SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

Fernando Manfio escreveu:Sim, uso! Ela raspa o bico por dentro!
]
Interessante! Vamos ver como me comporto com o novo aerógrafo. Caso eu faça besteira de novo, aí vou atrás de um kit desses!
anghinoni escreveu:o melhor é comprar uma cuba de limpeza ultrassom no mercado livre, custa cerca de 100 reais...
anghinoni, essa cuba seria como essa: Banheira Ultrassonica Cuba P/ Limpeza Yaxun 3060 - R$ 160,00?
Tem alguma para indicar? Ou são basicamente a mesma coisa?
O uso seria somente para o aerógrafo mesmo.
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por felipecadena »

vistuba escreveu:
Fernando Manfio escreveu:Sim, uso! Ela raspa o bico por dentro!
]
Interessante! Vamos ver como me comporto com o novo aerógrafo. Caso eu faça besteira de novo, aí vou atrás de um kit desses!
anghinoni escreveu:o melhor é comprar uma cuba de limpeza ultrassom no mercado livre, custa cerca de 100 reais...
anghinoni, essa cuba seria como essa: Banheira Ultrassonica Cuba P/ Limpeza Yaxun 3060 - R$ 160,00?
Tem alguma para indicar? Ou são basicamente a mesma coisa?
O uso seria somente para o aerógrafo mesmo.
Galera eu uso está para limpeza do aerógrafo e de placas de componentes eletrônicos.

Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por Fab-Wan »

vistuba escreveu:
Fernando Manfio escreveu:Sim, uso! Ela raspa o bico por dentro!
]
Interessante! Vamos ver como me comporto com o novo aerógrafo. Caso eu faça besteira de novo, aí vou atrás de um kit desses!
anghinoni escreveu:o melhor é comprar uma cuba de limpeza ultrassom no mercado livre, custa cerca de 100 reais...
anghinoni, essa cuba seria como essa: Banheira Ultrassonica Cuba P/ Limpeza Yaxun 3060 - R$ 160,00?
Tem alguma para indicar? Ou são basicamente a mesma coisa?
O uso seria somente para o aerógrafo mesmo.
A minha é igual a essa, só que branca!

Minha esposa tbm usa pra lavar as bijuterias e semi jóias...
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por anghinoni »

vistuba escreveu:
Fernando Manfio escreveu:Sim, uso! Ela raspa o bico por dentro!
]
Interessante! Vamos ver como me comporto com o novo aerógrafo. Caso eu faça besteira de novo, aí vou atrás de um kit desses!
anghinoni escreveu:o melhor é comprar uma cuba de limpeza ultrassom no mercado livre, custa cerca de 100 reais...
anghinoni, essa cuba seria como essa: Banheira Ultrassonica Cuba P/ Limpeza Yaxun 3060 - R$ 160,00?
Tem alguma para indicar? Ou são basicamente a mesma coisa?
O uso seria somente para o aerógrafo mesmo.
Essa mesma. Eu tinha uma instruterm antes que estragou várias vezes. Mandava pra eles e aí funcionava umas vezes e parava. Joguei fora e cumprei essa do ml... Muito melhor.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6389
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por zelaorainmaker »

Pessoal eu consegui resolver meu problema, e ele não era no aerógrafo e sim no compressor!!!
Estava com vazamento de ar em uma conexão entre o cabeçote e o tubo que vai para o reservatório de ar!!!
Nada como um veda rosca para arrumar!!!! kkk
Abraço
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

anghinoni escreveu:Essa mesma. Eu tinha uma instruterm antes que estragou várias vezes. Mandava pra eles e aí funcionava umas vezes e parava. Joguei fora e cumprei essa do ml... Muito melhor.
Fab-Wan escreveu:A minha é igual a essa, só que branca!
Minha esposa tbm usa pra lavar as bijuterias e semi jóias...
felipecadena escreveu:Galera eu uso está para limpeza do aerógrafo e de placas de componentes eletrônicos.
Valeu pessoal!
O equipamento acabou de entrar na minha wish list em 1º lugar! ;)
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por vistuba »

zelaorainmaker escreveu:Pessoal eu consegui resolver meu problema, e ele não era no aerógrafo e sim no compressor!!!
Estava com vazamento de ar em uma conexão entre o cabeçote e o tubo que vai para o reservatório de ar!!!
Nada como um veda rosca para arrumar!!!! kkk
Abraço
Que bom que identificou o problema!!
Só fica esperto que quebrei meu aerógrafo usando veda-rosca :|
Avatar do usuário
Top Gun_Foxtrot
Membro
Mensagens: 876
Registrado em: 24 Jun 2018, 16:15
Nome: Elton Fróes Carvalho Filho
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 43 vezes
Contato:

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por Top Gun_Foxtrot »

Queridos amigos, tudo bem?

Este texto é uma publicacao minha na página de.meu grupo o GCP - Grupo Carioca de Plastimodelismo, no FB!

