Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Persio Pucci @ Cotia, SP

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

ppucci
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Abr 2018, 20:52
Nome: Persio Pucci
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por ppucci »

Olá a todos! Estou (re)iniciando no plastimodelismo depois de 30 anos, quando era pequeno montava kits com o meu pai mas sempre de forma simples, sem pintar, etc, coisa de criança mesmo.

Hoje fui com meus filhos na Aerobras comprar alguns modelos de madeira para eles e acabei comprando alguns kits Revell para tentar fazer de forma mais séria agora.

Podem me indicar tutoriais e textos sobre pintura de plastimodelismo? Obrigado!
Avatar do usuário
GustavoBH
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 11 Fev 2015, 21:37
Nome: Luiz Gustavo Rodrigues de Oliveira
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por GustavoBH »

Persio, seja muito bem vindo..... Da uma olhada no fórum que tem muita coisa...... Muita gente fera disposta a te ajudar.....

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
ppucci
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Abr 2018, 20:52
Nome: Persio Pucci
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por ppucci »

GustavoBH escreveu:Persio, seja muito bem vindo..... Da uma olhada no fórum que tem muita coisa...... Muita gente fera disposta a te ajudar.....

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Olá Gustavo, muito obrigado!

Estou dando uma olhada no fórum mas justamente tem tanta coisa que acaba ficando meio confuso. Eu encomendei as tintas Revell necessárias para os meus kits, mas não sei ao certo o que fazer, se devo diluir, se devo passar primer, etc.

Pretendo pintar com pincel e usar tintas esmalte Revell
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por profalexandre »

Antes de mais nada, seja bem vindo, Persio!
Cara, na minha opinião, melhor do que um tutorial, é você dar uma olhada com bastante calma nas montagens. Vai ver dicas muito boas tanto na montagem, correção de defeitos, quanto na pintura.
Tem um GT, o "pendurados no pincel" que é de montagens que foram pintadas todas desta forma. Será muito útil a você.
Também tem uma seção só de links para canais do youtube, aí sim com tutoriais e com demonstrações bem interessantes.

Quanto à sua questão inicial, tem que diluir sim, mas depende muito do que você vai fazer. Use primer antes da pintura, e sugiro fortemente que você faça testes em garrafas PET. É muito útil pra treinar a técnica, testar diluições, etc.

Aqui tem muitos mestres em pintura, tanto no pincel quanto no aerógrafo. Eu não sou nem de longe nada disso. Mas daqui a pouco eles dão as caras por aqui.

Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por Chicabum »

Olá Persio!

Bem vindo de volta ao plastimodelismo! Verá aqui que o que aconteceu com você é quase que uma regra. Montávamos quando criança/adolescente, tivemos que parar por vários motivos, mas depois voltamos.

O fórum é um excelente curso de plastimodelismo com todos os seus tutoriais e montagens. E para quem está aprendendo (me incluo neste grupo), as montagens são fontes de informação preciosas. Vale muito a pena conferir.

O pessoal do fórum é muito bacana e sempre disposto a ajudar. Quando abrir um tópico de montagem verá que o pessoal dá dicas, tira suas dúvidas, incentiva pra caramba! Como o Prof. Alexandre já te falou, tem que gastar um tempo lendo e vendo as fotos, treinar em garrafas PET. Se o seu primeiro kit não sair bem como você imaginava não tem problema, a regra do fórum é: o próximo será melhor!

Como também o Prof. Alexandre falou, tem um pessoal aqui que manja muto de pintura, de scratch, de diorama, de montagens... Não queira que seu kit saia igual ao deles de cara pois provavelmente estão montando há anos ou décadas. Inspire-se neles e aprenda pois geralmente eles são muito generosos nas explicações de como chegaram no resultado. Verá também que não temos estrelas aqui, só vi até agora muita gente bacana que fica contente em postar as montagens e ensinar.

Então bem vindo ao Fórum, abra um tópico com um kit da sua preferência e vamos começar a diversão, pois é isso que realmente importa!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8449
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 32 vezes

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por NightRider »

Seja bem vindo, Pérsio ! Esperamos que você possa se divertir bastante com o plastimodelismo, tendo sempre em mente que se trata de um hobby e que, portanto, o mais importante é a sua diversão e que o próximo modelo será sempre o melhor.

Quanto à pintura, a regra básica que a maioria segue e a seqüência primer + tinta + verniz + decal + verniz + polimento. No entanto, isso vai sofrer variações dependendo do tipo de tinta que você usar e também o ramo do modelismo, pois existem particularidades para a aviação, militaria, carros, etc...

Procure ver montagens similares aos kit´s que você comprou para ver os procedimentos e também que tenha usado o mesmo tipo de tinta. Uma vez que você abra um tópico para sua montagem, exponha suas dúvidas, que sempre alguém vai aparecer para, pelo menos, tentar ajudar.

