Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Montagem de um conjunto compressor de ar

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Fornecendo parâmetros:

Cilindro de Extintor de incêndio póquímico seco.
Pressão de trabalho estipulada na NB3, da ordem de 1,03 Mbar, ou seja 140psi. É pouco como margem de segurança. Ainda mais que a 180 psi, o reservatório corre o risco de explodir, o que literalmente o transformaria numa granada. E com paredes grossas. Alem disso, como o reservatório é de ferro, ele sofre os efeitos da corrosão rápidamente.

Cilindro de Extintor de oincêndio de água/gas
Pressão de trabalho máxima 50psi, o que o tira do projeto.

Cilindro de gás freon ,d o tipo utilizado em refrigeração.
Apesar de ser mais fino, é de aço, o que permite pressões da ordem de 300psi. Tambem é suscetível à corrosão. Para resolver o problema, basta utilizá-lo de cabeça pra baixo, onde o furo existente levaria uma válvula de segurança e o dreno, para remover o óleo quando necessário. Aí fazer dois furoos extras, um do outro lado para a saída de ar e o outro na lateral para a entrada do ar. Permite solda fácil para fixação e te uma capacidade de 15l, mais que o suficiente para a aplicação.

Imagem


Imagem


Cilindro de freio de caminhão.
É a melhor escolha, porque é desenvolvido para ar, aguenta 400psi rindo e tem tratamento anticorrosivo interno. Não confundir com o reservatório de água do caminhão.
Teria capacidades entre 20 e 50l.

Imagem


Espero ter ajudado.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Paulão, obrigado.

O que vc disse é super relevante.
Desse jeito vc ta querendo levar uns 10%.
:chorando: :chorando:

:rir_muito:

Meu R22 trabalha do jeito que vc explanou, com o dreno para baixo.

Um detalhe, Paulão... se o pressostato deskiga o motor a 120 Psi e a válvula de segurança abre a 130 PSI ja ha um nivel de segurança... Não???
:thumbup: :thumbdown: :pensando: :pensando:
Avatar do usuário
Luiz felipe
Membro
Mensagens: 192
Registrado em: 02 Out 2012, 20:53
Nome: Luiz Lopes
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Luiz felipe »

Boa noite acabei de chegar e o negocio já esta a toda. :pensando:
Luiz felipe
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Oi, Luiz... esta saga te lembra alguma coisa???
:rolando: :rolando:
Avatar do usuário
Luiz felipe
Membro
Mensagens: 192
Registrado em: 02 Out 2012, 20:53
Nome: Luiz Lopes
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Luiz felipe »

sim :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: mas não entre em :agitado: :agitado: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: Luiz felipe
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Roland escreveu:Paulão, obrigado.

O que vc disse é super relevante.
Desse jeito vc ta querendo levar uns 10%.
:chorando: :chorando:

:rir_muito:

que dez? Fift to fift...no mínimo... :mrgreen: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Meu R22 trabalha do jeito que vc explanou, com o dreno para baixo.

Um detalhe, Paulão... se o pressostato deskiga o motor a 120 Psi e a válvula de segurança abre a 130 PSI ja ha um nivel de segurança... Não???
:thumbup: :thumbdown: :pensando: :pensando:
O problema é que fica muito próximo do limite. Aí se você considerar que com a corrosão pode ficar mais fraco, já viu, né?
O problema é que cilindro de ferro explode. Já o de freon e o de freio, não explodem. se furar, só dá vazamento...O meu já furou duas vezes.

Quanto ao formato do compressor, eis algumas fotos do meu, só pra dar uma idéia:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Claro que o meu vive furando porque foi feito com o furo pra cima, e o cara que soldou a rosca pra válvula de drenagem não o fez na parte mais baixa....
Um dia desses eu troco o reservatório....
Pode perguntar o que quiser, porque eu fiz uma pesquisa grande pra fazer o meu. No que puder ajudar, estamos aí!
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
Luiz felipe
Membro
Mensagens: 192
Registrado em: 02 Out 2012, 20:53
Nome: Luiz Lopes
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Luiz felipe »

Paulão - Tchwrma escreveu:
Roland escreveu:Paulão, obrigado.

O que vc disse é super relevante.
Desse jeito vc ta querendo levar uns 10%.
:chorando: :chorando:

:rir_muito:

que dez? Fift to fift...no mínimo... :mrgreen: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Meu R22 trabalha do jeito que vc explanou, com o dreno para baixo.

Um detalhe, Paulão... se o pressostato deskiga o motor a 120 Psi e a válvula de segurança abre a 130 PSI ja ha um nivel de segurança... Não???
:thumbup: :thumbdown: :pensando: :pensando:
O problema é que fica muito próximo do limite. Aí se você considerar que com a corrosão pode ficar mais fraco, já viu, né?
O problema é que cilindro de ferro explode. Já o de freon e o de freio, não explodem. se furar, só dá vazamento...O meu já furou duas vezes.

Quanto ao formato do compressor, eis algumas fotos do meu, só pra dar uma idéia:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Claro que o meu vive furando porque foi feito com o furo pra cima, e o cara que soldou a rosca pra válvula de drenagem não o fez na parte mais baixa....
Um dia desses eu troco o reservatório....
Pode perguntar o que quiser, porque eu fiz uma pesquisa grande pra fazer o meu. No que puder ajudar, estamos aí!
Boa noite montei o meu com um cilindro de ar de caminhão ficou muito bom tem um dreno de fabrica já estou satisfeito ainda vou usar pois terminei na semana passada .Luiz felipe
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Estive hoje pensando no desenho mais ideal... Cheguei a uma conclusão, não há o que ficar inventando nem mirabolando.
É mais ou menos uma mistura do desenho do Paulão com o meu.
Tenho duas opções: o reservatório de freon e o cilindro de extintor de incêndio.

Acho mais vantajoso e mais prático usar o cilindro de extintor de incêndio pois, a saída superior ja está pronta para as saídas que são necessárias!!
Necessitaria apenas uma usinagem e solda de uma saída na parte baixa deste cilindro e uma outra para a entrada de ar.
To procurando a melhor opção envolvendo o menor volume de trabalho.
Esta é a pior parte... depois disto resolvido, só resta a montagem das peças.... ai fica fácil.

Paulão, como foi que vc fez a fixação do reservatório de freon na estrutura?? :pensando: :pensando:

..............................

Amanhã, sábado... dia de fuçar desmanches e casas de sucata!!! :agitado: :agitado: :agitado: :agitado:
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Luiz, final de semana chegando e mais trabalho para vc, né??
Tá tudo terminado no seu compressor??
Mostra ele aqui, o que for pra enriquecer será muito bem aceito.
Abração.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Roland escreveu:Paulão, como foi que vc fez a fixação do reservatório de freon na estrutura??
Na realidade, o meu não foi feito por mim. Ele foi comprado usado e reformado por mim. As fotos que postei são do momento em que comprei.

O cilindro de ar foi soldado com solda prata(não precisa ser prata. Eu fiz assim pq um amigo soldou com prata pra mim) em tres pontos num L de ferro, que aí recebeu dois furos para os parafusos. Amanhã eu faço mais algumas fotos dos detalhes e posto aqui.

Aí vai ser possível ver as modificações que fiz.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”