HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Fórum dedicado a montagens de modelos feitos de materias diferentes do plastico (papel, madeira, metal...)
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por grifhter »

Não aguentei a curiosodade e comprei um kit de papel modelismo que é baixado após vc fazer o pagamento num site gringo http://papermodelshop.com/ de um Hercules c-130 escala 1/48. Depois vim ver que existem sites na net que disponibilizam esses e tantos outros modelos de graça, inclusive já baixei uma porrada.
baixei o arquivo que veio com instruções em ingles,mas até ai tudo bem,o tradutor está ai p isso. O problema é que mesmo com o tradutos tem partes do modelo que só olhando p ele já dá vontade de desistir de montar devido uma certa complexidade e olha que pelo que eu tenho visto pesquisando esse modelo que comprei é nivel intermediário se comparando a o que já ví por ai,verdadeiras obras de arte que em muitos casos são superiores aos modelos de plástico.
Uma perfeição absurda !!!
Tô meio que perdido agora e tô com medo até de começar e me perder em tantas partes :lol: :lol: :lol:
Nem comecei ainda e já tô quase desistindo.
O confortante pelo menos é saber que caso eu erre e sei que vou errar é só ir e imprimir de novo :D :D :D
Avatar do usuário
sergiopla
Membro
Mensagens: 936
Registrado em: 29 Mar 2013, 20:46
Nome: Sergio Luiz Cordeiro
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por sergiopla »

Também tenho vários arquivos baixados. Mas só montei uns 3 ou 4 que eram só de uma folha.
Tem uns modelos de motos que são um absurdo. . No site da Yamaha tem vários modelos.
Acho que imprimir tudo isso em papel especial e usando um ou mais cartuchos da impressora vai ficar mais caros que modelos de plástico.
visite meu blog e veja minha coleção completa ==> http://sergiolcmodelista.blogspot.com.br

Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por TioDrakul »

Eu projetava "kits" assim quando eu era mais novo, na época em que todo mundo queria comandos em ação para brincar e eu não tinha dinheiro para um, então... eu construía os meus "comandos em ação genéricos" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu vi que você fez outras perguntas relacionadas neste fórum, então eu vou responder todas elas aqui:

1) Como você vai provavelmente imprimir as partes (no meu caso eu as desenhava eu mesmo), então preste atenção nos mecanismos de escalonamento da impressora, a maioria delas é configurada para por padrão fazer o desenho "encaixar" no papel disponível e você realmente não vai querer isso acontecendo quando você está imprimindo peças;

2) Procure uma gráfica que possa imprimir as peças em um plotter (no meu caso eu fazia os desenhos em um papel tamanho A2 ou maior e usando uma prancheta de projetista), de tal forma que você possa evitar ter que fazer emendas desnecessárias (muitas peças podem não caber em uma folha de A4 por exemplo). E evite usar um papel muito fino no plotter, para evitar depois que a cola acabe enrrugando o papel (vai ser importante no passo 3 abaixo);

3) Um bom papel para servir como base é o chamado "papel cartaz", ele usualmente é liso de um lado e "cru" do lado oposto e existe em diversas gramaturas (peso por metro quadrado). Só que é quase certo que você não vai conseguir colocar esse tipo de papel em um plotter, então você irá "plotar" as peças em um papel mais fino (que o plotter dê conta) e depois com bastante cuidado você vao colar as peças plotadas em papel cartaz como se as peças fossem "decais gigantes";

4) A estrutura interna não precisa ser necessariamente papel. Você pode (e deve) usar reforços em peças grandes usando varetas de madeira, plástico, pedaços de papelão, como exemplo muito tempo atrás eu construía tanques de guerra aonde o chassi era um "sanduíche" de papel (aonde a parte era desenhada) com papelão e/ou isopor de alta densidade no meio, um meio fácil de fazer rodas por exemplo é fazer um sanduíche de isopor com círculos de papel grosso dos dois lados;

5) Tintas à base de óleos ou esmalte sintético são uma boa para proteger o papel de humidade;

6) Faça trens de pouso e outras estruturas que precisam de força usando arame de aço ou cobre por dentro (como os que são usados para cabeamento elétrico nos postes de rua, especialmente trem de pouso de kits grandes. Eu lembro de ter feito algo vagamente parecido com um transporte C-5A que tinha facilmente mais de um metro de envergadura que só funcionou porque tinha toda uma estrutura interna de materiais variados e trens de pouso feitos com arame (tinha amortecedores de borracha inclusos :mrgreen: )
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por TioDrakul »

