Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Rogerio Kocuka escreveu:Está ficando uma bela ave.
Agora ganhou as asas.
Pena a metralhadora cair da bolha. Já passei uns perrengues assim. Mas você vai encontrar uma solução.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Assim espero... :thumbup:
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Pintada a partede baixo, seguindo a tabela do site "Stormo!", com Grigio Mimetico, onde usei a Humbrol Gull Gray, mas cobri tudo sem tirar fotos... :oops: mostro no final.
Em seguida pintei a base da camuflagem que pretendo fazer. Ainda seguindo o "Stormo!", usei a Humbrol 63 Sand, como Giallo Mimetico 3.

Imagem
A luz deixou o kit mais amarelo do que realmente é.
Na frente do kit está o molde que estou fazendo para tentar fazer a camuflagem verde com aerografo. Vamos ver se dará certo...
Zarichta
Super Membro
Mensagens: 1498
Registrado em: 16 Mar 2018, 09:23
Nome: Cristian Zarichta
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 9 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Zarichta »

Que bacana.
Esse mascaramento nas transparências ficaram top meu amigo. Haja paciência ...

Chegando a parte boa: pintura. Manda ver!!
.....................
Cristian Zarichta
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Muito bom !!
Ansioso pra ver o resultado dessa camuflagem .
As camos italianas são realmente desafiadoras ! :thumbup: :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Está ficando um belo trabalho de pintura.
Gostei máscara para a pintura. A linhas estão bem definidas.
:clap: :clap: :clap: :clap:
Como você recortou as "manchas" no cartão?

Um abraço!
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Rogerio Kocuka escreveu:Está ficando um belo trabalho de pintura.
Gostei máscara para a pintura. A linhas estão bem definidas.
:clap: :clap: :clap: :clap:
Como você recortou as "manchas" no cartão?

Um abraço!
Pois é... recortei com um estilete, colocando como base uma daquelas tábuas plásticas de cozinha que não tiram o fio da faca. Usar o pad tradicional foi um inferno, pois o estilete não corria, uma vez que afundava no pad.
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Maaas... acho que vou desistir. Os padrões ficaram muito grandes. Cortá-los menores me pareceu insano e ainda não resolveria o problema dos cantos, como a junção das asas com a fuselagem. Resolvi fazer omesmo que foi feito nos dois aviões que estou usando como referência, pincel e tinta diluída! Fiz um teste "in loco":

Imagem
O que acharam?

Um dado interessante. No YouTube tem uma live recente sobre a Regia Aeronautica, no canal Sala da Guerra. Um dos debatedores é plastimodelista e dá uns toques no finalzinho da live. Ele diz que os aviões italianos eram muito mal pintados e com tinta vagabunda. As cores variavam de acordo com a usada por diferentes fábricas de um mesmo modelo de avião. As camuflagens, muitas vezes, eram feitas nas bases, com brocha de pintura!!! Alguns aviões chegaram a ser pintados com tintas do padrão RLM alemão!
Zarichta
Super Membro
Mensagens: 1498
Registrado em: 16 Mar 2018, 09:23
Nome: Cristian Zarichta
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 9 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Zarichta »

Marcelo Loureiro escreveu:Maaas... acho que vou desistir. Os padrões ficaram muito grandes. Cortá-los menores me pareceu insano e ainda não resolveria o problema dos cantos, como a junção das asas com a fuselagem. Resolvi fazer omesmo que foi feito nos dois aviões que estou usando como referência, pincel e tinta diluída! Fiz um teste "in loco":

Imagem
O que acharam?

Um dado interessante. No YouTube tem uma live recente sobre a Regia Aeronautica, no canal Sala da Guerra. Um dos debatedores é plastimodelista e dá uns toques no finalzinho da live. Ele diz que os aviões italianos eram muito mal pintados e com tinta vagabunda. As cores variavam de acordo com a usada por diferentes fábricas de um mesmo modelo de avião. As camuflagens, muitas vezes, eram feitas nas bases, com brocha de pintura!!! Alguns aviões chegaram a ser pintados com tintas do padrão RLM alemão!
Eita que é difícil isso Marcelo.

