HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Fórum dedicado a montagens de modelos feitos de materias diferentes do plastico (papel, madeira, metal...)
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Kyosanin »

Olá pessoal..

Nessa eu realmente preciso da ajuda de vocês.. talvez não devesse postar aqui, me desculpo antecipadamente... qualquer coisa podem transferir pro boteco no ato.. isso é o de menos..

O caso trata da minha intenção em restaurar uma peça de muito valor para mim. Uma garrucha CAL. 320 da já extinta fábrica de armas CASTELO.

Como sei que aqui temos muitos amigos que gostam de armamentos e temas afins não vi lugar melhor pra pedir socorro.


GARRUCHA:

Garrucha é uma arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver, sua principal caracteristica é que possui apenas um tiro por cano, semelhante as espingardas de caça. O seu cano pode ser raiado ou não.

No Brasil, os calibres mais populares eram o .320 e o .380 de fogo central, similares ao .32 curto e .38 curto em aparência, porém seus estojos são cônicos.No caso do calibre .320, possui compatibilidade comas atuais munições calibre 765ne .32 AUTO. Também são encontradas nos calibres de fogo circular .22 Short, .22 Long, .22 Long Rifle, .32, 8mm e 9mm Flobert entre outros. Geralmente estas armas possuem dois canos.

Foi muito utilizada durante o período de 1730 até 1960 graças à seu baixo custo e tamanho reduzido.

Fabricantes brasileiros destas armas:
Castelo
Rossi
Lerap

(fonte: wikipédia)


CASTELO:

A Indústria de Armas Castelo A.S. é uma das mais antigas fábricas de armas do Brasil, fundada em 1929 em São Paulo, no bairro do Belém, funcionou ainda em Ferraz de Vasconcelos, e depois na Mooca na Rua Tobias Barreto. Fabricou também material hidráulico.

A razão social de Lizarriturri & Cia. não deixa dúvidas: a origem dos fabricantes era o país Basco da Espanha, sendo os proprietários da firma José María Lizarriturri (eibarrês que segundo consta nos poucos registros, chegou ao Brasil em 1928,ao que parece com a intenção inicial de montar uma fábrica de serras que receberia o nome de Arrate – nome de um monte situado na cidade de Eibar), e Dora Lúcia Alberdi. Mergulhei numa busca incessante para descobrir seus nomes, pois não se tem nenhuma informação sobre sua fundação, e a literatura nacional apenas e unicamente cita, quando cita, a razão social da fábrica, (sendo muito provavelmente o "Vitrine da Armaria" o primeiro a veicular tal dado). Isso nos dá muito orgulho, pois é o resgate de uma parte de nossa história oplológica.

A Castelo tinha como logomarca o desenho de uma torre de Castelo dentro do mapa do Brasil.

A Castelo começou a sua fabricação de armas em meados de 1940, com garruchas de dois canos nos calibres 22 LR, 320 e 380 de pólvora negra. Os modelos iniciais não eram muito diferentes das garruchas belgas e espanholas tão populares aqui até a década de 50, com a abertura por um botão embaixo dos canos. Mas aos poucos num segundo modelo, o design da empunhadura mudou, assumindo uma feição quadrada, esteticamente discutível, e a chave de abertura passou a ser uma alavanca na lateral.

Depois vieram os revólveres, inicialmente com um modelo do tipo de “quebrar ao meio” (“top brake”), o que causa certa estranheza, pois este design há muito já estava fora de moda, sendo bem obsoleto para a época, lembrariam vagamente na aparência alguns dos antigos (mas excelentes) modelos da Webley-Scott. O acabamento era tosco e os calibres eram o .22 LR (para 8 tiros) e .32 SW (6 tiros).

Um segundo modelo de revólver mais moderno apareceu na década de 1960, tinha o tambor basculando para a lateral esquerda e um desenho bem próprio, que fugia da linha geral da silhueta dos Smith & Wesson M&P adotados pela maioria dos fábricas. Os calibres deste último eram .22 LR e 32 S&W Long, com canos variando de 2 a 4 pol. Os sistemas de abertura, trancamento do tambor, e ejeção dos cartuchos vazios eram originais também. O acabamento e a qualidade deste tipo ficava provavelmente abaixo das armas da Caramuru e INA, mas mesmo assim eram armas confiáveis. Todos os revólveres Castelo eram de ação mista (dupla e simples).

