Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Primer Spray

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Darth_Tyranus
Membro
Mensagens: 715
Registrado em: 13 Jan 2013, 03:07
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Primer Spray

Mensagem por Darth_Tyranus »

Na minha opinião, o primer é indispensável. Ele dobra o trabalho que vc vai ter, mas muito kits possuem plástico colorido (preto, branco, amarelo, vermelho, azul e etc), fica muito difícil de se ver defeitos na junção das peças ou rebarbas, mesmo em kits injetados com plástico cinza, a visualização continua difícil. Eu sempre uso para ver defeitos antes de pintar e também para criar uma superfície onde a tinta adere com mais facilidade e não descasca depois, é muito importante principalmente se vc usar máscaras para pintar outros detalhes.

Se vc for usar spray, recomendo que antes faça um banho maria com a lata de spray durante uns 15 minutos antes de usar. Agite bem para misturar bem o conteúdo da lata, faça o banho maria, agite de novo e então use. Isso evita aquela gotículas grandes que podem ocorrer quando vc usa o spray direto da lata, dando um efeito bem satisfatório. Coloque a água quente em alguma vasilha e coloque dentro a lata.

A técnica evita alguma gotículas mais grossas de primer, mas não evita 100%, mas vai preservar mais o detalhes. Faça dentro da uma distância de 15-20 cm. Claro sempre teste antes em outra superfície, e não direto no kit. O mais importante, é bom usar máscara.

Eu nunca gostei de usar direto da lata justamente por conta das gotículas de primer que se agarram ao modelo. Eu acho que o efeito final fica bem ruim. Sempre preferi usar no aerógrafo (apesar de fazer uma lambança desgraçada), diluído como a tinta, no ponto do leite. Mesmo depois de aplicar o primer, eu uso uma lixa d'água 2000 pra deixar a superfície mais lisa possível (sem perder detalhes, já que é uma lixa muito fina).

Caso vc queira partir para pintar o kit sem primer, atente-se á lavagem dos sprues (as árvores plásticas do kit) antes de qualquer coisa. O desmoldante usado pelas empresas prejudica a adesão da tinta na superfície plástica, oq pode acabar resultado na tinta descascando. Lave muito bem com detergente neutro antes de tudo, deixe secar (pode ser no varal) para evitar este tipo de problema. Algumas empresas tem um cuidado forte com isso, não oferece maiores problemas, mas outras nem tanto, a limpeza é sempre recomendada.
Pausa para melhorar bancada.
Herson
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 14 Abr 2014, 16:33
Nome: Herson Daniel Denadai
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Primer Spray

Mensagem por Herson »

Darth_Tyranus escreveu:Na minha opinião, o primer é indispensável. Ele dobra o trabalho que vc vai ter, mas muito kits possuem plástico colorido (preto, branco, amarelo, vermelho, azul e etc), fica muito difícil de se ver defeitos na junção das peças ou rebarbas, mesmo em kits injetados com plástico cinza, a visualização continua difícil. Eu sempre uso para ver defeitos antes de pintar e também para criar uma superfície onde a tinta adere com mais facilidade e não descasca depois, é muito importante principalmente se vc usar máscaras para pintar outros detalhes.

Se vc for usar spray, recomendo que antes faça um banho maria com a lata de spray durante uns 15 minutos antes de usar. Agite bem para misturar bem o conteúdo da lata, faça o banho maria, agite de novo e então use. Isso evita aquela gotículas grandes que podem ocorrer quando vc usa o spray direto da lata, dando um efeito bem satisfatório. Coloque a água quente em alguma vasilha e coloque dentro a lata.

A técnica evita alguma gotículas mais grossas de primer, mas não evita 100%, mas vai preservar mais o detalhes. Faça dentro da uma distância de 15-20 cm. Claro sempre teste antes em outra superfície, e não direto no kit. O mais importante, é bom usar máscara.

Eu nunca gostei de usar direto da lata justamente por conta das gotículas de primer que se agarram ao modelo. Eu acho que o efeito final fica bem ruim. Sempre preferi usar no aerógrafo (apesar de fazer uma lambança desgraçada), diluído como a tinta, no ponto do leite. Mesmo depois de aplicar o primer, eu uso uma lixa d'água 2000 pra deixar a superfície mais lisa possível (sem perder detalhes, já que é uma lixa muito fina).

Caso vc queira partir para pintar o kit sem primer, atente-se á lavagem dos sprues (as árvores plásticas do kit) antes de qualquer coisa. O desmoldante usado pelas empresas prejudica a adesão da tinta na superfície plástica, oq pode acabar resultado na tinta descascando. Lave muito bem com detergente neutro antes de tudo, deixe secar (pode ser no varal) para evitar este tipo de problema. Algumas empresas tem um cuidado forte com isso, não oferece maiores problemas, mas outras nem tanto, a limpeza é sempre recomendada.
Valeu Darth!!! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!!! :thumbup:
Herson
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 14 Abr 2014, 16:33
Nome: Herson Daniel Denadai
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Primer Spray

Mensagem por Herson »

acidburner escreveu:
Herson escreveu:
acidburner escreveu:Herson,

o uso do primer no kit é para igualar a cor e verificar se há locais onde precisam de correções, você disse que esse é o primeiro kit, se quer um conselho, pinte sem utilizar o primer... é só mais um artifício para confundir e sinceramente, não vai alterar o resultado final do seu trabalho... eu conheço pessoas que montam e nunca utilizaram primer e os resultados são muito bons, melhores que muitos kits que vão primer... vá com calma e aos poucos você vai incorporando mais ferramentas a sua montagem e com isso vai conseguir ver a progressão do aprendizado e a melhoria dos resultados...

