Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Névoa de tinta

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Névoa de tinta

Mensagem por acpalopoli »

Fala gente, boa noite.

Eu to cismado com uma coisa e talvez o pessoal que manja de aerografia possa me ajudar.

Outto dia fiz um teste com um primer acrilico que é a base de thinner e fiquei muito feliz com o resultado. Quase nao ficou cheiro e nao fez névoa e tinta nenhuma.

Hoje fui pintar um kit, coisa de 10 minutos no maximo e hora q parei vi que tava uma baita nevoa de tinta no quarto.

O que pode ser que influencia nisso? Achei que hoje usei uma pressao um pouco mais forte, em torno de 25psi, mas sera que isso seria o suficiente pra deixar o quarto parecendo uma estufa?

Meu parametro é a minha esposa. Da outra vez ela nao reclamou do cheiro e hoje só faltou me expusar de casa kkkk
Avatar do usuário
AndréRM
Super Membro
Mensagens: 1110
Registrado em: 15 Fev 2013, 17:28
Nome: André Ricardo Manzano
Localização: Osasco/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Névoa de tinta

Mensagem por AndréRM »

acpalopoli escreveu:Fala gente, boa noite.

Eu to cismado com uma coisa e talvez o pessoal que manja de aerografia possa me ajudar.

Outto dia fiz um teste com um primer acrilico que é a base de thinner e fiquei muito feliz com o resultado. Quase nao ficou cheiro e nao fez névoa e tinta nenhuma.

Hoje fui pintar um kit, coisa de 10 minutos no maximo e hora q parei vi que tava uma baita nevoa de tinta no quarto.

O que pode ser que influencia nisso? Achei que hoje usei uma pressao um pouco mais forte, em torno de 25psi, mas sera que isso seria o suficiente pra deixar o quarto parecendo uma estufa?

Meu parametro é a minha esposa. Da outra vez ela nao reclamou do cheiro e hoje só faltou me expusar de casa kkkk
Provavelmente diluiu o primer com solvente errado quando acontece isso, não é o equipamento! Acrilico ou você dilui com agua, ou alcool isopropilico, nunca thinner.....Thinner é para sintéticos, esmalte....

O recomendável é você procurar pelo diluente da própria marca para o primer que comprou. Mas se usar o alcool isopropilico, 99% dos primers/tintas acrilicas aceitam bem ele
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Névoa de tinta

Mensagem por TioDrakul »

Névoa de tinta significa que você conseguiu acertar o ponto da tinta para o aerógrafo... bem demais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nesse caso você precisa fazer a pintura em um lugar aberto e bem arejado, e se isso não for possível então você precisa deixar uma janela próxima bem aberta e apontar um ventilador para a mesma de tal forma que o ventilador funcione como um "exaustor". Que a névoa de tinta acontece quando você consegue acertar certinho o ponto da tinta (que deve sair como uma névoa mesmo do aerógrafo) mas não tenha ventilação adequada no local que você está usando para a pintura.
Avatar do usuário
AndréRM
Super Membro
Mensagens: 1110
Registrado em: 15 Fev 2013, 17:28
Nome: André Ricardo Manzano
Localização: Osasco/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Névoa de tinta

Mensagem por AndréRM »

TioDrakul escreveu:Névoa de tinta significa que você conseguiu acertar o ponto da tinta para o aerógrafo... bem demais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nesse caso você precisa fazer a pintura em um lugar aberto e bem arejado, e se isso não for possível então você precisa deixar uma janela próxima bem aberta e apontar um ventilador para a mesma de tal forma que o ventilador funcione como um "exaustor". Que a névoa de tinta acontece quando você consegue acertar certinho o ponto da tinta (que deve sair como uma névoa mesmo do aerógrafo) mas não tenha ventilação adequada no local que você está usando para a pintura.
ponto certo de diluição o normal não é causar nada, nem névoa, nem teia de aranha como em alguns casos...Diluir a tinta, primer com solvente errado além de causar este cheiro intenso, independentemente de ponto certo ou não de diluição, costuma dar problema na pintura também, se fizer uma camada por cima de outra tinta com essa diluida de forma errada, ela acaba saindo na primeira mascara que fizer e levando a camada de baixo ou até mesmo, enrugando o local onde ela foi aplicada junto justamente porque o solvente acaba não se misturando certo com a tinta de tipo errado para ele, ele infiltra nas camadas inferiores e sai tudo junto...já aconteceu algumas vezes comigo lá no inicio do hobby a 25 anos atrás...

Nada que é acrilico se dilui com thinner, além de ser o diluente errado, costuma a fazer névoa em um cheiro muito forte que mesmo o local estando bem arejado, não resolve muito....
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Névoa de tinta

Mensagem por Flying Pancake »

Não vejo problema com a névoa de tinta a não ser o cheiro.

