SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  Onibus Urbano Caio Mondego LA Escala HO 1:87

Fórum dedicado a Montagens de modelos plásticos modificados em mais de 50% utlizando-se de qualquer técnica ou material que não sejam "sets de melhoramentos - aftermarkets"
Lessa
Super Membro
Nome: Fabio Lessa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Onibus Urbano Caio Mondego LA Escala HO 1:87

Mensagem por Lessa »

:espantado: :espantado: estou boquiaberto aqui!!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
garciafg
Acabei de Chegar
Nome: Fabio Garcia

Mensagem por garciafg »

Poxa, ja estou me sentindo em casa, obrigado pela recepção amigo.
Bom eu nunca fiz nada relacionado, mas nesse meu futuro projeto pretendo criar todos detalhes sim. Com certeza vou precisar de ajuda e reio que aqui vou conseguir com todos vcs. O Astra eu ate pensei em fazer uma copia dele em 3d, e depois fazer moldes sim, vi um site que esta fazendo copias em 3d por encomenda, se o preço for bom vai ser interessante. O lance da usinagem que vc citou tmbm é interessante mas eu não conheço esse processo aina, vou procurar na net mais informações. po amigo se vc me arrumar a bluprint do g6 ficarei grato por q os que oso kras postam na net é todo errado. Ahhh, não sou busologo não, apenas gosto de alguns onibus e caminhoes só.

Abraço
bruno souza
Membro
Nome: Bruno Souza

Mensagem por bruno souza »

Boas Garcia!

Vamos juntos nessa empreitada! Veja o que achei pra você:

O que precisa está na página 11:

http://www.marcopolo.com.br/website/201 ... 513548.pdf
Este ficou devendo o detalhe da traseira, mas em casa eu tenho. O legal desse arquivo é que tem todas as informações internas e a 1:50 podes explorar melhor os detalhes do que eu.

Se quiser mais opções veja este:
http://www.marcopolo.com.br/website/201 ... ssistencia

Eu devo ter mais detalhes do G6 1200 em casa, principalmente da traseira, mas já agora deve dar uma ajuda.

Se se animas a fazer do novo, o G7, eis aqui para baixar o catalogo do bicho, na página 2 o blueptint completo:
http://www.marcopolo.com.br/website/201 ... adiso_1200

Eu acho o máximo compartilhar informações, procurando isso para você achei o que eu queria faz tempo, o blueprint do BRT e BRS que eu disse que não tinha, agora eu tenho!

Então, vamos nessa? Achei legal você querer fazer com os detalhes internos também, já te digo que o grande desafio é reproduzir as rodas e os para brisas, que são abaloados e transparentes. Tenho algumas ideias tipo "force-forming" mas preciso amadurecer melhor essa técnica...

E quanto as rodas que pretendes fazer? Já tens um modelo de caminhão talvez, e canibalizará as rodas? Se sim, já pensou em reproduzi-las em resina? É o que farei com o meu...

Esse bichinho que estou fazendo é só um protótipo, está cheio de erros e já tenho na agulha diversas melhorias principalmente na formação das peças com dispositivos de encaixe.

A ver!

Grande abraço!
garciafg
Acabei de Chegar

Mensagem por garciafg »

Olá Bruno,

Kra, muito obrigado pelas informações... vai ser muito útil no meu projeto. Gostaria de saber com vc uma indicação de quais ferramentas precisarei adquir para trabalhar com o estireno, mes que vem irei ao Rio e vou ver se compro tudo. Olha o lance dos pnes eu pretendo seguir esse tutorial aqui http://www.oficinaaberta.com.br/modelis ... /pneus.asp o kra passa o bizu todo kra, muito bom mesmo.

Qualquer coisa adiciona ae no Skype/Msn o meu contato, tmbm tem meu face ae no meu perfil.
Forte abraço!
bruno souza
Membro

Boas Fabio,

Acho que não tem loja que venda plastico polierstireno por N. Iguaçu :(

Meu conhecimento geografico não é muito bom no RJ apesar de ser carioca :D , mas de repente D. de Caxias não deve ser tão longe um do outro.

Eu recomendo a chapa de 1mm, a 1:87 é a que eu uso e 1:50 também não é tão grande, mas é suficientemente firme sem ser demasiado expesso.

Definitivamente não sou expert no assunto e não uso nada especial, pelo contrário, minhas ferramentas de sempre são estiletes fino e daquele maior (e muitas, muitas lâminas...) para cortar o plastico. Eles precisam estar sempre afiados, você vai reparar que principalmente no corte das peças menores o fio faz toda a diferença. Uma régua para auxiliar o corte. Eu uso de plastico mesmo, mas se optar podes usar aquelas de metal que tambem serve, mas eu gosto das de plastico pois são transparentes e assim corrijo melhor o corte já o mesmo não rola na de metal. Uma pinça longa, sempre bom. Um alicate de corte rente pequeno, um alicate de bico pequeno (eu mesmo não tenho...). Ah e o mais importante de tudo isso: a cola! Não serve superbonder, você vai destruir tudo com ela. É muito agressiva e grosseira, compre sem falta uma "polyestirene cement" aquelas colinhas de plastimodelismo, tem da Revell, Humbrol, ModelMasters... Prefira aquelas que tem a ponta de metal, eu comprei uma da model masters com ponta de plastico, uma titica!!!
No mais, vamos nos falando! Tem muita gente boa aqui também disposta a judar, viu? Já deu uma passada no scratchbuild aqui do forum? tem um monte de tecnicas e macetes que aprendi lá.
um lugar que me deu muitas ideias foi quando vi isso aqui, não deixe de ver:

