HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Acrillex x "outras"

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrillex x

Mensagem por eloy »

Concordo com o anghinoni,tudo é questão de aprender a trabalhar com acrilex!!!
Eu sempre usei acrilex nunca usei uma tinta própria do hobby e sempre tive bons resultados com as pinturas meu problema sempre foi o verniz!!!!
Tanto no aerografo quanto no pincel


Primeiro kit que fiz tinta acrilex aplicado com aerografo 0.3 diluída em água de torneira mesmo!!!!
Imagem

Agora que migrei pra tinta automotiva as acrilex so no pincel!!!


Imagem

Imagem

Imagem

Na verdade as unicas coisas do hobby que uso são as colas e o panel line tamiya,o resto é td alternativo!!!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Acrillex x "outras"

Mensagem por anghinoni »

Vou dizer uns segredos.
Tinta a base de água não se dilui no ponto de leite. Por isso alguns usam vidrex. Porqie ele evapora rápido e compensa o excesso de diluição.
Essas tintas quase nao se diluem. Elas vem pastosa, quando coloca 25% de água elas já ficam liquidas. E esta é a diluição que está nas instrucoes da revell.
Tem que diluir o mínimo e aumentar a pressão até ela passar no aerografo, por isso os melhores são os aerografos com boa fluidez, eu uso o elaga por isso ele tem três saídas de ar contra uma dos outros aerografos. Ai aplicar com muito ar e pouca tinta de longe, como se tivesse pulverizando um pó se é que me entendem, não é pra molhar como se faz com tintas de solvente porque essas tem volatilidade alta e secam rápido. Eu vi a professora fazer e aí saquei como era. Porque em superfície lisa a água escorre e caga tudo. Imagina vc pintando um desenho.
Fazendo assim vcs verão que ela cobre fácil. A primeira demao quase fica transparente mas a partir daí vai ficando fácil porque a demao anterior dà ancoragem pras próximas demaos cada vez mais. É fazendo assim fica um veludo. Bem uniforme e fino.

Tai o maior segredo. Diluir o mínimo

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

Kakadu escreveu:
marcio bernardi escreveu:para mim a acrilex é igual a qualquer outra tinta acrílica, um saco de usar :rir_muito: , depois de + de 20 anos no hobby ainda não aprendi usar, só me acerto com elas no pincel, minto, se diluir a tamiya com anjo eco 5000 ela fica tão fácil de usar quanto a mr color.

minha opinião Imagem
Uso aerógrafo desde anos 2000 e também nunca conseguir usar acrilex e similares - lembrando que tamiya, gunze, modelmaster, etc. não são acrílicas "raiz" - dá pra diluir com thinner além de água, já a acrilex não, só com água.
De todo modo, recomendo usar aerógrafo com bico maior - 0.5mm para cima, pois são tintas mais espessas.

No pincel, são ok.
Eu comprei aerografo e fiquei uns meses assim igual você acrilex, humbrol e revell eram uma merda e automotiva, tamiya e gunze o pataiso. Aí resolvi fazer curso de aerografia.. A visão mudou completamente. Sabiam que no exterior todas as pinturas em carros, motos, capacetes são feitas com createx que é a timta top da top em aerografia. E é a base de água... Aí no fim eles só passam verniz Pu com uma pistola.

Essa createx é difícil de achar aqui. Eu já usei ela, muito boa. Não entope o aerografo. Como não acham aqui, os aerografistas brasileiros usam tinta poliéster...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Editado pela última vez por anghinoni em 22 Nov 2019, 21:41, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
spark
Membro
Mensagens: 246
Registrado em: 04 Ago 2012, 12:04
Nome: Wilson Giordani
Agradeceu: 23 vezes
Curtiram: 0

Re: RE: Re: RE: Re: Acrillex x

Mensagem por spark »

anghinoni escreveu:
Kakadu escreveu:
marcio bernardi escreveu:para mim a acrilex é igual a qualquer outra tinta acrílica, um saco de usar :rir_muito: , depois de + de 20 anos no hobby ainda não aprendi usar, só me acerto com elas no pincel, minto, se diluir a tamiya com anjo eco 5000 ela fica tão fácil de usar quanto a mr color.

minha opinião Imagem
Uso aerógrafo desde anos 2000 e também nunca conseguir usar acrilex e similares - lembrando que tamiya, gunze, modelmaster, etc. não são acrílicas "raiz" - dá pra diluir com thinner além de água, já a acrilex não, só com água.
De todo modo, recomendo usar aerógrafo com bico maior - 0.5mm para cima, pois são tintas mais espessas.

No pincel, são ok.
Eu comprei aerografo e fiquei uns meses assim igual você acrilex, humbrol e revell eram uma merda e automotiva, tamiya e gunze o pataiso. Aí resolvi fazer curso de aerografia.. A visão mudou completamente. Sabiam que no exterior todas as pinturas em carros, motos, capacetes são feitas com createx que é a timta top da top em aerografia. E é a base de água... Aí no fim eles só passam verniz Pu com uma pistola.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Pergunta: usas primer antes da Acrillex?

Obrigado.