Essa névoa geralmente é a soma de uma lugar pouco arejado, pressão alta e puxar o gatilho do aerógrafo bem para trás, liberando mais mistura no ar.

Também acontecia isso comigo no começo, mas se você diminuir a pressão e ir pintando na manha já vai ficar sem nenhuma ou com pouquíssima névoa. Eu só uso primer, tintas e vernizes automotivos, os mais mortais, e ninguém em casa sofre com o cheiro por conta dessa combinação de pressão baixa, pouco fluxo de tinta no aerógrafo e ventilador virado para a janela :thumbup: :thumbup: :thumbup:

A névoa em si não apresenta problema ao kit, é uma questão de o cheiro e desconforto.

Espero ter ajudado.

Abs
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Névoa de tinta

Mensagem por TioDrakul »

AndréRM escreveu:
TioDrakul escreveu:Névoa de tinta significa que você conseguiu acertar o ponto da tinta para o aerógrafo... bem demais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nesse caso você precisa fazer a pintura em um lugar aberto e bem arejado, e se isso não for possível então você precisa deixar uma janela próxima bem aberta e apontar um ventilador para a mesma de tal forma que o ventilador funcione como um "exaustor". Que a névoa de tinta acontece quando você consegue acertar certinho o ponto da tinta (que deve sair como uma névoa mesmo do aerógrafo) mas não tenha ventilação adequada no local que você está usando para a pintura.
ponto certo de diluição o normal não é causar nada, nem névoa, nem teia de aranha como em alguns casos...Diluir a tinta, primer com solvente errado além de causar este cheiro intenso, independentemente de ponto certo ou não de diluição, costuma dar problema na pintura também, se fizer uma camada por cima de outra tinta com essa diluida de forma errada, ela acaba saindo na primeira mascara que fizer e levando a camada de baixo ou até mesmo, enrugando o local onde ela foi aplicada junto justamente porque o solvente acaba não se misturando certo com a tinta de tipo errado para ele, ele infiltra nas camadas inferiores e sai tudo junto...já aconteceu algumas vezes comigo lá no inicio do hobby a 25 anos atrás...

Nada que é acrilico se dilui com thinner, além de ser o diluente errado, costuma a fazer névoa em um cheiro muito forte que mesmo o local estando bem arejado, não resolve muito....

Hehehe, você não entendeu. O que eu quis dizer se resume à duas partes: Ele "acertou bem demais" o ponto porque quando a tinta forma uma névoa ao redor é porque a diluição ficou boa ao ponto da tinta ficar em suspensão no ar (a névoa). E se você consegue ver essa névoa ao redor é porque não têm ventilação suficiente, o que precisa ser corrigido com ventilação forçada ou vira um sério problema.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Névoa de tinta

Mensagem por anghinoni »

Vamo parar de falar groselha
Névoa tem em todas os solventes, a diferença é que com thinner por ele ser mais volatil ela é maior, porque o spray fica com goticulas mais finas e leves fica suspenso no ar, com agua tambem tem mas como as particulas sao mais grossas e pesadas nao fica suspenso no ar.
Esta a razao de usar cabine de pitura, ela aspira a nevoa que é bem maior quando se usa thinner :mrgreen:
Ficou no seu quarto porque nao circulou o ar ou nao tinha um exaustor (cabone por ex) para aspirar a negoa.

Portanto voce nao fez nada errado, nao é pressao nem aerografo nem diluição nem nada... claro que com pressao maior tem mais nevoa né
Avatar do usuário
AndréRM
Super Membro
Mensagens: 1110
Registrado em: 15 Fev 2013, 17:28
Nome: André Ricardo Manzano
Localização: Osasco/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Névoa de tinta

Mensagem por AndréRM »

TioDrakul escreveu:
AndréRM escreveu:
TioDrakul escreveu:Névoa de tinta significa que você conseguiu acertar o ponto da tinta para o aerógrafo... bem demais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nesse caso você precisa fazer a pintura em um lugar aberto e bem arejado, e se isso não for possível então você precisa deixar uma janela próxima bem aberta e apontar um ventilador para a mesma de tal forma que o ventilador funcione como um "exaustor". Que a névoa de tinta acontece quando você consegue acertar certinho o ponto da tinta (que deve sair como uma névoa mesmo do aerógrafo) mas não tenha ventilação adequada no local que você está usando para a pintura.
ponto certo de diluição o normal não é causar nada, nem névoa, nem teia de aranha como em alguns casos...Diluir a tinta, primer com solvente errado além de causar este cheiro intenso, independentemente de ponto certo ou não de diluição, costuma dar problema na pintura também, se fizer uma camada por cima de outra tinta com essa diluida de forma errada, ela acaba saindo na primeira mascara que fizer e levando a camada de baixo ou até mesmo, enrugando o local onde ela foi aplicada junto justamente porque o solvente acaba não se misturando certo com a tinta de tipo errado para ele, ele infiltra nas camadas inferiores e sai tudo junto...já aconteceu algumas vezes comigo lá no inicio do hobby a 25 anos atrás...