Eu tentaria ver como era aplicado essa camuflagem. Há fotos?
Sabendo o processo, tentaria usar o mesmo. Se é com máscaras, usaria máscaras. Se é a mão livre, tentaria a mão livre.
Tenho algumas fotos e pesquisas aqui, mas nada desta aeronave.
Concordo em partes como o que tu falou da explicação do modelista sobre as camuflagens da Regia. Eles não tinham tanto padrão para os tons das tintas. Mas não somente as tintas italianas envelheciam ou alteravam seu tom. As tintas alemãs também e de todos os envolvidos no conflito. A Luftwaffe utilizou tintas italianas nas primeiras camuflagem na África. Inclusive os primeiros Bf 109 usavam um marrom claro italiano, que depois virou RLM 79.
Mas essa de pinturas mal feitas, tintas vagabundas e pintura com brocha não era o padrão. As maior parte das fotos que tenho aqui são de aeronaves bem pintadas.

É papo pra muita cerveja ...
.....................
Cristian Zarichta
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Zarichta escreveu:
Eita que é difícil isso Marcelo.

Eu tentaria ver como era aplicado essa camuflagem. Há fotos?
Sabendo o processo, tentaria usar o mesmo. Se é com máscaras, usaria máscaras. Se é a mão livre, tentaria a mão livre.
Tenho algumas fotos e pesquisas aqui, mas nada desta aeronave.
Concordo em partes como o que tu falou da explicação do modelista sobre as camuflagens da Regia. Eles não tinham tanto padrão para os tons das tintas. Mas não somente as tintas italianas envelheciam ou alteravam seu tom. As tintas alemãs também e de todos os envolvidos no conflito. A Luftwaffe utilizou tintas italianas nas primeiras camuflagem na África. Inclusive os primeiros Bf 109 usavam um marrom claro italiano, que depois virou RLM 79.
Mas essa de pinturas mal feitas, tintas vagabundas e pintura com brocha não era o padrão. As maior parte das fotos que tenho aqui são de aeronaves bem pintadas.

É papo pra muita cerveja ...
Pois é... não encontrei nada até agora, só descrições desses dois modelistas que mencionei sobre as suas tecnicas...
Vou começar pela cerveja então! :rir_muito:
Avatar do usuário
Coelho
Membro
Mensagens: 899
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:33
Nome: Bruno Coelho
Localização: Joinville/SC
Agradeceu: 19 vezes
Curtiram: 20 vezes

Re: CANT Z.1007bis Bideriva Alcione - Super Model - 1/72

Mensagem por Coelho »

Marcelo Loureiro escreveu:
Zarichta escreveu:
Eita que é difícil isso Marcelo.

Eu tentaria ver como era aplicado essa camuflagem. Há fotos?
Sabendo o processo, tentaria usar o mesmo. Se é com máscaras, usaria máscaras. Se é a mão livre, tentaria a mão livre.
Tenho algumas fotos e pesquisas aqui, mas nada desta aeronave.
Concordo em partes como o que tu falou da explicação do modelista sobre as camuflagens da Regia. Eles não tinham tanto padrão para os tons das tintas. Mas não somente as tintas italianas envelheciam ou alteravam seu tom. As tintas alemãs também e de todos os envolvidos no conflito. A Luftwaffe utilizou tintas italianas nas primeiras camuflagem na África. Inclusive os primeiros Bf 109 usavam um marrom claro italiano, que depois virou RLM 79.
Mas essa de pinturas mal feitas, tintas vagabundas e pintura com brocha não era o padrão. As maior parte das fotos que tenho aqui são de aeronaves bem pintadas.

É papo pra muita cerveja ...
Pois é... não encontrei nada até agora, só descrições desses dois modelistas que mencionei sobre as suas tecnicas...
Vou começar pela cerveja então! :rir_muito:

Essa parte de pesquisa é a que mais acho interessante nesse hobby.

E nada melhor que uma cerveja pra esclarecer a mente. hahahaha

Muito bacana este modelo.
Acompanhando.
Responder

Voltar para “GT 87 - Forca Aerea Italiana”