Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

fleite escreveu:
Kyosanin escreveu:Pessoal, isso rola com tinta acrilica? ou só Óleo mesmo?
Mesma dúvida...

Só funciona com tinta a óleo, pelas características do óleo. E é importante frisar que por baixo do Fadding ou Filtering, o verniz deve ser à base d'água(acrílico), pra evitar de ser atacado pelo solvente do óleo, e deve estar bem curado(dois dias de secagem).
Depois do efeito ter sido criado e bem seco, verniz em cima....

Em aviação tambem dá pra fazer, especialmente WW2. Só não esqueça de fazer o efeito no sentido da corrente de ar, ou seja da frente para trás do avião.
Eu acho que tenho certeza quase que absoluta que tenho algumas fotos de um avião onde o modelista fez o fadding. Vou procurar e posto aqui.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
ajcmac
Super Membro
Mensagens: 1250
Registrado em: 25 Jul 2012, 23:07
Nome: António Machado
Localização: Portugal
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por ajcmac »

BVila escreveu:
Paulão - Tchwrma escreveu:Até que enfim alguem mostrou no passo a passo a técnica do "Fadding". Valeu! Só um detalhe muito importante: Não aplique a tinta óleo diretamente no kit. ponha um pouquinho de tinta numa base ou potinho e pingue algumas gotas de secante de cobalto, senão o Óleo não seca nunca. Aí aplique com um palito. como diluente dá pra usar Terebentina, Ecosolv ou Varsol. Jamais use Isa-Raz.
Um agradecimento especial ao Paulão por suas dicas valiosas!! :clap: :clap:

Pergunta:
O nome correto é "Fadding"?
Pouco percebo de Inglês mas acho que o nome correcto é «fading». O que o BVila nos mostrou, penso eu, não é «fading» mas «weathering».

Fading é esmorecer ou dar sombreamento às cores.

ajcmac
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

ajcmac escreveu:
BVila escreveu:
Paulão - Tchwrma escreveu:Até que enfim alguem mostrou no passo a passo a técnica do "Fadding". Valeu! Só um detalhe muito importante: Não aplique a tinta óleo diretamente no kit. ponha um pouquinho de tinta numa base ou potinho e pingue algumas gotas de secante de cobalto, senão o Óleo não seca nunca. Aí aplique com um palito. como diluente dá pra usar Terebentina, Ecosolv ou Varsol. Jamais use Isa-Raz.
Um agradecimento especial ao Paulão por suas dicas valiosas!! :clap: :clap:

Pergunta:
O nome correto é "Fadding"?
Pouco percebo de Inglês mas acho que o nome correcto é «fading». O que o BVila nos mostrou, penso eu, não é «fading» mas «weathering».

Fading é esmorecer ou dar sombreamento às cores.

ajcmac

Agradeço ao mestre Antônio por nos esclarecer a nomeclatura. Eu mencionei como fadding, pois foi com esse nome que eu aprendi essa técnica lá na WebKits, com o Helder(Luft46). Mas o nome é indiferente. O que importa, penso eu, é que com o tutorial do Bruno todos podem se aventurar nessa técnica e melhorar a qualidade final dos kits.
Eu já a utilizei, mas hoje prefiro fazer as manchas coloridas por baixo da pintura principal antes de pintar deixando a pintura meio transparente nesses pontos, o que causa um efeito semelhante, sem ter que usar os óleos. Aí mesclando essa técnica ou a do Bruno com as luzes e sombras (que alguns chamam de wheatering :mrgreen: ), técnica utilizada com maestria pelo Antonio, mais um pouco de descascado aparecendo o metal, com lápis prata ou com a técnica do sal conseguimos um desgaste bem convincente.

