Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Mais um iniciante na área!

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

pramjr
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Jun 2018, 00:03
Nome: Paulo Moreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mais um iniciante na área!

Mensagem por pramjr »

Caros colegas, lá atrás em 2011 decidi iniciar no plastimodelismo e foi aquela euforia com o dólar a menos de 2 reais. Pesquisei, li um monte de coisas, comprei algumas coisas pela internet e... guardei tudo no armário sem sequer abrir um dos kits que comprei. Essa semana, encontrei as coisas todas e estou querendo finalmente começar.
Já tenho ferramentas (alicates, bisturis, pregadores, espátulas, etc...) e alguns potinhos de colas da TAMYIA, um tubinho de massa puty e uns rolos de máscara, além de alguns kits comprados lá em 2011. Sem muita preparação, peguei um kit MIG 37B FERRET E (imagem abaixo) e montei, apenas tendo o cuidado de cortar e aparar pequenas falhas com o estilete. Já ta todo montado sem nenhuma preparação pra pintura. Comecei por ele por que o modelo é todo preto, então não tem muita complexidade pra pintar. Já comprei um aerógrafo e um compressor e estou pronto para começar a pintar o modelo, mas sei absolutamente ZERO de pintura. Absolutamente nada, nem tipo de tinta, diluição, nada. Andei lendo muita coisa e vendo muito vídeo, mas é tanta informação que não consegui organizar direito as coisas na minha cabeça.
Podem por favor me ajudar?
Pelo que entendi por alto, excluindo os efeitos de envelhecimento, acentuação das linhas, etc, a sequencia é primer, pintura e verniz. Pra esse trabalho todo preto fosco e usando o aerógrafo, o que preciso comprar (nome e marca) pra fazer essa primeira pintura? Quero fazer logo, então compras internacionais que vão demorar meses pra chegar estão descartadas. Quero ir na Kalunga ou na Caçula, vir de lá com alguns potinhos e começar a pintura o quanto antes! Se puderem, sejam o mais específico possível, mesmo aquela informação que considerem a mais idiota pois meu conhecimento é realmente zero.

Um abraço a todos e muito obrigado! Espero ter algo de qualidade para mostrar já nos próximos meses com a ajuda dos senhores!


Imagem
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8441
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por NightRider »

Bem vindo, Paulo ! É muito bom ver gente nova no hobby pois só assim ele se desenvolve. Não monto aviação, então coisas mais específicas e precisas eu vou ficar devendo. Quando a seqüência de pintura, é isso mesmo que você falou: primer - tinta - verniz. Com relação aos decais, o ideal é a aplicação deles sobre uma superfície lisa. Muitos usam verniz brilhante para aplicar o decal e depois verniz fosco. Quanto as tintas a serem usadas, vai depender da sua escolha: temos as tintas próprias para o hobby como a Tamiya, revell, Vallejo, etc... Além disso, elas podem ser acrílicas ou esmalte (enamel). Existem ainda as tintas automotivas (poliester ou duco) e também as de artesanato, como a Acrilex e Decorfix. Não vou lhe dizer que esta ou aquela é melhor, pois acho que a melhor tinta para o modelista é aquela com a qual ele melhor se adapta. Eu monto carros e uso tanto automotivas, como acrilicas e também Acrilex. O importante é você testar antes de usar. A pressa é inimiga do modelista, pode acreditar. Quando escolher a tinta, teste em garrafas pet, que são fáceis de ter em casa e servem como uma boa escola para você "treinar" o dedo no aerógrafo e também a diluição de cada tipo de tinta.

Acho que ajudei um pouco. Logo aparece mais pessoas para lhe auxiliar, inclusive com dicas específicas de montagem de aviões, o que eu não sei, ok ?

Um abraço, boa diversão e tenha em mente sempre duas coisas: plastimodelismo é um hobby, então o mais importante é a sua diversão e que o próximo modelo será sempre melhor.
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Paulo, seja bem vindo!!

Primeira coisa, essa ansiedade não combina com plastimodelismo. Desacelere, pelamordedeus! :lol: :lol: :lol: :lol:

Já que vc montou tudo e quer só pintar, tem que lembrar que nem tudo é preto na tua aeronave. Tem trem e rodas que devem ser alumínio e outros detalhes que vc vai precisa mascarar para não ficar tudo preto.

