HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Realmente, minha referência eh o steula, então não posso falar muito. Eu estou aguardando o retorno do alaga pra fechar. Se tiver nessa faixa de preço.

Não preciso de nada muito preciso pq meu uso eh pra carrocerias de carro basicamente. Mas quero comprar algo q não me de dor de cabeça.

Muito obrigado.

Fab-Wan escreveu:
acpalopoli escreveu:
anghinoni escreveu:
Fab-Wan escreveu:
acpalopoli escreveu:
Alguma sugestão do que devo fazer? Já é o segundo aerógrafo Steula BC 61 que dá problema comigo em 6 meses. Não sou profissional e não sinto que tenho necessidade de um aerógrafo melhor, mas se me disserem pra eu investir em um aerógrafo de melhor qualidade, visando durabilidade, eu considerarei.

Grato.


Imagem
Amigão, sei que muita gente não gosta de receber dicas, aqui mesmo num tópico parecido teve um que ficou meio contrariado (e isso que a galera tava dando força pra ele seguir)....mas vou me arriscar mesmo assim.

O João Elaga, da Elaga Aerógrafos (Antiga Lince) tem modelo de entrada o Elaga S3G, custa uns R$ 200,00 +ou-
É todo em metal, não usa O-Rings, tem peças de reposição, 5 anos de garantia e manutenção no BR.

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho um pra uso geral é o melhor custo benefício pra iniciar ou pra quem quer baixo custo. Ele tava inclusive pra subir uma loja virtual, aceitando cartão e outras formas de parcelamento.

É mais ou menos o dobro desses Steulas (e outros nomes que esses chineses recebem) básicos, mas como vc mesmo disse, já é o segundo em 6 meses, então acho que vc já deve ter gastado até mais que isso (valor do S3G) nos Steulas e segue dando problema.
O elaga lancou mais dois aerografos top, to mre coçando para comprar e completar a coleção :chorando:

Studio 5
Studo 7
Desculpa a ignorância mas qual a diferença na prática entre os aerografo?

Eu consigo entender diferença entre local do copo, tamanho da agulha, mas não entendo o q um aerografo de 1000 tem de melhor que um de 200 com as mesmas especificações...

Exemplo, esse elaga me interessou pelo fato de não ter oring. Mas supondo q tivesse, o q o faria melhor q o steula?
Acabamento da agulha, bico, conexões, ajustes, qualidade da usinagem, cromagem (aqui é mais estético, mas conta também), custo de P&D, maquinário e mão de obra qualificada para produzir um equipamento assim.

O dia que vc acionar o gatilho de um Iwata, harder steenbeck ou até mesmo um Badger top de linha e de um chines de alta produção vc vai sentir a diferença no "toque" e que dirá na aerografia.

O Aerógrafo é uma ferramenta de precisão.

O que não quer dizer que vc não conseguirá bons resultados com um China. Consegue sim, sendo habilidoso principalmente, mas é um produto que vai te dar dor de cabeça fatalmente, cedo, tarde, vai dar.
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

rmozeto escreveu:Meu steula 61 tá na lida já há uns 5-6 anos. Mando de tudo nele: primer e verniz automortífero, tinta acrílica.
Já caiu no chão, entortou a parte da frente um pouco mas não estragou.
Tenho um motor de aquário wimpel 3 com a mesma idade.

Estou pra comprar um compressor de gente e não vejo a hora de testar um aerógrafo bão.
Não sei se fará tanta diferença, só experimentando para saber.
IMHO, de todas as etapas do plasti, pintura com o aerógrafo é uma das mais legais!
Eu tô longe de precisar de um aerografo top, mas quero tentar algo melhor.

Com o steula me dou mto bem com tinta mr hobby. O resto fica a desejar. O problema da me hobby eh q rende pouco.

Quem sabe não consigo melhores resultados com um aerografo melhor...

Não posso usar tinta automotiva pq moro em ape.
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

Então Mestre, quando solteiro e sem filhos me sobrava uma grana pra “Brincar” e era ainda aquela epoca de dolar baixo (R$ 1,50)...

Como a pressão pro casamento ja se desenhava a medio prazo, investi bastante nessa época, comprei bastante tinta de fora, mto kit, cheguei a ter 6, 7 aerógrafos, comprava, esperentava, vendia, comprava outros (nessas compras e venda sempre pelo menos empatando o investimento) Tive Iwata, G&S, Tamiya, Badger, Grex e Gatti...

Casei, a verba diminuiu, a “vigilancia” da dona onça começou tbm.

3 anos depois veio o piá, a verba diminui mais anda, assim como o espaço (o segundo quarto do AP era meu pro Plasti e pros Games) e passei a gastar com plasti somente o que “ganhava” com plasti (vendas de kits e aerógrafos etc...).

Enxuguei bastante o estoque focando a coleção em 3/4 temas apenas. vendi aerógrafos q n usava até q fiquei com o Gatti e dois Badger, um Renegade e um 200 que eram os unicos q eu usava praticamente...parte dessa grana investi (errado) num compressor de geladeira Mazara...

