Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6389
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por zelaorainmaker »

rmozeto escreveu:
zelaorainmaker escreveu:Aproveitando o tópico, eu tenho um aerógrafo Sagyma SW 130 quando começo a pintar com ele a pressão do reservatório do compressor começa a cair, aí tenho que parar para ele carregar novamente, alguém sabe como arrumo isso?
Zelão se você só ligar o compressor e conectar o aerógrafo já começa a cair a pressão?
Nesse caso pode ser a mangueira, ou vedação da base do aerógrafo.

Ou só começa a baixar quando efetivamente usa o aerógrafo?
Só vaza quando começo a usar, ele conectado e sem usar não vaza :pensando:
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

rmozeto escreveu:Nossa, mas vc desmonta ele tirando a parte de baixo da válvula?
O meu aerógrafo é igual e eu não desmonto assim, não sei se tem problema. Só fui abrir a parte da válvula recentemente, por conta do problema no gatilho.
Pela descrição que vc deu ou é um problema no o-ring lá no bico ou um problema na válvula, com um funcionamento estranho.
Só tirei a parte de baixo para ver como estavam os o-rings dali, já que você tinha perguntado na mensagem anterior. E ele veio com uma peça similar, mas que parece ser de engate rápido.
rmozeto escreveu:Será que não danificou o o-ring 675?
Bom, se foi isso, aí ferrou tudo. Não deve ter jeito de trocar isso, tem?
Mas, pensando bem, ele já estava com esse problema antes de eu limpá-lo... :pensando:
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por rmozeto »

Vistuba
Se já estava com problema antes de limpar é alguma outra coisa.
Você tinha desmontado ele antes?
O meu aerógrafo (eu tenho quase certeza) que posso colocar aquela peça (679) que fica atrás do gatilho invertida.
A minha é meio curva, será que ela não está invertida?
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por rmozeto »

zelaorainmaker escreveu:
rmozeto escreveu:
zelaorainmaker escreveu:Aproveitando o tópico, eu tenho um aerógrafo Sagyma SW 130 quando começo a pintar com ele a pressão do reservatório do compressor começa a cair, aí tenho que parar para ele carregar novamente, alguém sabe como arrumo isso?
Zelão se você só ligar o compressor e conectar o aerógrafo já começa a cair a pressão? Nesse caso pode ser a mangueira, ou vedação da base do aerógrafo. Ou só começa a baixar quando efetivamente usa o aerógrafo?
Só vaza quando começo a usar, ele conectado e sem usar não vaza :pensando:
Putz, eu uso aquele mini compressor de ar direto da wimpel, tipo motor de aquário.
Lamento mas não sei dizer... parece ser mais do lado do compressor do que do aerógrafo o problema.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por pabloaantunes »

E aí galera!

Acho que quando tem problema de vedação do oring do bico, voltaria ar para o copinho e ficaria parecendo retrolavagem. Já se fosse o oring 675, votaria tinta para dentro da camara e sujaria todo o gatilho e válvula.

Essa descrição do problema de só soltar tinta quando volta a agulha já aconteceu diversas vezes comigo. Em todas as ocasiões era somente o bico sujo/entupido mesmo. Acho que as as vezes fica um pedacinho de nada de tinta seca que impede o fluxo normal.

Para resolver quando aconteceu comigo, deixo o bico mergulhado em solvente por um tempo. Tinta acrílica deixo no isopropílico. Tinta duco no thinner PU. Após, com uma agulha bem fininha limpo o bico por dentro e volta tudo ao normal.

Espero que ajude.

