Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5074
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 130 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Chicabum »

Falar de um datalhe e esquecer outro não é difícil tamanha a quantidade de detalhes colocados nesse kit.
Enquanto via as fotos ficava pensando: Se ele faz isso em um 1/72, se ele pegar um na 32 ele vai fazer voar...
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Sensacional!!! Gostei pra caramba dos posters e de mais um monte de detalhes que vc fez!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por MVTB »

Gostei bastante do interior Alexandre,muito legal o detalhe das revistas.Acompanhando.
Buscar a Deus,sempre...
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

YuriUB escreveu:Caraca Alexandre, eu realmente não sei o que dizer sobre essa montagem.
Tudo isso que você acrescentou no B-24 é simplesmente fantástico e muito inspirador. O que eu mais gostei foi dos posters. Esse tipo de detalhe valoriza muito o resultado final, e o "toque pessoal" é algo que gosto muito e sempre aplico nos meus modelos.
Meus parabéns pelo talento e dedicação.
Abraço!
Obrigado pelas palavras, Yuri!
Realmente o "toque pessoal" na montagem faz falta!
[]s
alvarenga escreveu::clap: :clap: :clap: :clap:
Espetacular como sempre Alexandre.
Tudo perfeito. E os polsters deram um ar bem realista.
Que perigo esse oxigênio todo, mas também a carga era altamente explosiva :rir_muito:
Parabéns mais uma vez Alexandre.
Cada post melhor que o anterior.
Abraços
Valeu Alvarenga!
Inovar um pouquinho ajuda no destaque do kit!
Obrigado pela constante presença em meus tópicos!
[]s
Rogerio Kocuka escreveu:Saudações Alexandre!
Sobre sua pergunta:
"Agora as fotos dos detalhes gerais de vários ângulos e perspectivas. Eu gostei do resultado e gostaria de saber a sua opinião de plastimodelista..."

Deixo aqui a minha opinião de plastimodelista que já entrou num B-24, há alguns anos atrás.
Excelente trabalho!
O interior está muito bem detalhado.
O capricho nos detalhes impressiona.
Gostei muito dos posters, pois dá vida à aeronave e nos faz lembrar que essas máquinas de guerra eram guarnecidas e operadas por seres humanos.
Parabéns e muito obrigado por nos dar uma aula de plastimodelismo e História.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Um abraço!
Fala Kocuka!
Esse interior do B-24 está dando um enorme trabalho, mas tem sido compensador os resultados!
Obrigado pela constante presença e comentários nos meus tópicos!
[]s
Thunderbolt escreveu:Um trabalho espetacular de um verdadeiro plastimodelista com P maiúsculo.
Bem diferente de mim que sou um mero montador de kit.
Uma montagem que de tão perfeita chega a ser difícil comentar alguma coisa.
Podemos acabar não dando o devido crédito ao que podemos chamar sem sombra de dúvidas de obra de arte.
Achei fantástico os cartazes dando idéia da presença humana na máquina.
Parabéns. É o que vou me limitar a dizer para não acabar falando bobagem.
Um abraço!
Obrigado Guilherme!
Esses comentários que vocês fazem me mostram as reações dos colegas de hobby e com isso acabo medindo se o conjunto agradou ou não!
Vocês é quem fazem isso acontecer! Obrigado!
[]s
C-A-F-Lobao escreveu:Impressionante!
Parabéns!!
Um exemplo e inspiração pra todos.
Tanto para os com mais experiência quanto os novatos, como eu, que podem ter uma idéia da imensa dimensão do hobby.
Sim Carlos, esse hobby tem uma dimensão bem além da diversão!
Podemos aprender muito pesquisando sobre o modelo a ser montado e no compartilhar a montagem no fórum podemos enriquecer nossos conhecimentos de técnicas através de uma simples leitura!
"Inspirar" é a meta! Todos tem condição de fazer trabalhos excelentes e de alto nível!
Obrigado pela presença!
[]s
LeonardoDantas escreveu:Parabéns belíssimo trabalho.:clap:
Valeu Leonardo!
[]s
Mutley escreveu:Mais uma aula do professor Alexandre Resende :clap: :clap: :clap:
Vendo as fotos tem momentos que é difícil distinguir o modelo construído das fotos do avião real.
Mestre Jedi do plastimodelismo :yoda: :yoda: :yoda:
:lol:
Valeu Ronney!
Não sou Mestre não... apenas tento fazer um bom trabalho!
Muito obrigado pela visita e comentários!
[]s
Pacheco escreveu:Tudo muito impressionante.
Abraços.
Muito obrigado, Pacheco!
[]s
Chicabum escreveu:Falar de um datalhe e esquecer outro não é difícil tamanha a quantidade de detalhes colocados nesse kit.
Enquanto via as fotos ficava pensando: Se ele faz isso em um 1/72, se ele pegar um na 32 ele vai fazer voar...
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Sensacional!!! Gostei pra caramba dos posters e de mais um monte de detalhes que vc fez!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Obrigado pelas palavras, Érico!
1/32 seria interessante detalhar, mas o espaço para guardar seria complicado!
[]s
MVTB escreveu:Gostei bastante do interior Alexandre,muito legal o detalhe das revistas.Acompanhando.
Valeu Marcus!
Agora vou partir para o detalhamento final interno antes de "fechar o Pastel".
[]s

