SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por anghinoni »

Salve galera.
Neste tópico vou montar um veículo e utilizar somente tintas a base de água. Preferencialmente Acrilex. O objetivo é conseguir o mesmo resultado que utilizando tintas automotivas, que são altamente tóxicas.
Em alguns lugares, pequenos detalhes usarei tamiya, gunze, italeri etc, pois não irei comprar nenhuma tinta, usarei o que tiver no estoque. Mas sempre diluídas em água ou puras com pincel. Proibido usar solvente orgânico.

Faz muito tempo que eu tenho essa ideia na cabeça, será que é possível atingir o mesmo resultado, principalmente o brilho e acabamento do verniz automotivo na carroceria usando future.

Já tentei uma vez e quase consegui. O problema foi que ele permite o lixamento, só que na hora de polir qualquer massa dissolvia o future..

Pesquisei muito e conforme os gringos a única cera que pode usar no future são estas

Imagem

Está semana fiz testes e deu certo, pintei com acrilex diluída no future, passei future de verniz, lixei e poli, ficou um espelho. Mas ai eu passei a zymol e deixei lá, ela manchou o future como faz o microsol decal soft.

Então resolvi tirar tudo do kit, fácil com vidrex (future sai com amoníaco) e fazer de novo mas documentando aqui no fórum.
Porque acho que é importante a galera entender que dá pra montar kit com baixo custo nas tintas Acrilex e sem a toxidade dos solventes e thinners. Se dá pra fazer um veículo ficar ligado e um espelho imagina com militaria aviação, etc.

O kit é este
Imagem

O que vou usar pra pintar a carroceria...
Imagem

Como está a carroceria
Imagem

O motor já está terminado. Tudo com acrilex diluída na água no aerogtafo e revell a base de água no pincel.
Imagem

Nau podia deixar de mencionar. Não vou usar primer, porque vou diluir acrilex no future e o mesmo tem boa aderência. O que faço é lixar de leve a carroceria pra tirar o brilho, que chamamos flash do plastico... Uso isso pra lixar:
Imagem

Que comece brincadeira.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por pabloaantunes »

Muito legal essa iniciativa. Acompanhando.

Abs
Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por Rodrigo Maia »

Projeto muito legal, vou acompanhar de perto.
Eu pinto meus carros apenas com tintas automotivas, verniz, thinner e etc.
Mas tenho interesse neste assunto, tenho comprado algumas tintas acrilex para pintar pequenos detalhes.
Já vi varios modelos pintados inteiro com acrilex e com ótimos resultados, inclusive com tinta vitral, e tenho pensado na possibilidade de tentar pintar uma carroceria com acrilex, mas usando verniz automotivo por cima.
O único detalhe pra mim é que antes de aplicar primer ou tinta na carroceria dos meus modelos eu aplico sempre uma camada de selante de plástico antes, pra não ter problemas com mascaramento e tinta saíndo junto com a fita depois.
E o selante, pra mim, é o que tem o cheiro mais forte dos produtos que eu uso, então não faz muita diferença pra mim que tinta ou verniz usar depois, mas ando com interesse de fazer experiências com acrilex.

Eu tenho algumas perguntas.

Eu sempre vejo o pessoal falando deste future, eu não conheço pessoalmente, mas pelo que já vi esse future faz milagre, pois dilui tinta, adere no plástico, usam como verniz pra dar acabamento, mergulham os vidros (transparências) no future e eles saem lisinho e brilhantes etc. O que é esse future?
Eu sei que é dificil conseguir ele no Brasil, pelo jeito sò importando mesmo?
Eu ainda não testei, mas acrilex adere bem ao plastico? me refiro a mascaramento da carroceria com fitas adesivas.
E última pargunta. Acrilex dilui bem com agua? (eu ainda não teste), já vi o pessoal diluindo com brilho facil também.
Eu ainda vou fazer uns testes de diluição de acrilex, tipo com thinner, aguaraz etc. Quando eu usava tintas acrilicas da revell eu sempre dilui com aguaraz e nunca tive problemas.

Eu estou louco pra pintar o interior de um carro meu com acrilex, mas tenho medo, pois é um modelo que estou montando desde 2012 e não quero estragar nada agora que ele está quase pronto. Seu projeto pode ser a inspiração que me faltava pra tentar.

Parabéns pelo projeto.
Abraço
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por Flying Pancake »

Ótima iniciativa, acompanhando aqui com certeza :thumbup:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por anghinoni »

Rodrigo Maia escreveu:Projeto muito legal, vou acompanhar de perto.
Eu pinto meus carros apenas com tintas automotivas, verniz, thinner e etc.
Mas tenho interesse neste assunto, tenho comprado algumas tintas acrilex para pintar pequenos detalhes.
Já vi varios modelos pintados inteiro com acrilex e com ótimos resultados, inclusive com tinta vitral, e tenho pensado na possibilidade de tentar pintar uma carroceria com acrilex, mas usando verniz automotivo por cima.
O único detalhe pra mim é que antes de aplicar primer ou tinta na carroceria dos meus modelos eu aplico sempre uma camada de selante de plástico antes, pra não ter problemas com mascaramento e tinta saíndo junto com a fita depois.
E o selante, pra mim, é o que tem o cheiro mais forte dos produtos que eu uso, então não faz muita diferença pra mim que tinta ou verniz usar depois, mas ando com interesse de fazer experiências com acrilex.

