HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Teste com PE caseiro

Fórum dedicado a Técnicas e Ferramentas sobre Scratchbuilding.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5682
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 7 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Motta »

Repetição com correção até a exaustação.
Tá saindo camarada, paciência!
Obrigado por vc compartilhar sua experiência! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
:star: :star: :star: :star: :star:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Thiago
Super Membro
Mensagens: 2405
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:42
Nome: Thiago Vergani
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Thiago »

Que maquina é essa... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Thiago Vergani

"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

O Swetty usa o papel transparente fotossensível da MICROMARK para isolar a peça no processo de revelação por luz branca...

Procure pelo Item #: 83130

Imagem

[]s :tchau:
Avatar do usuário
Kadu Queiroz
Super Membro
Mensagens: 1633
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:27
Nome: Carlos Eduardo dos Santos Queiroz
Localização: Paty do Alferes - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Kadu Queiroz »

Muito legal Dolence.
Obrigado por compartilhar.
Imagem
Avatar do usuário
Fibonacci
Membro
Mensagens: 727
Registrado em: 14 Jun 2012, 13:43
Nome: Jair Bastos
Localização: Montes Claros-MG, Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: X-55 & X-55M – Amodel – 1/72

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Fibonacci »

Thiago escreveu:Que maquina é essa... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Thiago, eu sei que é um dos processos de revelação/gravação das chapas metálicas.

Imagem

No canto direito, consigo identificar uma resistência e, pelas bolhas, presumo uma fonte de ar.

Não me recordo bem se li algo a respeito, mas o líquido me parece ser hidróxido de sódio ou, como conhecemos, soda cáustica.

Porém, tenho dúvidas sobre o processo e prefiro não afirmar. :pensando:

Nas referências do papel/filme transparente que o Alexandre Rezende indicou tem essa substância que compõe o sistema de fabricação de PE.
Mas também tem o percloreto de ferro.
Make Your Own Photo-Etched Parts with the Pro-Etch System A Micro-Mark Exclusive!
Model not included

• Specially developed, high resolution, ink jet film (two, 8-1/2” x 11”)
• Photo-resist material (one, 19” x 12”)
• Brass and stainless steel sheet metal (one each, 6” x 12”)
• Photo-resist laminating machine and carrier sheets
• Exposure frame and clamps
• :arrow: Sodium Hydroxide* developing/stripping solution (16 oz.)
• Plastic developing/stripping trays
• Etching tank with circulating pump
• :arrow: Ferric Chloride* etchant solution (16 oz.)
• Metal-prep pad, plastic tweezer, measuring cup, apron, goggles, gloves
• How-To manual with easy-tounderstand instructions, illustrations and photos to guide you through each step of the process.
Fibonacci
_________________________________________________

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor".
(William de Ockham)
Avatar do usuário
spark
Membro
Mensagens: 246
Registrado em: 04 Ago 2012, 12:04
Nome: Wilson Giordani
Agradeceu: 23 vezes
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por spark »

Dolence,

ao ler seu relato me lembrei desse tópico no fórum-que-não-deve-ser-nomeado: http://www.plastimodelismo.org/bbs/view ... =19&t=6046 .

Espero que seja útil.
Spark
Avatar do usuário
Fibonacci
Membro
Mensagens: 727
Registrado em: 14 Jun 2012, 13:43
Nome: Jair Bastos
Localização: Montes Claros-MG, Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: X-55 & X-55M – Amodel – 1/72

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Fibonacci »

AQUI, mais umas orientações sobre o processo, desta vez, no fórum dos nossos patrícios.
Fibonacci
_________________________________________________

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor".
(William de Ockham)
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

spark escreveu:Dolence,

ao ler seu relato me lembrei desse tópico no fórum-que-não-deve-ser-nomeado: http://www.plastimodelismo.org/bbs/view ... =19&t=6046 .

Espero que seja útil.
Ajudou e muito. Obrigado!
Eu já sei como vou deixar a corrosão mais profissa, não vou nem gastar saliva (ou melhor, dedo :lol: ) com isso agora pq quero mostrar a criança funcionando! :shh: :silent: :silent: :silent:
Meu problema agora é outro. Tanto o francês quanto o cara do link que você enviou chegaram num efeito que achei muito bacana. Me corrija se eu estiver errado, mas a idéia para fazer os relevos (sem vazar) me parece que é a seguinte: é feito um sanduiche com a placa no meio de dois fotolitos cuidadosamente alinhados. Onde deve vazar, deve estar em preto nas duas faces do fotolito, então a corrosão de um lado da placa acaba rapidamente encontrando o outro lado. Onde é pra ser apenas baixo relevo, fica branco no lado que deverá permanecer intacto e preto no lado onde gostaríamos de ter o relevo. Durante o tempo necessário para um lado encontrar o outro (fazendo o vazado) o relevo terá conseguido corroer somente a metade. Ficou confuso, né? :pensando: Mas enfim, acho q deve ser algo nessa linha! :?
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Fibonacci
Membro
Mensagens: 727
Registrado em: 14 Jun 2012, 13:43
Nome: Jair Bastos
Localização: Montes Claros-MG, Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: X-55 & X-55M – Amodel – 1/72

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Fibonacci »

Dolence escreveu: Ajudou e muito. Obrigado!
Eu já sei como vou deixar a corrosão mais profissa, não vou nem gastar saliva (ou melhor, dedo :lol: ) com isso agora pq quero mostrar a criança funcionando! :shh: :silent: :silent: :silent:
Meu problema agora é outro. Tanto o francês quanto o cara do link que você enviou chegaram num efeito que achei muito bacana. Me corrija se eu estiver errado, mas a idéia para fazer os relevos (sem vazar) me parece que é a seguinte: é feito um sanduiche com a placa no meio de dois fotolitos cuidadosamente alinhados. Onde deve vazar, deve estar em preto nas duas faces do fotolito, então a corrosão de um lado da placa acaba rapidamente encontrando o outro lado. Onde é pra ser apenas baixo relevo, fica branco no lado que deverá permanecer intacto e preto no lado onde gostaríamos de ter o relevo. Durante o tempo necessário para um lado encontrar o outro (fazendo o vazado) o relevo terá conseguido corroer somente a metade. Ficou confuso, né? :pensando: Mas enfim, acho q deve ser algo nessa linha! :?
Dolence, penso que é basicamente isso.

Qualquer alteração na opacidade do filme provocará uma "densidade" de corrosão diferente.

Nestes casos, indicaria um acompanhamento mais efetivo da peça a ser corroída para controlar estes detalhes.

Outra coisa que já vi foi uma mesa de revelação com lâmpadas (no caso, lâmpadas UV) dos dois lados do sanduíche.

Dessa forma se tem uma incidência uniforme na peça.

Estas são 'algumas' das minhas teorias. :ugeek: :ugeek: :lol: :lol:

Estou ansioso pra ver seus testes. :agitado:
Fibonacci
_________________________________________________

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor".
(William de Ockham)
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Teste com PE caseiro

Mensagem por Dolence »

A sensibilização da emulsão é super tranquila. Eu estou usando um retroprojetor de maneira semelhante ao rapaz que usou o scanner. A diferença é que ele usa lâmpadas UV e eu uso halógena. Como estas halógenas são super fortes, não mais do que 2 minutinhos de cada lado ja é tempo suficiente para uma sensibilização de qualidade.
Estou trabalhando numa estação de corrosão. Essa sim vai ser o tchan do verão!
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Responder

Voltar para “Scratchbuilding - Técnicas e Ferramentas”