Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Acrillex x "outras"

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 995
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 65 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Acrillex x

Mensagem por Kakadu »

anghinoni escreveu:Vou dizer uns segredos.
Tinta a base de água não se dilui no ponto de leite. Por isso alguns usam vidrex. Porqie ele evapora rápido e compensa o excesso de diluição.
Essas tintas quase nao se diluem. Elas vem pastosa, quando coloca 25% de água elas já ficam liquidas. E esta é a diluição que está nas instrucoes da revell.
Tem que diluir o mínimo e aumentar a pressão até ela passar no aerografo, por isso os melhores são os aerografos com boa fluidez, eu uso o elaga por isso ele tem três saídas de ar contra uma dos outros aerografos. Ai aplicar com muito ar e pouca tinta de longe, como se tivesse pulverizando um pó se é que me entendem, não é pra molhar como se faz com tintas de solvente porque essas tem volatilidade alta e secam rápido. Eu vi a professora fazer e aí saquei como era. Porque em superfície lisa a água escorre e caga tudo. Imagina vc pintando um desenho.
Fazendo assim vcs verão que ela cobre fácil. A primeira demao quase fica transparente mas a partir daí vai ficando fácil porque a demao anterior dà ancoragem pras próximas demaos cada vez mais. É fazendo assim fica um veludo. Bem uniforme e fino.

Tai o maior segredo. Diluir o mínimo

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Vou tentar. Tenho um Steula BC-66 de bico 0.8mm, acho que é mais que suficiente para tintas mais viscosas.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

as vezes eu lembro de umas coisas e posto aqui quando possivel

Dentro da Acrilex existem varios tipos de tintas
Acrilica, PVA, esmalte vitral, tecido, aquarela silk, etc etc
Acrilica e PVA parecem a mesma coisa mas não são, a que tem que usar é a Acrilica, a PVA tem preenchimento e cobre os detalhes em relevo do kit, fica lisinha mas mata os detalhes.
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrillex x

Mensagem por Fab-Wan »

Eu to apanhando é das Ammo Mig...

Já tentei o Thinner deles, Água, Isopropílico, mistura desses 3, diluição na proporção que o Mig Recomenda (4 de tinta pra 1 de Diluente), diluição 2/1, diluição 1/1, diluição 1 de tinta pra 2 de diluente...no final sempre seca na ponta da agulha e entope o aerógrafo q começa aquela "cusparada"...

O Gatti AG-2 é muito "fino" pra ela, mal sai. O Elaga S3G vai melhor, mas ele tem mta vazão e 20 psi (n consegui fazer a tinta fluir com menos) pra fazer camo a mão livre ou detalhes é complicado...to acostumado a usar 7/8 nas "Tamigunze" pra isso...

To quase desistindo
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

Fab-Wan escreveu:Eu to apanhando é das Ammo Mig...

Já tentei o Thinner deles, Água, Isopropílico, mistura desses 3, diluição na proporção que o Mig Recomenda (4 de tinta pra 1 de Diluente), diluição 2/1, diluição 1/1, diluição 1 de tinta pra 2 de diluente...no final sempre seca na ponta da agulha e entope o aerógrafo q começa aquela "cusparada"...

O Gatti AG-2 é muito "fino" pra ela, mal sai. O Elaga S3G vai melhor, mas ele tem mta vazão e 20 psi (n consegui fazer a tinta fluir com menos) pra fazer camo a mão livre ou detalhes é complicado...to acostumado a usar 7/8 nas "Tamigunze" pra isso...

To quase desistindo
tinta secar na ponta da agulha é a coisa mais normal em aerografia artistica, por isso se voce ver videos do youtube de aerografia vai notar que estao sempre sem o protetor da agulha e sempre limpando ela com os dedos pra tirar a tinta que seca la. eu mesmo fazia isso quando aerografava, acho que a cada 10 ou 20 min tinha que limpar la na agulha u alguma pelota que fechava o bico :mrgreen:

experimenta medium acrilico da acrilex ou retardador da mig esse é o componente magico pra minimizar o secamento da tinta na agulha/bico. alcool so piora porque acelera a secagem.
outra coisa que ajuda é fazer polimento da agulha com lixa 2000 e massa de polir (sem entortar ela ne)
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1237
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Acrillex x

Mensagem por Fernando Manfio »

Editado pela última vez por Fernando Manfio em 29 Nov 2019, 16:11, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrillex x

Mensagem por Fab-Wan »

anghinoni escreveu:
Fab-Wan escreveu:Eu to apanhando é das Ammo Mig...

Já tentei o Thinner deles, Água, Isopropílico, mistura desses 3, diluição na proporção que o Mig Recomenda (4 de tinta pra 1 de Diluente), diluição 2/1, diluição 1/1, diluição 1 de tinta pra 2 de diluente...no final sempre seca na ponta da agulha e entope o aerógrafo q começa aquela "cusparada"...

O Gatti AG-2 é muito "fino" pra ela, mal sai. O Elaga S3G vai melhor, mas ele tem mta vazão e 20 psi (n consegui fazer a tinta fluir com menos) pra fazer camo a mão livre ou detalhes é complicado...to acostumado a usar 7/8 nas "Tamigunze" pra isso...