A uns 3 meses esse manzara furou o reservatório e dentro da regra acima resolvi manter apenas o Gatti, pois é tão bom, até melhor que o Renegade, é nacional, tem peças e manutenção aqui se precisar...

Investi essa grana em um compressor novo, agora um microjet (é outro nível, perto do manzara) e sobrou um troco ainda, ai inteirei e o Elaga acima pra vernizes, primers etc, ele é 3mm e da até pra fazer camo a mão livre com ele (fiz o Phantom RAF com ele).

Uma ferramenta boa, na mão de um cara fera como o Rafa ai acima por exemplo (olha o Mig-31 dele) o cara destrói e na mão dum cara meia boca como eu AJUDA e MUITO a ter resultados satisfatórios...

EU acho que o Gatti e o Elaga que estou não devem nada pros Badgers que substituiram.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Fab-Wan escreveu:Então Mestre, quando solteiro e sem filhos me sobrava uma grana pra “Brincar” e era ainda aquela epoca de dolar baixo (R$ 1,50)...

Como a pressão pro casamento ja se desenhava a medio prazo, investi bastante nessa época, comprei bastante tinta de fora, mto kit, cheguei a ter 6, 7 aerógrafos, comprava, esperentava, vendia, comprava outros (nessas compras e venda sempre pelo menos empatando o investimento) Tive Iwata, G&S, Tamiya, Badger, Grex e Gatti...

Casei, a verba diminuiu, a “vigilancia” da dona onça começou tbm.

3 anos depois veio o piá, a verba diminui mais anda, assim como o espaço (o segundo quarto do AP era meu pro Plasti e pros Games) e passei a gastar com plasti somente o que “ganhava” com plasti (vendas de kits e aerógrafos etc...).

Enxuguei bastante o estoque focando a coleção em 3/4 temas apenas. vendi aerógrafos q n usava até q fiquei com o Gatti e dois Badger, um Renegade e um 200 que eram os unicos q eu usava praticamente...parte dessa grana investi (errado) num compressor de geladeira Mazara...

A uns 3 meses esse manzara furou o reservatório e dentro da regra acima resolvi manter apenas o Gatti, pois é tão bom, até melhor que o Renegade, é nacional, tem peças e manutenção aqui se precisar...

Investi essa grana em um compressor novo, agora um microjet (é outro nível, perto do manzara) e sobrou um troco ainda, ai inteirei e o Elaga acima pra vernizes, primers etc, ele é 3mm e da até pra fazer camo a mão livre com ele (fiz o Phantom RAF com ele).

Uma ferramenta boa, na mão de um cara fera como o Rafa ai acima por exemplo (olha o Mig-31 dele) o cara destrói e na mão dum cara meia boca como eu AJUDA e MUITO a ter resultados satisfatórios...

EU acho que o Gatti e o Elaga que estou não devem nada pros Badgers que substituiram.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Valeu pelo histórico!!!

Eu tenho um microjet. Melhor investimento q fiz. Alem do otimo atendimento. Só fiz um upgrade no regulador de pressão e acho ótimo.

Vou ver se compro um aerografo melhor e gasto definitivamente. Não adianta ficar gastando 120 a cada 3 meses.
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Pessoal, última duvida, pq já me convenci a comprar um aerografo mais robusto:

Gatti ou elaga? Porque?

O gatti pegaria o ag3. O elaga não achei uma lista de modelos.

Valeuuuu
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

acpalopoli escreveu:Pessoal, última duvida, pq já me convenci a comprar um aerografo mais robusto:

Gatti ou elaga? Porque?

O gatti pegaria o ag3. O elaga não achei uma lista de modelos.

Valeuuuu
Cara, se tu ta disposto a gastar uns 400/500 Taokeys, vai de Gatti.

Agora se tu quer gastar menos, na casa dos 200/250 cai no Elaga.

O S3G é 3mm e o copo 12ml

http://looseplasti.blogspot.com/2017/10 ... g.html?m=1

Tem um modelo novo, Studio 5, 0,27mm e 3ml se m me engano.

http://www.aprj.com.br/index.php?option ... &Itemid=53





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Disposto eu não tô neh, mas eh melhor do que ficar tendo que comprar aerografo barato a cada 3 meses kkkk

Então, eu tô cismado com o copo do gatti ser lateral... será q pra coisas q uso pouca tinta vai servir?

Não preciso de nada muito avançado, só quero uma coisa robusta q não me de dor dor cabeça.

Fab-Wan escreveu:
acpalopoli escreveu:Pessoal, última duvida, pq já me convenci a comprar um aerografo mais robusto:

Gatti ou elaga? Porque?

O gatti pegaria o ag3. O elaga não achei uma lista de modelos.

Valeuuuu
Cara, se tu ta disposto a gastar uns 400/500 Taokeys, vai de Gatti.

Agora se tu quer gastar menos, na casa dos 200/250 cai no Elaga.

O S3G é 3mm e o copo 12ml

http://looseplasti.blogspot.com/2017/10 ... g.html?m=1

Tem um modelo novo, Studio 5, 0,27mm e 3ml se m me engano.

http://www.aprj.com.br/index.php?option ... &Itemid=53





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

Esses modelos novos do Elaga, "Studio" eu não conheço. Mas parecem ser mto bons, principalmente pelo Review da APRJ.

