Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por vistuba »

Venho pedir ajuda novamente aos colegas de hobby.
Depois que quebrei meu aerógrafo e comprei um novo, usei-o bastante pintando umas miniaturas de móveis em mdf.
Depois disso, parei por um mês, e hoje fui voltar ao hobby, já que tinha deixado meu modelo atual pela metade.
Porém, ao começar a usar o aerógrafo, notei que ele está com a pressão/fluxo de ar muito baixa.
Como ele é do modelo do comp3 da wimpel (foto abaixo), não dá pra dizer qual a pressão dele. Mas dá pra saber que ele já não é mais o mesmo.
Imagem

O aerógrafo está limpo (comecei a usar a cuba ultrassônica), e acho que dá pra descartá-lo como fonte do problema por causa do seguinte:
- de vez em quando, quando mexo na mangueira, a pressão dele varia.

Aí fiz o seguinte teste:
- primeiro, eu desconecto a mangueira do aerógrafo.
- quando eu retiro a mangueira do compressor e o ligo, ele parece funcionar com a pressão normal.
- ao colocar a mangueira, ele parece perder a pressão normal.
- não parece haver vazamento de ar pela mangueira, pois eu tampo a extremidade livre, e o compressor pára. Só volta a funcionar se eu destampar a extremidade.
Mesmo assim, o problema parece ser da mangueira.
Ou será que é o compressor que está perdendo a eficiência?

Na minha wishlist está um compressor com motor de geladeira, mas agora, depois de comprar cabine, aerógrafo novo e cuba ultrassônica, terei que esperar, pelo menos, até ano que vem.

Nesse tipo de compressor, tem como colocar um manômetro ou algo do gênero, para verificar a pressão fornecida? Em caso positivo, vale a pena?
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por LHC »

Cada um tem suas prioridades.
Eu, por exemplo, não compraria aerógrafo, cabine nem cuba antes de ter um compressor.
LHC
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por vistuba »

LHC escreveu:Cada um tem suas prioridades.
Eu, por exemplo, não compraria aerógrafo, cabine nem cuba antes de ter um compressor.
LHC, comprei esse kit simples pois nunca tinha usado aerógrafo, não sabia se iria me acostumar, se eu iria dar seguimento ao hobby, pois eu estava voltando a montar, etc.
O resto fui comprando por necessidade.
Minha prioridade é aprender a mexer com aerógrafo antes de partir para algo mais caro.
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por Flying Pancake »

Vistuba, blz?

Tive esse problema com meu compressor de ar direto Vonder, é bem potente, serve também para pintura de paredes etc...

Testei também todos meus equipamentos, aerógrafo, mangueira, até comprei o kit de reparo da Steulla e troquei as peças do aerógrafo.

Enfim, no meu caso o problema era o próprio compressor, queimou a bobina do 110v, ele funcionava, mas numa pressão baixíssima, impossível de pintar qualquer coisa.

Levei na assistência e deram o diagnóstico no mesmo dia. Como não queria gastar dinheiro, uso ele no 220v agora.

No seu caso, o compressor possui uma fonte, já testou com outra fonte de alimentação com a mesma voltagem?

Edit: eu pelo menos nunca usei medidor de pressão, tenho o engate rápido com válvula de pressão no aerógrafo, vai tudo no feeling mesmo...

Abs
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por pabloaantunes »

Quando aconteceu comigo, era a mangueira que estava entupida. Explico

Existe uma borracha de vedação nos conectores. A minha virou e meio que "tampou" a saída de ar. Por isso só parecia fraco quando conectava a mangueira.