Na década de 1960 a Castelo produziu também uma pistola de pressão cal. 4,5mm.

A Castelo, como muitas outras, fechou na época dos governos militares (por volta de 1970), devido a pouca competitividade, vendas reduzidas e às muitas restrições, com o projeto de uma pistola semi-automática e de um revólver calibre 38 SPL ainda na prancheta.


MINHA GARRUCHA: CAL.320

Pertenceu ao meu avô e é o primeiro modelo de Garrucha fabricada pela Castelo, inspirada em Garruchas Belgas e Espanholas da Segunda Guerra Mundial.

O modelo em questão é de meados dos anos 40 e ficou por muito tempo guardada com a minha vó.

Essa é toda a informação que eu tenho pois infelizmente nunca conheci esse avô e minha vó não sabe mais nada a respeito.


AJUDA

Preciso da ajuda dos amigos a fim de restaurar essa peça importante de história bélica. Além de ser parte da história da minha própria família.

Eu não sei o que fazer... que produtos posso usar e o medo de ferrar ainda mais com ela só me deixou até agora raspar com uma lixa a camada mais grossa de sujeira e dar uma boa passada de pano com alcool, nada mais..

Desde já obrigado a todos que se dispuserem a me ajudar nessa.


FOTOS

Imagem

Imagem

Dois gatilhos.. um para cada cano.. um para cada tiro..
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cabo está completamente ferrado e endurecido...
Imagem

Imagem

Imagem

Modelo da arma com o símbolo da fábrica (Um mapa do Brasil com uma torre de castelo no centro) + o modelo da arma.
Imagem

Alavanca a frente dos gatilhos abre a arma para troca de munição. Característico do 1º Modelo... no 2º a alavanca já era lateral.
Imagem

Imagem

Já esses números laterais não faço idéia do que são..
Imagem

Imagem


CURIOSIDADES:

* Essa arma ainda utilizava "pólvora negra" que estragava muito mais o metal e tinha um poder de explosão bem menor..

* O 320 do nome do modelo se refere ao calibre, hoje extinto.


Desde já agradeço muito a vocês meus amigos. :bow: :bow: :bow:
NilsonFM
Membro
Mensagens: 779
Registrado em: 03 Jun 2012, 08:59
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por NilsonFM »

Tive uma dessa, registrada na PF.
Quando solteiro, pretendia fazer uma coleçãozinha de armas. Tinha uma réplica de uma garrucha como a foto abaixo, mas completamente artesanal e só usava espoleta pra fazer barulho.
Imagem

Tinha também uma Winchester 44, como a foto abaixo, mas completamente arruinada. Meu irmão achou enterrada em Manaus, quando trabalhava. As partes de madeira tive que refazer, do meu jeito, muito enferrujada e o mecanismo, apesar de fazer o movimento peculiar dela, de remuniciar, faltava algumas peças.
Imagem

Comprei a garrucha 22, cano duplo, numa loja de caça e pesca e coloquei as três mais um arco e flecha indígena genuíno na parede do meu quarto mas quando me casei, só levei a carrucha 22 pois era registrada e ficou anos e anos guardada na minha gaveta, até que entreguei pra PF por 100,00, que demoraram mais de um ano pra pagar. Não me arrependo pois só ocupava espaço. Nunca atirei mas funcionava perfeitamente.