P.S: Quase ia esquecendo: Note que o papel cartaz têm diversas espessuras (gramaturas), e quanto mais grosso mais dificíl é para fazer peças curvas, ao mesmo tempo que o papel mais grosso é o ideal para fazer peças grandes e planas. Então se você pretende fazer partes curvas e complexas junto com partes planas e outras que precisarão ser estruturais (reforços), arrume folhas de espessuras variadas para assim usar a espessura mais adequada para cada parte (a "pele" de uma asa usaria o papel mais fino, enquanto a estrutura dessa asa usaria o papel mais grosso)
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por grifhter »

sergiopla escreveu:Também tenho vários arquivos baixados. Mas só montei uns 3 ou 4 que eram só de uma folha.
Tem uns modelos de motos que são um absurdo. . No site da Yamaha tem vários modelos.
Acho que imprimir tudo isso em papel especial e usando um ou mais cartuchos da impressora vai ficar mais caros que modelos de plástico.

primeiramente gostaria de agradecer por ter respondido.
Eu falei com um conhecido aqui em minha cidade que trabalha numa loja de impressão de fotos,perguntei a ele sobre o papel foto e ele me disse que era só eu passar o arquivo p ele que ele imprimiria p eu ver se me agradava.
vou fazer o teste p ver no que vai dar.
Caso eu prossiga então recorrerei a uma grafica p as impressões,pois me disseram que a jato de tinta é a melhor p imprimir os modelos e que a laser é mais precisa mais quando se precisa fazer uma dobra no papel ela meio que racha naquele local.
Parabéns pelos seu modelos. vc provavelmente está com a paciencia em dia. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por grifhter »

TioDrakul escreveu:Eu projetava "kits" assim quando eu era mais novo, na época em que todo mundo queria comandos em ação para brincar e eu não tinha dinheiro para um, então... eu construía os meus "comandos em ação genéricos" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu vi que você fez outras perguntas relacionadas neste fórum, então eu vou responder todas elas aqui:

1) Como você vai provavelmente imprimir as partes (no meu caso eu as desenhava eu mesmo), então preste atenção nos mecanismos de escalonamento da impressora, a maioria delas é configurada para por padrão fazer o desenho "encaixar" no papel disponível e você realmente não vai querer isso acontecendo quando você está imprimindo peças;

2) Procure uma gráfica que possa imprimir as peças em um plotter (no meu caso eu fazia os desenhos em um papel tamanho A2 ou maior e usando uma prancheta de projetista), de tal forma que você possa evitar ter que fazer emendas desnecessárias (muitas peças podem não caber em uma folha de A4 por exemplo). E evite usar um papel muito fino no plotter, para evitar depois que a cola acabe enrrugando o papel (vai ser importante no passo 3 abaixo);

3) Um bom papel para servir como base é o chamado "papel cartaz", ele usualmente é liso de um lado e "cru" do lado oposto e existe em diversas gramaturas (peso por metro quadrado). Só que é quase certo que você não vai conseguir colocar esse tipo de papel em um plotter, então você irá "plotar" as peças em um papel mais fino (que o plotter dê conta) e depois com bastante cuidado você vao colar as peças plotadas em papel cartaz como se as peças fossem "decais gigantes";

4) A estrutura interna não precisa ser necessariamente papel. Você pode (e deve) usar reforços em peças grandes usando varetas de madeira, plástico, pedaços de papelão, como exemplo muito tempo atrás eu construía tanques de guerra aonde o chassi era um "sanduíche" de papel (aonde a parte era desenhada) com papelão e/ou isopor de alta densidade no meio, um meio fácil de fazer rodas por exemplo é fazer um sanduíche de isopor com círculos de papel grosso dos dois lados;

5) Tintas à base de óleos ou esmalte sintético são uma boa para proteger o papel de humidade;

6) Faça trens de pouso e outras estruturas que precisam de força usando arame de aço ou cobre por dentro (como os que são usados para cabeamento elétrico nos postes de rua, especialmente trem de pouso de kits grandes. Eu lembro de ter feito algo vagamente parecido com um transporte C-5A que tinha facilmente mais de um metro de envergadura que só funcionou porque tinha toda uma estrutura interna de materiais variados e trens de pouso feitos com arame (tinha amortecedores de borracha inclusos :mrgreen: )

