Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por anghinoni »

Dom escreveu:
anghinoni escreveu:O desse com reservatório de 3l eu comprei no paraguay por uma pechincha, 250 reais o segundo e 300 o primeiro..
Eu tenho compressor de geladeira também. Pro hobby serve o sem reservatório, o problema é que ele cospe água... Com reservatório não.. Porque sem reservatório o ar sai do motor que esquenta bastante e como está quente a umidade passa pelo filtro ai o ar esfria na mangueira e condensa lá... Resultado: cospe no aerografo..
Por isso alguns pintam e nunca se preocupe se o tempo está seco ou chuvoso e outros só pintam quando o tempo está bom, questão de ter compressor com ou sem reservatório hehe

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
dá pra resolver isso com R$5,00 Imagem vc passa em uma loja de motopeças e compra um filtro de gasolina pra moto carburada, qualquer filtro para qualquer modelo de moto, coloca ele na mangueira próximo ao aerografo (mas não tão próximo que atrapalhe) e adeus cuspideira de água. Imagem
Sim é válido. Ou por filtro antes do aerografo daqueles mini filtros.. Só lembrar que isso tira a pressão, eu mesmo já fiz teste e não é pouca coisa.
Aí tem que lembrar que 20 psi no manômetro que sai do compressor não é 20 psi no aerografo. Eu acho que muitos erram no verniz ou na diluição por esse motivo... Usar baixa pressao achando que está com a pressão correta...


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

grifhter escreveu:Olá, meu compressor é aquele winpel juntamente com o aerógrafo sagyma, estava pesquisando por compressores e o preço p investir agora é um pouco alto,mas dai pensei numa solução; gostaria de comprar um compressor como o da foto a baixo,ele ñ possui reservatório de ar,mas queria saber se é possível pedir p essas oficinas que trabalham com geladeiras e ar condicionados adaptarem um reservatório a ele.
Imagem
É exatamente esse bicho que eu tenho a 06 meses. Muito bom!!! Atende perfeitamente para o que preciso no plastimodelismo.
Quanto a colocar reservatório, melhor nem tentar. Como disse Tio Drakul, não fica seguro...e eu acho que fica meio gambiarra.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

anghinoni escreveu:O desse com reservatório de 3l eu comprei no paraguay por uma pechincha, 250 reais o segundo e 300 o primeiro..
Eu tenho compressor de geladeira também. Pro hobby serve o sem reservatório, o problema é que ele cospe água... Com reservatório não.. Porque sem reservatório o ar sai do motor que esquenta bastante e como está quente a umidade passa pelo filtro ai o ar esfria na mangueira e condensa lá... Resultado: cospe no aerografo..
Por isso alguns pintam e nunca se preocupe se o tempo está seco ou chuvoso e outros só pintam quando o tempo está bom, questão de ter compressor com ou sem reservatório hehe

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Exatamente para evitar esse tipo de problema, agregado ao filtro de umidade que vem no aerógrafo eu comprei 10 metros de mangueira de poliuretano (barato que só bolo de goma na feira :thumbup: :thumbup: ) e esse filtro de gasolina para Fusca.
Imagem
Adaptei na mangueira e não sai umidade no aerógrafo mesmo que o Catrina esteja passado lá do lado de fora. Recomendo. :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

anghinoni escreveu:Sim é válido. Ou por filtro antes do aerografo daqueles mini filtros.. Só lembrar que isso tira a pressão, eu mesmo já fiz teste e não é pouca coisa.
Aí tem que lembrar que 20 psi no manômetro que sai do compressor não é 20 psi no aerografo. Eu acho que muitos erram no verniz ou na diluição por esse motivo... Usar baixa pressao achando que está com a pressão correta...
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Tá aí...tem lógica. Ele barra a umidade mas vai barrar tb ar pq o elemento filtrante vai agir dessa forma. :pensando:
Marco, quando der eu vou testar para ver de quanto é essa perda.

É uma ponto que realmente tem que ser observado. Mesmo assim tem funcionado para mim e eu tenho conseguido realizar a pintura sem problemas.
Talvez pq tenha me habituado a regular a pressão no "feeling", já que meu compressor winpel anterior não tinha como aferir qual pressão estava.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5065
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 126 vezes

Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por Chicabum »

Eu usei por muito tempo um compressor como este. Adaptar um reservatório é perigoso pois o povo que faz isso usa garrafa PET. Vai que explode né...

