Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por TioDrakul »

Eu pensando como eu detalharia um desses em 1/32... e o cara detalha em 1/72 :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Thunderbolt escreveu:Surreal...
Quando a gente acha que a coisa atingiu o limite máximo de realismo que a escala permite você vem e nos surpreende com mais detalhamentos.
Fico pensando se vai caber o assoalho original do kit e se o mesmo vai conseguir fechar as metades da fuselagem com tantos acréscimos dentro do avião.
Ansioso para ver o próximo pack de detalhamento que vem por aí.
Um abraço!
Fala Guilherme!
Cara, a cada detalhe que eu acrescento eu sempre testo a junção das metades da fuselagem!
Concordo plenamente com seu pensamento de "talvez não fechar", mas estou sendo cauteloso nisso.
Valeu pela presença e comentários!
[]s
Chicabum escreveu:Depois disso tudo vc vai mesmo fechar o pastel?
Eu já estou impressionado pela quantidade e precisão do detalhamento há algum tempo e ainda vem mais???
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Pois é Érico...
Nesse post de hoje você vai ver bastante detalhes e fotos... espero que goste!
[]s
Rogerio Kocuka escreveu:Show de bola Alexandre!
"Tem que ter certa “coragem” para se detalhar do zero o interior completo de um kit."
Eu trocaria a palavra "certa" por "muitíssima" coragem.
Que trabalho legal. Parabéns pelo capricho em cada detalhe.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Um abraço!
Fala Rogerio!
Tem muitas coisas no plastimodelismo que para mim são desafios!
Detalhar por dentro esse Liberator sempre foi um dos meus desafios a serem vencidos!
Espero que goste do post de hoje, pois tem bastante detalhes para ver!
[]s
marcio bernardi escreveu:eu tenho um projeto de algo parecido em detalhamento, espero conseguir fazer a metade disso, como disseram, surreal.
:clap:
Manda ver Márcio, pois são esses projeto que despertam a criatividade e o "scratch" no plastimodelista!
Obrigado pela visita no meu tópico!
[]s
Pacheco escreveu:É tudo muito bom.
Parabéns.
Obrigado Pacheco!
[]s
TioDrakul escreveu:Eu pensando como eu detalharia um desses em 1/32... e o cara detalha em 1/72 :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :mrgreen: :mrgreen:
Danial, pensa só:
Vai dar na mesma a proporção de tamanho do kit, pois por você ser um dragão de proporções enormes, um modelo na 1/32 vai ficar do tamanho de um 1/72 nas suas mãos!
Manda bala no projeto!
[]s

Pessoal, como prometido, hoje o post é grande e com muitas fotos!
Recomendo a leitura, pois tem muitas curiosidades sobre o Liberator e acredito que vão gostar dos resultados!
"Enjoy!"

"No dia 29 de maio, atacamos as refinarias de Politz, no norte da Alemanha, e três aeronaves foram abatidas; a tripulação do B-24 "O'Sullivan" nº 713 quase se tornou a quarta vítima naquele dia. O avião deles foi fortemente danificado, com dois motores em chamas, um enorme buraco irregular na lateral do avião e uma enorme balsa salva-vidas saiu daquele buraco e ficou pendurada no estabilizador traseiro direito. Mesmo com tudo isso, a tripulação conseguiu manter a aeronave em vôo e ela se arrastou de volta para North Pickenham. O piloto David G. O'Sullivan recebeu a "Distinguished Flying Cross" por salvar sua tripulação e sua aeronave naquele dia." - Relato de um membro da tripulação do B-24 "The Irishman's Shantye" que voou em 1944 na Europa.

FUSELAGEM (PARTE 07):

Muitos já questionaram o que seriam aqueles “balões” amarelos que ficam presos em vários lugares do interior dos bombardeiros pesados da segunda guerra mundial...

Imagem

O fato é que ao voar numa aeronave não pressurizada em altitudes elevadas fazia com que os seus tripulantes respirassem ar com deficiência de oxigênio e isso causava problemas que variavam de tonturas até a perda total de consciência do tripulante, podendo até levar a óbito...

Imagem

A necessidade de transportar oxigênio extra levou ao desenvolvimento de cilindros leves, porém volumosos, contendo oxigênio pressurizado...

Imagem

Estes cilindros eram ligados ao regulador de oxigênio da aeronave e distribuíam seu conteúdo para os tripulantes que tinham que usar máscaras quando em vôos de grande altitude e até podiam encher pequenos cilindros portáteis para uso portátil...

Imagem

O Liberator levava vários desses cilindros de oxigênio onde a maior concentração deles ocorria nos compartimentos central e traseiro da aeronave (todos pintados na cor padrão de amarelo).

Imagem

Imagem

Com tantos cilindros transportados, é claro que uma prévia manutenção deles antes das missões era item obrigatório para as equipes de terra...

Imagem

No modelo Revell do Liberator, criei vários cilindros usando sprue devidamente moldado num “torno” de micro retífica...

Imagem

Aproveitei para fazer os dois botes salva-vidas que ficam localizados internamente no dorso da aeronave, acima da raiz das asas...

Imagem

Esses botes salva-vidas foram feitos usando aquelas folhas de chumbo que protegem as rolhas de garrafas de champanhe, devidamente dobradas e depois pintadas de amarelo (essas folhas de chumbo são bem maleáveis) ...

Imagem

Imagem

A sua integração com o interior frontal da fuselagem ficou muito bacana...

Imagem

Vários detalhes adicionais foram incorporados que variam desde simples cabos até caixas extras de munição muito comuns de ficarem próximas aos artilheiros laterais. Saliento que todos estes detalhes foram embasados em fotos reais extraídas da WEB e o uso de uma pequena “liberdade poética incorporada” que comentarei mais à frente.