http://www.small-dreams.com/forum/viewt ... 08ead483c7

O sujeito foi mais alem e mandou cortar tudo a laser, esse é esperto!!! Eu tbm tentei mas o pessoal que tive contato... muito enrolado fiz a mão mesmo. Mas é uma baita ideia!!!

Eu já tinha dado uma olhada naquele cara dos pneus, muito massa, hein? Mas para 1:87 eu achei muito pequeno, n~~ao saberia como fazer, e mesmo a 1:50 corre-se um incrivel risco de ficar meio grosseiro, mas vamos ver. Como eu tenho rodas de outros modelos em 1:87, quis nem saber, vou partir para resina mesmo e só de pensar que não preciso me preocupar com ranhuras, parafusos e chanfros perfeitos já me dá menos dor de cabeça saber que já tenho isso tudo pronto na cópia.

O ruim é quando não se tem o que copiar, a 1:50 é bem dificil de achar e o jeito é partir para o scratch mesmo.

Como eu já disse o mais dificil são as rodas e os para brisas, esses ultimos sim são um desafio. Eu tenho algumas ideias, mas vamos ver o que vai dar certo...

Vamos manter contato com certeza!

Grande abraço!
garciafg
Acabei de Chegar

Mensagem por garciafg »

Vlw Bruno,
Então esta combinado irei providenciar as ferramentas, o material e projetar o modelo no Autocad, ahhh... e ver as dicas la do pessoal que vc citou.

Estou acompanhando seu trampo tmbm.

Forte abraço!
Paulo Regini
Membro
Nome: Paulo Regini
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Paulo Regini »

:espantado: :espantado: :espantado: :espantado:
:saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Projeto maravilhoso.. meus parabéns.. da gosto ver a precisão de corte nas peças cara .. parabéns mesmo

Comecei modelando carrinhos e caminhões quando era criança mas naquela época eu usava papelão.. sempre quis fazer nesse nível aí mas antes disso eu migrei pra paixão à aviação :D

mais uma vez ... :saudacao:
bruno souza
Membro

Paulo Regini escreveu::espantado: :espantado: :espantado: :espantado:
:saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Projeto maravilhoso.. meus parabéns.. da gosto ver a precisão de corte nas peças cara .. parabéns mesmo

Comecei modelando carrinhos e caminhões quando era criança mas naquela época eu usava papelão.. sempre quis fazer nesse nível aí mas antes disso eu migrei pra paixão à aviação :D

mais uma vez ... :saudacao:
O que eu vou dizer depois disso? :o :o :o

O "Chuck Norris" do plástico... Disse parabéns :espantado: :espantado:

Brincadeira. Regini, meu amigo, muito obrigado mesmo pelo elogio. Faze tempo observo seus trabalhos e já me inspiro em muito das suas "taticas", excelente trabalho a cada vez. Estou realmente lisonjeado e sem palavras, muito obrigado!
Paulo Regini
Membro
Nome: Paulo Regini
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Paulo Regini »

:D Que isso Bruno ... seu trabalho tá excelente mesmo cara e merece ser elogiado sim ... :saudacao:
Eu gosto muito das montagens "crua" como gosto de chamar, que são os kits montados apenas com as peças da caixa.. mas também admiro muito a iniciativa dos modelistas em se arriscarem nessas técnicas de scratch. Sei que a qualidade tanto de um estilo como do outro, vem com o tempo e prática e isso ( qualidade ) é o que menos importa pra mim, o que me interessa é ver gente se arriscando .. isso que me agrada cara. Mas o seu trabalho já esta num nível Jedi man :yoda: parabéns
bruno souza
Membro

Boas pessoal!

Muito stress e desafios familiares à frente :P ... Mas vamos que vamos!

O bicho ainda está parado, mas vasculhando meus guardados encontrei uma peça de uns 4 anos atras, tudo muito legal, mas no final a tinta automotiva :palavrao: tudoooooo!!!! É eu sei que plastico e solvente de automotiva não combinam, mas a preguiça de comprar tinta boa foi um pecado daqueles... Vejam meu monstrinho:

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar do estrago me deu bastante "expertise" para o Caio Mondego...

Este modelinho era um Marcopolo Viale Double Decker que foi exportado para a Africa do Sul, embora este eu não fiz com mão inglesa, pois eu queria que compusesse o transporte urbano do meu diorama...
Responder

Voltar para “Scratchbuilding”