Mas os únicos problemas que eu tinha, eram a umidade no aerógrafo e a intermitência do ar. A cada tuc tuc tuc do compressor era um pulso no aerógrafo. Resolvi os dois problemas de uma vez só. Comprei uma mangueira de 2 metros com um filtro de ar próximo ao aerógrafo.
Só parei de usar esse compressor porque o barulho era um problema. Aí fui para o compressor com motor de geladeira. aí acabou o barulho.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por grifhter »

anghinoni escreveu:O desse com reservatório de 3l eu comprei no paraguay por uma pechincha, 250 reais o segundo e 300 o primeiro..
Eu tenho compressor de geladeira também. Pro hobby serve o sem reservatório, o problema é que ele cospe água... Com reservatório não.. Porque sem reservatório o ar sai do motor que esquenta bastante e como está quente a umidade passa pelo filtro ai o ar esfria na mangueira e condensa lá... Resultado: cospe no aerografo..
Por isso alguns pintam e nunca se preocupe se o tempo está seco ou chuvoso e outros só pintam quando o tempo está bom, questão de ter compressor com ou sem reservatório hehe

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Obrigado pelas informações. Com relação a questão de cuspir água eu coloquei um filtro de ar entre o aerógrafo e o compressor,como meu uso(por enqianto) é quase nenhum eu ainda n tive esse problema,mas dizem que com esse filtro resolve.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por grifhter »

Dom escreveu:
anghinoni escreveu:O desse com reservatório de 3l eu comprei no paraguay por uma pechincha, 250 reais o segundo e 300 o primeiro..
Eu tenho compressor de geladeira também. Pro hobby serve o sem reservatório, o problema é que ele cospe água... Com reservatório não.. Porque sem reservatório o ar sai do motor que esquenta bastante e como está quente a umidade passa pelo filtro ai o ar esfria na mangueira e condensa lá... Resultado: cospe no aerografo..
Por isso alguns pintam e nunca se preocupe se o tempo está seco ou chuvoso e outros só pintam quando o tempo está bom, questão de ter compressor com ou sem reservatório hehe

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
dá pra resolver isso com R$5,00 :lol: vc passa em uma loja de motopeças e compra um filtro de gasolina pra moto carburada, qualquer filtro para qualquer modelo de moto, coloca ele na mangueira próximo ao aerografo (mas não tão próximo que atrapalhe) e adeus cuspideira de água. :thumbup:
Valeu ! Eu comprei o próprio para o compressor.
grifhter
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 02 Nov 2014, 19:28
Nome: sidney melo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: É possível adaptar reservatório de ar ao compressor ?

Mensagem por grifhter »

:clap: :clap: :clap: :clap: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Dom escreveu:
grifhter escreveu:
Dom escreveu:
grifhter escreveu:Olá, meu compressor é aquele winpel juntamente com o aerógrafo sagyma, estava pesquisando por compressores e o preço p investir agora é um pouco alto,mas dai pensei numa solução; gostaria de comprar um compressor como o da foto a baixo,ele ñ possui reservatório de ar,mas queria saber se é possível pedir p essas oficinas que trabalham com geladeiras e ar condicionados adaptarem um reservatório a ele.
Imagem

Olá Sidney, olha, se for pra modelismo (que é o foco desse fórum) esse compressor dá conta do recado tanquilamente. uso um desses com um aerografo sagyma a muito tempo e não tenho do que reclamar, inclusive já usei até pra coisas maiores que modelismo, este tanque de moto, toda a parte de aerografia foi feita com ele, usei apenas um compressor maior para a cor base (prata) e o verniz.
Imagem

Imagem

então se for só pra miniaturas pode usar um desse sem reservatório tranquilamente.
Rapaz...vc é um artista !!! Sei que aqui tem muitos como vc,mas só posso falar de vc porque ví sua arte. Parabéns
Valeu Sidney! :bala: :thumbup:[/quote]

:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Responder

Voltar para “Dúvidas”