Senhores, esses últimos dias no trabalho tem sido bem "Punk" e o tempo para o modelismo está escasso, mas segue uma pequena continuação da montagem...

"Os B-24 saíam cedo e os caças decolavam horas depois e nos encontravam em certas coordenadas acordadas. Se os caças não aparecessem quando deveriam e a Luftwaffe estivesse à espreita, eles se aproveitavam da situação para nos dizimar..." - Relato de um membro da tripulação do B-24 "The Irishman's Shantye" que voou em 1944 na Europa.

ARMAMENTO DO B-24 (PARTE 02):

Inicialmente o B-24 atuou com um armamento que incluía apenas cinco metralhadoras manuais...

Imagem

Uma para o Bombardeador/operador de rádio e outras três para os artilheiros na ré. Mas a experiência em combate fez com que o Liberator passasse a carregar uma tripulação de 10 pessoas...

Imagem

O piloto e co-piloto ficavam sentados um ao lado do outro em uma cabine bem envidraçada. O navegador e bombardeador, que também poderia ser um artilheiro de nariz ou artilheiro das "bochechas" (armas montadas nas laterais do nariz da aeronave), ficava sentado no nariz (nos modelos pré-B-24H) com uma área envidraçada do tipo "estufa" bem à sua frente, enquadrada com cerca de duas dúzias de painéis de vidro e com dois suportes de esferas flexíveis embutidos para uso de metralhadoras Browning M1919 de calibre .30 (7,62 mm). As versões posteriores foram equipadas com uma torre de nariz com 2 metralhadoras M2 Browning calibre .50 (12,7 mm). O operador de rádio/radar estava sentado atrás dos pilotos, perto de uma janela lateral e às vezes servia como artilheiro....

Imagem

A torre superior, estava localizada logo atrás do cockpit e era operada pelo engenheiro de vôo que ficava sentado ao lado do operador de rádio atrás dos pilotos. Na cauda, até quatro tripulantes podiam se alojar operando metralhadoras, sendo duas laterais, duas numa torre bolha retrátil na parte inferior e duas numa torre de cauda. As escotilhas das metralhadoras laterais eram providas de portas que abriam para dentro e para cima. A torre da bolha era do tipo retrátil devido a curta distância do solo durante a aterrissagem e para maior eficiência aerodinâmica em vôo...

Imagem

O B-24D equivale ao Liberator III no serviço britânico. Entrou em serviço nos EUA no início de 1942. Tinha motores turboalimentados e aumento da capacidade de combustível. Mais três metralhadoras de calibre 0,50 (12,7 mm) elevaram o armamento defensivo para até 11 metralhadoras. Com um peso máximo de decolagem de 27000 kg, era uma das aeronaves mais pesadas do mundo, comparável com os "pesados" britânicos, com pesos totalmente carregados de 30 toneladas para o Stirling, 34 toneladas para o Lancaster e 27 toneladas do Halifax.

Imagem

No kit, os teste de dryfit das metralhadoras laterais apresentou um bom resultado...

Imagem

Mas as peças para as metralhadoras, bem como o interior das torres de tiro, são péssimos em termos de detalhamento, carecendo portanto de se criar peças internas detalhadas de forma a deixar mais aceitável o conjunto visual das torres...

Imagem

Comecei pela torre superior. Primeiro avaliei seu design e estrutura através de fotos de referência...

Imagem

Imagem

Imagem
Torre de tiro modelo “Martin A-3” usada no dorso do B-24...

Comecei desenvolvendo a parte das armas e as peças que permitem seu movimento vertical. A transparência do kit estava muito densa, onde acabei substituindo por outra moldada por cima da original (que fica muito melhor em termos de realismo do kit) ...

Imagem

A parte de baixo foi toda confeccionada em scratch com base nos esquemas e fotos obtidos na WEB...

Imagem

A torre traseira foi a próxima. Essa tive que prestar atenção, pois existem três tipos dos modelos da série “Consolidated A-6” ...

Imagem

Salvo alterações de campo e combinações de conjuntos de produção final, o Liberator B-24D usou como torre traseira o modelo Consolidated A-6/SAC-7...