To quase desistindo
tinta secar na ponta da agulha é a coisa mais normal em aerografia artistica, por isso se voce ver videos do youtube de aerografia vai notar que estao sempre sem o protetor da agulha e sempre limpando ela com os dedos pra tirar a tinta que seca la. eu mesmo fazia isso quando aerografava, acho que a cada 10 ou 20 min tinha que limpar la na agulha u alguma pelota que fechava o bico :mrgreen:

experimenta medium acrilico da acrilex ou retardador da mig esse é o componente magico pra minimizar o secamento da tinta na agulha/bico. alcool so piora porque acelera a secagem.
outra coisa que ajuda é fazer polimento da agulha com lixa 2000 e massa de polir (sem entortar ela ne)
Será que o Retarder da Tamiya funciona tbm? Esse tenho em casa.
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrillex x

Mensagem por Fab-Wan »

Legal esse video Fernando, eu já tinha visto. Mas ali ele aplica em grandes áreas, ele aplica de longe camadas finas isso ai ok. Aqui foi...

O Problema mesmo, é como fazer uma camuflagem a mão livre a essa distancia e com essa vazão (pelo barulho da pra ver q eh forte)? Como fazer um pré Shade a essa distância ou um pós shade...revirei o canal dele e não achei...só fotos...
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1237
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Acrillex x

Mensagem por Fernando Manfio »

Fab-Wan escreveu:
Legal esse video Fernando, eu já tinha visto. Mas ali ele aplica em grandes áreas, ele aplica de longe camadas finas isso ai ok. Aqui foi...

O Problema mesmo, é como fazer uma camuflagem a mão livre a essa distancia e com essa vazão (pelo barulho da pra ver q eh forte)? Como fazer um pré Shade a essa distância ou um pós shade...revirei o canal dele e não achei...só fotos...
Parece que com as acrílicas esse tipo de trabalho é mais complicado... :(
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

Fab-Wan escreveu:
anghinoni escreveu:
Fab-Wan escreveu:Eu to apanhando é das Ammo Mig...

Já tentei o Thinner deles, Água, Isopropílico, mistura desses 3, diluição na proporção que o Mig Recomenda (4 de tinta pra 1 de Diluente), diluição 2/1, diluição 1/1, diluição 1 de tinta pra 2 de diluente...no final sempre seca na ponta da agulha e entope o aerógrafo q começa aquela "cusparada"...

O Gatti AG-2 é muito "fino" pra ela, mal sai. O Elaga S3G vai melhor, mas ele tem mta vazão e 20 psi (n consegui fazer a tinta fluir com menos) pra fazer camo a mão livre ou detalhes é complicado...to acostumado a usar 7/8 nas "Tamigunze" pra isso...

To quase desistindo
tinta secar na ponta da agulha é a coisa mais normal em aerografia artistica, por isso se voce ver videos do youtube de aerografia vai notar que estao sempre sem o protetor da agulha e sempre limpando ela com os dedos pra tirar a tinta que seca la. eu mesmo fazia isso quando aerografava, acho que a cada 10 ou 20 min tinha que limpar la na agulha u alguma pelota que fechava o bico :mrgreen:

experimenta medium acrilico da acrilex ou retardador da mig esse é o componente magico pra minimizar o secamento da tinta na agulha/bico. alcool so piora porque acelera a secagem.
outra coisa que ajuda é fazer polimento da agulha com lixa 2000 e massa de polir (sem entortar ela ne)
Será que o Retarder da Tamiya funciona tbm? Esse tenho em casa.
Não sei. Eu experimentava umas gotas pra ver. Com tamiya eu usava retardador automotivo hehe o da acrilex e da mig devem ser a base de glicerina. Automotivo é no fundo um aguarraz menos concentrado.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

Fernando Manfio escreveu:
Fab-Wan escreveu:
Legal esse video Fernando, eu já tinha visto. Mas ali ele aplica em grandes áreas, ele aplica de longe camadas finas isso ai ok. Aqui foi...

O Problema mesmo, é como fazer uma camuflagem a mão livre a essa distancia e com essa vazão (pelo barulho da pra ver q eh forte)? Como fazer um pré Shade a essa distância ou um pós shade...revirei o canal dele e não achei...só fotos...
Parece que com as acrílicas esse tipo de trabalho é mais complicado... :(
Pensem nas artes que os aerografistas fazem com tinta a base de água. Retratos com fios de cabelo por exemplo.
É tudo questão de técnicas.
Eu vejo vídeos no YouTube de vários modelistas e da pra ver pelo jeito que eles acionam o gatilho do aerografo que não dominam nem a primeira regra hehe
A primeira regra é... Ar tinta ar. Você deve acionar o ar antes da tinta e não pode parar o ar antes de fechar a tinta. Se não fizer isso fica tinta no bico, na capa do bico e quando você aciona de novo ele cospe esse acúmulo de tinta e estraga o trabalho
Segunda regra. Obedecendo a primeira aprender a fazer traços perfeitos com o mesmo diâmetro em um ponto inicial e final determinado. Ou seja. Você deve treinar muito fazendo duas linhas verticais num papel com caneta com digamos 10cm entre elas. E aí com o aerografo fazer traços horizontais iniciando e terminando nelas. Tem que ficar perfeito. Não pode ficar bolinhas no início e no fim. Não pode variar o diâmetro. Não pode espirrar tinta... Você acionar o ar antes da primeira linha ai aciona a tinta com precisao na linha. Movimenta até a segunda linha e solta a tinta no final sem soltar o ar. Na verdade raramente vc para o ar quando está aerografando. Aerografo de dupla ação é só pra não precisar desligar o compressor.
Depois de dominar essa. Você parte pra fazer traços sobrepostos. Passar o traco exatamente em cima do primeiro. Com o tempo fica automatico a pontaria do aerografo
Dominando essas lições faz traco de camuflagem com tinta difícil porque aprende a passar o aerografo várias vezes até cobrir.

Principal ensinamento... Aerografo é pincel de ar(Air brush) . Não spray de tinta. Você deve pensar assim que está passando a tinta. Não pulverizando ela como veneno hehe

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Pintura”