SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por anghinoni »

heehe historia parecida com a minha a do cara ali que investiu pesado antes de casar e depois a dona onça pegou no pé.
Eu fiz um ano de curso de aerografia artística na época de bonança (solteiro), e tenho 12 aerógrafos incluindo 2 TOP DO TOP da Iwata
Iwata Custom Microm - tenho 2, um 0.23 de copo superior e um 0,18 de copo lateral
Iwata HP-CS de copo lateral 0,20
Iwata Eclipse de copo inferior 0,50
Gatti AG-2, AG-3 e AG-4
Elaga Lince 1500 e SG3 um o boco é 0,25 e outro 0,3
Sparmax SP-35 0,35
Sagyma 775 0,3

Passche talon 0,38

Antes de começar o lero lero, lembrem-se que desde o começo eu investi em compressor bom de reservatório, muitos no fórum reclamam do aerógrafo mas o problema é o compressor.

A diferença construtiva do custom microm para os outros é absurda, 100% perfeito, se vocês pegarem na mao e desmontarem vao se assustar com o nível de precisao, é como comparar um rolls royce com um fiat 147... mas essa diferença de qualidade construtiva so se revela na pratica se for usar aquarela liquida em ilustração. pra pintar os kit as vezes eles são ate pior.
outra diferença é o copo lateral do iwata (tanto do CM como do HP) é perfeito e ele tem uma galeria que a tinta é sugada por baixo do copo, usa 100% da tinta, e pela saída estar em cima, não vaza tinta se vc colocar la, fora que o encaixe dele é perfeito, usinagem perfeita, não precisa fazer aquele movimento de pressão e rotação que tem que fazer no gatti pra não cair o copo.
Ai o que diferencia os aerógrafos é: como ele nebuliza a tinta, a uniformidade do acionamento do gatilho, a resistência, o fluxo de tinta (por ex o elaga apesar de ser 0,25 joga muito mais tinta que o gatti AG4, a facilidade de limpeza. Traço nada tem a ver com o tamanho da agulha ou aerógrafo, é 100% pratica, se consegue ate com aerógrafo 0,8

na bancada fica so o gatti AG2, AG3 e o elaga. Porque?
Porque esses eu jogo no ultrassom sem desmontar e pá estão novos, já esqueci verniz PU no AG2 2 dias e foi so mandar ver no ultrassom com thinner, acetona, etc etc que ele ta novo. Os iwata, paasche sparmax e sagyma morriam ali :mrgreen: E como eu tenho pratica com aerografia tanto faz qual aerógrafo usar, uso o mais resistente e fácil de limpar hehe

O sparmax eu comprei porque vi no youtube um cara usar direto mas é uma M, o paasche talon então é o pior de todos, agulha imprecisa, com uns 300 oring, difícil de limpar, fluxo de tinta ruim. To falando isso porque eles são caros e piores até que o sagyma xing ling.

tem gatti sem a trava da agulha (Thor) que custa o mesmo que o elaga, to falando isso porque o elaga nao tem a trava entao tem que comparar o preco desses dois. Entre eles o gatti é mais preciso, o elaga é mais brusco no acionamento de tinta, so que o fluxo de tinta do elaga é maior porque ele tem 3 saidas de ar e o gatti so uma, fora que o bico do elaga é so encaixado, risco de quebra zero e facilidade de limpeza. Ai vai da preferencia do fregues :lol:
o sagyma xing ling tem uma nebulizacao bem boa para passar primer e verniz, as goticulas dele sao menores que do gatti e do elaga, se é que me entendem, eu uso ele para passar primer.