Sobre a sua, está bem arrebentada. Perdeu quase todo o cromo.
Já procurou na internet algum restaurador em sua cidade?
Trabalhos realizados
Imagem

Imagem
Campanha de conscientização para evitar o OFF TOPIC em tópicos de pedidos de ajuda e dúvidas.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por NightRider »

Nossa, amigo, que raridade ! Não entendo nada de restauração de armas, mas quando era menino, tinha um tio-avô meu em São Carlos que era "armeiro" (palavras dele) que fazia manutenção, restauraçao e tudo mais que se possa imaginar. Como ele não está mais entre nós, só me resta te aconselhar procurar algum restaurador/artesão especializado em armas para recuperar essa belezinha.
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Kyosanin »

Que demais mano Nilson... legal suas experiências com armas.. aqui em casa também tinha algumas "coisas" novas e legalizadas do meu outro avô, mas quando ele se foi eu e minha vó nos desfizemos delas por R$ 100,00 cada mas não teve enrolação pra receber não.. coisa de menos de uma semana...

Bem... o que sobrou foi essa Garrucha que é mesmo de estimação e parte legítima da história da família.. as outras não eram afinal..

Dei uma boa limpada nela... mas o cabo está totalmente inutilizável.. vou ter que fazer um.. talvez com madeira mesmo...

Muito obrigado Night e Nilson... se eu realmente não conseguir bons resultados procurarei um restaurador..
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Motta »

Procure um armeiro, ele irá limpar e dar um banho de cromo. O cabo vc faz de scratch... :mrgreen:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
tecxas40
Acabei de Chegar
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Set 2012, 15:20
Nome: Jose C. Teixeira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por tecxas40 »

Amigo,


Tenho uma arma como a sua so que um pouco mais conservada e esta arma sua teve o cano serrado.
Ja ate atirei com a minha arma e funciona muito bem.
Ali no cano onde a sua tem um numero 34 a minha tem o numero 73 e nada do outro lado onde a sua tem o numero 11.
Sabe o valor destas armas e ou de alguem que compraria para coleção?
Obrigado.
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Kyosanin »

Tecxas: Não faço idéia amigo... a minha é mesmo de herança e extimação.... por isso quero reformar a bichinha... não pra funcionar... mas pra ficar apresentável ao menos.... e bem vindo ao fórum..

Motta: Banho de cromo? Tem isso? limpar eu já limpei meu amigo... e o cabo também estou estudando umas idéias para o scrach... agora o cromado que ainda estava na dúvida... pensei em pintar eu mesmo também... mas.... sei lá... só quando tiver aerografo mesmo.... mas dependendo levo num profissional sim... valeu pela ajuda pessoal.

O que eu tiver de novidade vou postando aqui..
Avatar do usuário
Thiago
Super Membro
Mensagens: 2405
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:42
Nome: Thiago Vergani
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Thiago »

Kyosanin, Agora que eu vi esse tópico...

Que preciosidade, tem alguns produtos que tiram a ferrugem e depois vc pode mandar Cromar de novo... o Cabo era de borracha???
Thiago Vergani

"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Kyosanin »

Thiago escreveu:Kyosanin, Agora que eu vi esse tópico...

Que preciosidade, tem alguns produtos que tiram a ferrugem e depois vc pode mandar Cromar de novo... o Cabo era de borracha???
Utilizei alguns e agora está bem mais limpa... até uma lixa bem fininha eu usei pra esfarelar a ferrugem sem estragar a pintura... vou ter mesmo que mandar cromar... ou pintar eu mesmo... ainda estou avaliando...

O cabo parecia de couro ou algo assim... mas estava tão mais tão velho que endureceu e se retorceu.... sem chances de utilizar o original... uma pena pq ele tinha os detalhes gravados da torre (símbolo da castelo)..

Acho que vou ter que fazer de madeira... talvez usando os parafusos originais... você ou alguém sabe alguma madeira fácil de se trabalhar/lixar... como é para efeito meramente decorativo... pensei até em cortiça... mas estou mesmo perdido nessa.. acho que ficaria ruim..
Avatar do usuário
Maurolucc
Acabei de Chegar
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Jan 2013, 23:12
Nome: Mauro Lucchesi
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: AJUDA: Restaurar Garrucha CAL. 320 (CASTELO)

Mensagem por Maurolucc »

Uma amiga tem uma, herdou do avô. Ela tava querendo saber o ano aproximado de fabricação. Tem um número gravado na arma. Não sei se é o ano, 1769. Essa sim é uma raridade...
Responder

Voltar para “Modelismo Alternativo”