Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Star Trek U.S.S. VOYAGER - Revell - 1/677

Moderadores: LRFOGA, Moderadores GT

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por LRFOGA »

Muito bem explicado Alfredo, parabéns!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Valeu Luiz, obrigado.

Voltando um pouco para a parte de plástico do negócio, comecei a furação das naceles de dobra para passagem dos fios, e também dos motores de impulso para colocar a iluminação que define o efeito abaixo (motores com iluminação em vermelho).
Imagem
A parte de frente também é perfurada, mas não achei nenhuma imagem legal para ilustrar.
Muito bem, comecei colando os pinos dos suportes das naceles, que cortei no meio e tirei um pedaço para deixar espaço para os fios.
Imagem
Depois furei os buraquinhos por onde os fios passarão.
Imagem
E o caminho dos fios ficou assim.
Imagem
Desta forma o fio vai passar e ficar invisível quando esta peça for colocada no lugar no kit.
Caminho dos fios aberto, comecei a furar os motores de impulso para dar o efeito da iluminação.
Primeiro com a broca fiz os furos guias.
Imagem
E depois com o Mini Drill abri o restante.
Imagem
E o resultado final foi este:
Imagem
Buracos aberto, chegou a hora de montar os LEDs, inventei esta configuração que proveu um resultado satisfatório.
Imagem
Instalei provisoriamente no kit.
Imagem
E o resultado foi este.
Imagem
Imagem
Ficou bom, mas depois que colocar a película difusora de luz vai melhorar bastante.

Uma parte deste kit que me incomoda muito é esta:
Imagem
É muito pouco detalhada e em nada lembra esta parte na nave do seriado.
Imagem
Então, resolvia arrancar ela fora e fazer uma mais parecida com o original.
Imagem
Imagem
Peguei um pedaço de estireno.
Imagem
Marquei o tamanho e cortei as janelinhas com um estilete bem fininho, depois colei uns pedacinhos de sprue esticado com calor para fazer os detalhes.
Imagem.
Recortei e colei no lugar, acho que ficou legal e deu o efeito que eu esperava, agora dá até para iluminar as janelinhas.
Imagem
Bem, foi isto ai, até a próxima.
Abraço a todos.
Imagem
Avatar do usuário
fernandomachado13
Super Membro
Mensagens: 1187
Registrado em: 09 Jun 2012, 09:42
Nome: Fernando Machado
Localização: sao jose sc
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por fernandomachado13 »

Depois de uma aula de eletronica , vamos a mais uma de montagem .......Parabéns
ABRAÇOS
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Fernando »

A cada postagem, mais aula ! Que show ! :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por mvleonardo »

Nossa, muito legal!
:clap: :clap: :clap:
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por LRFOGA »

Alfredo, como o seu kit é exatamente igual ao meu pergunto o que você não acha de colocar leds quadrados diretamente nas janelas menores, ou seja, furando-as e usando a face "plana" dos leds como vidro nas próprias janelas? É que eu sempre pensei em fazer isso no meu modelo, mas como não comecei a montá-lo ainda estou aproveitando para tirar dúvidas com você, inclusive porque somos raridade nesse tipo de montagem (naves espaciais) :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Pois é Luiz, é uma ideia.
O problema que eu vejo nesta solução seria o excesso de iluminação.
Cada janelinha ficaria parecendo uma lanterna praticamente, Lembre-se que os LEDs são feitos para ter seu brilho máximo justamente quando vistos deste angulo que você pretende usar ou seja, olhando para eles diretamente de frente.
Para amenizar este efeito, teríamos que usar LEDs difusos (que espalham melhor a luz do que os transparentes de alto brilho) e colocar um resistor em série, com um valor suficiente para abrandar a iluminação e ainda assim permitir que o LED acenda, no final, acho, seria muito trabalho, material, fios e o efeito final seria o mesmo do método que já usamos.
Um abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Olá pessoal, depois de uma semana muito pouco produtiva, posto aqui o pouco que consegui progredir.
Comecei com a soldagem dos fios nos LEDs SMD, estas coisinhas ai no meu dedo.
Imagem
Imagem
Tudo pronto para ser colocado no lugar.
Imagem
Depois comecei a bolar como iria iluminar a sala de observação com as janelinhas que criei.
Este foi o primeiro teste, onde quis colocar um micro mini homenzinho para ver se ficava bom e utilizei um LED de cor qualquer só para verificar o efeito.
Imagem
Imagem
Foi apenas um teste, mas acho que deu um efeito muito legal, quem sabe na montagem final eu mantenho o homenzinho, aguardo opiniões.
Para poder começar a colocar os LEDs no lugar, iniciei a pintura das partes que serão escurecidas para obstruir o brilho dos mesmos e apliquei o primer na parte de fora.
Imagem
Imagem
Então pintei de branco a área onde será colocada a iluminação da sala de observação,
Imagem
Instalei as paredes laterais e ai comecei a instalar os LEDs.
Imagem
Depois preparei o restante das peças e apliquei o spray Colorgin Cromado nas partes que deverão refletir a luz dos LEDs.
Imagem
Imagem
Finalmente juntei tudo em uma pré montagem para verificar se o efeito pretendido ficou bom.
Imagem
Imagem
Acho que ficou bem razoável.
Ai liguei no circuito do pisca para visualizar o efeito todo (não aguentei esperar).

Como sempre, o vídeo não faz jus a iluminação, as cores estão muito apagadas nele, mas ficou legalzinho.
Antes de iniciar esta parte da montagem, não havia me dado conta da absurda quantidade de LEDs que vão aqui, serão 24 no total.
Por enquanto é só, um abraço a todos.
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por Alfredo »

Uma tarde preguiçosa de Domingo e resolvi adiantar mais um pouquinho (bem pouquinho) o modelo.
Montei um anteparo para isolar o LED vermelho dos coletores Bussard.
Assim a luz vermelha não vaza e atrapalha a iluminação azul do restante da nacele.
Imagem
Fiz os furinhos e instalei o LED vermelho.
Aqui estou usando um LED de 10mm, é enorme e distribui muito bem a luz.
Imagem
Imagem
Depois pintei o lado de dentro das partes de plástico transparente para difundir melhor a luz.
Imagem
Acredite, depois de muita experiencia procurando uma forma de difundir a luz sem ficar aparecendo aqueles pontos mais fortes e outros mais fracos, este foi o mais simples e o que deu o melhor resultado e é que tenho usado em meus modelos.
Ai o friozinho e a preguiça bateram novamente e voltei para debaixo das cobertas e foi só.
Imagem
Avatar do usuário
andersonpaxeco
Super Membro
Mensagens: 1837
Registrado em: 26 Dez 2012, 14:59
Nome: Anderson Pacheco
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Star Trek - U.S.S. VOYAGER - Iluminada.

Mensagem por andersonpaxeco »

:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
Responder

Voltar para “GT 17 - Ficcao Cientifica”