Eu estou montando um MiG17, lá no GB do amigo secreto. Aí na hora apropriada, vou demonstrar a técnica do Bruno aplicada à aviação.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
ajcmac
Super Membro
Mensagens: 1250
Registrado em: 25 Jul 2012, 23:07
Nome: António Machado
Localização: Portugal
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por ajcmac »

Paulão - Tchwrma escreveu:
ajcmac escreveu:
BVila escreveu:
Paulão - Tchwrma escreveu:Até que enfim alguem mostrou no passo a passo a técnica do "Fadding". Valeu! Só um detalhe muito importante: Não aplique a tinta óleo diretamente no kit. ponha um pouquinho de tinta numa base ou potinho e pingue algumas gotas de secante de cobalto, senão o Óleo não seca nunca. Aí aplique com um palito. como diluente dá pra usar Terebentina, Ecosolv ou Varsol. Jamais use Isa-Raz.
Um agradecimento especial ao Paulão por suas dicas valiosas!! :clap: :clap:

Pergunta:
O nome correto é "Fadding"?
Pouco percebo de Inglês mas acho que o nome correcto é «fading». O que o BVila nos mostrou, penso eu, não é «fading» mas «weathering».

Fading é esmorecer ou dar sombreamento às cores.

ajcmac

Agradeço ao mestre Antônio por nos esclarecer a nomeclatura. Eu mencionei como fadding, pois foi com esse nome que eu aprendi essa técnica lá na WebKits, com o Helder(Luft46). Mas o nome é indiferente. O que importa, penso eu, é que com o tutorial do Bruno todos podem se aventurar nessa técnica e melhorar a qualidade final dos kits.
Eu já a utilizei, mas hoje prefiro fazer as manchas coloridas por baixo da pintura principal antes de pintar deixando a pintura meio transparente nesses pontos, o que causa um efeito semelhante, sem ter que usar os óleos. Aí mesclando essa técnica ou a do Bruno com as luzes e sombras (que alguns chamam de wheatering :mrgreen: ), técnica utilizada com maestria pelo Antonio, mais um pouco de descascado aparecendo o metal, com lápis prata ou com a técnica do sal conseguimos um desgaste bem convincente.

Eu estou montando um MiG17, lá no GB do amigo secreto. Aí na hora apropriada, vou demonstrar a técnica do Bruno aplicada à aviação.
Paulão

Eu não esclareci nada apenas disse o que que penso sobre fading, weathering. Nada me diz que eu é que estou correcto.

E, tal como o Paulão disse, O que importa, penso eu, é que com o tutorial do Bruno todos podem se aventurar nessa técnica e melhorar a qualidade final dos kits aprender as técnicas é mais importante que aprender os nomes.

Como eu deve haver muitos que se dedicavam ao modelismo há muitos anos atrás e aplicavam diversas técnicas (poucas infelizmente, descobertas por nós porque não havia fóruns e pelo menos comigo não havia contacto com outros modelistas) sem saber os nomes.

Um abraço

ajcmac
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Fernando »

Muito bom Bvila,

você sanou uma dúvida que eu tinha, eu via vocês fazerem isso com vários pontinhos de várias cores e não entendia qual era a técnica nem como fazia.

valeu mesmo mestre :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por BVila »

Fernando escreveu:Muito bom Bvila,

você sanou uma dúvida que eu tinha, eu via vocês fazerem isso com vários pontinhos de várias cores e não entendia qual era a técnica nem como fazia.

valeu mesmo mestre :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
:saudacao: :saudacao: :saudacao:

Fico muito feliz em ter podido ajudar o amigo, se tiver alguma dúvida fique a vontade para perguntar.
Avatar do usuário
Emerson Lyra
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Set 2013, 20:10
Nome: Emerson Lyra
Localização: Maceió -AL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Emerson Lyra »

Muito bom esse passo a passo !!!dica show !!!

Abraços
Avatar do usuário
Marcio Alvarez
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Mai 2014, 20:27
Nome: Marcio Alvarez
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Intemperismo com tintas óleo (weathering)

Mensagem por Marcio Alvarez »

Quando mais eu leio, mais eu sei que não sei nada !!! :chorando: :chorando: :chorando:
Responder

Voltar para “Pintura”