HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por pabloaantunes »

zelaorainmaker escreveu:
pabloaantunes escreveu:
zelaorainmaker escreveu:Aproveitando o tópico, eu tenho um aerógrafo Sagyma SW 130 quando começo a pintar com ele a pressão do reservatório do compressor começa a cair, aí tenho que parar para ele carregar novamente, alguém sabe como arrumo isso?
A pressão começa a cair e estabiliza ou não para de baixar?
Ela não para de baixar.
E não é o compressor, porque renho outro aerógrafo SW 440 e ele funciona normal.
Meu compressor é um Sagyma com reservatório de ar
Puts...essa é nova pra mim.

Para o baixar a pressão a ponto de o compressor não conseguir repor é porque está vazando ar pelo ladrão.

Acho, que se pode ser algo relacionada com a válvula.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

pabloaantunes escreveu: E aí!

Isso, o bico seria a peça 672. Com muita delicadeza você desrosqueia e deixa no diluente. Coloco num pote e deixo fechado. Geralmente deixo uma noite inteira, mas acho que menos tempo pode ser suficiente. O esquema de deixar de molho é só pra soltar mais fácil, porque uma vez seca, a tinta não dissolve mais.

A agulha que uso é uma fina para que possa atravessar o furo do bico, que geralmente é 0.3, muito pequeno. Se tiver algo com cerdas, como aquelas escovas interdentais que vendem em qualquer farmácia ajuda também.

Como você mencionou que usou veda rosca, veja se não entrou algum pedacinho no bico.
Vou desmontar o aerógrafo hoje a noite, verificar com a patroa se ela tem alguma agulha fina o bastante e deixar separada para fazer a limpeza amanhã cedo.
Essas escovas interdentais não são muito grossas para limpar o bico?
Será que se eu pegar um pincel velho, e usar apenas algumas cerdas funcionaria para fazer a limpeza do bico?
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por pabloaantunes »

vistuba escreveu:
pabloaantunes escreveu: E aí!

Isso, o bico seria a peça 672. Com muita delicadeza você desrosqueia e deixa no diluente. Coloco num pote e deixo fechado. Geralmente deixo uma noite inteira, mas acho que menos tempo pode ser suficiente. O esquema de deixar de molho é só pra soltar mais fácil, porque uma vez seca, a tinta não dissolve mais.

A agulha que uso é uma fina para que possa atravessar o furo do bico, que geralmente é 0.3, muito pequeno. Se tiver algo com cerdas, como aquelas escovas interdentais que vendem em qualquer farmácia ajuda também.

Como você mencionou que usou veda rosca, veja se não entrou algum pedacinho no bico.
Vou desmontar o aerógrafo hoje a noite, verificar com a patroa se ela tem alguma agulha fina o bastante e deixar separada para fazer a limpeza amanhã cedo.
Essas escovas interdentais não são muito grossas para limpar o bico?
Será que se eu pegar um pincel velho, e usar apenas algumas cerdas funcionaria para fazer a limpeza do bico?
Uso somente as cerdas só da escova interdental. Não passo ela por dentro do bico porque é muito grossa mesmo.

Pincel velho pode ser, mas não pode ser cerdas muito macias.

Abs.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

Pessoal, pequena atualização, deixei o bico de molho no álcool isopropílico a noite toda e hoje de manhã limpei-o, conforme as instruções do pabloaantunes.
Como pode acumular tanta sujeira naquela pecinha?
Infelizmente não pude testar com tinta.
Somente hoje a noite.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

pabloaantunes, você estava certo!!
Melhorou da água para o vinho!!
Fiz um teste agora a noite numa sucata e parece outro aerógrafo!
O bico devia estar acumulando sujeira desde o começo (faz uns 6 meses que o comprei), pelas falhas que cometi na limpeza até aprender a limpá-lo corretamente!

Pessoal, agradeço a todos por salvar meu bolso :mrgreen: e por me ajudar a entender um pouco mais sobre o aerógrafo!!!

zelaorainmaker,
sou novo no mundo da aerografia e meu compressor é aquele simplezinho, praticamente sem regulagem.
Não sei como te ajudar, mas o tópico está aí. Quer que eu ponha sua mensagem no primeiro post?
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por pabloaantunes »

vistuba escreveu:pabloaantunes, você estava certo!!
Melhorou da água para o vinho!!
Fiz um teste agora a noite numa sucata e parece outro aerógrafo!
O bico devia estar acumulando sujeira desde o começo (faz uns 6 meses que o comprei), pelas falhas que cometi na limpeza até aprender a limpá-lo corretamente!

Pessoal, agradeço a todos por salvar meu bolso :mrgreen: e por me ajudar a entender um pouco mais sobre o aerógrafo!!!

zelaorainmaker,
sou novo no mundo da aerografia e meu compressor é aquele simplezinho, praticamente sem regulagem.
Não sei como te ajudar, mas o tópico está aí. Quer que eu ponha sua mensagem no primeiro post?
Que bom que deu certo!

Comigo, quando acontecia isso, era porque mudava de tinta tipo de acrílica para duco, ou usava primer e não limpava bem, deixava a tinta por muito tempo no aero.

Normalmente, não é para acumular sueira no bico. Interessante identificar o motivo que acumulou.

Abs
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por rmozeto »

Que bom que resolveu, com certeza outros vão chegar nessas mensagens e corrigir o problema.
Manda ver agora Alexander!
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

Pequena atualização,
por causa do veda rosca, eu acabava forçando a capa do bico, e, pra encurtar a história, acabei quebrando o aerógrafo :roll:
Foi pro lixo.
Acabei de receber o Steula BC-60.
É um pouco diferente do chinês genérico que eu tinha. Parece que a diluição tem que ser um pouco diferente. Mas daqui a pouco eu pego o jeito.
Fica a dica, não usem veda rosca caso a borracha de vedação estrague!!
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1237
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por Fernando Manfio »

Para desentupir/limpar o bico tem essa ferramenta que é bem interessante...

https://pt.aliexpress.com/item/40000215 ... b201603_53

Imagem
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por anghinoni »

cheguei agora mas era batata, bico entupido, isso porque ele usa tinta a base de agua, bem comum. não sei com descrever mas é so soltar a rosca da agulha e puxar a agulha m pouco pra tras e ai bater pra frente de leve no bico que desentope. tkmbem puxar a agulha ate a gaixeta e acionar o aerógrafo com o liquido que esta limpando, com muita pressão, tipo 50psi, que sem a agulha o fluxo é maior ai limpa.
esse entupimento quando se faz aerografia artística com aquelas Createx a base de agua acontece a cada meia hora e é assim que nos desentupimos sem limpar o aerógrafo, nsa verdade é partícula ou pelota maior que o bico que prendeu la :mrgreen:
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”