Minha sequencia é:
1)Limpar kit com algum desengordurante tipo Veja.
2)Primer. Camada fina. Várias camaradas finas (dependendo do primer que se use). Quando secar o primer passo um filtro de papel beeeeem de leve para alisar.
3) Pintura. Camadas finas. Várias camadas. Entre cada uma, aquele filtro de papel para alisar.
4)Verniz brilhante. Deixar secar bem. Camada para aplicar decalques.
5) Decalques. Depois outra camada de verniz, dessa vez fosco para usar giz pastel seco. As camadas de verniz servem para "lacrar" o trabalho na camada anterior.
6) A última camada de verniz para fechar a pintura. Mas o tipo de verniz depende do acabamento que eu queira dar.

Sobre os tipos de tinta...o leque é grande.
Proporção de diluição...vai depender da tinta.
Tipo de diluente também depende da tinta.

Só mais uma coisa...pelo que já li (e já experimentei), a primeira montagem normalmente não fica boa. Isso é normal.
A minha ficou uma tragedia. Eu praticamente azulejei a aeronave, não pintei. E a culpa foi da ansiedade para ver o kit pronto.
Então se acontecer, não desista.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
pramjr
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Jun 2018, 00:03
Nome: Paulo Moreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por pramjr »

"Eu monto carros e uso tanto automotivas, como acrilicas e também Acrilex. O importante é você testar antes de usar. A pressa é inimiga do modelista, pode acreditar. Quando escolher a tinta, teste em garrafas pet, que são fáceis de ter em casa e servem como uma boa escola para você "treinar" o dedo no aerógrafo e também a diluição de cada tipo de tinta."

Obrigado pelas dicas! Vou começar esse usando a tinta Acrilex que vai ser fácil de comprar. Qual primer e verniz vc indica pra essa tinta?
pramjr
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Jun 2018, 00:03
Nome: Paulo Moreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por pramjr »

jairo.regio-jr. escreveu:Paulo, seja bem vindo!!

Obrigado!

Primeira coisa, essa ansiedade não combina com plastimodelismo. Desacelere, pelamordedeus! :lol: :lol: :lol: :lol:

kkkkkkk A ansiedade eh pra começar só, depois fico mais tranquilo!

Já que vc montou tudo e quer só pintar, tem que lembrar que nem tudo é preto na tua aeronave. Tem trem e rodas que devem ser alumínio e outros detalhes que vc vai precisa mascarar para não ficar tudo preto.
Tenho uns rolinhos de máscara da Tamyia, mas fiquei curioso de pq não se usa a boa e velha fita crepe

Minha sequencia é:
1)Limpar kit com algum desengordurante tipo Veja.
2)Primer. Camada fina. Várias camaradas finas (dependendo do primer que se use). Quando secar o primer passo um filtro de papel beeeeem de leve para alisar.

Vou de Acrilex nessa primeira tentativa, qual primer e verniz recomenda? O que eh esse filtro de papel?

3) Pintura. Camadas finas. Várias camadas. Entre cada uma, aquele filtro de papel para alisar.
4)Verniz brilhante. Deixar secar bem. Camada para aplicar decalques.

Ok!

5) Decalques. Depois outra camada de verniz, dessa vez fosco para usar giz pastel seco. As camadas de verniz servem para "lacrar" o trabalho na camada anterior.
Giz pastel seco!?!

6) A última camada de verniz para fechar a pintura. Mas o tipo de verniz depende do acabamento que eu queira dar.


Sobre os tipos de tinta...o leque é grande.
Proporção de diluição...vai depender da tinta.
Vou de Acrilex
Tipo de diluente também depende da tinta.

Só mais uma coisa...pelo que já li (e já experimentei), a primeira montagem normalmente não fica boa. Isso é normal.
A minha ficou uma tragedia. Eu praticamente azulejei a aeronave, não pintei. E a culpa foi da ansiedade para ver o kit pronto.
Então se acontecer, não desista.
Obrigado pelas dicas e boa vontade! Não tenho pretensão de desistir, sei que toda arte precisa de aprendizado e prática, e eh isso mesmo que to buscando.
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por jairo.regio-jr. »

