Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

problemas recorrentes com verniz PU

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
vfurlan
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Fev 2020, 13:35
Nome: Valmir Furlan
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por vfurlan »

Olá, amigos!

Perdoem-me por ressuscitar este tópico, mas, antes de criar minha conta, li vários tópicos sobre o assunto, reli várias vezes estas mesmas conversas aqui, assisti a vídeos, mas ainda não estou seguro de que decisões tomar, então recorro à boa vontade e paciência de vocês para me auxiliarem, se possível.

Bem, eu não sou plastimodelista e também não irei iniciar no hobby, mas talvez as ferramentas utilizadas aqui atendam ao que preciso fazer.

Eu preciso aplicar verniz PU automotivo em peças de MDF de 20x20cm. Não preciso de traços finos, mas apenas de algo que espalhe o verniz de forma uniforme por toda a superfície da peça. Esses MDFs envernizados serão utilizados para estampar fotos utilizando o processo de sublimação.

Pensei em aplicar com aerógrafo porque a quantidade de verniz utilizada é pouca, e numa pistola de pintura (que já possuo, mas cujo copo inferior é integrado e de tamanho único) teria que diluir muito material.

Lendo este tópico, achei que o aerógrafo BC 66 da Steula com ponta 0,8mm possa me atender, e, se eu estiver certo, falta apenas definir o compressor. A primeira dúvida, então, é se esse aerógrafo é o mais indicado para o que preciso.

A segunda e última dúvida, é quanto ao compressor. À princípio, eu não gostaria de ter que investir muito, já que o uso será esporádico, então gostaria de saber se um Wimpel Comp3 daria conta de aplicar o verniz com o BC 66 com bico 0,8. Outra possibilidade é fazer um compressor com reservatório usando aparelho de inalação e garrafas pet, como vi por aqui mesmo, mas não sei ao certo se me atenderá.

Enfim, caso nada do que eu escrevi seja o mais adequado, por gentileza, peço que me indiquem outros equipamentos.

E, de antemão, agradeço a todos que puderem me auxiliar. Obrigado pela paciência. :thumbup:
Editado pela última vez por vfurlan em 12 Fev 2020, 14:15, em um total de 1 vez.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por anghinoni »

nao, o mais indicado é o elaga ou gatti 0,4 ou 0,8 porque o steula nao resiste a thinner
esse comp3 nao sei acho que da, mas se puder compra o que é parecido com ele mas com reservatorio que da porque eu tenho e uso com PU.
Marco Tullio
Membro
Mensagens: 692
Registrado em: 10 Jul 2013, 10:32
Nome: .
Localização: Br
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por Marco Tullio »

Marco:

O reservatório é bacana porque garante um fluxo contínuo de ar que, por sua vez, garante um traço homogêneo na pintura; sem aquela pulsação do ar.

Acho que, no caso do Valmir que só fará pinturas de áreas maiores só com verniz, o uso do reservatório é dispensável.

Valeu!

Marco
Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 995
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 65 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por Kakadu »

anghinoni escreveu:nao, o mais indicado é o elaga ou gatti 0,4 ou 0,8 porque o steula nao resiste a thinner
esse comp3 nao sei acho que da, mas se puder compra o que é parecido com ele mas com reservatorio que da porque eu tenho e uso com PU.
Se me permite uma correção colega, o aerógrafo em questão não possuí anéis de vedação no bico e as gaxetas são de teflon, portanto vc pode mergulhar o bico em thinner se quiser que não afetará o funcionamento do mesmo. Dito isto, uso exatamente este aerógrafo para aplicação de verniz P.U. em meus modelos e acho o ideal. Acredito que não irá se arrepender.
viewtopic.php?f=26&t=12775
Avatar do usuário
vfurlan
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Fev 2020, 13:35
Nome: Valmir Furlan
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por vfurlan »

Obrigado pela presteza em responder, anghinoni, Marco e Kakadu. :thumbup:

Eu havia citado o Steula exatamente por ter lido aqui que ele é resistente ao thinner, como disse o Kakadu. Só não tinha certeza se era a melhor opção, principalmente pensando em custo-benefício.

