Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Fórum dedicado a montagens de modelos feitos de materias diferentes do plastico (papel, madeira, metal...)
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por grifhter »

Olá,tô tentando começar nesse hobby e dentre os muitos arquivos que baixei as vezes um ou outro não correspondem a escala que eu queria,portanto gostaria de saber se é possivel alterar as escalas dos modelos tanto p maior quanto p menos.
Tem até um site que tem vários modelos e ele disponibiliza um mesmo modelo com varias escalas,mas quanto maior a escala maior é o valor do modelo,chegando o valor a ser maior que de muitos kits de plástico.
O site é esse :www.modelalice.com
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por Flying Pancake »

Imagino que se você está com os arquivos no computador consiga imprimir no tamanho/escala que deseja.

Sabendo as dimensões reais do veículo você calcula o tamanho equivalente na escala que quer e configura a impressão.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por grifhter »

YuriUB escreveu:Imagino que se você está com os arquivos no computador consiga imprimir no tamanho/escala que deseja.

Sabendo as dimensões reais do veículo você calcula o tamanho equivalente na escala que quer e configura a impressão.

Obrigado por responder.
Sim,eu já tenho os arquivos no computador.
É possivel fazer isso usando o próprio programa da impressora ?
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por Flying Pancake »

grifhter escreveu:
YuriUB escreveu:Imagino que se você está com os arquivos no computador consiga imprimir no tamanho/escala que deseja.

Sabendo as dimensões reais do veículo você calcula o tamanho equivalente na escala que quer e configura a impressão.

Obrigado por responder.
Sim,eu já tenho os arquivos no computador.
É possivel fazer isso usando o próprio programa da impressora ?
Acredito que sim mas é um pouco mais difícil de acertar o tamanho exato. Geralmente tem uma opção onde você imprime com uma porcentagem do tamanho do arquivo.

Por exemplo, um kit desses em papel 1/72 que vem formatado para impressão tamanho A4 pode ser impresso reduzido em 50% se quiser fazer em 1/144
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por grifhter »

YuriUB escreveu:
grifhter escreveu:
YuriUB escreveu:Imagino que se você está com os arquivos no computador consiga imprimir no tamanho/escala que deseja.

Sabendo as dimensões reais do veículo você calcula o tamanho equivalente na escala que quer e configura a impressão.

Obrigado por responder.
Sim,eu já tenho os arquivos no computador.
É possivel fazer isso usando o próprio programa da impressora ?
Acredito que sim mas é um pouco mais difícil de acertar o tamanho exato. Geralmente tem uma opção onde você imprime com uma porcentagem do tamanho do arquivo.

Por exemplo, um kit desses em papel 1/72 que vem formatado para impressão tamanho A4 pode ser impresso reduzido em 50% se quiser fazer em 1/144
Acho que entendi. Tô querendo alterar a escala de um c 53 super stallion de 1/48 p 1/35.
Avatar do usuário
Emerson-Antonio
Membro
Mensagens: 656
Registrado em: 21 Mai 2015, 23:25
Nome: Emerson Pereira
Localização: Buenos Aires
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por Emerson-Antonio »

Hola eu diría que eh impossivel. Porque voce cairia em una espiral de modificaciones infinita! O que sim Voce pode alterar eh en planos directamente scratch, como o que EU adiciono en esse comentario. Esse eh mais fácil de mudar porque SAO muito mais simplesImagem

Enviado desde mi moto g(6) plus mediante Tapatalk
Imagem
Avatar do usuário
megantereon
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Jan 2014, 22:53
Nome: ale silver
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por megantereon »

Sim amigo é possível alterar a escala do modelo em papel. O que acontece e que você terá que ter o programa do corel draw instalado em seu computador, depois você precisa do modelo que vai fazer a ampliação. Como funciona: Geralmente os modelos de papel gratuito de carro, barco aviaõ, e tanque de guerra geralmente vem em escala variadas, que no fim da montagem corresponde a um tamanho que vai no máximo a 60 cm. Caso a pessoa que que o modelo fique montado com mais de 60 cm ou até 1 metro ou mais, você terá que importar o modelo de papel agrupar todos eles e usar a ferramenta proporção. Com a seta você aumentar todos ele de forma proporcional. Para saber o tamanho desejado na montagem final, cabe você alterar o valor para cm e depois fazer uma reta com o tamanho desejado, agrupar os desenhos e ir aumnetando proporcionalmnete ate encontra a altura certa, e bem simples. Eu só uso o corel draw para fazer isso pois acho o software mais leve e prático.

Estou botando o link do video de um barco que construir em papel usando essa técnica e depois usei laminação de pvc e madeira no final. Espero ter ajudado. Se quiser pode ser inscrever no canal que em breve vou postar outro video de outro barco usando a mesma técnica :geek:

https://www.youtube.com/watch?v=KSEk4dr9wBE
“ é preciso de perfeição para se tornar um grande construtor ”
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: É possivel alterar a escala de um modelo de papel ?

Mensagem por marcio bernardi »

a melhor maneira seria usando um software de desenho como o coreldraw, faço isso direto com blueprints, é só acessar uma calculadora de escala na web e alterar a porcentagem do desenho.
Responder

Voltar para “Modelismo Alternativo”