Imagem

Imagem

O conjunto apresentado no kit é desse mesmo modelo (ponto para a Revell), mas tive que fazer todo o interior dela em scratch...

Imagem

Imagem

Imagem

Lembrei que nos kits 1/72 do Liberator, raramente vemos essas torres bem detalhadas por dentro, portanto um bom detalhamento vai "colher bons frutos" no final da montagem.

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Belíssimo trabalho de detalhamento na torre.
Depois de pintado vai ficar incrível.
Pesquisa sempre muito bem feita.
Sigo acompanhando.
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Parabéns pelo capricho em cada detalhe, Alexandre.
Trabalho espetacular nas torres de metralhadoras e nas armas em si.
Cada atualização sua nesse B-24 é uma verdadeira aula.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por MVTB »

Acompanhando,sempre...
Buscar a Deus,sempre...
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 93 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Belíssimo trabalho nessa torre, ficou sensacional :clap:

Continuo de olho aqui

Abraço!
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5074
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 130 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Chicabum »

Trabalho incrível!!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Obrigado ao Guilherme, Kocuka, Marcus, Yuri e Chicabum pelos comentários positivos! Vocês são nota 10!

Segue uma pequena continuação (o tempo tá curto no fim de ano)...

"...Fomos um dos primeiros bombardeiros atingidos. Perdemos o controle do leme e não conseguimos permanecer em formação. Alfred Morton, nosso piloto, quase atingiu outro B-24 quando tentou tirar o 'Shack Happy' da formação. Uma vez que nosso bombardeiro ficou abaixo da formação, fomos atacados por mais caças alemães. Havia um caça bem no nosso rabo, atirando contra nós. Estava tão perto que pude ver a fumaça de suas armas e a pele de metal do B-24 se soltar em fatias devido aos tiros de 20 mm vindos do FW-190. A energia na minha torre foi desligada. Eu não poderia atirar no caça alemão sem eletricidade. Tentei pôr minhas armas à mão para poder disparar, mas foi inútil. Um de nossos artilheiros da cintura e o artilheiro da torre bolha já estavam mortos. Olhei de volta para a seção da cintura do bombardeiro e todo o interior do avião estava em chamas. Saí da minha torre, peguei meu pára-quedas e o coloquei. Queimei meu rosto correndo pelas chamas para alcançar a escotilha de escape no chão. Pulei pela escotilha de fuga. Eles dizem para você contar até 10 antes de puxar o cordão. Eu puxei imediatamente. Quando meu pára-quedas abriu, minhas botas voaram dos pés. Durante a queda, Al Lobato, o operador de rádio, e eu ainda fomos atacados por caças alemães. Eu podia ouvir as balas zunindo pela minha cara..." - Relatos do sargento artilheiro Bob Herres ao bombardear Ploesti na Romênia.

ARMAMENTO DO B-24 (PARTE 03):

Desde a Primeira Guerra Mundial já existia o conceito da “torre de tiro” nos aviões bombardeiros...

Imagem

Pois a função de um bombardeiro é “jogar bombas”, e já estava claro nos primórdios dos bombardeiros que estes precisavam se auto proteger de alguma forma...

Imagem

A adaptação de armas em pontos “estratégicos” nas aeronaves era determinante na sobrevivência de um bombardeiro e no B-24 não foi diferente. A torre de tiro superior tinha o ponto estratégico de ficar entre as asas de forma a focar para cima os seus alvos, deixando os outros lados para os outros artilheiros. Isso diminuía os pontos de preocupação do artilheiro, focando mais sua atenção ao seu lado específico de defesa...

Imagem

Dizem que a posição do artilheiro de dorso é o que tem uma das visões mais completas e bonitas e pela foto abaixo chegamos a acreditar nisso...

Imagem

Eu estava aqui pensando: “Neste kit vou colocar motores que giram as hélices para simular as situações de decolagem e vôo... mas como um avião poderia aparentar voar sem uma tripulação?”

Essa questão me levou a já ir bolando como faria para obter uma tripulação para esse modelo, pois não quero usar a que veio no kit, que é terrível em termos de realismo, mesmo para um kit na 1/72...

Imagem

Então, entender um pouco melhor a tripulação de um B-24 foi o próximo passo para pensar melhor no que fazer...

