HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Thunderbolt »

Rapaz!!!
Que baita trabalho nuns cintos tão pequenos.
Ficaram ótimos.


Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Mario Maia
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 12 Fev 2016, 23:06
Nome: Mario Luiz de Andrade Nassar Maia
Localização: Campo Grande MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Mario Maia »

Há muito tempo tenho usado papel de envelope para fazer os cintos, mas essa é a primeira vez que eu fiz as fivelas. Usei um fio da malha externa de cabo coaxial da TV a cabo.

Inspirei neste vídeo, exceto que não soldei

https://youtu.be/ZymRao-mv6U
Mario Maia
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 12 Fev 2016, 23:06
Nome: Mario Luiz de Andrade Nassar Maia
Localização: Campo Grande MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Mario Maia »

Pra finalizar por hoje, fuselagem fechada. A primeira em mais de uma década.

Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Thunderbolt »

A ave está tomando forma.
Excelente trabalho.

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Mario Maia
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 12 Fev 2016, 23:06
Nome: Mario Luiz de Andrade Nassar Maia
Localização: Campo Grande MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Mario Maia »

Aproveitando o feriado municipal.
Atualizando o Dewoitine. Putty e lixa na fuselagem e muito trabalho para ajustar as asas e profundores. Por ser um kit antigo, até tinha pouca rebarba, mas precisa atenção nos detalhes e encaixes.


Imagem

Depois postarei algumas observações sobre esta fase da montagem.
Forte abraço
MM
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Flying Pancake »

Esse inferior realmente vai dar outra cara ao kit. Primeira vez que vejo cinto feito com papel, ótimo resultado, 3 horas para fazer só o cinto não é para qualquer um :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Ironfox »

Excelente retorno Maia!! Mandando muito bem!

Enviado de meu SM-A305GT usando o Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Mario Maia
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 12 Fev 2016, 23:06
Nome: Mario Luiz de Andrade Nassar Maia
Localização: Campo Grande MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Mario Maia »

Boa tarde, pessoal

 

Algumas considerações sobre o kit até o momento.

Tratar-se de um kit antigo, o molde é de 1978 e a edição do kit é de 1996 (fonte: Scalemates), suponho que tenham sido produzidos muitos kits, mas apresenta uma quantidade de rebarba abaixo do esperado. O kit é em alto relevo nos painéis, e baixo relevo nas superfícies de comando.

A fuselagem tem apenas 2 pinos guias, um no cone de cauda próximo a base da deriva e outro no nariz abaixo do motor. Priorizei alinhar pela parte superior, para tentar poupar as linhas de painéis, no entanto, isso foi teoria, pois mesmo com pouco putty e lixa, não foi possível preservar as linhas de painéis dorsais, e muito menos as ventrais.

Removi a antena dorsal, injetada na lateral esquerda da fuselagem, pois só serve para atrapalhar a funilaria, e fatalmente quebraria.

Apesar de ter marca do atuador do compensador do leme, o compensador não, e precisei faze-lo com o estilete, bem tranquilo.

Tive um problema com a cabine que não apareceu no teste de encaixe, o manche não coube devido ao painel maior, então recuei a base da cabine e forcei o manche para trás até ajustar. Isso danificou o gatilho no manche, mas não é perceptível.

Instalei o capô do motor deixando um espaço para engravar a parte móvel, e esculpi as entradas de ar laterais do motor para simular os furos.

Os profundores não possuem encaixe, o que exige bastante cuidado no alinhamento e na instalação dos 4 montantes, que, para complicar, tem lado especifico para colar na fuselagem e no profundor, e os dianteiros são um pouco maiores. Outro detalhe foram os profundores invertidos (um cabrado e o outro picado), mas nada que uma pequena torção não resolvesse. Achei essa parte crítica.

As asas não têm pinos guia, mas basta alinhar pelos contornos externos, encaixou bem na fuselagem, mas é preciso cuidar o alinhamento do bordo de fuga na junção com a fuselagem. Foi um pouco trabalhoso.

Mas como nem tudo são flores, ontem a noite fui olhar o kit e percebi que a asa desalinhou em relação a fuselagem, a asa direita tinha diedro e a esquerda não. Eu guardo o kit numa caixa para evitar que a gata mexa nele. Como não sobreviveria a esse desalinhamento, descolei o conjunto.

Até o momento, apesar dos pequenos problemas que surgiram, achei o kit agradável de montar

Forte abraço
MM
Mario Maia
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 12 Fev 2016, 23:06
Nome: Mario Luiz de Andrade Nassar Maia
Localização: Campo Grande MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Mario Maia »

Boa noite, galera.

Aproveitei o feriado para arrumar alguns kits e limpar a bancada. Na verdade, o kit não foi para o canto da bancada, a bancada inteira é que foi pro canto :lol: :lol: :lol:

A tarde retornei a montagem e tive muito trabalho para conseguir um bom alinhamento. Acho que consegui.

Aproveitei também para separar as tintas, estava incerto se tinha ou não as cores. :thumbup:


Imagem

Imagem
Túlio
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 15 Jun 2018, 22:12
Nome: SK_Senshi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dewoitine D. 510 1:72 Heller

Mensagem por Túlio »

Mario Maia escreveu:Boa noite, galera.

Aproveitei o feriado para arrumar alguns kits e limpar a bancada. Na verdade, o kit não foi para o canto da bancada, a bancada inteira é que foi pro canto :lol: :lol: :lol:

A tarde retornei a montagem e tive muito trabalho para conseguir um bom alinhamento. Acho que consegui.

Aproveitei também para separar as tintas, estava incerto se tinha ou não as cores. :thumbup:


Imagem

Imagem

Isso sim que é alinhamento :saudacao:
Responder

Voltar para “GT 00 - Viva a Liberdade”