abraços,
Muito obrigado pela atenção :thumbup:
Acho q vou ir sem primer msm... Agora uma coisa que vai ser indispensavel na montagem: os vernizes. Posso utilizar direto da lata msm tbm correto? Pq como inicialmente vou utilizar apenas pincel, acho q no spray terei um acabamento mais uniforme!
Abraços!
Olá Herson,

sim eu também utilizo o verniz direto da lata, atualmente estou utilizando o verniz acrilico da Acrilex, ele é bem diluido, passo 2 ou 3 demãos de verniz brilhante antes de colar os decais e selo o kit com mais 2 demãos de verniz... sempre a uma distância e em camadas leves em cada demão para não acumular o verniz no kit e escorrer... Eu já utilizei também o verniz geral da Colorgin, ele é mais grosso que o da Acrilex, mas é bom também, tanto o fosco como o brilhante!

abraços,
Obrigado mais uma vez :thumbup:
Avatar do usuário
Marushio
Super Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 04 Jun 2012, 19:46
Nome: Marushio Desu
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Primer Spray

Mensagem por Marushio »

Brother, no começo usei colorgin direto da lata. Depois troquei pra primer vallejo que já vem diluído pra aerógrafo e sou muito mais feliz. Acabaram as encanações.

Agora, se continuar a usar esse spray. E for fazer a dica de banho Maria do colega, lembre-se de colocar num recipiente com água quente FORA DO FOGO, senão explode a lata :lol:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Avatar do usuário
massruha
Membro
Mensagens: 635
Registrado em: 01 Jul 2013, 00:29
Nome: César Vinicíus
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Primer Spray

Mensagem por massruha »

Herson escreveu:Boa tarde pessoal! Venho até aqui mais uma vez pedir uma ajuda a vcs...
Sou novo por aki, e tbm no plastimodelismo, estou nos preparativos para começar meu primeiro kit. Gostaria de saber se ha alguem por aqui ja usou primer direto do spray... ja vi em alguns tutorias na internet pessoas usando desta maneira e tbm acho q ja vi por aqui mesmo alguem falando sobre o uso do primer spray diluido e aplicado no aerografo. Como pretendo pintar inicialmente no pincel, gostaria de saber se havera algum dano do primer no kit, pois fui até uma loja aqui em minha cidade e o vendedor disse q nao é indicado, mas como vi nos videos fiquei na duvida.... :?
Obrigado desde jah pela atençao!
Abraços
1º - Se for usar colorgin usa direto da lata, lembre-se de manter uma certa distancia para cobrir o modelo com finas camadas.

2º - Se for usar aerógrafo recomendo usar primer da Vallejo, nesse caso vc pode colocar direto no aerógrafo e mandar no modelo. Não se esqueça, sempre em finas camadas.

Já quebrei muito a cabeça com primer, não existe o melhor e sim o que vc se adapta melhor.
Imagem
Herson
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 14 Abr 2014, 16:33
Nome: Herson Daniel Denadai
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Primer Spray

Mensagem por Herson »

Marushio escreveu:Brother, no começo usei colorgin direto da lata. Depois troquei pra primer vallejo que já vem diluído pra aerógrafo e sou muito mais feliz. Acabaram as encanações.

Agora, se continuar a usar esse spray. E for fazer a dica de banho Maria do colega, lembre-se de colocar num recipiente com água quente FORA DO FOGO, senão explode a lata :lol:
Obrigado por lembrar amigo, ja sabia deste detalhe, mas mesmo assim é sempre bom deixar claro caso alguem esteja acompanhando o tópico :thumbup:
Tudo bem que quase todo mundo aqui é meio ligado na temática de guerra, mas a gente nao precisa levar tao a sério explodindo a cozinha né?! :rolando:
Abraços!!
Editado pela última vez por Herson em 04 Jun 2014, 17:48, em um total de 1 vez.
Herson
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 14 Abr 2014, 16:33
Nome: Herson Daniel Denadai
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Primer Spray

Mensagem por Herson »

massruha escreveu:
Herson escreveu:Boa tarde pessoal! Venho até aqui mais uma vez pedir uma ajuda a vcs...
Sou novo por aki, e tbm no plastimodelismo, estou nos preparativos para começar meu primeiro kit. Gostaria de saber se ha alguem por aqui ja usou primer direto do spray... ja vi em alguns tutorias na internet pessoas usando desta maneira e tbm acho q ja vi por aqui mesmo alguem falando sobre o uso do primer spray diluido e aplicado no aerografo. Como pretendo pintar inicialmente no pincel, gostaria de saber se havera algum dano do primer no kit, pois fui até uma loja aqui em minha cidade e o vendedor disse q nao é indicado, mas como vi nos videos fiquei na duvida.... :?
Obrigado desde jah pela atençao!
Abraços
1º - Se for usar colorgin usa direto da lata, lembre-se de manter uma certa distancia para cobrir o modelo com finas camadas.

2º - Se for usar aerógrafo recomendo usar primer da Vallejo, nesse caso vc pode colocar direto no aerógrafo e mandar no modelo. Não se esqueça, sempre em finas camadas.

Já quebrei muito a cabeça com primer, não existe o melhor e sim o que vc se adapta melhor.
Valeu pela dica amigo :thumbup:
Já vi muitas recomendaçoes sobre este primer da vallejo, todos sempre falam muito bem dele mesmo!
Abraços!!
Responder

Voltar para “Pintura”