FUNÇÕES DA TRIPULAÇÃO (PARTE 01):

Os Liberators foram tripulados (dependendo do modelo) por 7 a 11 pessoas. O piloto e o co-piloto estavam situados no convés de voo na parte de cima, com vistas para a frente, para os lados e para cima. Dos dois assentos no cockpit, o piloto ocupou o banco da esquerda enquanto o copiloto fica à direita. O piloto era essencialmente o soberano do Liberator e responsável pelas ações do resto de sua tripulação. O piloto tinha que manter a posição do Liberator em voo até a área de destino e voltar. Devia tomar decisões em frações de segundo com base em ações para manter sua tripulação viva. O co-piloto foi igualmente treinado nos sistemas oferecidos pelo piloto e era, para todos os efeitos, o braço direito do piloto. Ele participava da operação e dos controles do Liberator para ajudar a aliviar as responsabilidades do piloto. Como o piloto, o co-piloto poderia ser chamado a operar completamente a aeronave até o destino e, como o navegador, era habilmente treinado na arte da navegação...

Imagem

O artilheiro da torre dorsal também atuou como engenheiro de vôo e provavelmente manteve o melhor ponto de vantagem defensiva, oferecendo um arco de tiro excepcional quando comparado a todas as outras posições de artilheiro disponíveis. A torre tinha 2 metralhadoras de 12,7 mm. Como mecânico de bordo da aeronave, esses indivíduos mantinham um certo nível de conhecimento especializado sobre o funcionamento interno da aeronave. Seu dever principal (junto com a defesa do hemisfério superior da aeronave), estava em auxiliar os pilotos nas condições dos motores e no uso do combustível...

Imagem

O operador de rádio estava situado na parte superior da fuselagem do Liberator, posicionado logo atrás do cockpit dos pilotos e não atrás das asas como em um B-17. Seu posicionamento exigia que ele permanecesse horas na lista de fones de ouvido para comunicações aliadas, relatando atualizações para o navegador, relatando atualizações situacionais em intervalos regulares e comunicando-se com a sede os resultados da missão. O operador de rádio era obrigado a manter registros de todas as ações pertinentes e poderia ser chamado para usar uma das armas da cintura do avião, se necessário.

Imagem

OK, preciso de uma tripulação. Mas para mim, comprar uma tripulação de 10 ou 11 indivíduos em resina seria inviável em termos de custo e importação, por isso tive que improvisar. Lembrei de duas boas figuras de piloto que tinha num dos meus antigos modelos (o P-38 escala 1/72 da Revell) e usei-o como molde para fazer um dos membros da tripulação do B-24...

Imagem
Foto das figuras de piloto que vieram num P-38 1/72 da Revell. Removi os braços e pernas para moldar em separado...

Usei a técnica do amido de milho com silicone gel para fazer o molde das peças dos bonecos...

Imagem

Essa técnica de molde é muito segura e de ingredientes fáceis de achar. Seca em 15 minutos e fica pronta para uso. A cura do molde ocorre com 24 horas. Existem vários tutoriais em vídeo na WEB que ensinam essa técnica.

Fiz no mesmo molde uma fôrma do boneco inteiro (apenas removi os braços que eram muito rentes ao tronco) e outro com o tronco e membros separados, pois o objetivo é gerar 11 deles em posições diferentes usando massa de Biscuit (que é uma massa de modelagem que endurece após manipulada, mais ou menos em torno de 24 horas aproximadamente) ...

Imagem
Massa de Biscuit usada em artesanatos diversos...

Neste tipo de molde, basta pressionar o Biscuit por cima apertando bem para preencher tudo e aguardar 24 horas para remover (não precisa de desmoldante, pois sai muito fácil). Em seguida é só aparar o excesso com um estilete ou alicate de corte e lixar...

Imagem

Uma vez moldada a figura, testei-a no lugar para adaptar sua posição em seu “posto de trabalho” (após 24 horas de secagem ainda consigo dobrar as juntas da figura e posicioná-la em determinada pose) ...

Imagem

Imagem

Olhando a figura neste estado você chega a pensar que o resultado não vai ficar legal, mas o molde é apenas a silhueta da figura. Ela é retrabalhada com adendos em alumínio, sprue e pintura. Tudo para chegar a um resultado mais razoável...

Imagem

A pintura das figuras foi baseada nos uniformes dos tripulantes de bombardeiros americanos na Segunda Guerra Mundial...

Imagem

Onde as frias temperaturas das grandes altitudes exigiam trajes de pele de ovelha para aquecer...

Imagem

Imagem

Reconheço que não sou um “artista” para moldar uma figura extremamente detalhada, mas acho que o resultado após a pintura já atende ao objetivo de se ter uma tripulação para o meu modelo...

Imagem

Imagem

Observem como ficou o operador de rádio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Notem que cada figura terá uma posição específica para sua função dentro da aeronave...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Muito bom mesmo Alexandre.
Tremenda habilidade na confecção da tripulação.
Ficaram ótimos, ainda mais numa escala tão pequena.
Parabéns pelo resultado obtido nesta etapa

Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 29 - Bombardeiros”