SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Verniz PU em Duco e Poliester...

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
AlexTakeo
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jan 2020, 00:11
Nome: Alex Takeo Yasumura Lima Silva
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Verniz PU em Duco e Poliester...

Mensagem por AlexTakeo »

Fala pessoal, tudo bem? Vasculhei muitos tópicos aqui no forum, mas algumas dúvidas ainda me perturbam...
Vamos lá: Pretendo montar um mini automodelo baseado na Mitsubishi Pajero antiga (94-96) no padrão "Saia e blusa", onde a "blusa" é um azul escuro meio metalizado e a "saia" é um prata perolizado (Não sei o nome de catálogo das cores - se alguém puder indicá-las, agradeço. Sei que é o Tamiya Dark Mica Blue e o Tamiya Silver Mica, se não me engano)
A questão é a seguinte: Como coleciono trens escala N, uso bastante tinta duco e tenho algum domínio com elas, então teoricamente a tinta duco está em cogitação, mas há quem diga que o verniz PU não adere bem ou dá problema se aplicado sobre as mesmas.
Por outro lado, dizem que a tinta poliester é mais sensível a danos que a duco, então não sei se recebe mascaramento sem problemas (pra fazer o "saia e blusa). Ademais, alguns colegas do forum já falaram em outros topicos que o PU deve ser passado enquanto a poliester ainda está fresca, o que por si só inviabiliza esse padrão de pintura.
Bom, estou aberto a sugestões dos colegas para como proceder a pintura do modelo. O envernizamento é importante, para protegê-lo de intemperies que possam afetá-lo (ele naõ é estático).

Obs: Algumas das minhas duvidas podem soar um tanto quanto primárias, mas tenho pouca experiência com poliester e menos ainda com verniz PU.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Verniz PU em Duco e Poliester...

Mensagem por anghinoni »

e ai Alex. essas coisas frescas que falam das tintas vale para carro de rua, que enfrentam ataque quimico e mecanico o tempo todo. Com o tempo, até eu larguei dessas frescuras.

pode sim passar PU em cima do duco, basta dar uma lixadinha com 1200 antes e limpar pra melhorar a aderencia, sabe porque? porque primer é laca nitrocelulose (duco) e pode passar tinta PU em cima.

eu que ja falei de passar o verniz PU antes de secar o poliester, mas é porque facilita muito e nao perde tempo, mas pode sim passar poliester, aerografar ate uma caveira :-), limpar, e so dias depois passar o verniz PU.

Poliester é mais facil que PU voce vai ver, pode sim mascarar, fazer aerografia em cima, lixar, etc etc. É so num carro de rua que nao poderia fazer isso porque a tinta nao iria aguentar as agressoes fisicas e mecanicas, intemperies e tal que um carro enfrenta. Voce nao sabe mas as tintas tamiya e Mr Hobby sao poliester :-)

Quanto a cor da mitsubishi pajero, é batata, vai em uma loja de tinta automotiva que tem a cor la com certeza, achar cor de carro é muito facil diferente de avioes, militaria...ate em cor de ferrari e lamborghini tem ali no catalogo da loja da esquina :-)
Responder

Voltar para “Dúvidas”