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk
Spark
Avatar do usuário
Bohra
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 20 Mai 2015, 01:30
Nome: Janderson Bolzan Borin
Agradeceu: 16 vezes
Curtiram: 10 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: 88mm Gun Flak 36/37 - 1/35 - Tamiya GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II GT 10 - Figuras - Montagem: Pós Apocalíptico - Figuras Factory Modelismo Impressão 3D - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Figuras para diorama - Hobby365 - 1/35 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: AMX-30B2 - Meng 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Commando Car 1/35 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Zundapp kS 750 da Tamiya 1/35 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: KZKT-537L Tractor - Trumpeter 1:35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: German Staff Car - RFM 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Zumbis pós apocalíptico - 1/35
 

Re: Acrillex x

Mensagem por Bohra »

Bom, tenho apenas 4 anos no hobby, e a maioria das minhas montagens foram com acrilex, por serem mais fáceis de achar aqui na cidade. Posso dizer que basta ter paciência pra diluir, acertar tons e tal, que sai um acabamento satisfatório. Nos meus dois últimos kits usei tintas AK e Mig, que comprei de um conhecido, e sim, são bem mais práticas pro uso, mas nos outros kits foi só acrilex, e gosto dos resultados.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

spark escreveu:
anghinoni escreveu:
Kakadu escreveu:
marcio bernardi escreveu:para mim a acrilex é igual a qualquer outra tinta acrílica, um saco de usar :rir_muito: , depois de + de 20 anos no hobby ainda não aprendi usar, só me acerto com elas no pincel, minto, se diluir a tamiya com anjo eco 5000 ela fica tão fácil de usar quanto a mr color.

minha opinião Imagem
Uso aerógrafo desde anos 2000 e também nunca conseguir usar acrilex e similares - lembrando que tamiya, gunze, modelmaster, etc. não são acrílicas "raiz" - dá pra diluir com thinner além de água, já a acrilex não, só com água.
De todo modo, recomendo usar aerógrafo com bico maior - 0.5mm para cima, pois são tintas mais espessas.

No pincel, são ok.
Eu comprei aerografo e fiquei uns meses assim igual você acrilex, humbrol e revell eram uma merda e automotiva, tamiya e gunze o pataiso. Aí resolvi fazer curso de aerografia.. A visão mudou completamente. Sabiam que no exterior todas as pinturas em carros, motos, capacetes são feitas com createx que é a timta top da top em aerografia. E é a base de água... Aí no fim eles só passam verniz Pu com uma pistola.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Pergunta: usas primer antes da Acrillex?

Obrigado.

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk
Primer é assunto polêmico.
Eu pessoalmente lixo com esponja 600 pra tirar o brilho e lavo o kit com água corrente e deixo secar naturalmente pra não criar eletricidade estática. porque o que faz a tinta não aderir é superfície brilhante sem microrugosidsde, contaminacao ou eletricidade estática. Primer é mais pra uniformizar quando se faz funilaria e quer ver as imperfeicoes. Tambem pra isolar mas acho que isso quando usa tinta de solvente que pode reagir com o plástico. Tinta a base de água não veio necessidade. Só se a cor do plástico vai interferir na cor que está pintando.
Se quer aumentar a aderencia só diluir com brilho fácil ou future que eles colam a tinta no kit sem atacar o plastico e de quebra fica mais lisinho ainda.
No mini que estou montando não usei primer porque dilui a tinta em future. Aderiu que é uma beleza e tambem porque o kit é de molde novo e plastico branco. Não fiz funilaria nenhuma. Se ver eu tirei a tinta uma vez com vidrex e escova e o plástico ficou verde claro, sinal que a tinta aderiu no plástico por causa da lixa.


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Acrillex x "outras"

Mensagem por anghinoni »

Se vocês verem, o primer da acrilex é para pet, metal e vidro. Superfícies lisas e brilhantes. Nada mais que é uma cola com talco que gruda na superfície brilhante e cria rugosidade para a aderencia da tinta.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrillex x

Mensagem por Foks »

É possível usar e bem, sim.
Como todo material, possui seus segredos, já revelados aqui.

Uso muito para pintura de bases e certos detalhes.

Convenhamos: Um set de ferrugem da "Ammo" está muito caro (como tudo de plasti nestas bandas).
No catálogo da Acrilex "Nature Colors" se encontram as mesmas cores.

Em kits, usei com bom resultado, porém, a pintura fica muito mais demorada. Migrei para Tamiya e WarScenic pela facilidade e tempo.
Porém, ando pensando em dar mais chance para elas.

Ah, pode usar verniz base thinner numa boa. Basta aplicar demãos finas.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Acrillex x

Mensagem por anghinoni »

pode colocar qualquer coisa em cima de Acrilex, isso vale pra qualquer tinta. So dá M porque jogam demao molhada de solvente logo de cara. tem que jogar uma demao que seque antes de dar tempo de reagir e criar uma camada de isolamento. uma reacao quimica sempre tem a variável T (tempo) hehe se nao der tempo nao reage...
foi isso que fiz no polimento do mini, polir e tirar a massa antes dela reagir com o future. se deixar la em alguns minutos, ja era, reage e dissolve.
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Acrillex x

Mensagem por Foks »

anghinoni escreveu:pode colocar qualquer coisa em cima de Acrilex, isso vale pra qualquer tinta. So dá M porque jogam demao molhada de solvente logo de cara. tem que jogar uma demao que seque antes de dar tempo de reagir e criar uma camada de isolamento. uma reacao quimica sempre tem a variável T (tempo) hehe se nao der tempo nao reage...
foi isso que fiz no polimento do mini, polir e tirar a massa antes dela reagir com o future. se deixar la em alguns minutos, ja era, reage e dissolve.
Exato.
Tudo é questão de dar tempo ao tempo...

Mesma coisa no Wash, onde não se observou o tempo de cura total do verniz.
Dependendo do diluente usado, na hora de aplicar o wash, já estragará o acabamento.
Responder

Voltar para “Pintura”