Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Aerógrafo Elaga S3 ! Vale o investimento?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
pgplasti
Super Membro
Nome: Flavio Berghahn
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Aerógrafo Elaga S3 ! Vale o investimento?

Mensagem por pgplasti »

Pois é Sampaio agora fica a dúvida quanto a assistência pós compra. Já usei a da Steula e foram sensacionais comigo.
Ainda não optei pelo Gatti pela questão da alimentação pelo copo lateral que não sei se me adapto e também li alguns casos em que ele caia ou vazava
Pode me dar mais informações sobre.
Como é a limpeza ?
Precisa fazer algum desmonte dele?
O que vc usa p limpar o bichinho.
Grato
Que seja justo e perfeito
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 340 vezes
Curtiram: 153 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

tenho badger 100, gatti ag2 e elaga s3g e posso afirmar que o elaga não perde em nada para os outros dois, é muito bom.

o atendimento deles pelo menos para mim foi excepcional.

quanto a limpeza retiro pelo menos a agulha para limpar após fazer retrolavagem, sempre fica resíduo nela.
kmsampaio
Membro
Nome: Kleber Sampaio
Curtiram: 0
Contato:

Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya

GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24

Mensagem por kmsampaio »

O copo lateral não me incomoda e para ajustar ele certinho no aerógrafo para não vazar ou cair eu dou uma giradinha de leve para trás para travar.

Na limpeza, a proteção do bico dele é vazada, o que impossibilita a retrolavagem, então eu tiro a proteção (eu já pinto sem a proteção mesmo) e uso uma borracha escolar na ponta para fazer a retrolavagem.

Já desmontei uma vez que usei primer e não limpei direito, no outro dia a agulha tinha grudado no bico. Não vem chave para desrosquear o bico, aí fiz uma chavinha com uma chapinha de aço que tinha sobrando aqui em casa, mas com alicate de bico e jeito dá certo também. Dá para tirar a agulha pelo fundo do aerógrafo, mas tem que retornar ela com muito cuidado para não enroscar em nada e estragar a ponta.

Em geral não desmonto para limpar, basta fazer a retrolavagem e borrifar o solvente umas 3 ou 4 vezes usando o solvente da tinta e do verniz que estiver usando. Uso mais tinta automotiva, então meus solventes são sempre thinner 454 Sherwin Williams ou 275 10000150-TH700 Sky Lack.

Nunca tive problema, e talvez por ser meu primeiro (e único!) aerógrafo mais profissional, estou muito satisfeito. Só falta a pintura ficar boa! :rolando:
Editado pela última vez por kmsampaio em 12 Jun 2020, 12:12, em um total de 1 vez.
Flying Pancake
Conselheiro
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Flying Pancake »

marcio bernardi escreveu:tenho badger 100, gatti ag2 e elaga s3g e posso afirmar que o elaga não perde em nada para os outros dois, é muito bom.

quanto a limpeza retiro pelo menos a agulha para limpar após fazer retrolavagem, sempre fica resíduo nela.
Estou estudando comprar um novo aerógrafo também, eu só tenho um Steula BC 60 (me atende muito bem mas possui O rings) e um chinês sem marca.
Por preço e facilidade de manutenção fiquei entre o Gatti e o Elaga. Mas já vi uns 3 ou 4 modelistas que compraram o Elaga e venderam em menos de 1 ano de uso...

Assim que tiver um dinheirinho sobrando creio que comprarei o Gatti mesmo :pensando: :thumbup:
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Mensagem por NightRider »

Aproveitando a oportunidade, deixem eu fazer minhas considerações.

Por cerca de 8 anos eu tive um legítimo xing-ling (mais precisamente um aerografo genérico com marca Lee Tools - vide abaixo), que me atendeu bem, sem o´rings, mas começou a dar alguns problemas que não consegui resolver e então eu o aposentei:

Imagem

Foi então que entrei em contato com o Sr. João, que me indicou o whatsapp da Juliana, que cuida das vendas, forneceu as informações necessárias, enviou um folder dos modelos, custo de envio e rapidamente fechei a compra de um modelo S3G. Com o aerógrafo em mãos, pude perceber que o acabamento dele é bem melhor do que o xing-ling que tinha, assim como a maciez do gatilho. Utilizando percebi que era uma baita evolução em relação ao que eu possuía. Estou com ele há cerca de 1 ano, sem reclamações até o momento.

Já tive em mãos um Gatti Thor. O acabamento é muito mais refinado e muito preciso em termos de encaixe, mas também passa a impressão de ser mais frágil. O copo lateral pode ser algo que atrapalha alguns e a fixação do mesmo é jeito, como o pessoal do fabricante me explicou num evento e até demonstrou como fazer corretamente.