pramjr escreveu: Já que vc montou tudo e quer só pintar, tem que lembrar que nem tudo é preto na tua aeronave. Tem trem e rodas que devem ser alumínio e outros detalhes que vc vai precisa mascarar para não ficar tudo preto.
Tenho uns rolinhos de máscara da Tamyia, mas fiquei curioso de pq não se usa a boa e velha fita crepe
Pode ser usada sim, mas com restrição. O problema com a fita crepe é que ela deixa passar tinta por baixo. Não importa o quanto você pressione e pressione, a borda sempre em algum ponto vai deixar passar tinta. Isso é péssimo quanto vc está fazendo uma camuflagem na pintura e usa fita crepe para mascarar. Exemplo: Se for para mascarar transparência a indicada é a fita própria para plastimodelismo, tipo Tamiya. É imbatível. Comprovei isso depois de muita teimosia insistindo com fica crepe. Sempre deixou passar tinta por baixo da borda.
Só que mascarar tudo com Tamiya fica caro, né??? Então uso 80% das vezes a crepe mesmo, mas com cuidado na hora de pintar.
Outra dica sobre a Crepe. Passe ela 02 ou 03 vezes na roupa para tirar um pouco da cola.

pramjr escreveu: Minha sequencia é:
1)Limpar kit com algum desengordurante tipo Veja.
2)Primer. Camada fina. Várias camaradas finas (dependendo do primer que se use). Quando secar o primer passo um filtro de papel beeeeem de leve para alisar.

Vou de Acrilex nessa primeira tentativa, qual primer e verniz recomenda? O que eh esse filtro de papel?
Acrilex. Ok. Lembre que Acrilex não é própria para plasti. Mas MUITA GENTE usa e funciona bem. Porém vc vai ter que se ligar na diluição. Esse é o ponto-chave da Acrilex. Acertar a diluição. Eu uso Vidrex para diluir. Tem gente que usa água mesmo. Mas água demora a evaporar.

Primer para Acrilex pode ser qualquer um. Hoje eu uso primer automotivo ou o Acrílico da Ammo/Mig. Eu usei várias vezes o Primer para metal, Pet e Vidro da própria acrilex. Mas é a mesma situação da tinta, a Diluição. E eu recomendo que seja bem diluída pq esse bendito desse Primer entope o aerógrafo com uma facilidade grande.

Verniz...eu uso SEMPRE o Verniz acrílico, o Brilhante, o Fosco e o Geral da Acrilex. É meu padrão.
O Geral uso só para finalizar quando quero que o kit brilhe. :D

Filtro de papel para café, esse que todo mundo usa, tipo Mellita. Mas pode ser qualquer marca.
Aquele papel do filtro é ótimo para alisar. É macio e com uma aspereza perfeita para alisar PRINCIPALMENTE tinta acrílica que é naturalmente áspera.
Mas tem que ser bem de leve e com a tinta já seca.

pramjr escreveu: 5) Decalques. Depois outra camada de verniz, dessa vez fosco para usar giz pastel seco. As camadas de verniz servem para "lacrar" o trabalho na camada anterior.
Giz pastel seco!?!
Isso. Giz pastel Seco. Comprei 04 cores a alguns anos para simular sujeira, fuligem e oxidação. Dura muito.
Raspo um pouco em um potinho e passo com pincel no ponto onde quero o efeito. Depois passo um pincel macio e grande para tirar o excesso e dar uma suavizada. Só uso depois dos decalques e tem que ser aplicado em cima de verniz fosco para poder fixar bem.
pramjr escreveu: Sobre os tipos de tinta...o leque é grande.
Proporção de diluição...vai depender da tinta.
Vou de Acrilex
Tipo de diluente também depende da tinta.
Pronto. Acrilex. Como citei acima, o ponto-chave é a diluição. Aí vai ter que ser na prática mesmo. Eu uso Vidrex para diluir. Tem gente que usa água, outros usam Álcool 70 ou 90% e tem gente que usa Cera Brilho Fácil.
O que melhor funcionou comigo foi o Vidrex(limpa vidro). Água eu acho que demora demais para evaporar e Álcool talhou a tinta TODA vez que eu tentei usar. Brilho Fácil nunca tentei.

Outro fator que tem quer ser visto é a pressão no aerógrafo. Mesmo que vc acerte na diluição, muita pressão vai fazer a tinta bater no plastico e escorrer. A distância do aerógrafo para o "alvo" também tem que ser observada. Longe demais a tinta não pega, perto demais ela "estoura" e escorre.
Teste antes em um pote de margarina, por exemplo.