Nada que é acrilico se dilui com thinner, além de ser o diluente errado, costuma a fazer névoa em um cheiro muito forte que mesmo o local estando bem arejado, não resolve muito....

Hehehe, você não entendeu. O que eu quis dizer se resume à duas partes: Ele "acertou bem demais" o ponto porque quando a tinta forma uma névoa ao redor é porque a diluição ficou boa ao ponto da tinta ficar em suspensão no ar (a névoa). E se você consegue ver essa névoa ao redor é porque não têm ventilação suficiente, o que precisa ser corrigido com ventilação forçada ou vira um sério problema.
Ele diluiu com o solvente errado Daniel, e quando isso ocorre, você consegue deixar bem diluido em "partes" digamos assim...as aparencias enganam! Aos nossos olhos, está tudo certo, parece estar ótimo....mas a verdade, é que o solvente errado não se mistura direito e quando você dispara o jato de tinta, aquele thinner faz essa nevoa como se estivesse limpando o aerografo. Se disparar aquele jato de tinta em cima de uma pintura já feita, é como se estivesse jogando o thinner somente em cima dela, vai danificar a pintura já feita e se for diretamente no plastico, pode até deformá-lo. Isso aconteceu comigo lá no inicio do hobby, e com outros colegas....

Acrilico é só alcool, algua...alguns colegas utilizam até vidrex para diluir...até mesmo este ultimo costuma a se sair bem com tintas acrilicas, primers, o que for....

Thinner, principalmente o automotivo é para sintéticos, esmalte e laca
Avatar do usuário
AndréRM
Super Membro
Mensagens: 1110
Registrado em: 15 Fev 2013, 17:28
Nome: André Ricardo Manzano
Localização: Osasco/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Névoa de tinta

Mensagem por AndréRM »

anghinoni escreveu:Vamo parar de falar groselha
Névoa tem em todas os solventes, a diferença é que com thinner por ele ser mais volatil ela é maior, porque o spray fica com goticulas mais finas e leves fica suspenso no ar, com agua tambem tem mas como as particulas sao mais grossas e pesadas nao fica suspenso no ar.
Esta a razao de usar cabine de pitura, ela aspira a nevoa que é bem maior quando se usa thinner :mrgreen:
Ficou no seu quarto porque nao circulou o ar ou nao tinha um exaustor (cabone por ex) para aspirar a negoa.

Portanto voce nao fez nada errado, nao é pressao nem aerografo nem diluição nem nada... claro que com pressao maior tem mais nevoa né
Groselha? Eu tenho 25 anos de hobby colega....tudo o que digo passa longe disso....névoa não é normal quando se acerta a diluição no ponto. Ele diluiu um primer acrilico com thinner, e essa foi a causa....
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Névoa de tinta

Mensagem por anghinoni »

AndréRM escreveu:
anghinoni escreveu:Vamo parar de falar groselha
Névoa tem em todas os solventes, a diferença é que com thinner por ele ser mais volatil ela é maior, porque o spray fica com goticulas mais finas e leves fica suspenso no ar, com agua tambem tem mas como as particulas sao mais grossas e pesadas nao fica suspenso no ar.
Esta a razao de usar cabine de pitura, ela aspira a nevoa que é bem maior quando se usa thinner :mrgreen:
Ficou no seu quarto porque nao circulou o ar ou nao tinha um exaustor (cabone por ex) para aspirar a negoa.

Portanto voce nao fez nada errado, nao é pressao nem aerografo nem diluição nem nada... claro que com pressao maior tem mais nevoa né
Groselha? Eu tenho 25 anos de hobby colega....tudo o que digo passa longe disso....névoa não é normal quando se acerta a diluição no ponto. Ele diluiu um primer acrilico com thinner, e essa foi a causa....
É normal, por isso tem cabine de pintura com sistemas de exaustão.
Nada a ver com ponto de dluicao e sim com a volatilidade do diluente. ele teve muita névoa porque ficou 10 minutos aerografando thinner num quarto fechado sem circulacao de ar. :chorando: O errado ali foi apenas a falta de circulação de ar.
Responder

Voltar para “Pintura”