Resumindo. Aerografo é que nem bebida/comida, vai do gosto, bolso e da ocasião. :mrgreen:
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por vistuba »

anghinoni escreveu: Porque esses eu jogo no ultrassom sem desmontar e pá estão novos, já esqueci verniz PU no AG2 2 dias e foi so mandar ver no ultrassom com thinner, acetona, etc etc que ele ta novo.
anghinoni, quando você usa acetona (imagino que seja removedor de esmalte), usa ela pura, ou dilui com alguma coisa?
E quanto tempo você deixa na cuba?
Pergunto pois acabei de adquirir uma, e se eu deixo 30 minutos, com água+vidrex, ela esquenta pra caramba.
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por rmozeto »

Fab-Wan escreveu:Uma ferramenta boa, na mão de um cara fera como o Rafa ai acima por exemplo (olha o Mig-31 dele) o cara destrói e na mão dum cara meia boca como eu AJUDA e MUITO a ter resultados satisfatórios...
Fabiano, esse Rafa que você citou aí sou eu?
Pô obrigado pela deferência meu amigo.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

rmozeto escreveu:
Fab-Wan escreveu:Uma ferramenta boa, na mão de um cara fera como o Rafa ai acima por exemplo (olha o Mig-31 dele) o cara destrói e na mão dum cara meia boca como eu AJUDA e MUITO a ter resultados satisfatórios...
Fabiano, esse Rafa que você citou aí sou eu?
Pô obrigado pela deferência meu amigo.
É sim! :bala: :bala: :bala:
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por marcio bernardi »

anghinoni escreveu:heehe historia parecida com a minha a do cara ali que investiu pesado antes de casar e depois a dona onça pegou no pé.
Eu fiz um ano de curso de aerografia artística na época de bonança (solteiro), e tenho 12 aerógrafos incluindo 2 TOP DO TOP da Iwata
Iwata Custom Microm - tenho 2, um 0.23 de copo superior e um 0,18 de copo lateral
Iwata HP-CS de copo lateral 0,20
Iwata Eclipse de copo inferior 0,50
Gatti AG-2, AG-3 e AG-4
Elaga Lince 1500 e SG3 um o boco é 0,25 e outro 0,3
Sparmax SP-35 0,35
Sagyma 775 0,3

Passche talon 0,38

Antes de começar o lero lero, lembrem-se que desde o começo eu investi em compressor bom de reservatório, muitos no fórum reclamam do aerógrafo mas o problema é o compressor.

A diferença construtiva do custom microm para os outros é absurda, 100% perfeito, se vocês pegarem na mao e desmontarem vao se assustar com o nível de precisao, é como comparar um rolls royce com um fiat 147... mas essa diferença de qualidade construtiva so se revela na pratica se for usar aquarela liquida em ilustração. pra pintar os kit as vezes eles são ate pior.
outra diferença é o copo lateral do iwata (tanto do CM como do HP) é perfeito e ele tem uma galeria que a tinta é sugada por baixo do copo, usa 100% da tinta, e pela saída estar em cima, não vaza tinta se vc colocar la, fora que o encaixe dele é perfeito, usinagem perfeita, não precisa fazer aquele movimento de pressão e rotação que tem que fazer no gatti pra não cair o copo.
Ai o que diferencia os aerógrafos é: como ele nebuliza a tinta, a uniformidade do acionamento do gatilho, a resistência, o fluxo de tinta (por ex o elaga apesar de ser 0,25 joga muito mais tinta que o gatti AG4, a facilidade de limpeza. Traço nada tem a ver com o tamanho da agulha ou aerógrafo, é 100% pratica, se consegue ate com aerógrafo 0,8

na bancada fica so o gatti AG2, AG3 e o elaga. Porque?
Porque esses eu jogo no ultrassom sem desmontar e pá estão novos, já esqueci verniz PU no AG2 2 dias e foi so mandar ver no ultrassom com thinner, acetona, etc etc que ele ta novo. Os iwata, paasche sparmax e sagyma morriam ali :mrgreen: E como eu tenho pratica com aerografia tanto faz qual aerógrafo usar, uso o mais resistente e fácil de limpar hehe

O sparmax eu comprei porque vi no youtube um cara usar direto mas é uma M, o paasche talon então é o pior de todos, agulha imprecisa, com uns 300 oring, difícil de limpar, fluxo de tinta ruim. To falando isso porque eles são caros e piores até que o sagyma xing ling.

tem gatti sem a trava da agulha (Thor) que custa o mesmo que o elaga, to falando isso porque o elaga nao tem a trava entao tem que comparar o preco desses dois. Entre eles o gatti é mais preciso, o elaga é mais brusco no acionamento de tinta, so que o fluxo de tinta do elaga é maior porque ele tem 3 saidas de ar e o gatti so uma, fora que o bico do elaga é so encaixado, risco de quebra zero e facilidade de limpeza. Ai vai da preferencia do fregues :lol:
o sagyma xing ling tem uma nebulizacao bem boa para passar primer e verniz, as goticulas dele sao menores que do gatti e do elaga, se é que me entendem, eu uso ele para passar primer.

