HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por Rodrigo Maia »

Olá amigos, obrigado pelos comentários e dicas, vamos a mais uma atualização da montagem da Classe A.

A ideia pra esta atualização era mostrar a carroceria já pintada e envernizada, mas deu uma zebra inesperada nesta etapa.
A carroceria vai ser pintada de branco, e a ideia seria pintar com o branco correto deste modelo que é o branco alabastro, mas como não obtive resposta do Adriano da Dry Colors (mandei um email e mensagem no face), resolvi pintar com um branco que eu já tinha aqui.
Depois de pintar a carroceria de branco, que tinha ficado muito bom, fui aplicar o verniz e tive um problema que nunca tinha me acontecido antes.
Meu verniz tem cor de cerveja mais ou menos, e quando apliquei o verniz sobre o branco a carroceria ficou meio amarelada por causa da cor do verniz e em alguns pontos chegou a ficar com a cor do verniz.
Não sei se meu verniz está velho, se errei na mistura, não dilui direito, mas deu esta zebra.
Já pintei outros carro de branco com o mesmo verniz e nunca tinha acontecido isso.
Não tirei fotos, mas a carroceria ficou toda manchada. Tentei tirar as manchas no polimento do verniz mas não deu certo, então a carroceria foi pro fluido de freio pra remover a tinta e refazer a pintura.

Neste tempo, resolvi começar a chassi e interior do carro.

-O chassi é bem simples e não tem o que inventar, então fiz uma pré montagem das peças da suspensão pra ver se tudo encaixava direito.
Imagem
Imagem
Imagem

-Depois separei todas as peças que serão pintadas de preto para começar a preparação e pintura.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

-Um dos limpadores de para brisa tem um pedaço de plastico que eu não sei se é algum tipo de defletor ou excesso de plastico do molde, mas como no meu carro não tem isso eu cortei ele fora.
Imagem

-Aqui quero mostrar algumas formas de como eu prendo as peças para pintura.
O limpador do vidro traseiro ainda na grade de peças.
Imagem

Eu corto o pedaço da grade com a peça ainda no lugar.
Imagem

Depois eu corto um dos pontos de fixação da peça. Assim depois da peça pintada, na hora de destacar a peça eu só preciso retocar num ponto só.
Imagem

E prendo a peça com fita crepe pelo pedaço de sprue que eu deixei sobrando num palito de picolé. Pronto para pintura.
Imagem

-Outra forma como eu prendo algumas peças para pintura.
O escapamento.
Imagem

Primeiro eu corrigi o detalhe da ponta da saída do escape que no kit é liso, sem o buraco do cano.
Imagem

Com a retifica e uma broca fiz o furo do cano de escape.
Imagem

Aproveitando que o escapamento tem pino de encaixe redondos eu uso um palito de dente num dos encaixes.
Imagem

E prendo o palito de dente com fita crepe na ponta de um palito de picolé.
Imagem

-Os espelhos retrovisores eu uso outra forma de prender eles.
Os espelhos ainda na grade do kit.
Imagem

Eu corte o pedaço da grade com os espelhos, mas antes resolvi lixar umas marcas de molde destas peças.
Imagem

Depois de lixados.
Imagem

Tirei os espelhos da grade do kit.
Imagem

Eu costumo guardar algumas varetas de estireno das próprias grades de peças que vem nos kits.
Imagem

Separei duas varetas de estireno, uma para cada espelho e fiz um corte na ponta das varetas para o ponta ficar um pouco mais fina.
Imagem

E com uma gota de super bonder na ponta da vareta eu colo elas na parte interna dos espelhos.
Imagem

Espelhos prontos para pintura.
Imagem

-Os amortecedores traseiros usei o sistema do palito de dente, já que a peça tem um encaixe redondo.
Imagem

-Os braços da suspensão traseira eu usei outro método. Como elas são peças com formas complexas e não tem um local para prender elas.
Imagem

Neste caso eu costumo fazer um furo na peça em um local onde o furo não apareça depois da peça montada e colada no lugar.
Imagem

E usando o furo que eu fiz, prendo as peças em palito de dente.
Imagem

-Todas as peças que vão ser pintadas de preto prontas para pintura.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

-A única peça que vem cromada no kit é a grade dianteira, que eu coloquei de molho na água sanitária para retirar o cromo.
Imagem
Imagem

