Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Melhor tinta para usar com PINCEL?

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por miguel_angelor »

xandão escreveu:Ta comprando onde?

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Já comprei na Mania de Kit, Modelismo Alpha, Brasil Miniaturas e Demarti.


Abs
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por xandão »

Valeu

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por anghinoni »

em vez de discutir qual a melhor tinta eu acho que deveriam discutir como usar retardadores, médiuns e fluidificantes...
porque a diferença de resultados esta aí. :pensando:
no pincel a tinta precisa ter alastramento para não ficar as marcas de cerdas e estar diluída para não ficar grossa.

isso se consegue com secagem lenta, com enamel como ja tem secagem lenta não precisa fazer nada, so diluir

com acrilica tem que aprender a colocar retardador para ficar bom.
essas citadel e tal são boas porque ja tem o retardador na formula.

pega acrilex e dilui na agua e passa com pincel... ai dilui com brilho fácil e pincel de novo
ve a diferencia
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por TioDrakul »

anghinoni escreveu:em vez de discutir qual a melhor tinta eu acho que deveriam discutir como usar retardadores, médiuns e fluidificantes...
porque a diferença de resultados esta aí. :pensando:
no pincel a tinta precisa ter alastramento para não ficar as marcas de cerdas e estar diluída para não ficar grossa.

isso se consegue com secagem lenta, com enamel como ja tem secagem lenta não precisa fazer nada, so diluir

com acrilica tem que aprender a colocar retardador para ficar bom.
essas citadel e tal são boas porque ja tem o retardador na formula.

pega acrilex e dilui na agua e passa com pincel... ai dilui com brilho fácil e pincel de novo
ve a diferencia
Na verdade eu esqueci mesmo de mencionar que também valia sugerir combinações com diluentes ou outras coisas. É que como exemplo eu descobri que a Acrilex branca brilhante misturada com isopropílico é excelente no aerógrafo mas se você tenta usar essa mesma mistura no pincel não fica legal, o vermelho em especial (também acrilex brilhante) não consigo evitar que fique marcas de pincel. E acredito eu que se alguém vendesse já com o ponto certo de diluição para pincel seria o ideal por reduzir a margem de cagada (bônus se vier em um pote que permita usar a tinta sem causar lambança)
Avatar do usuário
GNegrini
Membro
Mensagens: 327
Registrado em: 22 Set 2016, 22:02
Nome: Guilherme
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por GNegrini »

Vou ficar de olho nessas dicas, tópico fundamental.
Tenho algumas figuras pra pintar no futuro e isso vem me preocupando, não consigo um resultado decente com pincel sem encobrir alguns detalhes. Ontem mesmo fui pintar o cockpit do AT-ST e minha contribuição pra discussão é: Tamiya acrílica com diluente próprio ==> minimamente decente, apenas as cores metálicas (Chrome Silver) ficaram excelentes. Hobby Cores com álcool isopropílico ==> muito difícil, até no aerógrafo não consegui o ponto.
Avatar do usuário
Gylber Soares
Super Membro
Mensagens: 1834
Registrado em: 05 Jan 2015, 12:26
Nome: Gylber Emmanuel Soares Cavalcanti
Localização: João Pessoa-PB/Natal-RN
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 9 vezes

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por Gylber Soares »

Gosto das model master acrílicas e das revell aqua. Dão um bom resultado.
"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem." Salmo 122:6-9
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por TioDrakul »

miguel_angelor escreveu:
xandão escreveu:Tem a da Andrea, que o pessoal das figuras usam. Vallejo esta facil de encontrar no Brasil?


Abraço,
Nunca usei as tintas da Andrea mas dizem q são muito boa. É bem tranquilo encontrar as Vallejo no Brasil.


ABs
Eu dei uma olhada aonde eu acharia Vallejo mas aonde achei só têm uma ou outra cor. Têm algum fornecedor que sempre tenha uma gama razoável de cores? (achei o site internacional da Vallejo mas adivinha? Até a COLÔMBIA têm representante, menos o Brasil é claro)
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por miguel_angelor »

No Brasil, as lojas q eu tinha mais facilidade de comprar Vallejo eram:

Mania de Kit, Modelismo Alpha, Brasil Miniaturas e Demarti

Não sei como estão os estoques agora.


Abs
Avatar do usuário
miguel_angelor
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:25
Nome: Miguel Angelo Rego
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por miguel_angelor »

As Vallejos eu diluo com água destilada, não uso retardante pq uso paleta molhada que mantem a tinta úmida enquanto trabalho. O único produto que uso eventualmente é o médium acrílico que serve p deixar a tinta bem transparente.

Abs
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Melhor tinta para usar com PINCEL?

Mensagem por Tiago Guilger »

O segredo pra ficar bom no pincel é a diluição e paciência. E boa cobertura com boa diluição não combinam, então o ideal é diluir bem, e dar várias demãos, sempre esperando a secagem total de cada demão e invertendo o sentido da pintura em grandes áreas. Em detalhes minúsculos, uso pincel 000 e tinta sem diluir, daí um toque do pincel já pinta, mas somente em retoques ou detalhes. E isso serve pra acrilex, revell, tamiya e acredito que para qualquer outra também... (só trabalhei com acrílicas até hoje, e diluo todas com água).
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”