SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Que papel usar para o papel modelismo.

Fórum dedicado a montagens de modelos feitos de materias diferentes do plastico (papel, madeira, metal...)
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por grifhter »

Bom dia a todos,estou tentando ingressar nesse mundo do papel modelismo e gostaria de contar com a ajuda e a experiencia dos senhores.
Pra começo de conversa gostaria de saber que tipo de papel é o mais indicado para montar os modelos,vi no youtube uma pessoa dizendo que usa papel foto.mas ai fiquei pensando,pois p mim o papel foto ele vai deixar o modelo muito brilhante.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por grifhter »

Outra coisa,alguém sabe me dizer que papel é usado pelas revistas de papel modelismo,aquelas que vendem o kit tais como GPM, Maly modelartz,modelik etc.
Avatar do usuário
Emerson-Antonio
Membro
Mensagens: 656
Registrado em: 21 Mai 2015, 23:25
Nome: Emerson Pereira
Localização: Buenos Aires
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por Emerson-Antonio »

grifhter escreveu:Outra coisa,alguém sabe me dizer que papel é usado pelas revistas de papel modelismo,aquelas que vendem o kit tais como GPM, Maly modelartz,modelik etc.
Essaa marcas são excelentes.. porém a melhor eh gpm..eh utilizando um papel especial de 80, 120, 140 gramas, o de 140 é usado somente para estruturas e esqueletos do modelo. Os de 80 são usados geralmente para estruturas secundárias. Bom resaltar que no papercraft Nao é utilizado papel de 60 gramas excepto para detalhes muito pequenos porque eh mais fácil o manuseio.

Enviado desde mi moto g(6) plus mediante Tapatalk
Imagem
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por grifhter »

Emerson-Antonio escreveu:
grifhter escreveu:Outra coisa,alguém sabe me dizer que papel é usado pelas revistas de papel modelismo,aquelas que vendem o kit tais como GPM, Maly modelartz,modelik etc.
Essaa marcas são excelentes.. porém a melhor eh gpm..eh utilizando um papel especial de 80, 120, 140 gramas, o de 140 é usado somente para estruturas e esqueletos do modelo. Os de 80 são usados geralmente para estruturas secundárias. Bom resaltar que no papercraft Nao é utilizado papel de 60 gramas excepto para detalhes muito pequenos porque eh mais fácil o manuseio.

Enviado desde mi moto g(6) plus mediante Tapatalk

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Realmente os modelos da gpm são incrivéis e foi apenas nela que e encontrei um dos meus favoritos o c-130 hercules escala 1/33 e tb o ch 53 super stallion 1/33.
Na minha cidade vai ser bem complicado encontrar esses papeis e tô buscando uma maneira alternativa e mais em conta p fazer a impressão dos modelos.
Já entrei em contato com uma grafica p fazer a impressão principalmente dos modelos escala 1/33 que exigem um papel maior,o problema é o papel,ouvi dizer que o papel foto é bom p isso.
Avatar do usuário
Emerson-Antonio
Membro
Mensagens: 656
Registrado em: 21 Mai 2015, 23:25
Nome: Emerson Pereira
Localização: Buenos Aires
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por Emerson-Antonio »

Não imprima a laser, pois a pintura fica quebradiça.

O papel fotográfico não eh aconselhável pois ficará muito brilhante, e para alguns modelos tais como em militaria não ficarão de todo melhor.

Enviado desde mi moto g(6) plus mediante Tapatalk
Imagem
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por grifhter »

Emerson-Antonio escreveu:Não imprima a laser, pois a pintura fica quebradiça.

O papel fotográfico não eh aconselhável pois ficará muito brilhante, e para alguns modelos tais como em militaria não ficarão de todo melhor.

Enviado desde mi moto g(6) plus mediante Tapatalk
Saberia me indicar algum tipo de papel,principalmente p os modelos 1/33 ?
o rapaz da grafica me falou a respeito do papel couchê(n sei se é assim que se escreve)
Avatar do usuário
fernando_cesar
Novato
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Abr 2019, 16:35
Nome: Fernando Cesar Assi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por fernando_cesar »

grifhter escreveu:Bom dia a todos,estou tentando ingressar nesse mundo do papel modelismo e gostaria de contar com a ajuda e a experiencia dos senhores.
Pra começo de conversa gostaria de saber que tipo de papel é o mais indicado para montar os modelos,vi no youtube uma pessoa dizendo que usa papel foto.mas ai fiquei pensando,pois p mim o papel foto ele vai deixar o modelo muito brilhante.
Boa tarde,

Eu utilizo papel 120g para quase tudo, as vezes 180g para estruturas que precisem ficar bem firme que são poucas.

Uso normalmente tamanho A4 e compro na Kalunga, esse aqui:

https://www.kalunga.com.br/prod/papel-1 ... ral/479749


Imagem
Avatar do usuário
fernando_cesar
Novato
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Abr 2019, 16:35
Nome: Fernando Cesar Assi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por fernando_cesar »

Eu imprimo tudo em casa, tenho uma impressora Epson R290 e a qualidade fica muito boa.
Como disseram, evite papel fotográfico e impressão a laser.

Um detalhe muito importante, as dobras tem que serem precisas para editar grandes distorções no seu modelo.
Para isso pegue uma caneta esferográfica sem tinta, de preferência ponta fina, antes de cortar as peças vinque todas as dobras a caneta auxiliado por uma régua, as dobras ficam muito mais fáceis de fazer e perfeitas.
Avatar do usuário
fernando_cesar
Novato
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Abr 2019, 16:35
Nome: Fernando Cesar Assi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por fernando_cesar »

A cola é outro problema, cola branca é a mais indicada, apenas que você tem que usar pouco, passe pouca cola nas abas que serão coladas com um palito de dentes.
Se utilizar muita cola vai acentuar um serio problema que é a contração da cola quando ela seca, procure usar o mínimo do mínimo, assim ela seca cola quase que instantaneamente e ajuda a manter a estrutura do seu modelo.
Avatar do usuário
fernando_cesar
Novato
Mensagens: 30
Registrado em: 16 Abr 2019, 16:35
Nome: Fernando Cesar Assi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Que papel usar para o papel modelismo.

Mensagem por fernando_cesar »

Segue alguns dos modelos que ja montei

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Modelismo Alternativo”