Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ajuda com técnicas de pintura

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por grifhter »

Olá,sou novato aqui no forum e inexperiente quando o assunto é montagem e pintura.
Meu foco é a militaria moderna, principalmente nas escalas 1/35 e 1/48.Tenho figuras,blindados veiculos e aeronaves,porém nunca montei nada.
Além dos kits e figuras também coleciono veiculos nas mesmas escalas e antes de me aventurar num kit iu figura gostaria de fazer um teste.
Tenho essa miniatura de blindado da foto e como já vem montada e pintada gostaria de aplicar nelas as técnicas de washed e dry brush dando uma cara mais real a miniatura.
As minhas dúvidas são as seguintes;que tinta é essa que vem na miniatura ? Esmalte sintético ?é preciso passar verniz antes de aplicar as técnicas ? Por onde devo começar, washed ou dry brush ? Pretendo tb usar o giz pastel nas rodas e na parte inferior do veiculo p simular arei.
Me desculpem pelo longo texto,mas vcs sabem que quem esta começando tem dúvidas que não acabam mais.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por grifhter »

Opa, esqueci de postar a foto.
Imagem
Marco Tullio
Membro
Mensagens: 692
Registrado em: 10 Jul 2013, 10:32
Nome: .
Localização: Br
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por Marco Tullio »

Sidney:

Joga esse medo fora e monta seus kits. Só vai aprender fazendo.

Se ficar ruim monta outro depois.

Quanto à miniatura: se você não sabe qual tinta tá lá, passa uma camada de verniz brilhante em tudo e manda ver no wash.
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por Dougvoador »

grifhter escreveu:Opa, esqueci de postar a foto.
Imagem

Manda um bom verniz brilhante sobre este carro, indico automotivo bi componente ou mono componente.
Depois faz o wash em todas linhas, reentrâncias, quinas é ao redor de parafusos e arredores, 90% óleo marrom escuro+ 10% tinta óleo preta, manda verniz por cima denovo.
Depois faz o dry brush com a cor clara, inclusive nas quinas de cor verde.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por grifhter »

Marco Tullio escreveu:Sidney:

Joga esse medo fora e monta seus kits. Só vai aprender fazendo.

Se ficar ruim monta outro depois.

Quanto à miniatura: se você não sabe qual tinta tá lá, passa uma camada de verniz brilhante em tudo e manda ver no wash.
:D :D :D :D :D Te confesso que realmente o medo é grande,afinal um kit ñ é coisa tão barata,mas concordo com vc, só vou sair das minha teorias p a prática tentando.
Obrigado pelas dicas e apoio moral :D :D :D :D :D :D
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por grifhter »

Dougvoador escreveu:
grifhter escreveu:Opa, esqueci de postar a foto.
Imagem

Manda um bom verniz brilhante sobre este carro, indico automotivo bi componente ou mQue cor vc me indica para o dry brush ?ono componente.
Depois faz o wash em todas linhas, reentrâncias, quinas é ao redor de parafusos e arredores, 90% óleo marrom escuro+ 10% tinta óleo preta, manda verniz por cima denovo.
Depois faz o dry brush com a cor clara, inclusive nas quinas de cor verde.
Obrigado pelas dicas,mas me diga uma coisa; ao invés dos vernizes que vc indicou eu posso usar o verniz brilhante e o fosco da acrilex ?
A composição do washed seria com 90% burt siena e 10% de preto tintas a óleo gato preto ?
Que cor vc me indica p o dry brush ? Pode~se usar tinta a óleo ou giz pastel ?
Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 399
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por Eduardo José »

Tenho duas maneiras (de principiante) para aplicar o giz pastel: 1) Passo o pincel bem umedecido em água no giz e vou espalhando na superfície; 2) Com o estilete vou raspando o giz e as partículas (bem pequenas) vão caindo sobre a superfície. Em ambas as maneiras (cujos efeitos são distintos, podendo ser empregadas cumulativamente) é indispensável aplicar depois spray fixador (do contrário irá soltar tudo). O giz pastel não pode ser do tipo oleoso (deve ser seco).
PS- Reafirmo que são as técnicas de um principiante.
PS2- Manda ver nos seus kits; em plasti não se pode ter medo de errar.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por grifhter »

Eduardo José escreveu:Tenho duas maneiras (de principiante) para aplicar o giz pastel: 1) Passo o pincel bem umedecido em água no giz e vou espalhando na superfície; 2) Com o estilete vou raspando o giz e as partículas (bem pequenas) vão caindo sobre a superfície. Em ambas as maneiras (cujos efeitos são distintos, podendo ser empregadas cumulativamente) é indispensável aplicar depois spray fixador (do contrário irá soltar tudo). O giz pastel não pode ser do tipo oleoso (deve ser seco).
PS- Reafirmo que são as técnicas de um principiante.
PS2- Manda ver nos seus kits; em plasti não se pode ter medo de errar.
Obrigado pelas dicas importantes.
Que spray fixador é esse ? Qual devo comprar ?
Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 399
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por Eduardo José »

Atualmente tenho o Acrilfix (marca Acrilex) chamado de verniz fixador (embora funcione como spray). Acredito que a marca não tem muita importância, desde que seja um produto para artesanato. Mas, atenção, como você vai usar em militaria é preciso que o produto seja fosco (verifique na embalagem); se você fosse montar, por exemplo, um carro de passeio, deveria então usar fixador brilhante. É fácil de encontrar, principalmente em lojas para material de artesanato.
Até mais!
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Ajuda com técnicas de pintura

Mensagem por Dougvoador »

grifhter escreveu:
Dougvoador escreveu:
grifhter escreveu:Opa, esqueci de postar a foto.
Imagem

Manda um bom verniz brilhante sobre este carro, indico automotivo bi componente ou mQue cor vc me indica para o dry brush ?ono componente.
Depois faz o wash em todas linhas, reentrâncias, quinas é ao redor de parafusos e arredores, 90% óleo marrom escuro+ 10% tinta óleo preta, manda verniz por cima denovo.
Depois faz o dry brush com a cor clara, inclusive nas quinas de cor verde.
Obrigado pelas dicas,mas me diga uma coisa; ao invés dos vernizes que vc indicou eu posso usar o verniz brilhante e o fosco da acrilex ?
A composição do washed seria com 90% burt siena e 10% de preto tintas a óleo gato preto ?
Que cor vc me indica p o dry brush ? Pode~se usar tinta a óleo ou giz pastel ?
1° esses vernizes em spray são péssimos, não uso nem se me pagar, já estraguei montagem nas vezes que usei.
2°O wash pode ser com qualquer tinta óleo diluída em ecosolv, teribintina ou aguarrás.
3°no caso do seu kit eu usaria mesma cor "sand" do carro clareada com branco.
4° giz pastel é meio difícil de usar e conseguir um bom resultado, entao sobre ele tb não posso opinar pq não o uso.
Responder

Voltar para “Dúvidas”