Gostaria primeiramente de agradecer,pois vc assim como o outro forista responderam minhas perguntas.
Quem não sonhava com os comandos em ação ??? Eu tinha verdadeira adoração por eles !!! Tive o privilégio de ter alguns e me divertia bastante,montando bases subterrâneas na areia etc. Tem um comercial deles que passava na tv que ate hoje não me sai da cabeça que era um onde havia uma base cobra numa montanha e dai os joes atacavam a montanha... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Como gosto de miitaria moderna então minhas coleção seguem esse perfil. hoje ainda tenho alguns comando,mas os bonecos se modernizaram e hoje possuo eles em diversas escalas, dos 1/6 até os 1/55 de chumbo.
Como disse ao outro forista que me respondeu,farei o teste com o papel foto e sim , estou pensando em usar uma grafica p imprimir os modelos

Já vi essa situação em alguns video na net, o modelista corta um papel mais grosso e depois cola o modelo impresso em cima dele.

Como eu quero ou pelo menos gostaria que meu modelo fosse meio que funcional,então eu precisaria que ele fosse oco ,pois nesse hercules c130 escala 1/48 eu gostaria de fazer tipo um diorama ,ele com a rampa de transporte aberta .soldados na escala 1/55 com veiculos ao redor dele fazendo o transporte de cargas p seu interior.
Pensei em usar um cano de pvc desses de esgoto de 50mm que de diametro tem em torno de uns 10mm enquanto que segundo um forista que tem um kit plástico do c130 me disse que o diametro dele é de 9mm. Com o cano de pvc eu faria e resolveria a questão praticamente da fuselagem faltando praticamente o nariz e as assas.Lembrando que nesse caso eu teria que cortar o cano p a rampa de transporte e p a porta lateral.

Vi em alguns videos que o pessoal usa goma laca e verniz transparente p deixar o modelo mais firme e proteger .
Obrigado mesmo por suas dicas e disposição,agora cabe a mim encontrar paciencia e tentar,
Avatar do usuário
Emerson-Antonio
Membro
Mensagens: 656
Registrado em: 21 Mai 2015, 23:25
Nome: Emerson Pereira
Localização: Buenos Aires
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por Emerson-Antonio »

Cara Olha soh conselho de quem ja andou por esse tipo de modeliamo, que se você verificar tem por aqui os posts.

Você tem que começar pelos modelos basicos tais como aviões e até construções com o mínimo detalhe possível. Depois quando você adiquira você pode ir para um porta aviões e encoraçados que possuim muitos detalhes.

Por otro lado não desanime que o modelismo em todas as suas vertentes você vai encontrar dificuldades no início...porém depois você vai melhorando.

Os melhores modelos você encontrará da marca gpm eh uma marca polaca ou russa nunca entendi de onde eram.




Enviado desde mi moto g(6) plus mediante Tapatalk
Imagem
Avatar do usuário
megantereon
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Jan 2014, 22:53
Nome: ale silver
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por megantereon »

O kit de papel modelismoele ajuda porque o desenho já está todo projetado de malha aberta ou seja é só pega cortar colar e encaixar, o que acontece e que tem partes pequenas que e dificil de se conseguir modelar, ou então pode ser usado uma lente de aumento. O problema é que você tem que ter um local isolado para deixar ele, ou então usar uma cubo de vidro e deixa-lo dentro. Eu uso o modelo de papel para ampliar cortar e depois montar, e colo plástico nele para que ele seja um objeto resistente. A minha lancha ORP eu fiz com esse processo de cortar e colar e depois associar ao plastico, se for usar madeira vai te que lixar. Já os modelos de avião pode ser usada uma técnica boa, só que da mais trabalho, seria imprimir o modelo em preto e branco ou colorido, depois pegar uma folha de papel contact transparente e plastificar e depois e só cortar o modelo e montar. Estou colocando o link da lancha que construir para voce da uma olhada nas combinaçoes que fiz com modelos de papel plástico e madeira. Espero ter ajudado. :geek:

https://www.youtube.com/watch?v=KSEk4dr9wBE
“ é preciso de perfeição para se tornar um grande construtor ”
Avatar do usuário
sergiopla
Membro
Mensagens: 936
Registrado em: 29 Mar 2013, 20:46
Nome: Sergio Luiz Cordeiro
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Comprei um kit de papel modelismo e agora ?

Mensagem por sergiopla »

Dá pra acreditar numa coisa dessas ..? É de papel .. a moto e o cenário

Imagem
visite meu blog e veja minha coleção completa ==> http://sergiolcmodelista.blogspot.com.br

Imagem
Responder

Voltar para “Modelismo Alternativo”