Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Compressor com motor de geladeira

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: RE: Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por rmozeto »

anghinoni escreveu:Eu tô fazendo de novo exatamente porque furou o manzara era um cilindro r22. Não explode. Só vaza ar, água e óleo e faz uma sujeira. Quando fura já era. A corrosão já atingiu nível que não dá pra arrumar. O manzara eu até mandei soldar duas vezes. Mas aí fica aparecendo furo de novo. Um reservatório projetado pra compressor e drenando sempre apos o uso foi feito pra durar dez anos. O projeto prevê a corrosão.

Explosão de reservatorio se dá por falha na válvula de segurança e no pressostato. Por isso é importante ter manômetro do reservatorio e toda vez que ligar ver se o pressostato desligou na pressão certa. É não usar a válvula de segurança como dreno. Porque estraga com a passagem das impurezas nela toda hora. Esse é um erro do microjet. Economia besta. Era só colocar em outro lugar e colocar uma rosca ou torneira pra fazer o dreno. Dá menos que 20 reais. Ate os tipo sagyma usam tem um dreno dedicado.

Outro erro de todos nos compressor de geladeira é usar o mesmo óleo usado na geladeira, o tal óleo capela, ISO 186 não lembro direito . Esse óleo é pra ser usado com gás no circuito fechado com umidade zero. No circuito aberto que a gente faz, a unidade contamina o óleo e ele não é hidrofobico. Aí libera um vapor acido que estraga o compressor, tubulações, etc. Tem que fazer um flush e colocar óleo de compressor normal.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Pô eu tenho um microjet, não devo fazer o esvaziamento pela válvula ali embaixo para tirar a água? Desculpe a ignorância, quero que o bicho dure! E obrigado pelas valiosas informações.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por anghinoni »

Sim. Toda vez que usa no fim do dia tem que fazer a drenagem senão enferruja bem rápido. Dá pra vc tirar a válvula de segurança de lá e colocar um dreno. Aí comprar uma cruzeta 1/4 em T e colocar a válvula na conexao do pressostato. No meu manzara era igual no microjet. Puxava a agulha da válvula fazia a maior sujeira. Espirrava pra todo lado.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por anghinoni »

Juntei todo o material. Agora tô pensando como vou montar a estrutura de metalon, a posição do compressor e do reservatório... Imagem

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por anghinoni »

Compressor montado.

Fiz muitas pesquisas, inclusive em foruns gringos, a maioria das informacoes corretas os caras de fora que falam, aqui falam muita besteira tipo o mais apropriado é cilindro de po quimico que resiste a 500 psi bla bla. eu tenho um e nao serve, a parede tem um ou dois mm de espessura eu testei e em dois dias ja estava oxidado depois de aberto e tirado o pó.
Vamos ao que interessa
RESERVATORIO - so tem tres opções seguras e duráveis (qualquer outra é gambiarra, como clilindro R22 por exemplo): cilindro de ar de caminhão, cilindro próprio de compressor ou cilindro de extintor de CO2, este ultimo descartei porque tem que furar e soldar as conexões, isso altera a resistência do mesmo, se fizer é bom fazer teste hidrostatico de novo, porque é muito facil ter falhas na solda. Porque so esses tres? Porque eles tem parede grossas que suportam a corrosao interna e o ciclo de carga/descarga tipico de um compressor, alem da pressao.

Ai sobrou as duas primeiras opces, procurei muito usados mas estavam todos em estado deploravel, ate que apareceu no OLX um reservatorio de caminhhao novo, com todas as conexoes, pintura eletrostatica e aqui em Curitiba por 200,00. Resolvido o problema.

Mas estes cilindros de caminhao tem conexoes rosca SAE, diferente do padrao de compressor que é rosca NPT. Como eu nao queria soldar luvas ou nipples como muitos fazem, o cara que me vendeu o reservatorio me indicou uma loja de pecas de caminhhao, fui la e achei o santo graal de quem vai montar esses compressores, eles tem todo tipo possivel e imaginavel de conexoes, de tubos, devem ter 10 vezes mais pecas que qualquer loja de compressor.
70 reais mais pobre mas sai de la com as conexoes de reducao certinhas, 1/4 e 3/8 NPT. :aeee:
Imagem

Depois de montado (o pressostato enche até 110 psi e religa em 40) deixei 24 horas e a pressao se manteve, ou seja, nao há vazamentos.
Imagem
Imagem

Valvula de retençao (20 reais mas eu ja tinha), liga na rosca 3/8 do compressor
Imagem

Mangueira, conexoes, T para a valvula de alivio abraçadeiras, gastei cerca de 25 reais. Aqui nao tem receita, cada um podse fazer a ligacao da forma que achhar mais conveniente, pode usar mangueira de alta pressao, tubo de cobre, etc
Imagem