Um abraço !
ppucci
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Abr 2018, 20:52
Nome: Persio Pucci
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por ppucci »

Agradeço a todos pelas palavras, vou pesquisar um pouco mais. O assunto que eu tenho interesse é aviação militar, acabei me empolgando e comprei 4 kits de uma vez (P-51D, F-14, F-15, e F-18). Abri todos para ver as cores de cada um e encomendei todas. Tenho um vidro de thinner que comprei, além de alguns outros vidros de tina que comprei também na loja. Vou começar a experimentar a pintura nas garrafas PET para treinar técnica. Eu não comprei primer nem verniz, vou ver se compro também. Tenho lido a respeito e já percebi que mesmo o primer é um assunto "polêmico" e que como tantos outros assuntos divide opiniões. Prometo que vou tentar não ser tão rígido comigo mesmo se meu primeiro plastimodelo pra valer não ficar tão bom quanto eu esperava! Quando eu começar um deles eu abro um tópico. abs!
Avatar do usuário
CCRider
Super Membro
Mensagens: 1264
Registrado em: 20 Ago 2014, 15:20
Nome: Gustavo Sarmento
Localização: São Leopoldo, RS, Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 6 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Chengdu J-10A Vigorous Dragon - Trumpeter 01611 - 1/72 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell 04615 - 1/72 GT 22 - Helicópteros - Montagem: AH64A Apache - Hobby Boss - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Junkers G 38 - Revell 04053 - 1/144 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 37 - USAF - Montagem: F-89H "Scorpion" Interceptor - Hobby Craft - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage III EBR - Heller/HTC - 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Tupolev Tu-14 Bosun (1/72 - Red Hurricane 97003) GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: de Havilland Vampire T.11 - Airfix A02058 - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-21PF (early) "Phantom Killer" - Fujimi - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: Dassault-Breguet Super Etendard - Academy - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-1049G Super Constellation VARIG - Minicraft 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Sud Aviation SE210 Caravelle - Panair - Airfix - 1/144 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: F-16A Força Aérea Venezuelana - Italeri - 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Junkers Ju-87 B2/R2 - Revell 04620 - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed F117A - 1/72 - Academy GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Westland Wyvern S.4 - Trumpeter - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Ilyushin Il-28 “Beagle” - Polônia - Trumpeter 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Douglas DC-3 VARIG - Roden - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: NAMC YS-11 "Samurai" - VASP - Doyusha - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-188 Electra II - VARIG - Minicraft - 1/144 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: SAAB J-35J Draken - Revell 04352 - 1/72
 

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por CCRider »

Meus dois centavos: eu só uso primer nas minhas montagens se o kit vem injetado em um plástico escuro (pois, se não fizer isso, não pega pre-shading, como se pode imaginar). Uso apenas enamels, talvez para acrílicas seja mais "obrigatório".

Quanto ao verniz, esse é indispensável para uma boa montagem, especialmente no decalcamento. Por muito tempo usei o já tradicional Brilho Fácil, até que um amigo meu viajou pros EUA e me trouxe duas garrafas de Future (a preço de custo, e não o valor ridículo que cobram aqui). Sim, é realmente muito superior ao Brilho Fácil.

No mais... manda bala!
ppucci
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Abr 2018, 20:52
Nome: Persio Pucci
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por ppucci »

CCRider escreveu:Meus dois centavos: eu só uso primer nas minhas montagens se o kit vem injetado em um plástico escuro (pois, se não fizer isso, não pega pre-shading, como se pode imaginar). Uso apenas enamels, talvez para acrílicas seja mais "obrigatório".
Pois é, acho que não vai ter jeito, eu vou ter que tentar enfiar a cara e ver pra mim como vai ser. Com a minha mania de querer fazer tudo certo de primeira, esses kits vão ser um belo teste de paciência!
CCRider escreveu:... Por muito tempo usei o já tradicional Brilho Fácil, até que um amigo meu viajou pros EUA e me trouxe duas garrafas de Future (a preço de custo, e não o valor ridículo que cobram aqui)
Estou indo para os EUA semana que vem... é tranquilo de trazer? Onde encontro, Amazon? Tem mais alguma sugestão de o que eu posso trazer que vai ser mais barato ou facilitar a minha vida? :)
ppucci
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Abr 2018, 20:52
Nome: Persio Pucci
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Persio Pucci @ Cotia, SP

Mensagem por ppucci »

CCRider escreveu:Meus dois centavos: eu só uso primer nas minhas montagens se o kit vem injetado em um plástico escuro (pois, se não fizer isso, não pega pre-shading, como se pode imaginar). Uso apenas enamels, talvez para acrílicas seja mais "obrigatório".
Pelo o que eu vi todos os meus kits são de plástico claro. Além disso, pretendo pintar com enamel. Vou tentar fazer meu primeiro kit sem primer, vamos ver o que vai sair...
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”