-Resolvi dar uma atenção ao bancos dianteiros que vem em duas partes.
Imagem

-Parte de trás do bancos coladas no lugar.
Imagem

-Pra quem acompanha minhas montagens sabe que eu não gosto de usar massa plástica nas minhas montagens, então vou mostrar como eu faço para sumir com emendas das peças. Eu aplico bastante cola Tamiya em cima das emendas. EU uso a cola Tamiya da tampa laranja.
Imagem

-Depois com a cola seca eu uso lixa 180 comum e lixo por cima das emendas até nivelar as duas parte e pronto, sumiu a emenda.
Imagem

-Aproveitei e lixei algumas marcas de molde nas laterais dos bancos.
Imagem

-E também lixei o canto vivo na parte de trás dos encostos dos bancos para uma formato arredondado.
Imagem

-Resultado depois de tudo lixado.
Imagem
Imagem
Imagem

-E uma foto de comparação do antes e depois. Banco de cima lixado e pronto e o debaixo ainda sem lixar.
Imagem

-Depois que eu pintei as peças de preto, mascarar e pintar a parte do motor.
Imagem

-E montei toda a parte de baixo do chassi, com escapamento e peças das suspensão dianteira e traseira. Não tem o que inventar neste chassi, pois a Classe A real é praticamente toda fechada por baixo da frente até a traseira.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por hoje é isso, agora estou melhorando alguns detalhes do interior, o fluido de freio já removeu quase toda a tinta da carroceria, vou ver se vou atrás de outro verniz pra não ter mais surpresas na pintura, e se der vou aproveitar e tentar contatar o Adriano de novo pra ver se eu consigo a tinta branca correta pro carro.

Abraço a todos e fique a vontade para participar. Logo vem novidades.
Avatar do usuário
silasaria
Super Membro
Mensagens: 1832
Registrado em: 17 Jul 2013, 15:06
Nome: Silas Renato Silva
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por silasaria »

Fala Rodrigo!

Muito legal esta montagem/tutorial!!

Ótimas ideias!
Abraços!

Silas
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por Tiago Guilger »

muito legal a parte do assoalho, e uma pena o que aconteceu com a pintura... já aconteceu algo parecido comigo, e olha que o meu verniz é transparente... :roll:
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por NightRider »

Eu já vi acontecer problemas com verniz com a utilização do chamado "verniz cristal" de artesanato. Como ele é "amarelado", a aplicação em cores escuras não tem alteração alguma. Já nas cores claras, em especial o branco, ele muda a cor original. Mas, como seu verniz deve ser de outro tipo, não sei ou melhor, nem consigo imaginar o que aconteceu.

Achei bem legal essa demonstração de como prender as peças para a pintura. Vou aproveitar as suas idéias nas próximas pinturas que fizer...

Um abraço !
Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por Rodrigo Maia »

Muito obrigado pelos comentários pessoal, fico feliz que estejam gostando da montagem.

Vamos a mais uma atualização da montagem.

Com a carroceria em espera, e o chassi pronto resolvi atacar o interior do carro.

-A primeira coisa que resolvi modificar foi os apoios de cabeça dos bancos.
Imagem

-Eles tem pequenos pinos na parte de baixo deles para encaixe nos bancos.
Imagem

-E encaixados no lugar eles ficam desta forma.
Imagem

-Mas eu substitui os pinos de encaixe de plastico por pedaços de alfinete. Fiz os furos com a retifica nos bancos e nos apoios de cabeça para o encaixe dos alfinetes.
Imagem

-Fotos com as peças encaixadas no lugar com os alfinetes. Ficou bem melhor e assim pude inclinar um pouco os alfinetes para os apoios de cabeça ficarem mais inclinados pra frente ficando mais paralelos com a cabeça dos ocupantes do carro.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

-Depois foi só fazer a mesma coisa nos outros apoios de cabeça.
Imagem
Imagem

-Nos forros internos das portas, o kit vem praticamente liso sem nenhum tipo de detalhe.
Imagem

-Então eu desenhei os puxadores das portas em chapa de estireno de 1,5 mm e cortei no formato para depois colar nas portas.
Imagem

-Puxadores das portas prontos e colados no lugar.
Imagem
Imagem

-Depois comecei a fazer a pintura do interior, primeiro um tom de cinza claro nos bancos e forros das portas.
Imagem
Imagem
Imagem

-Em seguida o mascaramento do cinza claro.
Imagem

-Na sequencia a pintura com um cinza mais escuro no resto do interior.
Imagem
Imagem

-Comecei a aplicar a camurça preta no interior.
Imagem

-Aqui vou explicar como eu aplico a camurça no interior dos meus carros.
Primeiro o local aonde vou aplicar a camurça.
Imagem