Sobre o compressor, vou aguardar para ver se surgem mais opiniões para que possa me sentir mais seguro. E, realmente, só preciso cobrir de verniz uma área de 20x20cm do MDF, nada mais que isso e sem nenhum detalhe fino.

Muito obrigado mais uma vez a todos! :thumbup:
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por eloy »

Fala amigo blz! Vi seu tópico e como vc vai usar o equipamento pra trabalho eu indicaria uma pistola ppk v8 com bico 0.8 e um compressor 24l pra uso doméstico!!!
Indico a pistola ppk por 2 motivos
1 preço custa menos que 100,00
2 conforto ao aplicar pq uma peça 20x20 no aerografo é grande!!!
Agora o compressor tem os prós e contras
Prós: valor 500,00 vc pega um de 2cv 24l,nos compressores do hobby não tem muito nessa faixa de preço!!!!
E ja próprio pra esse tipo de serviço
Contra: é barulhento!!!!

Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por eloy »

Ahh se vc mora em ap pode esquecer esse compressor!!!


Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk
Avatar do usuário
vfurlan
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Fev 2020, 13:35
Nome: Valmir Furlan
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por vfurlan »

Olá, eloy! Obrigado por responder.

Então, meu plano B era exatamente o que você sugeriu, mas ainda estava em dúvida sobre quais equipamentos poderiam me atender no menor custo possível, já que um aerógrafo Steula + um compressor Comp1 sai quase o mesmo preço da pistola ppk4 da V8 + um compressor de 24l, e aí continuei no mesmo impasse. O lado positivo é que o segundo conjunto me parece oferecer um leque maior de atividades que podem ser feitas.

E, barulho não é muito problema, pois moro em casa térrea e com um quintal razoável.

Bom, vamos pensando aqui... Obrigado! :thumbup:
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por eloy »

vfurlan escreveu:Olá, eloy! Obrigado por responder.

Então, meu plano B era exatamente o que você sugeriu, mas ainda estava em dúvida sobre quais equipamentos poderiam me atender no menor custo possível, já que um aerógrafo Steula + um compressor Comp1 sai quase o mesmo preço da pistola ppk4 da V8 + um compressor de 24l, e aí continuei no mesmo impasse. O lado positivo é que o segundo conjunto me parece oferecer um leque maior de atividades que podem ser feitas.

E, barulho não é muito problema, pois moro em casa térrea e com um quintal razoável.

Bom, vamos pensando aqui... Obrigado! Imagem
Olha quando comecei no hobby tive a mesma dúvida ,tinta a intenção de obter o mesmo conjunto que vc citou ai conversando com os amigos desencanei desse compressor pequeno por não ter reservatório ai acaba por não ter um fluxo de ar constante e segundo relatos tem problemas de aquecimento!! Ou seja não pode fazer trabalhos pesados!!

Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk
Avatar do usuário
vfurlan
Acabei de Chegar
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Fev 2020, 13:35
Nome: Valmir Furlan
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: problemas recorrentes com verniz PU

Mensagem por vfurlan »

Olha quando comecei no hobby tive a mesma dúvida ,tinta a intenção de obter o mesmo conjunto que vc citou ai conversando com os amigos desencanei desse compressor pequeno por não ter reservatório ai acaba por não ter um fluxo de ar constante e segundo relatos tem problemas de aquecimento!! Ou seja não pode fazer trabalhos pesados!!
O trabalho que preciso fazer considero leve: passar verniz numas 20 peças de MDF 20x20 a cada 15 dias mais ou menos. Mas, pensando bem, acho que vou ter que tirar o escorpião da carteira mesmo hehehe!

Muito obrigado mais uma vez! Abraços a todos! :thumbup:
Responder

Voltar para “Pintura”