Abs
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por pabloaantunes »

zelaorainmaker escreveu:Aproveitando o tópico, eu tenho um aerógrafo Sagyma SW 130 quando começo a pintar com ele a pressão do reservatório do compressor começa a cair, aí tenho que parar para ele carregar novamente, alguém sabe como arrumo isso?
A pressão começa a cair e estabiliza ou não para de baixar?
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6389
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por zelaorainmaker »

pabloaantunes escreveu:
zelaorainmaker escreveu:Aproveitando o tópico, eu tenho um aerógrafo Sagyma SW 130 quando começo a pintar com ele a pressão do reservatório do compressor começa a cair, aí tenho que parar para ele carregar novamente, alguém sabe como arrumo isso?
A pressão começa a cair e estabiliza ou não para de baixar?
Ela não para de baixar.
E não é o compressor, porque renho outro aerógrafo SW 440 e ele funciona normal.
Meu compressor é um Sagyma com reservatório de ar
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

rmozeto escreveu: Você tinha desmontado ele antes?
O meu aerógrafo (eu tenho quase certeza) que posso colocar aquela peça (679) que fica atrás do gatilho invertida.
A minha é meio curva, será que ela não está invertida?
Já desmontei sim, nas primeiras vezes que usei, até me dar conta que não precisaria tirar tudo para limpá-lo. Mas não lembro de ter tirado a peça 679, só o gatilho que acabou saindo sozinho.
Hoje vou verificar isso!
pabloaantunes escreveu:E aí galera!

Acho que quando tem problema de vedação do oring do bico, voltaria ar para o copinho e ficaria parecendo retrolavagem. Já se fosse o oring 675, votaria tinta para dentro da camara e sujaria todo o gatilho e válvula.
Essa descrição do problema de só soltar tinta quando volta a agulha já aconteceu diversas vezes comigo. Em todas as ocasiões era somente o bico sujo/entupido mesmo. Acho que as as vezes fica um pedacinho de nada de tinta seca que impede o fluxo normal.
Para resolver quando aconteceu comigo, deixo o bico mergulhado em solvente por um tempo. Tinta acrílica deixo no isopropílico. Tinta duco no thinner PU. Após, com uma agulha bem fininha limpo o bico por dentro e volta tudo ao normal.
Espero que ajude.
Abs
Pabloaantunes, vou ver com calma hoje a noite. Mas posso adiantar que não volta ar para o copo, e o gatilho está limpo.
O bico a que você se refere seria a peça 672 do esquema da outra página?
Quanto tempo você deixa ele no isopropílico?
Você põe num pote com tampa e deixa lá?
Para limpeza desse bico, tenho uma agulha de acupuntura, mas acho muito fina. Você usa uma agulha de costura?
zelaorainmaker escreveu: Aproveitando o tópico, eu tenho um aerógrafo Sagyma SW 130 quando começo a pintar com ele a pressão do reservatório do compressor começa a cair, aí tenho que parar para ele carregar novamente, alguém sabe como arrumo isso?
Nessa parte em negrito, você quer dizer que apenas solta o gatinho (edit: :rir_muito: gatiLho) e a pressão volta a subir?
Editado pela última vez por vistuba em 07 Ago 2019, 14:15, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6389
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por zelaorainmaker »

Isso mesmo
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por pabloaantunes »

vistuba escreveu: Pabloaantunes, vou ver com calma hoje a noite. Mas posso adiantar que não volta ar para o copo, e o gatilho está limpo.
O bico a que você se refere seria a peça 672 do esquema da outra página?
Quanto tempo você deixa ele no isopropílico?
Você põe num pote com tampa e deixa lá?
Para limpeza desse bico, tenho uma agulha de acupuntura, mas acho muito fina. Você usa uma agulha de costura?
E aí!

Isso, o bico seria a peça 672. Com muita delicadeza você desrosqueia e deixa no diluente. Coloco num pote e deixo fechado. Geralmente deixo uma noite inteira, mas acho que menos tempo pode ser suficiente. O esquema de deixar de molho é só pra soltar mais fácil, porque uma vez seca, a tinta não dissolve mais.

A agulha que uso é uma fina para que possa atravessar o furo do bico, que geralmente é 0.3, muito pequeno. Se tiver algo com cerdas, como aquelas escovas interdentais que vendem em qualquer farmácia ajuda também.

Como você mencionou que usou veda rosca, veja se não entrou algum pedacinho no bico.
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”