Ai eu passo cola branca no local aonde vai ser aplicado a camurça.
Imagem

-Eu costumo comprar folhas de papel camurça comum, paguei R$1,60 numa folha inteira que dá para vários carros. Ai eu corto um pedaço da folha e raspo a camurça da folha com uma lamina de bisturi velha.
Imagem

Ai vou aplicando as raspas de camurça com uma pinça sobre a cola branca.
Imagem

-Quando já tem camurça suficiente cobrindo toda a cola, eu uso um palito de picolé para apertar a camurça sobre a cola, principalmente nos cantos, e depois aperto bem de leve com o dedo por cima da camurça pra nivelar um pouco. Depois disso assopro o excesso e pronto.
Imagem

-Camurça aplicado.
Imagem

-Também resolvi adicionar os cintos de segurança nos bancos da frente. Pra fazer os cintos eu gosto de usar esparadrapo, que tem uma textura parecida e cria um ótimo efeito depois de pronto.
Imagem
Imagem

-Eu colo uma tira do esparadrapo em cima de um vidro, depois com base nos P.E. da Mr Model eu meço e desenho a espessura que eu vou cortar as tiras de esparadrapo. Neste caso cortei tiras com 2 mm de espessura.
Imagem

-Com as tiras cortadas na espessura desejada, eu pinto as tiras de preto usando caneta retroprojetora.
Imagem
Imagem

-Depois é só colocar os P.E. da Mr Model e pronto.
Imagem

-No painel do carro vem um decal para os instrumentos, mas o decal é muito mal feito e é praticamente um decal preto, pois o velocímetro quase não aparece.
Imagem

-Eu colei o decal no lugar correto e depois eu aplico um pouco de cola branca (Tenaz) por cima do decal.
Imagem

-Depois que a cola seca, fica uma pelicula por cima do decal como se tivesse o visor transparente por cima.
Imagem

-Painel praticamente pronto, pintado e detalhado. Eu adicioneis os pedais de acelerador e freio que não vem no kit, usando peças vindas da minha gaveta de sucatas. Como o kit retrata um carro automático não tem o pedal de embreagem.
Imagem

-No centro do volante não tem o emblema da Mercedes.
Imagem

-Então eu fiz um emblema usando pedaços de P.E. que eu tinha na minha gaveta.
Imagem

-E finalmente o interior pronto. Também fiz os engates dos cintos de segurança dos bancos dianteiros.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É isso por enquanto pessoal, espero que apreciem. Agora devo demorar e mexer novamente na carroceria, já removi toda a tinta e estou limpando ela pra aplicar o primer novamente. E devo demorar alguns dias até tentar conseguir a tinta correta e um novo verniz pra recomeçar a pintura da carroceria.
Se não tivesse dado zebra na carroceria esta montagem já estaria quase pronta.

Aproveitando gostaria de perguntar se alguém puder ajudar, o nome de um verniz rápido? Eu sei que é Laruzil (alguma cosia), Sei que tem um numero depois do Laruzil mas não sei qual é.
Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
Valente
Super Membro
Mensagens: 3399
Registrado em: 13 Jul 2016, 12:26
Nome: Carlos Valente Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA
 
GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model
 

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por Valente »

Muito bom Rodrigo, os detalhes que voce acrescentou estão muito bem feitos
Parabens amigo :thumbup:
Avatar do usuário
silasaria
Super Membro
Mensagens: 1832
Registrado em: 17 Jul 2013, 15:06
Nome: Silas Renato Silva
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por silasaria »

Fala Rodrigo!

Show de bola!
Abraços!

Silas
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por Tiago Guilger »

o interior ficou perfeito com suas modificações!!!

o nome do lazzuryl eu não sei, verniz rápido eu uso esse, e acho bom...

Imagem

abraços!
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por eloy »

Primeiramente Rodrigo obrigado por compartilhar!!!
Essas dicas do papel camurça,e do esparadrapo valeram meu dia!!!
Sem contar o detalhamento dos trabalhos!!!! :clap: :clap: :clap:
E a propósito esta ficando muito bem feito!!!

Acompanhando e aprendendo!!!

Abraços!!!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Mercedes Classe A 160 - Fujimi - 1/24

Mensagem por anghinoni »

Tiago Guilger escreveu:o interior ficou perfeito com suas modificações!!!

o nome do lazzuryl eu não sei, verniz rápido eu uso esse, e acho bom...

Imagem

abraços!
Esse é a mesma coisa que o lazzuril hehe

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 71 - Carros Alemaes”