SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Upgrade de mini compressor

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

Avatar do usuário
msanpoli
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Mar 2020, 22:34
Nome: Marcio Santos
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por msanpoli »

anghinoni escreveu:ferrox funciona quando já esta oxidado, para interromper a oxidacao ou na chapa crua que certeza que tem oxidacao mesmo de leve, nao funciona como anti oxidante. depois de passar ferrox tem que passar algo para isolar como wash primer e depois preto vinilico ou primer epoxi, com isto e fazendo drenagem todo dia eu acredito que talvez de certo.
meu plano jah era esse mesmo de despejar pelo menos primer dentro da botija. Vou seguir o seu conselho e despejar tinta tambem.

Ate agora soh testei a nova ligacao do novo pressostato (que funcionou). Entao acho que ainda estah em tempo

jah estava nos planos desmontar o conjunto para preparar a arte da aerografia na botija entao vou aproveitar para
concluir a impermeabilização
Avatar do usuário
msanpoli
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Mar 2020, 22:34
Nome: Marcio Santos
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por msanpoli »

Segui as recomendações do anghinoni e apliquei primer e tinta no reservatorio.
e comecei a arte

instalei uma valvula de retenção na admissao do tanque e infelizmente na hora de testar, descobri um vazamento e tive que refazer a solda

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

agora vou ter que refazer a arte...

depois de tudo pronto testei a carga e vi que o bicho passou a esquentar demais..
lembrando que passou a ter um faixa de acionamento dos [43-58psi] para [80-120psi], logo maior tempo de operacao antes de atingir a carga de pressao.

entao decidi instar coolers para refrigerá-lo.

Imagem

Imagem

Imagem

agora preciso testar o compotamento do set-point do novo pressostado,

aparentemente o compressor tah carregando bacana dentro da faixa nominal de pressao dele, mas parece que ficou muito mais lento apos 50psi

depois mando noticias destes testes
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8438
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por NightRider »

O porquinho azul ficou bem legal e, o mais importante, funcional.

Um abraço !
Avatar do usuário
msanpoli
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Mar 2020, 22:34
Nome: Marcio Santos
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por msanpoli »

eh, a carga do compressor nao esta legal....
vou ter que aumentar a potencia do bixo

Pequei outro compressor igual com o eixo quebrado na assistencia tecnica da wimpel aqui perto de casa

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

inclivel como produto chines eh uma porcaria: o eixo quebrou na rosca do virabrequim

Imagem

Imagem

Vou montar um com dois cabecotes (twin) para aumentar a pressao de carga no reservatorio

Imagem
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por anghinoni »

Interessante, gambiarra por gambiarra eu teria ido atras de um compressor de geladeira hehe mas o que conta é a diversao. estou acompanhando
Avatar do usuário
msanpoli
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Mar 2020, 22:34
Nome: Marcio Santos
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por msanpoli »

O Anghinoni tem razão. Todo engenheiro quarentenado se diverte bastante resolvendo problemas com os seus hobbies.

No meu caso, eu quero tambem que montagem fique a melhor possivel, continuando compacta, leve e silenciosa.

O motor de geladeira iria fazer o conjunto ficar grande e pesado, alem do fato de que eu teria que comprar um (nem faço ideia quanto custaria um)
Eu paguei 100 lascas neste compressor do eixo quebrado....

Esse eh o original com um pistao:

Imagem

esse eh o desempenho do conjunto como o compressor original

especificacao de acionamento do pressostato original eh entre [3 - 4 bar / 43,51 - 58,01 psi ]

com esse desempenho, demoraria 60 minutos só para ele atingir a faixa inferio do novo pressostato [80-120psi]

Imagem

esse eh o original de fabrica com dois pistoes (Twin)

Imagem

e esse eh o que estou montando:

Imagem
Editado pela última vez por msanpoli em 16 Abr 2020, 13:49, em um total de 1 vez.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por anghinoni »

interessante, eu tenho dois desse tipo wimpel de reservatório que comprei no paraguay, o primeiro por 300 e o segundo o cara me deu desconto e fez por 250 reais, se estragar um vai que eu junte os cilindros/pistoes como vc ta fazendo. Motor de geladeira é realmente pesado, eu desmontei meu manzara que tinha um reservatorio de R22 e joguei fora o reservatório que estava todo corroido. Ainda estou estudando uma forma de montar ele pra ficar compacto e facil de transportar. Ja tenho todas as conexões e tal, so to decidindo como fazer o reservatorio.
Compressor de geladeira vc conseguiria um usado por uns 100 reais mas eu tambem nao faco ideia de onde tem, so achei por 200 recondicionado e 350 novo.

vou contar uma historia interessante para voces entenderem quao silencioso é o de geladeira:
eu aerografava direto com o manzara a qualquer hora, quando ele furou a ultima vez eu comecei a aerografar com esse compressor tipo wimpel. em uma semana a sindica do predio me mandou notificacao que a vizinha reclamou que eu estava deixando a maquina de lavar roupas ligada de madrugada :mrgreen:
Avatar do usuário
msanpoli
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Mar 2020, 22:34
Nome: Marcio Santos
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por msanpoli »

bom causo Anghinoni ...
compro umas conecções com o Arthur, da assistencia tecnica da Steula, lah da Lapa,
RUA JOHN HARRISON, 523 – LAPA
ele tem um monte de cilindros pequenos de compressor lah para venda.
Ficarah facil vc adaptar o seu manzara neles
Avatar do usuário
msanpoli
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Mar 2020, 22:34
Nome: Marcio Santos
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por msanpoli »

desmontei os rotores
Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

soldei os dois eixos para testar os motores trabalhando juntos

esse ainda nao será o eixo definitivo

umas das roscas do girabrequim precisa ser esquerda e eu não tenho esse macho esquerdo...

Imagem

Imagem
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Upgrade de mini compressor

Mensagem por pgplasti »

Bah que inveja ficou show de bola
Preciso de um assim
Que seja justo e perfeito
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”