Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Iniciante se entusiasmando

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Iniciante se entusiasmando

Mensagem por anghinoni »

Bem, eu comecei em 2016 e a primeira coisa que comprei foi compressor e aerografo :-) E fiz curso de aerografia pra manjar dos paranaue :-)
No hobby nao é aerografia artistica que depende de tecnicas de traco, de imagem, sombras, etc... e sim aerografia de cobertura, que o que importa é o acabamento perfeito da cobertura, e é nesse pensamento que você tem que ir quando pensar no pincel, tem que deixar a cobertura o mais uniforme possivel, sem marcas das cerdas, sem ficar grosso e tal. Minha dica é use tintas enamel diluida em aguarraz ou tintas acrilicas puras a base de agua diluidas em agua no maximo 50% de agua (revell, acrilex, etc), que tem secagem lenta e permite a tinta nivelar. Nao use tintas diluidas em alcool ou thinner porque secam muito rapido e deixam o acabamento grotesco quando se usa pincel.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5080
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 132 vezes

Re: Iniciante se entusiasmando

Mensagem por Chicabum »

Olá Giovanni
Que bom que escolheu praticar o plastimodelismo!!! :clap: :clap: :clap: :clap:
Como você já viu, a galera gosta de ajudar. Vou também dar meus pitacos, já que aprendi muita coisa com o pessoal bacana daqui!
Temos um tópico no Conversa Fiada com links de canais do YouTube. São uma vasta fonte de informações onde poderá também aprender técnicas para melhorar a pintura e montagem. viewtopic.php?f=24&t=11351

As tintas próprias para o hobby são melhores que a Acrilex, mas um potinho dura bastante. Eu particularmente acho que tem que se divertir e usar o que está ao seu alcance, se é acrilex, divirta-se muito com elas. Como o Tio Drakul falou, diluindo com cera de piso (Brilho Fácil incolor) terá um resultado interessante. Tem um amigo nosso aqui, o Silasaria, que pinta carros com acrilex e cera. Fica show! E tem um GT Art Attack que o pessoal só usa acrilex para pintar seus modelos. Podem ser valiosas fontes de informações para seu início.

Como escolheu um navio para começar, visite o tópico de naval aqui do fórum. será um bom aprendizado. Palavra de quem já fez todo esse caminho. o mais importante é se divertir e ter um hobby!!! Conte com nossa ajuda para seu desenvolvimento e diversão com o hobby!!!

Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Iniciante se entusiasmando

Mensagem por pgplasti »

Se precisar tirar alguma duvida trocar ideias pode me mandar um e-mail
pgnanda@icloud.com
Seja bem vindo e curta a viagem
Ela é longa e sempre tem novidades
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Iniciante se entusiasmando

Mensagem por Clovis »

Bem vindo ao time Giovani.
Muitas dicas aqui no forum, muitos videos pra assistir na internet.
Apesar da vontade louca de terminar o kit rapido, faça pesquisas antes de montar, estude as instruções de montagem, analise a mistura das cores (como misturar e chegar na cor necessária).
Teste os encaixes e só depois cole.
Monto a 40 anos. Acumulei um monte de ferramentas que achei que iriam me ajudar e acabam sendo praticamente inuteis (pelo menos pra mim).
O basico : cola, pinça, lixa e alicate de unhas (uso até hoje!), pincel
Lupa? Bom, principalmente quando voce escolhe a escala do kit (ou quando fica mais velhinho e só o oculos não ajuda muito)
Tintas: a que voce melhor se adaptar , inclusive no bolso. Já testei quase todas e tenho preferencias por algumas que entendo valer a pena o investimento.
Ficou fresta? use o famoso branquinho (corretivo escolar). é barato e funciona. Depois voce parte para algo mais 'profissional'
Neste começo tem que investir pouco.
Tive muitos amigos que se entusiasmaram com os meus kits e compraram um monte de coisas.
No final, montaram um ou dois kits e não deram sequencia. E o investimento, ralo abaixo
Demorei 20 anos pra comprar meu aerografo e compressor. O motivo: falta de grana e prioridade.
Ah, mas os kits pintados com aerografos ficam melhores. Mas já ficam excelentes pinturas aqui no forum feitas a pincel.
Teve duvidas? Coloca aqui que sempre haverá varias dicas dos colegas.
Aprendi pra caramba com a turma daqui do forum.
Mas como já te disseram, cada um tem seu estilo. E voce achará o seu.
Pincel, aerografo, lixas, lupas, pinças, colas, tintas e ferramentas: voce encontra seu rumo a medida que vai evoluindo.
O principal de tudo: paciencia e perseverança . Esse são alguns dos segredos. Os demais voce com o tempo voce vai descobrindo.
Acima de tudo: divirta-se!
Boa sorte e poste o seu trabalho.
Abraço
Clovis
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”