Espero que ajude de alguma forma!


Grande abraço!


ImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Como limpar nossos aerógrafos?

Irmãos não sou experiente no hobby, mas tempos atrás um colega arguiu aqui sobre ser possível limpar o aerógrafo com "gasolina"! Hoje ele não perguntaria isso, de certo! ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem...

Eu desaconcelhei o uso, pela agressão que a gasolina exercerá sobre os O-rings (borrachas de vedação), além do cheiro extremamente agressivo!

O amigo Augusto Vercianni, da APRJ, me explicou certa vez algumas coisas interessantes sobre limpeza de aerógrafo que uso até hoje!

Primeiro foi a sugestão de compra de uma Cuba Ultrassonica! Uma ferramenta excelente e que limpa profundamente, retirando as piores crostas (acha no Mercado Livre)!

LINK abaixo!ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Outra opção e limpar direto com solventes!

Pode-se usar thinner, AIP, água, mas o Augusto gosta muito de usar JET que não afeta as borrachas de vedação (o-rings)!

Eu costumava limpar com papel toalha ou papel higiênico, mas ele desaconselhou porque durante o processo, são liberadas fibras de celulose, que se acumulam com o tempo e unindo-se aos resíduos de tinta forma crostas resistentes, dificílimas de serem removidas!

Para limpar o bico, após desmontado o aerógrafo, ele usa a pequena ferramenta da foto a seguir. Eu comprei na Jadar Models a módicos US$ 4,30! Ela tem o bico xanfrado, bastando inserir com cuidado no bico e girar fazendo a raspagem interna! (SE FORÇAR MUITO E RACHAR OU QUEBRAR O BICO SERÁ UM GRANDE PROBLEMA - VÁ COM CALMA)!

Para a limpeza ele prefere usar astes flexíveis (o famoso cotonete) que não propirciona o que o papel faz!

Espero que isso ajude e se algum amigo puder dar outra dica, será muito válido!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -b7000-_JM

#ASAS
#WINGS
#GCP_RULESImagem

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por LHC »

Top Gun_Foxtrot escreveu:Queridos amigos, tudo bem?

Este texto é uma publicacao minha na página de.meu grupo o GCP - Grupo Carioca de Plastimodelismo, no FB!

Espero que ajude de alguma forma!


Grande abraço!


ImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Como limpar nossos aerógrafos?

Irmãos não sou experiente no hobby, mas tempos atrás um colega arguiu aqui sobre ser possível limpar o aerógrafo com "gasolina"! Hoje ele não perguntaria isso, de certo! ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem...

Eu desaconcelhei o uso, pela agressão que a gasolina exercerá sobre os O-rings (borrachas de vedação), além do cheiro extremamente agressivo!

O amigo Augusto Vercianni, da APRJ, me explicou certa vez algumas coisas interessantes sobre limpeza de aerógrafo que uso até hoje!

Primeiro foi a sugestão de compra de uma Cuba Ultrassonica! Uma ferramenta excelente e que limpa profundamente, retirando as piores crostas (acha no Mercado Livre)!

LINK abaixo!ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Outra opção e limpar direto com solventes!

Pode-se usar thinner, AIP, água, mas o Augusto gosta muito de usar JET que não afeta as borrachas de vedação (o-rings)!

Eu costumava limpar com papel toalha ou papel higiênico, mas ele desaconselhou porque durante o processo, são liberadas fibras de celulose, que se acumulam com o tempo e unindo-se aos resíduos de tinta forma crostas resistentes, dificílimas de serem removidas!

Para limpar o bico, após desmontado o aerógrafo, ele usa a pequena ferramenta da foto a seguir. Eu comprei na Jadar Models a módicos US$ 4,30! Ela tem o bico xanfrado, bastando inserir com cuidado no bico e girar fazendo a raspagem interna! (SE FORÇAR MUITO E RACHAR OU QUEBRAR O BICO SERÁ UM GRANDE PROBLEMA - VÁ COM CALMA)!

Para a limpeza ele prefere usar astes flexíveis (o famoso cotonete) que não propirciona o que o papel faz!

Espero que isso ajude e se algum amigo puder dar outra dica, será muito válido!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -b7000-_JM

#ASAS
#WINGS
#GCP_RULESImagem

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk
Ótimas dicas em um tema que nunca nos dá sossego!
Eu só acrescentaria o uso das pequenas escovas dentais cilíndricas, aquelas para limpar entre os dentes. Vende inclusive na medida dos bicos de aerógrafo: 0,2mm 0,3mm, etc. É uma boa (e barata) alternativa.
LHC
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aerógrafo com problema. Tem jeito, ou está condenado?

Mensagem por anghinoni »

ah, esqueci de falar uma coisa, as poção mágica que limpa TUDO no aerógrafo é o Tamiya Airbrush Cleaner... so que é caro hehe
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”