Coloquei Valvula de alívio no pressostato, fiz um T na mangueira que sai do motor ate a valvula de retencao (nao vi nenhum dos que vendem usar isso, nem o Manzara que eu tinha, o cara simplesmente tirou a valvula de alivio do pressostato), porque com valvula de alivio ela abre qdo o pressostato desliga e tira a pressao na conexao compressor reservatorio, ai o motor quando da a partida nnovamente nao tem que vencer a pressao do circuito. Nao sei o motivo que os outros nao colocam mas me pareceu o correto a fazer, talvez pra nao fazer o barulhinho quando ela abre, mas é menos que um segundo :mrgreen: .
Imagem

Valvula de seguranca 15,00. abre com 120 psi, nipple pra ligar o pressostato no reservatorio 5,00
Imagem

Pessostato, Manometro, filtro com regulador de saida eu ja tinha mas o kit custa cerca de 100 reais no mercado livre
Imagem

Filtro de gasolina na entrada de ar do motor 5 reais
Imagem

O compressor nao tem capacitor nenhhum, basta ligar no PTC e no rele de partida e pronto, foi um tecnico que me mostrou isso quando pegou figi e eu levei la
Imagem

Dreno do reservatorio, basta girar a alavanca 1/4 de volta toda vez que termina dee usar, ali tem uma conexao rapida pra mangueira de PP se eu quiser colocar uma garrafa pra receber a agua que sai
Imagem

o reservatorio que comprei ja veio com suporte e parafusos de fixacao
Imagem

Imagem

pezinhos ja tinha do outro compressor entao nao sei o custo nem vi :mrgreen:
Imagem

dreno de oleo do motor, eu fiz o furo e soldei luva de 1/4. assim fica muito facil drenar, nao precisa rirar o motor e virar ele de lado para o oleo sair pela entrada de ar, o motor é pesado e quando vira o oleo nao sai porque fica preso nos componentes internos, experiencia propria com o manzara. Desta forma eu testei ontem, drenei o oleo e saiu tudo bem rapido.
Imagem

Aqui umas consideracoes
- Tem que tirar o oleo capela do motor e colocar oleo de compressor normal, porque o capela é feito para um circuito com zero umidade, quando fazemos o compressor o circvuito fica aberto e o capela é higroscopico, absorve a umidade e gera um residuo ácido que ajuda a estragar as conexoes e o reservatorio.
-nao pode usar a valvula de seguranca como dreno, se ficar drenando fica suja e pode emperrar
-observar o ciclo de trabalho do motor e o tempo que leva pra encher o reservatorio, nao pode fazer o motor funcionar mais que isso, por isso tem que dimensionar o motor com o tamanho do reservatorio, é so questao do tempo que leva pra encher, porque a pressao e vazao na saida é tudo igual, um motor de geladeira chhega ate a 500 psi de pressao, mas tem baixa vazao de ar.
-pra colocar a valvula de alivio tem que abrir ela e cortar a mola, por causa da baixa vazao o motor de geladeira nao consegue fechar ela quando comeca a encher o reservatorio
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por Foks »

Muito bom. Parabéns.

O meu estará pronto em alguns dias.
Motor Embraco 1/4 novo, 0km.

Reservatorio de compressor. Consegui por um bom preço.
Minha preocupação é o tamanho: 25L

Espero que o motor dê conta. Vai demorar para encher...

Como regulou o pressostato?
Estou pensando em deixar o meu em 40 e 110.

Enviado de meu SM-T510 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por anghinoni »

Foks escreveu:Muito bom. Parabéns.

O meu estará pronto em alguns dias.
Motor Embraco 1/4 novo, 0km.

Reservatorio de compressor. Consegui por um bom preço.
Minha preocupação é o tamanho: 25L

Espero que o motor dê conta. Vai demorar para encher...

Como regulou o pressostato?
Estou pensando em deixar o meu em 40 e 110.

Enviado de meu SM-T510 usando o Tapatalk
o reservatorio que eu tinha antes era um cilindro R22 de 12 litros, este tem 6 litros.
o de 12 demorava bem mais pra encher porque alem do tamanho, o manzara tinha um tal de SRO que ele chama de sistema de retorno de oleo, eu ia colocar de novo mas vi que ele tinha um capilar que fazia metade do ar retornar para o compressor, essa artimanha fazia o oleo que subia e caia no tubo dele voltar, mas fazia o compressor demorar o dobro do tempo pra encher, por isso acho que vai encher seu reservatorio de 25 litros

hoje eu percebi que nao faz muita diferenca o reservatorio grande, se por um lado ele demora pra esvaziar, tambem demora pra encher e depois encher de novo. O menor enche rapidinho ai fica elas por elas, aciona mais, mas por tempo menor.

tem que ver no manual do pressostato, o meu tem dois parafusos. digamos que ele vem 80-120 de fabrica
vc ve qual é o de 120, o que desarma o motor quando enche e ai liga o motor e ve ate onde ele enche, esvazia o reservatorio ate menos que a pressao de rearme, e ai liga de novo e vai fazendo ate acertar a pressao de desarme. dai esvazia e ve a pressao de rearme, regula o outro parafuso, enche e ai esvazia e ve que pressao rearmou e vai fazendo ate estar na pressao que vc quer. facil.

