por ele.

Imagem

Imagem

O Spit XIV foi o segundo modelo do Spitfire a usar os motores Rolls Royce Griffon, mais potentes que os famosos Merlin. Era, inicialmente, um Spit VIII com motor Griffon, mas as dimensões do motor foram impondo mudanças no modelo básico para acomodá-lo, como helice de 5 pás, cauda maior, tomadas de ar modificadas e por aí vai. Também recebeu as novas asas modelo E, que acomodavam dois canhões de 20mm e duas metralhadoras .50, numa configuração diferente das asas anteriores, com os canhões por fora. Estranhamente, os alojamentos e janelas de ejeção de cartuchos das removidas mtr .303 permaneceram.
Debitando cerca de 2100 Hp a 25000 pés, o Spit XIV foi o principal interceptador britânico da 2nd Tatical Air Force, operando de bases no continente, após a invasão da Normandia.
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

O kit apresenta essas versões:

Imagem
Escolhi o RB 169, do 350 Squadron (Belga).

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Eu já iniciei a montagem. Não tenho fotos do interior, mas, como esse kit não apresenta grandes detalhamentos internos e o Spitfire 1/72, não permite boa visão do interior, não me preocupei muito com ele. Foi só o verde interior básico, painel preto e um marrom no apoio de cabeça. Nada de mais. A instrução já mostra o que eu disse:

Imagem

A montagem básica não é dificil, embora tenha demandado algum puty na junção das asas, embora pouco, e na tampa do motor, essa a peça de pior encaixe.

Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Mais algumas fotos para que possam avaliar o kit:

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
ArmouredSprue
Membro
Mensagens: 653
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:43
Nome: Paulo Castro
Localização: Adelaide - South Australia - Australia
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MIG-21MT (Fujimi 1/72)
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Ju87G-2 Stuka (Academy 1/72) CONCLUIDO GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72
 

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por ArmouredSprue »

Bela montagem.
Eu tenho esse mesmo kit da Fujimi porém com decalques para se fazer a versão Belga.
Acompanhando aqui mas pelo jeito o kit monta fácil.
Plastiabraços!
Paulo
Cheers mates!
Paulo
Hail from Australia Down Under!
ArmouredSprue Blog
SCALEMATES PROFILE
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

ArmouredSprue escreveu:Bela montagem.
Eu tenho esse mesmo kit da Fujimi porém com decalques para se fazer a versão Belga.
Acompanhando aqui mas pelo jeito o kit monta fácil.
Plastiabraços!
Paulo
Realmente é uma montagem fácil. Só deve ter um pouco de trabalho com a capota do motor. O interior é pobre, quem gosta terá que incrementar um pouco.
Estou fazendo de um esquadrão da RAF tripulado por belgas.
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Após pintar a parte de baixo, pintei o cinza escuro na parte de cima e fiz as máscaras para o verde escuro:

Imagem

E deu chabu... :( :( o verde, por cima do cinza, ficou muito escuro, enquanto o cinza havia sido aplicado de forma a transparecer o pre-shading... o jeito foi mandar para o sabão em pó! Eu sempre pintava a cor mais clara com os seus contornos próximos do formato final. Por preguiça, havia pintado tudo de cinza, para cobrir com verde apenas a parte correspondente... o jeito foi fazer de novo, da forma como sempre fiz.


Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Depois de finalizada a nova pintura, removi as mascaras e instalei a hélice:


Imagem

Imagem

Imagem

É nesse ponto que me encontro. Não confio em decalques grandes, por isso pintei as marcas de invasão (listas pretas e brancas), bordo de ataque das asas amarelo (esse decalque não vem nesse modelo) e a faixa "sky" no inicio da cauda. Tudo no aerógrafo.
Uso tinta esmalte. As cores usadas foram:
Humbrol 64 light grey matt (embaixo)
Humbrol 27 sea grey matt e Humbrol 66 olive drab matt (camuflagem)
Revell 59 sky (faixa e spiner)
Sobre o spiner (cubo da helice), uma observação: as instruções indicam a cor branca, mas essa é uma questão sempre duvidosa em se tratando de aviões da RAF. Há fotos de avioes do 350 squdron com spiner escuro e outras com o que parece ser branco. Entretanto, na página do proprio esquadrão (350sqn.be), aparece um preservado com spiner sky. Escolhi esse.
Proximo passo: verniz...
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Esqueci. Os exaustores do motor eu pinto com uma mistura de Revell 95 bronze metalic e preto fosco. Fica bem realístico...
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Spitfire F.Mk.14E - Fujimi - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

E agora o verniz brilhante:

Imagem

Imagem
Eu uso o verniz geral da acrilex. Pena que tem que esperar bastante para secar e prosseguir. Sei que muitos aqui usam ceras, como a Brilho Facil e a Pledge com ótimos resultados. Comprei a Brilho Fácil, mas não me entendi com a aplicação dela. Não consegui fazer uma aplicação uniforme com o aerógrafo, por isso não arrisquei nesta montagem.
Responder

Voltar para “GT 40 - Royal Air Force (RAF)”