pramjr escreveu:
Já que vc montou tudo e quer só pintar, tem que lembrar que nem tudo é preto na tua aeronave. Tem trem e rodas que devem ser alumínio e outros detalhes que vc vai precisa mascarar para não ficar tudo preto.
Tenho uns rolinhos de máscara da Tamyia, mas fiquei curioso de pq não se usa a boa e velha fita crepe
Pode ser usada sim, mas com restrição. O problema com a fita crepe é que ela deixa passar tinta por baixo. Não importa o quanto você pressione e pressione, a borda sempre em algum ponto vai deixar passar tinta. Isso é péssimo quanto vc está fazendo uma camuflagem na pintura e usa fita crepe para mascarar. Exemplo: Se for para mascarar transparência a indicada é a fita própria para plastimodelismo, tipo Tamiya. É imbatível. Comprovei isso depois de muita teimosia insistindo com fica crepe. Sempre deixou passar tinta por baixo da borda.
Só que mascarar tudo com Tamiya fica caro, né??? Então uso 80% das vezes a crepe mesmo, mas com cuidado na hora de pintar.
Outra dica sobre a Crepe. Passe ela 02 ou 03 vezes na roupa para tirar um pouco da cola.
pramjr escreveu:
Minha sequencia é:
1)Limpar kit com algum desengordurante tipo Veja.
2)Primer. Camada fina. Várias camaradas finas (dependendo do primer que se use). Quando secar o primer passo um filtro de papel beeeeem de leve para alisar.
Vou de Acrilex nessa primeira tentativa, qual primer e verniz recomenda? O que eh esse filtro de papel?
Acrilex. Ok. Lembre que Acrilex não é própria para plasti. Mas MUITA GENTE usa e funciona bem. Porém vc vai ter que se ligar na diluição. Esse é o ponto-chave da Acrilex. Acertar a diluição. Eu uso Vidrex para diluir. Tem gente que usa água mesmo. Mas água demora a evaporar.
Primer para Acrilex pode ser qualquer um. Hoje eu uso primer automotivo ou o Acrílico da Ammo/Mig. Eu usei várias vezes o Primer para metal, Pet e Vidro da própria acrilex. Mas é a mesma situação da tinta, a Diluição. E eu recomendo que seja bem diluída pq esse bendito desse Primer entope o aerógrafo com uma facilidade grande.
Verniz...eu uso SEMPRE o Verniz acrílico, o Brilhante, o Fosco e o Geral da Acrilex. É meu padrão.
O Geral uso só para finalizar quando quero que o kit brilhe.
Filtro de papel para café, esse que todo mundo usa, tipo Mellita. Mas pode ser qualquer marca.
Aquele papel do filtro é ótimo para alisar. É macio e com uma aspereza perfeita para alisar PRINCIPALMENTE tinta acrílica que é naturalmente áspera.
Mas tem que ser bem de leve e com a tinta já seca.
pramjr escreveu:
5) Decalques. Depois outra camada de verniz, dessa vez fosco para usar giz pastel seco. As camadas de verniz servem para "lacrar" o trabalho na camada anterior.
Giz pastel seco!?!
Isso. Giz pastel Seco. Comprei 04 cores a alguns anos para simular sujeira, fuligem e oxidação. Dura muito.
Raspo um pouco em um potinho e passo com pincel no ponto onde quero o efeito. Depois passo um pincel macio e grande para tirar o excesso e dar uma suavizada. Só uso depois dos decalques e tem que ser aplicado em cima de verniz fosco para poder fixar bem.
pramjr escreveu:
Sobre os tipos de tinta...o leque é grande.
Proporção de diluição...vai depender da tinta.
Vou de Acrilex
Tipo de diluente também depende da tinta.
Pronto. Acrilex. Como citei acima, o ponto-chave é a diluição. Aí vai ter que ser na prática mesmo. Eu uso Vidrex para diluir. Tem gente que usa água, outros usam Álcool 70 ou 90% e tem gente que usa Cera Brilho Fácil.
O que melhor funcionou comigo foi o Vidrex(limpa vidro). Água eu acho que demora demais para evaporar e Álcool talhou a tinta TODA vez que eu tentei usar. Brilho Fácil nunca tentei.
Outro fator que tem quer ser visto é a pressão no aerógrafo. Mesmo que vc acerte na diluição, muita pressão vai fazer a tinta bater no plastico e escorrer. A distância do aerógrafo para o "alvo" também tem que ser observada. Longe demais a tinta não pega, perto demais ela "estoura" e escorre.
Teste antes em um pote de margarina, por exemplo.
Rapaz...eu falo muito.
Boa Sorte, Paulo!