Então, para mim, o Elaga (antiga Lince) atende satisfatoriamente até o momento e fui bem atendido. O xing-ling pode ser uma opção para uso de primer ou verniz PU, onde um descuido em limpeza pode causar danos no aerógrafo. O Gatti, se você tiver disponibilidade de recursos e cuidados adequados, é uma opção que não deixa a dever em relação a alguns importados.

Mas esta é apenas a minha opinião, lembrando que o que funciona bem comigo pode não funcionar com outra pessoa.

Um abraço !
CCRider
Super Membro
Nome: Gustavo Sarmento
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 6 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Chengdu J-10A Vigorous Dragon - Trumpeter 01611 - 1/72 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell 04615 - 1/72 GT 22 - Helicópteros - Montagem: AH64A Apache - Hobby Boss - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Junkers G 38 - Revell 04053 - 1/144 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Handley Page Hampden - Airfix - 1/72 GT 37 - USAF - Montagem: F-89H "Scorpion" Interceptor - Hobby Craft - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-262 A-1a - Revell 04166 - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Messerschmitt Me-163B/S - Academy 1673 - 1/72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Blackburn (H.S.) Buccaneer S2B - Airfix 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: Vought F4U-1A Corsair - Revell 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage III EBR - Heller/HTC - 1/72 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Tupolev Tu-14 Bosun (1/72 - Red Hurricane 97003) GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: de Havilland Vampire T.11 - Airfix A02058 - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-21PF (early) "Phantom Killer" - Fujimi - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: Dassault-Breguet Super Etendard - Academy - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: FMA IA-58 Pucará "Falklands War" - Special Hobby - 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-1049G Super Constellation VARIG - Minicraft 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Sud Aviation SE210 Caravelle - Panair - Airfix - 1/144 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: F-16A Força Aérea Venezuelana - Italeri - 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Junkers Ju-87 B2/R2 - Revell 04620 - 1/72

GTs em Andamento:
GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed F117A - 1/72 - Academy GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Westland Wyvern S.4 - Trumpeter - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Ilyushin Il-28 “Beagle” - Polônia - Trumpeter 1/72 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Douglas DC-3 VARIG - Roden - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: Lockheed L-188 Electra II - VARIG - Minicraft - 1/144 GT 88 - Aviação Comercial Brasileira - Montagem: NAMC YS-11 "Samurai" - VASP - Doyusha - 1/144 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: SAAB J-35J Draken - Revell 04352 - 1/72

Mensagem por CCRider »

Deixando aqui meus 2 centavos... meu companheiro de 10 anos de hobby:

Imagem

Mais xing-ling impossível, usado com uma mangueira de plástico/borracha comum, que eu tiro e coloco cada vez que uso (e nunca escapou). Quantas vezes eu removi por completo a agulha para limpar, nestes 10 anos? 1 (HUMA). :rir_muito:
pgplasti
Super Membro

Mensagem por pgplasti »

Bah rendeu
E o pior mais dúvidas ainda ou a constatação de que eu sou pôr assim dizer barbeiro no uso kkk
O Steula que tenho estava cuspindo tinta e mandei p fábrica trocaram os orings por teflon e disseram que não teria mais o travamento da agulha e ele cuspir tinta.
Depois do primer e de usas BF voltou a fazer
Talvez o problema seja mesmo BIOS (Burro ignorante operando o sistema)
Não tive a mesma sorte que vcs no atendimento do João- até mandei novo e-mail pedindo informações e ele me retornou com o link de um blog (p... sou só eu que acho que atender e vender precisa um pouco mais p conquistar o cliente)
Estava insistindo nele pois pelo custo consigo direcionar a verba p um compressor melhor estou vendo os da microjet
Acho que parte do meu problema vem também do uso do wimpel mini
Obrigado de coração a vcs
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 340 vezes
Curtiram: 153 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

YuriUB escreveu:
marcio bernardi escreveu:tenho badger 100, gatti ag2 e elaga s3g e posso afirmar que o elaga não perde em nada para os outros dois, é muito bom.

Estou estudando comprar um novo aerógrafo também, eu só tenho um Steula BC 60 (me atende muito bem mas possui O rings) e um chinês sem marca.
Por preço e facilidade de manutenção fiquei entre o Gatti e o Elaga. Mas já vi uns 3 ou 4 modelistas que compraram o Elaga e venderam em menos de 1 ano de uso...

Assim que tiver um dinheirinho sobrando creio que comprarei o Gatti mesmo :pensando: :thumbup:
na minha opinião o gatti não perde em nada para os top do exterior e custa bem menos :thumbup:
pgplasti
Super Membro

Mensagem por pgplasti »

Ontem o João Elaga me contatou por e-mail acabei por me decidir pelo aerógrafo dele
Já transf o valor. E agora é esperar a entrega
Depois vou postar aqui as impressões dele
Espero que como ele disse que eu seja feliz
Mas p ser sincero colando plástico já estou bem feliz
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”