HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Boa noite, pessoal.

Desde que comprei esse aerógrafo, um Steula BC 61, ele faz esse barulho, as vezes mais, as vezes menos.

Só que ultimamente tá ficando cada vez mais alto, e consequentemente cospe mais a tinta. Não sei explicar direito...

Já limpei de todos os jeitos e acredito que o problema não seja limpeza, pois se tiro aquela peça que protege o bico e a agulha não faz o barulho.

Outra observação é que se eu somente aperto o gatilho pra sair ar, sai um pouco de bolhas no copo, como se estivesse fazendo uma retrolavagem puxando bem pouquinho o gatilho pra trás.

Alguém pode me ajudar?

Segue o link do vídeo.

https://youtu.be/81DbE4KQdYw

Grato.
antoniohnr
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Dez 2014, 15:49
Nome: Antonio Ribeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por antoniohnr »

Boa noite,

Geralmente as bolhas ocorrem por conta de algum problema na vedação. Eu tenho um H&S que tinha um problema parecido. Era um o-ring estragado. Coloquei fita veda rosca e resolveu o problema.

Todo o sistema: agulha, bico (nozzle) e aircup (coroa?) tem que estar bem vedado, livre de vazamentos. Verifique o estado dos o-rings e das peças, veja se não tem nenhum dano aparente. Acho que resolvendo isso deve resolver o barulho também.

Boa sorte e abraços
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

antoniohnr escreveu:Boa noite,

Geralmente as bolhas ocorrem por conta de algum problema na vedação. Eu tenho um H&S que tinha um problema parecido. Era um o-ring estragado. Coloquei fita veda rosca e resolveu o problema.

Todo o sistema: agulha, bico (nozzle) e aircup (coroa?) tem que estar bem vedado, livre de vazamentos. Verifique o estado dos o-rings e das peças, veja se não tem nenhum dano aparente. Acho que resolvendo isso deve resolver o barulho também.

Boa sorte e abraços
Obrigado, vou verificar se existe algum vazamento... Como é algo intermitente, achei q pudesse ser sujeira, mas com certeza não é.

Mais uma vez, obrigado.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por anghinoni »

bolha no copo esta indo ar para a tinta, esta entupido sim mas não necessariamente o bico, é como vc tampasse a ponta pra fazer retrolavagem, o ar em vez de sair na frente vai para o reservatório de tinta. ou o bico esta entupido ou a saída de ar dentro do aerógrafo esta obstruída. no gatti por exemplo basta desrosquear duas voltas o bico que o ar vai para o copo de tinta.
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por rmozeto »

acpalopoli escreveu:Boa noite, pessoal.
Desde que comprei esse aerógrafo, um Steula BC 61, ele faz esse barulho, as vezes mais, as vezes menos. Só que ultimamente tá ficando cada vez mais alto, e consequentemente cospe mais a tinta. Não sei explicar direito... Já limpei de todos os jeitos e acredito que o problema não seja limpeza, pois se tiro aquela peça que protege o bico e a agulha não faz o barulho. Outra observação é que se eu somente aperto o gatilho pra sair ar, sai um pouco de bolhas no copo, como se estivesse fazendo uma retrolavagem puxando bem pouquinho o gatilho pra trás.
Eu arrisco que ele está parcialmente entupido, só assim voltaria ar para o copo.
Tira as duas partes da frente e coloca em um potinho com thiner por algum tempo (1h).
Depois tenta passar cotonetes e veja se fica zerado.
Tem um o-ring na segunda parte, que fica mais próxima ao corpo, veja se ela está lá tb.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Bom dia pessoal, desculpem a demora, to na correria aqui e nem tive tempo de mexer com isso...

EU vou ver se uso o aerógrafo mergulhado em agua pra ver se consigo identificar o vazamento....

O som é de vazamento msm, mas nao consigo identificar de onde vem... Muito estranho.

Eu tenho um ultrassom da Yaxun, que sinceramente não limpa quase nada... Não se se é defeito ou eu que espero demais do equipamento. EU uso mergulhado em alcool 90.

COmprei tb no aliexpressa aquela escova q limpa o aerografo e aquela agulha pra limpar o bico, então tenho certeza que ta bem limpo.
antoniohnr
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Dez 2014, 15:49
Nome: Antonio Ribeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por antoniohnr »

Bom dia.

Na torcida para que vc consiga resolver o problema! Enquanto isso, vou deixar um link de um vídeo (em inglês) no YT que ensina a melhorar esses aerógrafos chineses.
https://www.youtube.com/watch?v=fkqCwc5-tbA

Note que o cara usa cera de abelha para substituir o o-ring.

Abraços
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por eloy »

Meu aerografo ficou desse jeito quando fiz a limpeza e apertei de mais o bico e acabou trincando, no olhar parecia normal!!!

Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Bom dia!

Ontem fiz uma série de testes, mas não cheguei a conclusão nenhuma...

O primeiro foi colocar fita veda rosca onde tem a seta na foto abaixo e na peça 671... Tava com pressão de +- 15, porém no olhometro achei q tava saindo pouco líquido. Era água que coloquei no copo. Aí eu aumentei a pressão e pra minha surpresa, quanto mais pressão eu colocava, menos água saía pelo bico. Não entendi nada.

O segundo teste foi colocar veda rosca por cima das junções entre as peças 671 e corpo do aerógrafo e não saia água pelo bico.

Somente com o oring original, coloquei espuma na ponta do aerógrafo, e pude constatar que tá vazando ar entre as peças 670/671 e corpo do aerógrafo, mas o que não entendo é que se eu coloco veda rosca e acabo com os vazamentos, acontece o que descrevi acima.

Vi tentei verificar os demais Oring, mas os únicos que não tive acesso(ou que não vi ou que não estavam lá) foram os 675 e 686. Talvez o problema esteja no 675, mas não sei como verificar o estado dele...

Alguma sugestão do que devo fazer? Já é o segundo aerógrafo Steula BC 61 que dá problema comigo em 6 meses. Não sou profissional e não sinto que tenho necessidade de um aerógrafo melhor, mas se me disserem pra eu investir em um aerógrafo de melhor qualidade, visando durabilidade, eu considerarei.

Grato.


Imagem
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

acpalopoli escreveu:
Alguma sugestão do que devo fazer? Já é o segundo aerógrafo Steula BC 61 que dá problema comigo em 6 meses. Não sou profissional e não sinto que tenho necessidade de um aerógrafo melhor, mas se me disserem pra eu investir em um aerógrafo de melhor qualidade, visando durabilidade, eu considerarei.

Grato.


Imagem
Amigão, sei que muita gente não gosta de receber dicas, aqui mesmo num tópico parecido teve um que ficou meio contrariado (e isso que a galera tava dando força pra ele seguir)....mas vou me arriscar mesmo assim.

O João Elaga, da Elaga Aerógrafos (Antiga Lince) tem modelo de entrada o Elaga S3G, custa uns R$ 200,00 +ou-
É todo em metal, não usa O-Rings, tem peças de reposição, 5 anos de garantia e manutenção no BR.

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho um pra uso geral é o melhor custo benefício pra iniciar ou pra quem quer baixo custo. Ele tava inclusive pra subir uma loja virtual, aceitando cartão e outras formas de parcelamento.

É mais ou menos o dobro desses Steulas (e outros nomes que esses chineses recebem) básicos, mas como vc mesmo disse, já é o segundo em 6 meses, então acho que vc já deve ter gastado até mais que isso (valor do S3G) nos Steulas e segue dando problema.
Editado pela última vez por Fab-Wan em 02 Out 2019, 12:10, em um total de 1 vez.
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”