SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por vistuba »

Prezados colegas, finalizei um modelo e usei somente acrílicas tipo acrilex, e usei o verniz Lucky Glossy Ammo Mig.
Como os decais eram grandes, usei o microsol várias vezes para eles assentarem.
Depois de seco, percebi que ficaram umas manchas no verniz ao redor dos decais, e mesmo passando de 2 a 3 mãos a mais, a mancha não sumiu.
Esse verniz não dá pra lixar (gramatura 2000), pois ele sai inteiro, como uma pelo queimada de sol.

Uso um aerógrafo bem básico, tipo MIC (made in China :mrgreen: ), sem reservatório.

Será que essas manchas são por incompatibilidade entre o verniz e o microsol?
O fato de não conseguir lixar, é comum em vernizes acrílicos?
Quais outros vernizes acrílicos existem, além desse Ammo?

Moro em apartamento pequeno, e a patroa já reclama um pouco do cheiro da acetona quando vou remover alguma pintura mal feita, imagina se eu usar outro tipo de tinta? :|

Se precisar, coloco umas fotos quando chegar em casa.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por vistuba »

Aqui 2 fotos que acho que mostra bem o problema

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por Sekiji »

Vistuba, antes de mais nada seja bem vindo!
Sobre o problema, essa mancha é mais comum do que parece, ainda mais com o micro sol. Eu sempre selo a pintura com Future, e após aplicar os decalques algumas vezes essa mancha aparece, mas é só aplicar a Future com cotonete sobre elas e a mancha some... vc tentou passar nova camada de verniz acrilico sobre os decalques?
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por vistuba »

Sekiji escreveu:Vistuba, antes de mais nada seja bem vindo!
...vc tentou passar nova camada de verniz acrilico sobre os decalques?
Sekiji, obrigado pela recepção!
Então, na asa da foto acima, eu apliquei o decal amarelo, selei com verniz brilhante. Aí apliquei o decal do fundo da cruz, e apliquei mais uma mão de verniz. Então, finalmente, apliquei o decal da cruz, e mais uma mão de verniz. :(

Acho que vou tentar usar Brilho Fácil, já que Future é tão difícil de achar (ou caríssimo via mercadolivre :shock: )

Pelo menos fico menos chateado por saber que isso acontece com certa frequência. Muito obrigado!!

ps: aproveitando, se eu usar Future ou BF, caso tenha que fazer um retoque na pintura, é tranquilo?
Ou então, dá pra passar um verniz fosco por cima depois?
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por Flying Pancake »

Não sei se posso te ajudar, pois uso Mr Mark Setter e Mr Mark Softer ao invés de Microsol.

Mas manchas também aparecem com o Mr Mark, e o que eu faço é esperar 24h após a aplicação dos decais e após isso eu pingo uma gota de água na ponta do cotonete e gentilmente limpo essas manchas antes de passar o verniz (acrílico Dry Colors).
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por vistuba »

YuriUB escreveu:Não sei se posso te ajudar, pois uso Mr Mark Setter e Mr Mark Softer ao invés de Microsol.

Mas manchas também aparecem com o Mr Mark, e o que eu faço é esperar 24h após a aplicação dos decais e após isso eu pingo uma gota de água na ponta do cotonete e gentilmente limpo essas manchas antes de passar o verniz (acrílico Dry Colors).
YuriUB, esse microsol eu tenho há algum tempo. Talvez seja isso.
Porém, vou fazer isso que você falou! :thumbup:
A única coisa "ruim" é que não terei decais tão grandes, que demandem tanto suavizador, aí o problema não aparece tanto
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5267
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por Rafael Guerra »

Vistuba e demais amigos,
eu tive essa experiência na montagem do Mig-21.

Selei o modelo todo com Future e apliquei os decals. Em um dos decals, que levou uma quantidade maior de Micro Sol e até escorreu, o future ficou esbranquiçado, como se estivesse dissolvendo. Coisa parecida aconteceu quando eu lavei os tanques descartáveis em água corrente, semanas após ter aplicado future.

Ficou claro para mim que o future é solúvel em água e micro sol. Porém, se aplicar o micro sol moderadamente, somente sobre o decal, o problema com o future não aparece... é uma opção.

De agora em diante eu só vou selar os modelos com verniz laca ou enamel.

Espero que eu não tenha confundido mais o assunto... rs.

abraços.
Rafael Guerra
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por vistuba »

Rafael Guerra escreveu:Vistuba e demais amigos,
eu tive essa experiência na montagem do Mig-21.
Selei o modelo todo com Future e apliquei os decals. Em um dos decals, que levou uma quantidade maior de Micro Sol e até escorreu, o future ficou esbranquiçado, como se estivesse dissolvendo. Coisa parecida aconteceu quando eu lavei os tanques descartáveis em água corrente, semanas após ter aplicado future.
Ficou claro para mim que o future é solúvel em água e micro sol. Porém, se aplicar o micro sol moderadamente, somente sobre o decal, o problema com o future não aparece... é uma opção.
Rafael, acabei comprando cera Brilho Fácil.
Estou montando meu primeiro modelo com ele, vamos ver como fica.
Muito embora os decais do novo modelo são infinitamente menor do qual eu postei aqui.
E pesquisando sobre essa mancha no Future, parece que se der mais uma mão por cima ela some, ou então fazer como o Sekiji falou acima, usar um cotonete embebido na cera. Tomara que seja a mesma coisa com BF!!!

Agora, eu nunca lavei nenhum kit :!: só tirei pó
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5267
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por Rafael Guerra »

vistuba escreveu:
Rafael Guerra escreveu:Vistuba e demais amigos,
eu tive essa experiência na montagem do Mig-21.
Selei o modelo todo com Future e apliquei os decals. Em um dos decals, que levou uma quantidade maior de Micro Sol e até escorreu, o future ficou esbranquiçado, como se estivesse dissolvendo. Coisa parecida aconteceu quando eu lavei os tanques descartáveis em água corrente, semanas após ter aplicado future.
Ficou claro para mim que o future é solúvel em água e micro sol. Porém, se aplicar o micro sol moderadamente, somente sobre o decal, o problema com o future não aparece... é uma opção.
Rafael, acabei comprando cera Brilho Fácil.
Estou montando meu primeiro modelo com ele, vamos ver como fica.
Muito embora os decais do novo modelo são infinitamente menor do qual eu postei aqui.
E pesquisando sobre essa mancha no Future, parece que se der mais uma mão por cima ela some, ou então fazer como o Sekiji falou acima, usar um cotonete embebido na cera. Tomara que seja a mesma coisa com BF!!!

Agora, eu nunca lavei nenhum kit :!: só tirei pó
Me passaram essa dica de usar mais cera pra tirar a mancha.
Rafael Guerra
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Não sei se o problema é o verniz ou o microsol

Mensagem por vistuba »

Rafael Guerra escreveu: Me passaram essa dica de usar mais cera pra tirar a mancha.
:thumbup:
Rafael, estou usando a Brilho Fácil e, por enquanto, nenhum problema quanto ao Microsol. Mais alguns dias eu termino mais um modelo, e vou usar novamente para assentar os decais. Mas eles são pequenos, e é pouco microsol que vou usar. Qualquer ocorrência, volto a postar aqui!
Responder

Voltar para “Pintura”