Em geral, o Gatti EU acho mais aerógrafo que o Elaga/Lince. Gatti é reconhecido internacionalmente, ganhou prêmios na Europa, EU acho que ele não deve nada aos melhores importados que já usei, seja Badger, Iwata, H&S, Grex e outros...claro, nunca usei aqueles modelos insanos top-top dessas marcas q custam 2/3 mil reais.

Uma coisa a se considerar além do copo lateral, é o design dele que não é convencional e o tamanho. Ele é compacto, é leve, mas depois q vc acostuma com ele...

O Meu AG-2 nesses cerca de 3 anos, nunca desmontei pra limpar.

Uso, faço a limpeza com retrolavagem com o proprio solvente (isopropilico), depois de bem limpo, faço uma retrolavagem com solução de acetona, tito a agulha, limpo ela com acetona num cotonete, e faço uma ultima retro lavagem com acetona. Se alterno tintas no copo, só faço a limpeza geral com o solvente entre uma e outra. Deixando a completa (acetona e agulha) pro final. Nunca senti necessidade de desmontar todo ele, o gatinho sempre macio...

Aqui mais um review do Gatti: https://www.tudonapratica.com/aerografo ... -do-mundo/
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Última duvida, se não for abusar, kkkk

Pq ter um aerografo pra primers e vernizes e outro pra tintas?
Fab-Wan escreveu:Esses modelos novos do Elaga, "Studio" eu não conheço. Mas parecem ser mto bons, principalmente pelo Review da APRJ.

Em geral, o Gatti EU acho mais aerógrafo que o Elaga/Lince. Gatti é reconhecido internacionalmente, ganhou prêmios na Europa, EU acho que ele não deve nada aos melhores importados que já usei, seja Badger, Iwata, H&S, Grex e outros...claro, nunca usei aqueles modelos insanos top-top dessas marcas q custam 2/3 mil reais.

Uma coisa a se considerar além do copo lateral, é o design dele que não é convencional e o tamanho. Ele é compacto, é leve, mas depois q vc acostuma com ele...

O Meu AG-2 nesses cerca de 3 anos, nunca desmontei pra limpar.

Uso, faço a limpeza com retrolavagem com o proprio solvente (isopropilico), depois de bem limpo, faço uma retrolavagem com solução de acetona, tito a agulha, limpo ela com acetona num cotonete, e faço uma ultima retro lavagem com acetona. Se alterno tintas no copo, só faço a limpeza geral com o solvente entre uma e outra. Deixando a completa (acetona e agulha) pro final. Nunca senti necessidade de desmontar todo ele, o gatinho sempre macio...

Aqui mais um review do Gatti: https://www.tudonapratica.com/aerografo ... -do-mundo/
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

acpalopoli escreveu:Última duvida, se não for abusar, kkkk

Pq ter um aerografo pra primers e vernizes e outro pra tintas?
Fab-Wan escreveu:Esses modelos novos do Elaga, "Studio" eu não conheço. Mas parecem ser mto bons, principalmente pelo Review da APRJ.

Em geral, o Gatti EU acho mais aerógrafo que o Elaga/Lince. Gatti é reconhecido internacionalmente, ganhou prêmios na Europa, EU acho que ele não deve nada aos melhores importados que já usei, seja Badger, Iwata, H&S, Grex e outros...claro, nunca usei aqueles modelos insanos top-top dessas marcas q custam 2/3 mil reais.

Uma coisa a se considerar além do copo lateral, é o design dele que não é convencional e o tamanho. Ele é compacto, é leve, mas depois q vc acostuma com ele...

O Meu AG-2 nesses cerca de 3 anos, nunca desmontei pra limpar.

Uso, faço a limpeza com retrolavagem com o proprio solvente (isopropilico), depois de bem limpo, faço uma retrolavagem com solução de acetona, tito a agulha, limpo ela com acetona num cotonete, e faço uma ultima retro lavagem com acetona. Se alterno tintas no copo, só faço a limpeza geral com o solvente entre uma e outra. Deixando a completa (acetona e agulha) pro final. Nunca senti necessidade de desmontar todo ele, o gatinho sempre macio...

Aqui mais um review do Gatti: https://www.tudonapratica.com/aerografo ... -do-mundo/
Cara é bem pessoal mesmo.

Verniz: Eu uso acrílico, aquele branco Acrilex (n posso usar sintético ou automotivo pq moro em AP e tenho criança pequena com bronquite em casa)
É uma cáca limpar esse verniz, entope fácil, e o meu Gatti AG-2 é 2mm entope mais facil ainda. E o Copo do AG-2 é pequeno demais.

Primer: Normalmente tem uma granulação maior, acho a agulha/bico de 0,2mm mto pequena pra isso. Eu teria q ficar desmontando o Gatti Eventualmente, e prefiro n fazer isso. O Elaga é mais "bruto", tem bico/agulha de 0,3mm, além de ter o copo maior. Se for pra desmontar, desmonto o Elaga.
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”