Eu tenho algumas perguntas.

Eu sempre vejo o pessoal falando deste future, eu não conheço pessoalmente, mas pelo que já vi esse future faz milagre, pois dilui tinta, adere no plástico, usam como verniz pra dar acabamento, mergulham os vidros (transparências) no future e eles saem lisinho e brilhantes etc. O que é esse future?
Eu sei que é dificil conseguir ele no Brasil, pelo jeito sò importando mesmo?
Eu ainda não testei, mas acrilex adere bem ao plastico? me refiro a mascaramento da carroceria com fitas adesivas.
E última pargunta. Acrilex dilui bem com agua? (eu ainda não teste), já vi o pessoal diluindo com brilho facil também.
Eu ainda vou fazer uns testes de diluição de acrilex, tipo com thinner, aguaraz etc. Quando eu usava tintas acrilicas da revell eu sempre dilui com aguaraz e nunca tive problemas.

Eu estou louco pra pintar o interior de um carro meu com acrilex, mas tenho medo, pois é um modelo que estou montando desde 2012 e não quero estragar nada agora que ele está quase pronto. Seu projeto pode ser a inspiração que me faltava pra tentar.

Parabéns pelo projeto.
Abraço
Future é uma resina acrílica, semelhante a verniz, dilui em agua e sai facil com amoniaco. o que ele tem de impressionante é o autonivelamento, fica sempre lisinho. So consegue se ir nos states ou pedir pra trazer, esse eu comprei no walmart por 5 dolares. Aqui os caras reembalam em vidros de 100 ml e cobram 100 reais :raiva:

Todas as tintas a base de agua diluem na agua, acrilex, revell, tamiya, mr hobby, italeri, etc, o problema é que a agua tem tensao superficial que torna mais dificil a ancoragem, para resolver isso basta pingar umas gotas de detergente no frasco de agua que vai usar momo diulente.
E quando se usa agua tem que diluir menos e aumentar a pressao do aerografo. Quando se aprende a aerografar tinta diluida em agua vê que da um pouco mais trabalho mas compensa, sem cheiro, sem toxidade e depois so lavar o aerografo com agua, vidrex, detergente...

Como da mais trabalho porque tem que aplicar varias demaos praticamente finas sem molhar e secar entre elas para nao escorrer ou saturar o pessoal usa vidrex porque este seca mais rapido ai a ancoragem é mais facil e a cobertura com menos demaos, mas tende a ficar mais fosco porque nao tem o nivelamento por secar rapido, ou brilho facil porque ele deixa mais lisinho e brilhante :mrgreen:

Eu sabendo que a unica coisa que dissolve (dissolver e diluir sao coisas diferentes) tinta acrilica é o verniz acrilico, resolvi testar future na acrilex e pá, ficou maravilhoso, cobertura lisinha, aderencia boa, ancoragem facil. Fica igual quando se usa poliester automotivo (que é uma resina acrilica).

Pra mim o que mais da aderencia no plastico é lixar com essa esponja e deixar ele fosco. Selante de plastico é xileno (75%) é um dos componentes toxicos do thinner (xileno, benzeno e tolueno). Aqui a galera compra vidro de um litro de xileno por 20 reais e usa como cola :shock: , ele derrete o plastico, é semelhante as colas grossas (nao as extra thin), so que é bem mais forte e tem o cheiro fortissimo, voce fica doidao :agitado:

Ah, da pra usar future como decal setter e decal soft... impressionante, por causa da propriedade de autonivelamento ele suga o decal pra dentro dos baixo relevos do kit e de quebra o decal ja fica colado e selado :rir_muito:

Na verdade o maior objetivo que eu busco é conseguir deixar com future igual quando uso verniz automotivo (pu ou mono), o que falta é achar um produto de polimento que nao dissolva o future.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por anghinoni »

Iniciando os trabalhos
Diluindo com future
Imagem
Imagem
Imagem

Primeira demao. Tem que ser bem fina
Imagem
Imagem

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por anghinoni »

Segunda demao.
Imagem

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por anghinoni »

Terceira demao agora vou deixar e amanhã termino. Não se preocupem aos lá na quinta demao ele fica verdinho.
Uma das coisas que tem em usar tinta a base de água é que a cobertura é gradual. Tem que ir passando demaos finas com calma. Se se afobar e tentar cobrir de cara que dá errado. Fica grossa, escorre, satura..
Imagem

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por pabloaantunes »

O future tem proteção uv para os decais não amarelar como no bicomponente?
Túlio
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 15 Jun 2018, 22:12
Nome: SK_Senshi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pintura veículo sem material tóxico (Acrilex e Future)

Mensagem por Túlio »

Acompanhando. Aqui em casa o órgão superior não permite tintas a base de óleo :roll:
Responder

Voltar para “Pintura”