Mergulhão, como é que você faz para retirar as espoletas? Tem alguma ferramenta especial? E onde você compra a pólvora?Tchibum escreveu:E para a turma que gosta de acompanhar a faina do tiro, após a limpeza das armas, quando voltei da competição no sábado, tenho de limpar e lavar os estojos (cartuchos) para reaproveitá-los na recarga. Primeiro, desespoletar, ou seja retirar todas as espoletas deflagadas para limpar bem o "bolso" que é o buraquinho onde as encaixamos...
Depois, um banho de ultrassom, o mesmo que usamos para limpar aerógrafos. E ao final, no ROLA-ROLA para dar brilho (polimento)...
Tem gente que seca rápido até com secador de cabelos. Eu não. Deixo no sol por no mínimo uma semana, pois, recarregar com pólvora se houver um resquício de umidade, vai deteriorar depois da munição fechada... Cada um com sua mania. Faço isso a décadas sem nenhuma falha.
E veja o interior, antes preto da queima da pólvora, como ficou como novinha. Milagres do ultrassom que muitos nem acreditam que funciona no desentupimento dos aerógrafos...
Próximos Eventos Programados:
[Concluído] LF Mk.IXe - Eduard - 1/48
Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT
- LRFOGA
- Super Membro
- Nome: Luiz Renato Fogagnolo
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 4 vezes
Re: LF Mk.IXe - Eduard - 1/48

- Tchibum
- Conselheiro
- Nome: Luiz Mergulhão
- Curtiram: 0
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
A própria Prensa de Recarga (ver filme) tem essa função, mas, quando quero, uso um toca pino de 1,5 mm sobre uma peça com um furo... Funciona bem, mas na prensa, é mais rápido.LRFOGA escreveu:
Mergulhão, como é que você faz para retirar as espoletas? Tem alguma ferramenta especial? E onde você compra a pólvora?
Pólvora e espoletas ou outros insumos, compramos no que é chamado de REPASSES e ocorrem em campeonatos, autorizados e fiscalizados pelo Exército.

Para participar de um repasse (da CBC) o atirador tem de ter a função RECARGA apostilada no seu CERTIFICADO DE REGISTRO DE ATIRADOR.

Abraços/Big hug e boas montagens/"happy modeling"!
Luiz Mergulhão

Luiz Mergulhão

- LRFOGA
- Super Membro
- Nome: Luiz Renato Fogagnolo
- Curtiram: 4 vezes
Bem esclarecedor, obrigado!
Existe uma associação de tiro aqui em Jaú, mas está desativada há anos. Seria interessante ter algo assim para praticar como um novo tipo de esporte. Sempre gostei disso, quando servi o exército eu já tinha um ano de experiência anterior em tiros com fuzil, porque meu pai colecionava armas de fogo e tinha amizade próxima com o subtenente Adilson (já falecido) que administrava a unidade. Aí, de vez em quando íamos à estande de tiro e praticávamos, e o que eu mais gostava era dos tiros de fuzil, na época, usávamos o "mosquefal", lembra dele? Era um trabuco antigo, mas dava um belo coice quando atirava
Existe uma associação de tiro aqui em Jaú, mas está desativada há anos. Seria interessante ter algo assim para praticar como um novo tipo de esporte. Sempre gostei disso, quando servi o exército eu já tinha um ano de experiência anterior em tiros com fuzil, porque meu pai colecionava armas de fogo e tinha amizade próxima com o subtenente Adilson (já falecido) que administrava a unidade. Aí, de vez em quando íamos à estande de tiro e praticávamos, e o que eu mais gostava era dos tiros de fuzil, na época, usávamos o "mosquefal", lembra dele? Era um trabuco antigo, mas dava um belo coice quando atirava

- Tchibum
- Conselheiro
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
LRFOGA escreveu:Aí, de vez em quando íamos à estande de tiro e praticávamos, e o que eu mais gostava era dos tiros de fuzil, na época, usávamos o "mosquefal", lembra dele? Era um trabuco antigo, mas dava um belo coice quando atirava
Sou mais antigo do que isso. Sou Aspirante de 1965 e, naquela época, o Exército usava o Fuzil ou Mosquetão Mauser de 1922.

O fuzil (da esquerda) tinha a alavanca do ferrolho reta e o cano mais comprido. O mosquetão, cano mais curto, tinha a alavanca do ferrolho curva. O resto era igual e a precisão alemã, soberba.

Após essa data, o Brasil comprou os direitos da FN da Bélgica e começou a fabricar o FAL em Itajubá.

O FN FAL, no Brasil chamado Fuzil Automático Leve ou Fuzil de Assalto Ligeiro, é fabricado integralmente pela IMBEL. Quatro versões são utilizadas pelo Exército Brasileiro, e recebem a nomenclatura de Fuzil 7,62mm M964 (FAL) para a versão com coronha fixa, versão mais comum no Exército, e utilizada em todas as suas tropas convencionais, também era o fuzil padrão do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, mas já foi substituído pelo M16A2 apenas nas instalações situadas no Rio de Janeiro, os demais grupamentos ainda utilizam o FAL. As outras versões são Fuzil 7,62mm M964 A1 (Pára-FAL) para a versão com coronha dobrável, e Fuzil Metralhadora 7,62mm M964, conhecido como Fuzil Automático Pesado (FAP) para a versão 2 kg mais pesada e com coronha fixa de madeira, versão mais apropriada para o apoio de fogo e também usada pelo Exército. A IMBEL também fabrica um modelo adaptado ao FAL em calibre .22, para treinamento militar.
Apesar do sucesso de seu uso, o Exército já utiliza este fuzil há quase três décadas, por isso o Exército Brasileiro está substituindo o FN FAL pelo moderno fuzil brasileiro IMBEL IA2 5,56mm.
Neste filmete abaixo, você vê o meu amigo Capitão Melo barbosa, engenheiro da equipe que desenvolveu o IA2, o exibindo:
No filme aparece o Coronel Sapper, Diretor da Fábrica... Em algum lugar devo ter fotos da visita que levei meu grupo de Tiro a visitar...

Luiz Mergulhão

Luiz Mergulhão

- leaopersico
- Super Membro
- Nome: Lenilson Leão
- Curtiram: 1 vez
-
Contato:
- Troféus:
Trabalho rápido e rasteiro!
Como faz a artilharia!
Como faz a artilharia!

Sempre aprendendo...
- Tchibum
- Conselheiro
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
leaopersico escreveu:Trabalho rápido e rasteiro!
Como faz a artilharia!
Você disse para eu desenferrujar...

Luiz Mergulhão

Luiz Mergulhão