Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Decal que não cola

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decal que não cola

Mensagem por Mutley »

anghinoni escreveu:
Mutley escreveu:
anghinoni escreveu:Esse verniz spray é fosco?
Nos kits que eu passei nunca mais secou em cima dos decais.

Depois de um ano vc pega o kit e onde tem decal gruda na sua mão como uma meleca bem de leve
Até hoje não entendi porque.
Hoje eu uso verniz poliéster automotivo com pasta fosqueante, muito melhor

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Anghinoni é o spray verniz brilhante da Acrilex diluído em thinner. Acho que provavelmente vai dar o mesmo problema. Não sei se você aplicou direto da lata ou diluiu,de qualquer maneira estou desistindo da operação por que a dica do TioDrakul de usar Brilho Fácil só funcionou nos decais menores. Vou montar sem os decais.

Tenho estes decais escaneados, então se algum dia aprender a fazer decais em casa posso tentar novamente.

:thumbup:
usei no aerografo diluido com thinner/aguarras. o verniz acrilex de lata é enamel por isso que acho que nao seca

no seu caso eu usaria future embaixo e em cima dos decais para colar ele e depois verniz automotivo mono poliester (verniz rapido lazzuril) para selar tudo o kit.

esquece o brilho facil, nao chega nem perto do future

a raiva é que aqui no brasil nao tem future nem nenhum equivalente
nos states alem do future por 7 dolares tem equivalentes de 1 dolar no walmart
Pois é Anghinoni, a grande questão é achar o future aqui no Brasil. Tem no Mercado Livre mas o frete ultrapassa o preço do produto, então fica inviável. Além disso os decais maiores já estão comprometidos o que inviabiliza a tentativa do verniz automotivo.

Já pensei em perguntar no fórum onde as pessoas compram além do ML e pelas postagens que li elas aproveitam a ida de um parente ou amigo aos Estados Unidos para pedir para comprar.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Decal que não cola

Mensagem por TioDrakul »

Mutley escreveu:
anghinoni escreveu:Esse verniz spray é fosco?
Nos kits que eu passei nunca mais secou em cima dos decais.

Depois de um ano vc pega o kit e onde tem decal gruda na sua mão como uma meleca bem de leve
Até hoje não entendi porque.
Hoje eu uso verniz poliéster automotivo com pasta fosqueante, muito melhor

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Anghinoni é o spray verniz brilhante da Acrilex diluído em thinner. Acho que provavelmente vai dar o mesmo problema. Não sei se você aplicou direto da lata ou diluiu,de qualquer maneira estou desistindo da operação por que a dica do TioDrakul de usar Brilho Fácil só funcionou nos decais menores. Vou montar sem os decais.

Tenho estes decais escaneados, então se algum dia aprender a fazer decais em casa posso tentar novamente.

:thumbup:
Engraçado, aqui funciona independente do tamanho do decal (o meu Catalina 1/48 eu fiz com esse esquema e todos os depois). Só têm que lembrar que a cera não funciona como "amaciante" de decal, a função dela é agir como cola para o mesmo (ou os seus decais são tão grossos que precisaria superbonder para mantê-los no lugar :mrgreen: )
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decal que não cola

Mensagem por Mutley »

TioDrakul escreveu:
Mutley escreveu:
anghinoni escreveu:Esse verniz spray é fosco?
Nos kits que eu passei nunca mais secou em cima dos decais.

Depois de um ano vc pega o kit e onde tem decal gruda na sua mão como uma meleca bem de leve
Até hoje não entendi porque.
Hoje eu uso verniz poliéster automotivo com pasta fosqueante, muito melhor

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Anghinoni é o spray verniz brilhante da Acrilex diluído em thinner. Acho que provavelmente vai dar o mesmo problema. Não sei se você aplicou direto da lata ou diluiu,de qualquer maneira estou desistindo da operação por que a dica do TioDrakul de usar Brilho Fácil só funcionou nos decais menores. Vou montar sem os decais.

Tenho estes decais escaneados, então se algum dia aprender a fazer decais em casa posso tentar novamente.

:thumbup:
Engraçado, aqui funciona independente do tamanho do decal (o meu Catalina 1/48 eu fiz com esse esquema e todos os depois). Só têm que lembrar que a cera não funciona como "amaciante" de decal, a função dela é agir como cola para o mesmo (ou os seus decais são tão grossos que precisaria superbonder para mantê-los no lugar :mrgreen: )
Talvez precise mesmo de super bonder :rir_muito: Como ainda não retirei os decais defeituosos vou tirar uma foto e postar. Por falar em amaciante de decal, também usei mas não adiantou.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Decal que não cola

Mensagem por anghinoni »

Bem isso que disse... O future age como amaciante, diluo ele um pra um no alcool iso.
Future só se trazer de fora...
Eu já fui em muitos lugares procurar cera acrílica para ver se acho um equivalente do future e nada

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Decal que não cola

Mensagem por Mutley »

Como havia prometido para o TioDrakul a foto da lambança :raiva:

Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”