HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por TioDrakul »

Eu queria saber uma coisa, realmente funciona limpar tinta seca de aerógrafo usando aquelas cubas de ultrassom que o pessoal de relojoaria utiliza?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por anghinoni »

sim funciona. eu tirei verniz PU que esqueci em um gatti AG2 por dois dias :-)
pra tirar tinta seca tem que ser thinner, acetona, etc, mas nao pode colocar as borrachas. pra isso tem que tirar a valvula de ar e as vedacoes de borracha antes de por pra limpar la
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por vistuba »

Eu comprei recentemente uma dessas cubas e para limpar tintas acrilex está sendo muito bom.
Deixo 30 minutos na potência mais alta e a agulha (que estava emperrada) saiu fácil.
Porém, aquela crosta que fica na capa do bico que não sai só com a cuba. Então aproveito e passo aquelas escovas dentais para fazer a limpeza interna.
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por acpalopoli »

Ajuda bem, mas não é mágico. Eu comprei uma da Yaxun e usava muito mais quando tinha aerógrafo da Steula. Ai resolvi investir em aerógrafo bom, tenho um Gatti e um Elaga. Comecei a usar bem menos, ainda sim trabalhando com tinta acrílica.

Comecei a usar tinta automotiva e praticamente nem uso mais a cuba. O reservatório do aerógrafo fica quase limpo só de acabar a tinta. Ela não impregna como tinta acrílica.

Hoje em dia é bem raro de ligar a cuba.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por anghinoni »

acpalopoli escreveu:Ajuda bem, mas não é mágico. Eu comprei uma da Yaxun e usava muito mais quando tinha aerógrafo da Steula. Ai resolvi investir em aerógrafo bom, tenho um Gatti e um Elaga. Comecei a usar bem menos, ainda sim trabalhando com tinta acrílica.

Comecei a usar tinta automotiva e praticamente nem uso mais a cuba. O reservatório do aerógrafo fica quase limpo só de acabar a tinta. Ela não impregna como tinta acrílica.

Hoje em dia é bem raro de ligar a cuba.
comigo as duas impregnam iguais no aerografo

é porque tinta de solvente o solvente dissolve a tinta mesmo seca. coloca o solvente e pá esta limpo.

tinta a base de agua se secar nao lava com agua, explicacao simples
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por acpalopoli »

anghinoni escreveu:
acpalopoli escreveu:Ajuda bem, mas não é mágico. Eu comprei uma da Yaxun e usava muito mais quando tinha aerógrafo da Steula. Ai resolvi investir em aerógrafo bom, tenho um Gatti e um Elaga. Comecei a usar bem menos, ainda sim trabalhando com tinta acrílica.

Comecei a usar tinta automotiva e praticamente nem uso mais a cuba. O reservatório do aerógrafo fica quase limpo só de acabar a tinta. Ela não impregna como tinta acrílica.

Hoje em dia é bem raro de ligar a cuba.
comigo as duas impregnam iguais no aerografo

é porque tinta de solvente o solvente dissolve a tinta mesmo seca. coloca o solvente e pá esta limpo.

tinta a base de agua se secar nao lava com agua, explicacao simples
Faz todo sentido. No caso essa impressão que tenho é porque consigo melhores resultados com tinta Revell deixando ela mais grossa. Fora que as tintas revell, principalmente as escuras, parece que tem uma tendência a empelotar. Já as tintas automotivas, no caso to usando as Dryco, são fininhas, praticamente não tem perda. Na pipeta não fica quase nada ao tirar do potinho. Já as acrílicas, parece que o desperdício é bem maior... Talvez pelas Dryco já serem diluídas...
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por anghinoni »

exato, dryco é BEM diluida no thinner mais que quando vem na lata da loja de automotiva

acrilica pura tipo revell e acrilex so empelota se nao diluir com agua. se usar alcool ou essas coisas ai sdim empelota, experiencia propria
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por acpalopoli »

anghinoni escreveu:exato, dryco é BEM diluida no thinner mais que quando vem na lata da loja de automotiva

acrilica pura tipo revell e acrilex so empelota se nao diluir com agua. se usar alcool ou essas coisas ai sdim empelota, experiencia propria

KKKKKKK, ontem empelotou e entupiu o aerógrafo pq diluí com Vidrex. Com água não consigo bons resultados...
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por acpalopoli »

anghinoni escreveu:exato, dryco é BEM diluida no thinner mais que quando vem na lata da loja de automotiva

acrilica pura tipo revell e acrilex so empelota se nao diluir com agua. se usar alcool ou essas coisas ai sdim empelota, experiencia propria
Alias, qual é o tipo de tinta Dryco? Outra coisa, pra comprar tinta diretamente em loja de tinta automotiva, geralmente qual é o mínimo que as lojas vendem? Perto de casa só vendem o "quarto" que disseram ser +- 450ml. Acho um exagero.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Limpeza de aerógrafo com ultrasom?

Mensagem por anghinoni »

acpalopoli escreveu:
anghinoni escreveu:exato, dryco é BEM diluida no thinner mais que quando vem na lata da loja de automotiva

acrilica pura tipo revell e acrilex so empelota se nao diluir com agua. se usar alcool ou essas coisas ai sdim empelota, experiencia propria
Alias, qual é o tipo de tinta Dryco? Outra coisa, pra comprar tinta diretamente em loja de tinta automotiva, geralmente qual é o mínimo que as lojas vendem? Perto de casa só vendem o "quarto" que disseram ser +- 450ml. Acho um exagero.
depende da loja, aqui em curitiba tem que vende 100 ml, tem quem faz 250 e quem faz 450. mas as 3 cobram o mesmo preco hehe na que faz 100 ml custa 15 e na que faz 450 tambem custa 15 :-)

dryco é poliester mas o cara lancou uma a base de agua recentemente e to esperando alguem por em maos pra saber como é, se é tipo acrilex ou tipo tamiya/mr hobby.
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”