Resumindo. Aerografo é que nem bebida/comida, vai do gosto, bolso e da ocasião. :mrgreen:
excelente explanação :clap:

tenho 2 aerógrafos apenas, um badger 200 e um gatti AG-2, o badger para o bruto e o gatti para camuflagens, gosto muito do gatti, me adaptei bem com ele, provavelmente comprarei outro. :thumbup:
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

Fala Pessoal, boa tarde!

Ontem comprei um Gatti AG3. Como a distribuidora deles é pertinho aqui já fui lá e busquei. R$ 500,00...

Usei um pouquinho e já deu pra ver que é bem diferente.... O jeito que o jato de tinta sai principalmente... Parece que com a mesma pressão que usava o Steula o jato sai bem mais forte.

Algumas considerações:

- Como fazer a retrolavagem, já que o bico dele não é fechado? Solução que encontrei foi colocar o bico do steula.

- No manual diz pra só tirar a agulha em caso de necessidade extrema. Sei lá, mas acho que não tem como estragar de tirar a agulha, recolocando ela tomando cuidado pra não entortar o bico e/ou a ponta da agulha.

- É bem diferente usar com o copo lateral, kkkk

- Uma dúvida, que não tem muito a ver com o Gatti em específico:Aquela peça chamada como "guia da agulha" eu tenho que rosquear ela até não conseguir mais ou ela serve de regulagem do gatilho?

No mais, to bem contente com a aquisição. Agradeço a todos pelas dicas.
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Flying Pancake »

acpalopoli escreveu:Fala Pessoal, boa tarde!

Ontem comprei um Gatti AG3. Como a distribuidora deles é pertinho aqui já fui lá e busquei. R$ 500,00...

Usei um pouquinho e já deu pra ver que é bem diferente.... O jeito que o jato de tinta sai principalmente... Parece que com a mesma pressão que usava o Steula o jato sai bem mais forte.

Algumas considerações:

- Como fazer a retrolavagem, já que o bico dele não é fechado? Solução que encontrei foi colocar o bico do steula.

- No manual diz pra só tirar a agulha em caso de necessidade extrema. Sei lá, mas acho que não tem como estragar de tirar a agulha, recolocando ela tomando cuidado pra não entortar o bico e/ou a ponta da agulha.

- É bem diferente usar com o copo lateral, kkkk

- Uma dúvida, que não tem muito a ver com o Gatti em específico:Aquela peça chamada como "guia da agulha" eu tenho que rosquear ela até não conseguir mais ou ela serve de regulagem do gatilho?

No mais, to bem contente com a aquisição. Agradeço a todos pelas dicas.
Pelo menos no meu Steula, essa guia da agulha regula a "dureza" do gatilho. Como eu tenho a mão pesada, rosqueio até o fim pra gatinho ficar duro mesmo.

Sobre a agulha, também no meu steula, eu tiro e limpo praticamente a cada troca de cor, pois uso automotiva e é um pouco mais chato de limpar do que acrílica. Se você perceber que está meio sujo, acho que não tem jeito a não ser tirar e limpar a agulha. Mas isso é apenas o que eu faço no meu aerógrafo, quem tem um gatti pode te ajudar melhor :thumbup:
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por Fab-Wan »

acpalopoli escreveu:Fala Pessoal, boa tarde!

Ontem comprei um Gatti AG3. Como a distribuidora deles é pertinho aqui já fui lá e busquei. R$ 500,00...

Usei um pouquinho e já deu pra ver que é bem diferente.... O jeito que o jato de tinta sai principalmente... Parece que com a mesma pressão que usava o Steula o jato sai bem mais forte.

Algumas considerações:

- Como fazer a retrolavagem, já que o bico dele não é fechado? Solução que encontrei foi colocar o bico do Steula.
Cara, eu uso um antigo frasco de colirio sem o conta gotas. Coloco a ponta dentro e aciono o gatilho...

Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por kmsampaio »

acpalopoli escreveu:Fala Pessoal, boa tarde!

Ontem comprei um Gatti AG3. Como a distribuidora deles é pertinho aqui já fui lá e busquei. R$ 500,00...

Usei um pouquinho e já deu pra ver que é bem diferente.... O jeito que o jato de tinta sai principalmente... Parece que com a mesma pressão que usava o Steula o jato sai bem mais forte.

Algumas considerações:

- Como fazer a retrolavagem, já que o bico dele não é fechado? Solução que encontrei foi colocar o bico do steula.

- No manual diz pra só tirar a agulha em caso de necessidade extrema. Sei lá, mas acho que não tem como estragar de tirar a agulha, recolocando ela tomando cuidado pra não entortar o bico e/ou a ponta da agulha.

- É bem diferente usar com o copo lateral, kkkk

- Uma dúvida, que não tem muito a ver com o Gatti em específico:Aquela peça chamada como "guia da agulha" eu tenho que rosquear ela até não conseguir mais ou ela serve de regulagem do gatilho?

No mais, to bem contente com a aquisição. Agradeço a todos pelas dicas.
Olá Antonio.

Tenho um AG-3 e faço retrolavagem com uma borracha escolar na ponta, com o aerógrafo sem a capa do bico. E estou reparando quando faço retrolavagem com o thinner/solvente 454 (Sherin Williams) o aerógrafo fica mais limpo. Acho que esse thinner é mais forte, e não precisa tirar sempre a agulha. Esse thinner dissolve qualquer coisa!

Sobre o guia da agulha, acho que depende do aerógrafo. Como não tenho muita experiência com fabricantes diferentes, acho que no caso do Gatti ele serve para limitar o gatilho. Quanto mais apertado, mais fino fica o traço pois o gatilho fica mais curto.
acpalopoli
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 13 Mar 2019, 08:35
Nome: Antonio Carlos Palopoli Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo cuspindo tinta e fazendo barulho

Mensagem por acpalopoli »

kmsampaio escreveu:
acpalopoli escreveu:Fala Pessoal, boa tarde!

Ontem comprei um Gatti AG3. Como a distribuidora deles é pertinho aqui já fui lá e busquei. R$ 500,00...

Usei um pouquinho e já deu pra ver que é bem diferente.... O jeito que o jato de tinta sai principalmente... Parece que com a mesma pressão que usava o Steula o jato sai bem mais forte.

Algumas considerações:

- Como fazer a retrolavagem, já que o bico dele não é fechado? Solução que encontrei foi colocar o bico do steula.

- No manual diz pra só tirar a agulha em caso de necessidade extrema. Sei lá, mas acho que não tem como estragar de tirar a agulha, recolocando ela tomando cuidado pra não entortar o bico e/ou a ponta da agulha.

- É bem diferente usar com o copo lateral, kkkk

- Uma dúvida, que não tem muito a ver com o Gatti em específico:Aquela peça chamada como "guia da agulha" eu tenho que rosquear ela até não conseguir mais ou ela serve de regulagem do gatilho?

No mais, to bem contente com a aquisição. Agradeço a todos pelas dicas.
Olá Antonio.

Tenho um AG-3 e faço retrolavagem com uma borracha escolar na ponta, com o aerógrafo sem a capa do bico. E estou reparando quando faço retrolavagem com o thinner/solvente 454 (Sherin Williams) o aerógrafo fica mais limpo. Acho que esse thinner é mais forte, e não precisa tirar sempre a agulha. Esse thinner dissolve qualquer coisa!

Sobre o guia da agulha, acho que depende do aerógrafo. Como não tenho muita experiência com fabricantes diferentes, acho que no caso do Gatti ele serve para limitar o gatilho. Quanto mais apertado, mais fino fica o traço pois o gatilho fica mais curto.
Opa, beleza?

Então, pra mim o mais fácil ta sendo trocar o bico pelo do Steula, kkkk Encaixa direitinho.

Quanto a guia da agulha, eu cheguei numa regulagem meio termo, sem deixar folga ao puxar o gatilho pra trás. Tô longe de ser especialista, mas acho que o que deixa o traço mais fino é o limitador da agulha e não a guia.
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”