A primeira foto é para mostrar o “impacto” visual dos adendos em um kit que não tinha nada e as demais são os pontos mais detalhados e ampliados das mudanças incorporadas...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A tal “liberdade poética” que me referi está nos dois decalques que fiz para a “mesa” de madeira dos artilheiros laterais: no lado direito fiz um pôster do “Tio Sam” na sua costumeira pose de solicitação de alistamento...

Imagem

Imaginei um artilheiro mais nacionalista que rabiscava sua mesa com suas supostas “vitórias” na função...

Imagem

No lado esquerdo imaginei um artilheiro mais “apaixonado” que ganhou um pôster autografado pela artista de cinema “Hedy Lammar” que estava em alta em Hollywood no período da Guerra...

Imagem

Agora as fotos dos detalhes gerais de vários ângulos e perspectivas. Eu gostei do resultado e gostaria de saber a sua opinião de plastimodelista...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa foto vocês podem ver o “poço” onde a torre bolha "Sperry turret ball" ainda será inclusa e o piso dos artilheiros feito em chapa de alumínio e um decalque simulando os antiderrapantes...

Imagem

Imagem

Imagem

Lembrando que é tudo feito na base do scratchbuilding e alguns pontos da pintura estão desgastados propositalmente para dar um ar de “usado” ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com a parte dianteira comportando muitos detalhes, não será possível adicionar nela o tradicional “peso” para evitar que a traseira assente, portanto, usei dois balancins de ferro (usados para balancear rodas de automóvel) encaixando-os no lugar onde deveria existir a junção central das asas do Lilberator...

Imagem

Acredito que não será suficiente, pois está muito próximo ao centro de gravidade do modelo, mas virão outros pesos em lugares “estratégicos” futuramente...

Imagem

Alguns detalhes divertidos de fazer foram incorporados, como por exemplo o recipiente higiênico localizado quase na extremidade final do bombardeiro...

Imagem

Trata-se de um receptáculo (tipo um vaso sanitário) forrado com um saco de papel de cera, onde o tripulante poderia defecar em caso de extrema necessidade...

Imagem

Imagem

O corrimão localizado do lado esquerdo da fuselagem traseira...

Imagem

Cabos de acionamento das superfícies de controle...

Imagem

Armação móvel para a arma do artilheiro lateral (por enquanto só fiz a do lado direito) ...

Imagem
Detalhe da estrutura tubular que move a arma do artilheiro lateral. No modelo ela é plenamente móvel como no aparelho real ...

Imagem

Imagem

É difícil de fotografar por ser muito pequena, mas até a quilha tensora por onde passam os cabos eu consegui reproduzir em scratch...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E um dos acumuladores hidráulicos foi simulado com pedaços de sprue...

Imagem

Agora uma geral das fotos que eu tirava a medida em que ia incluindo os detalhes...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 92 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Caraca Alexandre, eu realmente não sei o que dizer sobre essa montagem.

Tudo isso que você acrescentou no B-24 é simplesmente fantástico e muito inspirador. O que eu mais gostei foi dos posters. Esse tipo de detalhe valoriza muito o resultado final, e o "toque pessoal" é algo que gosto muito e sempre aplico nos meus modelos.

Meus parabéns pelo talento e dedicação.

Abraço!
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3064
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 80 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por alvarenga »

:clap: :clap: :clap: :clap:
Espetacular como sempre Alexandre.
Tudo perfeito. E os polsters deram um ar bem realista.
Que perigo esse oxigênio todo, mas também a carga era altamente explosiva :rir_muito:
Parabéns mais uma vez Alexandre.
Cada post melhor que o anterior.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações Alexandre!

Sobre sua pergunta:
"Agora as fotos dos detalhes gerais de vários ângulos e perspectivas. Eu gostei do resultado e gostaria de saber a sua opinião de plastimodelista..."


Deixo aqui a minha opinião de plastimodelista que já entrou num B-24, há alguns anos atrás.

Excelente trabalho!
O interior está muito bem detalhado.
O capricho nos detalhes impressiona.
Gostei muito dos posters, pois dá vida à aeronave e nos faz lembrar que essas máquinas de guerra eram guarnecidas e operadas por seres humanos.
Parabéns e muito obrigado por nos dar uma aula de plastimodelismo e História.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Um trabalho espetacular de um verdadeiro plastimodelista com P maiúsculo.
Bem diferente de mim que sou um mero montador de kit.
Uma montagem que de tão perfeita chega a ser difícil comentar alguma coisa.
Podemos acabar não dando o devido crédito ao que podemos chamar sem sombra de dúvidas de obra de arte.
Achei fantástico os cartazes dando idéia da presença humana na máquina.
Parabéns. É o que vou me limitar a dizer para não acabar falando bobagem.

Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Impressionante!

Parabéns!!

Um exemplo e inspiração pra todos.

Tanto para os com mais experiência quanto os novatos, como eu, que podem ter uma idéia da imensa dimensão do hobby.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
LeonardoDantas
Membro
Mensagens: 192
Registrado em: 28 Out 2015, 13:25
Nome: Leonardo Donizette Dantas
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por LeonardoDantas »

Parabéns belíssimo trabalho.
:clap:
LeoDantasWOLFPACK
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Mutley »

Mais uma aula do professor Alexandre Resende :clap: :clap: :clap:

Vendo as fotos tem momentos que é difícil distinguir o modelo construído das fotos do avião real.

Mestre Jedi do plastimodelismo :yoda: :yoda: :yoda:

:lol:
Avatar do usuário
Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2399
Registrado em: 12 Dez 2012, 00:35
Nome: Pacheco
Agradeceu: 0
Curtiram: 50 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Pacheco »

Tudo muito impressionante.
Abraços.
Responder

Voltar para “GT 29 - Bombardeiros”