Rapaz...eu falo muito. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Boa Sorte, Paulo!
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
pramjr
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Jun 2018, 00:03
Nome: Paulo Moreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por pramjr »

jairo.regio-jr. escreveu:
pramjr escreveu: Já que vc montou tudo e quer só pintar, tem que lembrar que nem tudo é preto na tua aeronave. Tem trem e rodas que devem ser alumínio e outros detalhes que vc vai precisa mascarar para não ficar tudo preto.
Tenho uns rolinhos de máscara da Tamyia, mas fiquei curioso de pq não se usa a boa e velha fita crepe.
Pode ser usada sim, mas com restrição. O problema com a fita crepe é que ela deixa passar tinta por baixo. Não importa o quanto você pressione e pressione, a borda sempre em algum ponto vai deixar passar tinta. Isso é péssimo quanto vc está fazendo uma camuflagem na pintura e usa fita crepe para mascarar. Exemplo: Se for para mascarar transparência a indicada é a fita própria para plastimodelismo, tipo Tamiya. É imbatível. Comprovei isso depois de muita teimosia insistindo com fica crepe. Sempre deixou passar tinta por baixo da borda.
Só que mascarar tudo com Tamiya fica caro, né??? Então uso 80% das vezes a crepe mesmo, mas com cuidado na hora de pintar.
Outra dica sobre a Crepe. Passe ela 02 ou 03 vezes na roupa para tirar um pouco da cola.

Pra áreas maiores dá então pra usar a crepe no meio fazendo o contorno com o da tamyia, né? Pras pinturas de camuflagem, vi duas formas: com mascara e sem máscara. Sem máscara vai no talento do pintor e a divisão das tintas fica com a transição do aerografo, com a máscara a divisão entre as tintas fica uma linha sólida. E com a fita crepe, fica uma transição suavizada, tipo um meio termo, ou fica só uma bosta mesmo? fica
pramjr escreveu: Minha sequencia é:
1)Limpar kit com algum desengordurante tipo Veja.
2)Primer. Camada fina. Várias camaradas finas (dependendo do primer que se use). Quando secar o primer passo um filtro de papel beeeeem de leve para alisar.

Vou de Acrilex nessa primeira tentativa, qual primer e verniz recomenda? O que eh esse filtro de papel?
Acrilex. Ok. Lembre que Acrilex não é própria para plasti. Mas MUITA GENTE usa e funciona bem. Porém vc vai ter que se ligar na diluição. Esse é o ponto-chave da Acrilex. Acertar a diluição. Eu uso Vidrex para diluir. Tem gente que usa água mesmo. Mas água demora a evaporar.

Primer para Acrilex pode ser qualquer um. Hoje eu uso primer automotivo ou o Acrílico da Ammo/Mig. Eu usei várias vezes o Primer para metal, Pet e Vidro da própria acrilex. Mas é a mesma situação da tinta, a Diluição. E eu recomendo que seja bem diluída pq esse bendito desse Primer entope o aerógrafo com uma facilidade grande.

Verniz...eu uso SEMPRE o Verniz acrílico, o Brilhante, o Fosco e o Geral da Acrilex. É meu padrão.
O Geral uso só para finalizar quando quero que o kit brilhe. :D

Filtro de papel para café, esse que todo mundo usa, tipo Mellita. Mas pode ser qualquer marca.
Aquele papel do filtro é ótimo para alisar. É macio e com uma aspereza perfeita para alisar PRINCIPALMENTE tinta acrílica que é naturalmente áspera.
Mas tem que ser bem de leve e com a tinta já seca.

pramjr escreveu: 5) Decalques. Depois outra camada de verniz, dessa vez fosco para usar giz pastel seco. As camadas de verniz servem para "lacrar" o trabalho na camada anterior.
Giz pastel seco!?!
Isso. Giz pastel Seco. Comprei 04 cores a alguns anos para simular sujeira, fuligem e oxidação. Dura muito.
Raspo um pouco em um potinho e passo com pincel no ponto onde quero o efeito. Depois passo um pincel macio e grande para tirar o excesso e dar uma suavizada. Só uso depois dos decalques e tem que ser aplicado em cima de verniz fosco para poder fixar bem.

