Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Roland »

Sem entrar em projetos mirabolânicos, poderia ser uma torneira (esfera) conectada a um T entre a aparelhagem de vácuo e o motor. Abrindo-a levemente, vc manteria a sucção sem forçar o motor.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Roland »

É claro que vc abriria a torneirinha não imediatamente ao ligar o motor...após o primeiro tranco inicial de vácuo.
MorBioS
Novato
Mensagens: 38
Registrado em: 18 Jan 2014, 10:57
Nome: Valter Silveira
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por MorBioS »

Roland escreveu:Sem entrar em projetos mirabolânicos, poderia ser uma torneira (esfera) conectada a um T entre a aparelhagem de vácuo e o motor. Abrindo-a levemente, vc manteria a sucção sem forçar o motor.
Eu estou tentando visualizar.
Um detalhe desse tubo de venturi é que o vácuo gerado por ele é aproximadamente 40% da quantidade do volume de ar comprimido que passa pelo tubo de venturi. Então, eu acho que o compressor teria que estar trabalhando pesado constantemente para manter o vácuo. Ou minha lógica está errada?
Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Dougvoador »

Acho que o amigo deve mandar umas nos para o Roland e encomendar um compressor feito por ele, acho que o Roland consegue fabricar um compressor que te sirva para as duas necessidades, esses compressores winpel ou sagyma não durariam muito se ficarem ligados por 10 minutos seguidos mais de uma vez por dia, eles esquentao demais quando estão funcionando, experiência própria pois tenho um sagyma sem reservatório.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Roland »

MorBioS


Entendo o tubo venturi, apenas não estou compreendendo a função dele na câmara de vácuo.
Se vc tivesse um esquema, um desenho pra que eu tivesse uma compreensão maior, mais detalhada.... acho que seria interessante.
Tem condições de fazer isto? Mesmo que seja um esboço.

No aguardo

Vinicius Roland
MorBioS
Novato
Mensagens: 38
Registrado em: 18 Jan 2014, 10:57
Nome: Valter Silveira
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por MorBioS »

Roland escreveu:MorBioS


Entendo o tubo venturi, apenas não estou compreendendo a função dele na câmara de vácuo.
Se vc tivesse um esquema, um desenho pra que eu tivesse uma compreensão maior, mais detalhada.... acho que seria interessante.
Tem condições de fazer isto? Mesmo que seja um esboço.

No aguardo

Vinicius Roland
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/e ... enturi-jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Venturi

Oi Roland. Fiz um esquema grosseiro de como eu vejo este sistema. Para ficar mais simples e por não saber ao certo eu evitei por os dispositivos de segurança e medidores no sistema.
Mais uma vez lembro que sou leigo e procuro uma ou mais saídas para as necessidades que aparecem nesse meu projeto. Diante do que venho pesquisado e lendo cheguei mais ou menos nesse esquema aí em cima.
Só não sei se irá funcionar, ou se funcionar, quais serão exatamente os componentes certos para serem comprados e montar este esquema.

Valeu

P.S.: Não consegui anexar a imagem aqui, então, pus a URL.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Roland »

Para este formato que vc desenhou não há necessidade de aerógrafo numa ponta. Acredito que aerógrafo seria um desperdício de ferramenta.
Um torneirinha tipo esfera bastaria.

Eu imaginei desta forma antes de ver teu desenho.

Imagem

Não sei o motivo que o leva a pensar em usar o venturi.
Gostaria de sabe-lo.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Roland »

Sua imagem

Imagem
MorBioS
Novato
Mensagens: 38
Registrado em: 18 Jan 2014, 10:57
Nome: Valter Silveira
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por MorBioS »

Roland escreveu:Para este formato que vc desenhou não há necessidade de aerógrafo numa ponta. Acredito que aerógrafo seria um desperdício de ferramenta.
Um torneirinha tipo esfera bastaria.

Eu imaginei desta forma antes de ver teu desenho.

Imagem

Não sei o motivo que o leva a pensar em usar o venturi.
Gostaria de sabe-lo.

Vinicius Roland
Oi Roland.
Interessante seu esquema.

Mas qdo ligar o compressor de ar (Motor) para gerar vácuo na câmara de vácuo. Não super aqueceria este motor durante o uso contínuo de 5 min?
Não entendi o seu posicionamento a respeito do aerógrafo. Eu preciso usar um aerógrafo dentro desse sistema em algum lugar para poder pintar as esculturas. Pq seria um desperdício de ferramenta?

Bem, qual seria a pontência desse compressor para poder me gerar um vácuo de -29,5 inHg ou -2Bar?

Eu pensei no uso do tubo de Venturi por imaginar que não seria possível conectar nada na sucção do compressor de ar, temendo um super aquecimento por forçar o motor do compressor a sugar o ar na câmara de vácuo (ar que logo se acabará).

Valeu.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Solução para Compressor e Bomba de Vácuo?!?!

Mensagem por Roland »

Vou voltar à prancheta de desenho e explicar a continuidade da coisa.

Volto ja!!
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”