Abs
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por anghinoni »

pressão do ar saindo do aerógrafo se mede colocando a mao na frente, aprendi no curso de aerografia a sentir isso pelo tato e não pelo manômetro :-) você é de Curitiba? to com um compressor de geladeira manzara que não vai dar para levar para o ape novo (espaço) que precisa arrumar o reservatório (esta com um furo). se interessar da um toque
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por Fab-Wan »

anghinoni escreveu:pressão do ar saindo do aerógrafo se mede colocando a mao na frente, aprendi no curso de aerografia a sentir isso pelo tato e não pelo manômetro :-) você é de Curitiba? to com um compressor de geladeira manzara que não vai dar para levar para o ape novo (espaço) que precisa arrumar o reservatório (esta com um furo). se interessar da um toque
OPA! Mais um Manzara com reservatório furado...esses dias debatiamos no grupo do Whats no Forum sobre os compressores...

Além do meu, o teu acho que é o quarto ou quinto que ouço falar com o mesmo problema.

Juntei grana, comprei um Microjet e to bem feliz!
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por anghinoni »

Fab-Wan escreveu:
anghinoni escreveu:pressão do ar saindo do aerógrafo se mede colocando a mao na frente, aprendi no curso de aerografia a sentir isso pelo tato e não pelo manômetro :-) você é de Curitiba? to com um compressor de geladeira manzara que não vai dar para levar para o ape novo (espaço) que precisa arrumar o reservatório (esta com um furo). se interessar da um toque
OPA! Mais um Manzara com reservatório furado...esses dias debatiamos no grupo do Whats no Forum sobre os compressores...

Além do meu, o teu acho que é o quarto ou quinto que ouço falar com o mesmo problema.

Juntei grana, comprei um Microjet e to bem feliz!
Fab-Wan escreveu:
anghinoni escreveu:pressão do ar saindo do aerógrafo se mede colocando a mao na frente, aprendi no curso de aerografia a sentir isso pelo tato e não pelo manômetro :-) você é de Curitiba? to com um compressor de geladeira manzara que não vai dar para levar para o ape novo (espaço) que precisa arrumar o reservatório (esta com um furo). se interessar da um toque
OPA! Mais um Manzara com reservatório furado...esses dias debatiamos no grupo do Whats no Forum sobre os compressores...

Além do meu, o teu acho que é o quarto ou quinto que ouço falar com o mesmo problema.

Juntei grana, comprei um Microjet e to bem feliz!

Poze, uma vez estava em itajai no mercado municipal e vi esses bujoes de gas de ar condicionado que ele usa pra fazer o compressor, cortado no meio e vendido como churrasqueira. é muito fino. pra funcionar ele tinha que passar primer epóxi no interior do reservatório antes de entregar.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por vistuba »

YuriUB escreveu: No seu caso, o compressor possui uma fonte, já testou com outra fonte de alimentação com a mesma voltagem?
Edit: eu pelo menos nunca usei medidor de pressão, tenho o engate rápido com válvula de pressão no aerógrafo, vai tudo no feeling mesmo...
Como estava mais perdido que marinheiro na Bolívia, nem sabia por onde começar. Vou tentar verificar isso!
pabloaantunes escreveu: Existe uma borracha de vedação nos conectores. A minha virou e meio que "tampou" a saída de ar. Por isso só parecia fraco quando conectava a mangueira.
Eu verifiquei os orings dos conectores da mangueira, e estão no lugar deles.
anghinoni escreveu:pressão do ar saindo do aerógrafo se mede colocando a mao na frente, aprendi no curso de aerografia a sentir isso pelo tato e não pelo manômetro :-) você é de Curitiba? to com um compressor de geladeira manzara que não vai dar para levar para o ape novo (espaço) que precisa arrumar o reservatório (esta com um furo). se interessar da um toque
Sou de Curitiba sim.
Interesse eu tenho, pois estou de olho nesses compressores Manzara, mas não faço ideia de como arrumar esse furo do reservatória, e nem como vai ficar meu orçamento.
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Compressor "fraco", fluxo de ar abaixo do normal

Mensagem por Thunderbolt »

Será que a mangueira não ressecou e rachou?
Pode estar vazando ar em qualquer lugar dela.
Acho difícil, mas vale à pena verificar.
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”