esqueci de dizer umas coisas que tem que ver:
é muito facil vazar nas roscas NPT por falta de aperto ou veda rosca
se ele demorar pra encher e parar de aumentar a pressao antes de atingir digamos 110 ou 120 que esta o pressostato mesmo com o motor funcionando, esta vazando, porque motor de geladeira atinge facil 500 psi
ai colocar espuma nas conexoes e ver onde ta vazando e meter muito veda roisca la e colocar de volta :mrgreen:

depois de regular o pressostato, encher na pressao maxima e com o filtro regulador fechado, deixe la por um dia, se a pressao baixar, esta vazando :chorando: procurar de novo hehe

ah, e nao sei o tempo do meu compressor mas ja li que se ele funcionar por x minutos a protecao termica deve funcionar para nao sobreaquecer, portanto se o motor nao dar partida ou desligar nesses enche esvazia nao se preocupe, a PTC esta funcionando :mrgreen:
se o motor desligar antes de encher o reservatorio tambem é a PTC

a questao de capacitor/motor travado já é outra discussao mais complexa, mas tem que ter muito cuidado se o motor usa ou nao capacitor, se nao usa, nem pense em cair nesse papo que capacitor prolonga a vida util do motor, porque o meu manzara pegou fogo uma semana depois que chegou por isso.

outro teste é a valvula de seguranca, fazer o motor colocar pressao sem parar no reservatorio e ver se ela abre e em que pressao, basta ligar ele sem o pressostato direto na tomada.

pra quem quer mais seguranca da pra colocar duas valvulas de seguranca hehe, so colocar um T ou ma cruzeta
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por Foks »

Valeu pelas dicas!

Na minha cidade há uma empresa especializada em compressores.
Paguei 150 no reservatório.
Pedi para fazerem a montagem e os testes.
É uma empresa de muita confiança.

Fiz apenas a customização do reservatório.

Porém, nas pesquisas, aprendi algumas coisas, também!

1- Corroboro tudo que falou sobre o reservatorio!

Se houver disponibilidade financeira, vale considerar a compra de um reservatorio de compressor novo, sem uso, da Schulz e Chiaperini.

2 - Motor de geladeira novo!

Usado, somente se o preço for muito atrativo, ou, já estiver disponível.
Paguei 350, parcelado, com garantia de um ano. O mesmo motor, recondicionado, custa 250/290.

3 - Não é "ciência de foguete", mas, tem seus segredos.

Cuidado com a segurança. Se comprar tudo usado, garanta a integridade do reservatório! Se não tiver como, não use!

4 - O custo de um, com peças novas, ficará no patamar dos compressores disponíveis no mercado.

Fica a seu cargo determinar o que é mais vantajoso.

Eu optei por montar, não por achar que ficaria melhor, mas, pela customização.



Até o final da semana estará pronto e postarei aqui o resultado final.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por anghinoni »

exatamente
reservatorio novo proprio para compressor e homologado, vale a pena, vai durar muitos anos, é o preco de um kit e resiste a corrosao

motor se eu fosse comprar tambem iria de novo, aqui tambem é 350 reais, eu comprei um para o freezer do meu irmao um tempo atras, como eu ja tinha esse do manzara e esta ok beleza, como nao é novo, sem dó eu fiz o dreno de oleo e vou furar e colocar o visor de oleo depois hehe

Falando em custos vamos fazer as contas considerando peças novas
Reservatorio 150-200,00
Motor 350,00
Kit Pressostato, filtro, regulador e valvula seguranca 100,00
Conexoes 50 a 100,00
Suporte 50,00. ai depende muito, eu mesmo comprei o metalon e soldei :-) nao gastei 20

Vai se gastar 700, por aí, o preco de um compressor comercial barulhento ou a media do que estao cobrando por esses de geladeira pronto

Mas eu tenho a opiniao que fica melhor, porque ao contrario dfos prontos nos nao economizamos em nada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
-reservatorio novo e homologado resistente a corrosao
-motor novo
-dreno de oleo, nao preciso tirar e virar o motor pra drenar o oleo
-dreno adequado em vez de usar a valvula de seguranca como dreno, abro no fim do dia de maneira facil e sem espirrar pra todo lado
-valvula de alivio, nao sobrecarrega o motor na partida

e na sequencia eu vou colocar o visor de nivel de oleo e o dreno eletronico (ja tenho os dois) vai ficar top das galáxias hehe
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por Foks »

O reservatorio de compressor, novo, no ML, está na casa dos 500.

É da Schulz e da Chiaperini.

Acho que vale a pena!

Enviado de meu SM-T510 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1237
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Compressor com motor de geladeira

Mensagem por Fernando Manfio »

anghinoni escreveu:
Imagem
Ficou muito bacana teu compressor! :clap:
Qual óleo você colocou no lugar do Capela?
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”