Quais as cores dos seus gizes?
pramjr escreveu: Sobre os tipos de tinta...o leque é grande.
Proporção de diluição...vai depender da tinta.
Vou de Acrilex
Tipo de diluente também depende da tinta.
Pronto. Acrilex. Como citei acima, o ponto-chave é a diluição. Aí vai ter que ser na prática mesmo. Eu uso Vidrex para diluir. Tem gente que usa água, outros usam Álcool 70 ou 90% e tem gente que usa Cera Brilho Fácil.
O que melhor funcionou comigo foi o Vidrex(limpa vidro). Água eu acho que demora demais para evaporar e Álcool talhou a tinta TODA vez que eu tentei usar. Brilho Fácil nunca tentei.

Outro fator que tem quer ser visto é a pressão no aerógrafo. Mesmo que vc acerte na diluição, muita pressão vai fazer a tinta bater no plastico e escorrer. A distância do aerógrafo para o "alvo" também tem que ser observada. Longe demais a tinta não pega, perto demais ela "estoura" e escorre.
Teste antes em um pote de margarina, por exemplo.

Por qual valor de pressão eu devo começar, mais ou menos em qual faixa que é comum se trabalhar?
Rapaz...eu falo muito. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pra mim, quanto mais escrever melhor! Já tenho o suficiente para começar a brincadeira, obrigado por todas as informações. Ficando bom ou uma bosta vou postando aqui.

Boa Sorte, Paulo!
Obrigado!
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8441
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por NightRider »

pramjr escreveu:"Eu monto carros e uso tanto automotivas, como acrilicas e também Acrilex. O importante é você testar antes de usar. A pressa é inimiga do modelista, pode acreditar. Quando escolher a tinta, teste em garrafas pet, que são fáceis de ter em casa e servem como uma boa escola para você "treinar" o dedo no aerógrafo e também a diluição de cada tipo de tinta."

Obrigado pelas dicas! Vou começar esse usando a tinta Acrilex que vai ser fácil de comprar. Qual primer e verniz vc indica pra essa tinta?
O primer da própria Acrilex dá conta do serviço e a diluição pode ser também com Vidrex, assim como as tintas. Verniz, se você quiser um acabamento brilhante use verniz cristal, que também é de artesanato e a diluição é com o produto indicado na própria embalagem do verniz. Este verniz é amarelado, não interfere nas cores, exceto nas cores claras, como branco, marfim, etc., onde ele "amarela" a cor. Para verniz fosco, pode ser o da própria Acrilex, inclusive o em spray. Só não use o verniz brilhante da Acrilex, pois elenão é assim tão brilhante quanto o nome. Qualquer dúvida, é só chamar.

Um abraço !
pramjr
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Jun 2018, 00:03
Nome: Paulo Moreira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por pramjr »

Amigos, primer bem diluído com vidrex. E o verniz, qual e a diluição pro aerografo? Produto e proporção aproximada?

Começo a aplicar o primer hoje ainda. Tentar pelo menos!


Imagem

Imagem
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Mais um iniciante na área!

Mensagem por eloy »

Fala garoto blz!!!!
bom vou dar meu depoimento não sou nenhum especialista pelo contrario praticamente comecei ontem!!!!
Estou participando do meu quarto GT aqui no fórum e até o momento só utilizei primer e tintas da acrilex!!!
Eu segui as indicações do fabricante tudo diluído em agua tanto para o primer quanto para a tinta 1 x 3, 1 parte de tinta e 3 partes de agua bem diluído,mas vai ter cores que precisa de um pouco a mais!!!!
Como eu me adaptei bem nesse esquema nem tentei outro tipo de diluição,mas fora essa parte tem a questão da pressão de aplicação,eu uso 15 psi,pressão de mais a tinta escorre pressão de menos entope o aerografo é tudo uma questão de adaptação vai fazendo tentando que uma hora vc acha seu ritmo ai vai sair do jeito que vc quer!!!
O primer da acrilex é branco eu coloco um pouco de tinta preta na diluição pra ver melhor durante a aplicação
Só mais uma dica tome cuidado com essa tinta metal colors caso vc vá aplicar verniz sobre ela espere a tinta secar bem!!!!

Olhe o que aconteceu comigo!!!! :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

viewtopic.php?f=208&t=11564

De resto é isso tentativa e erro!!!! Mas uma hora vc acerta!!!

Boa sorte abraço!!!
Responder

Voltar para “Pintura”