Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

14 Bis - 1/72 Photo etched Dr Design

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

14 Bis - 1/72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Chicabum »

Olá a Todos!

Este é o primeiro modelo que posto neste fórum e apesar de ser amante do plastimodelismo desde meus 10 anos quando montava os kits da revel, depois de parar por um tempo, retornei (como a maioria por aqui). Este modelo ganhei de presente e, apesar de estar no meio de uma montagem de um cadilac 58 (quando retomar eu vou postar), tive que dar preferencia a ele :D . Comecei a montar no ano passado e postei o início no finado fórum. Como tive que parar a montagem, estou retomando de onde parei.

Uma breve descrição do avião:

Apesar dos americanos tentarem empurrar goela abaixo do mundo a história fantástica dos Irmãos Wright, o 14 Bis foi o primeiro que decolou, voou e pousou. Ele foi nomeado assim porque o nosso Santos Dumont batizava todas as suas criações com números. E como ele utilizou inicialmente o dirigível 14 como ponto de partida, este foi rebatizado de 14 Bis. No início, a idéia de Santos Dumont era que o avião sozinho seria muito pesado para voar e se tivesse um balão para deixá-lo mais leve, facilitaria o trabalho do motor. Então, utilizando de materiais leves, (bambu, alumínio e seda japonesa) construiu um avião que posteriormente foi classificado como cannard e acoplou o balão do dirigível sobre ele. No dia 18 de julho de 1906 o conjunto estava pronto e foi levado para teste.

Com uma pequena busca na internet, achei a cronologia de testes e vôos do avião:
18 de julho de 1906: O aparelho concluído.
19 a 29 de julho: Testes com o avião preso ao balão 14 e pendurado num cabo inclinado.
21 de agosto: Testes no campo de pólo, já sem o balão. Na verdade, ele percebeu que o balão provocava um arrasto violento e seria impossível qualquer tentativa de vôo com ele acoplado.
22 de agosto, 4h: O 14 bis chegou a se levantar do solo. Santos Dumont percebeu que o motor de 24 CV era insuficiente.
3 de setembro: Novo motor Antoinette, agora com 50 CV foi instalado.
4 de setembro, Bagatelle, 5h: O 14 bis correu para a decolagem, mas Santos Dumont não conseguiu manter o controle.
7 de setembro, por volta das 17h: Atingiu uma altura de cerca de 2 m. Às 18h55: O 14 bis deslizou no chão. Às 19h20: Nova tentativa, sem sucesso.
8 a 12 de setembro: Alterações no projeto.
13 de setembro, 7h50: O 14 bis correu 350 m no solo, mas também não decolou.
8h40: Após alterações no aparelho, nova tentativa e percorreu cerca de 7 m no ar.

23 de outubro, 9h15: corre em Bagatelle. O 14 bis havia sido envernizado para aumentar a sustentação, e alterações foram feitas na carcaça da nacela (cesto de vime do piloto) para reduzir o peso. Às 16h45: O 14 bis decola e percorre 60 m numa altura de cerca de 3 m do solo. Santos Dumont ganha a taça Archdeacon.

12 de novembro: Santos Dumont instalou um aileron (dispositivo para controlar a inclinação lateral) octogonal. Quatro ensaios, cada um com uma série de vôos: I) 10h: Voou cerca de 40 m; II) 10h25: Dois vôos, um de 40 m e o outro de 60 m. III) 16h09: Dois vôos, um de 50 m e o outro de 82,6 metros, em 7,2 s, com velocidade média de 41,3 km/h; IV) 16h45: 220 m percorridos em 21 s, a uma velocidade de aproximadamente 37,4 km/h.

Santos Dumont fez alterações no 14 bis depois dos vôos de 12 de novembro de 1906. A mais importante foi a mudança do aileron octogonal situado no meio das células externas das asas. Ao mesmo tempo, construia um novo avião, o invento de número 15, alterando profundamente a configuração. Em 4 de abril de 1907, ocorre o último vôo do 14 bis, em Saint Cyr. Voou cerca de 50 m e caiu. Santos Dumont não tentou consertá-lo.

Ficha Técnica:
Motor: Levasseur Antoinette, de 50 hp
Velocidade: 36,84 km/h
Peso: 160 kg
Comprimento: 10 m
Altura: 4,81
Envergadura: 12 m
Materiais: seda japonesa, bambu e alumínio
Nacela: vime

Vamos ao Kit:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

De uma forma geral foi um desafio grande iniciar o kit pois nunca montei nada em photo etched. Fui para o google e começei a achar referências e dicas para começar. As peças são muito pequenas e frágeis, o que deu um trabalhão para chegar até onde cheguei. De olhar elas já amassavam, mas aprendi a fazer serviço de "martelinho de ouro".

As instruções são ruins, incompletas e em vários momentos fiquei muito na dúvida se estava certo o que estava fazendo. Neste ponto faltou experiência, o que foi compensado com trabalho dobrado, ou às vezes triplicado. A primeira providência que tomei foi comprar mais papel (na papelaria procure por papel impermeável, ou aquele papel que tem em padarias para colocar os frios).

Depois levei para o consultório para cortar as peças pois elas são minúsculas e frágeis
Imagem
Imagem

Aqui aprontando para pintura:
Imagem
Imagem

Agora com o papel entelando o corpo e as asas:
Imagem

Asas dobradas na posição final:
Imagem
Editado pela última vez por Chicabum em 30 Mar 2016, 21:33, em um total de 1 vez.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Chicabum »

Até agora, foi relativamente fácil. O trabalho começou quando fui começar o tanque de combustível e o motor. Estes estavam em condições bem ruins e tive que caprichar na massa putty e na lixa para deixar um pouco melhor:
Imagem
Imagem
Imagem

Outro problema que tive foi para pintar o 14 BIS na lateral do avião. O manual dizia para fazer um silk. Eu fiz em um pedaço do papel que comprei a mais e ficou uma porcaria:
Imagem

Tive a brilhante idéia de usar uma caneta de CD pois a que eu tinha em casa era ponta fina e preta, também não deu certo:
Imagem

A tinta borrava o papel impermeável tanto com o silk quanto na caneta. Os orifícios do BIS eram muito pequenos para a ponta da caneta e para o silk, então sempre ia mais tinta do que no resto, o que acabava borrando. A solução veio por acaso andando no Conjunto Nacional, na av. Paulista, retonando do consultório de um amigo onde fui fazer uma cirurgia. Vi uma papelaria e perguntei para a vendedora se ela tinha uma caneta preta fina, a mais fina que ela tivesse. Ela me aparece com uma caneta alemã de desenho industrial, arquitetura de 0,05mm!!! Pronto aí eu tinha a solução para o orifício pequeno. Dá pra ver que eu tive até que preencher o meio do 14 para ficar bom:

Imagem

Aí já haviam se passado uns 4 meses, fui banido do outro site porque tentei mandar uma mp para o BVila, pois ele é de Votuporanga, cidade onde ia sempre nas minhas férias de escola e faculdade (meu tio mora lá). Nao tinha a menor idéia do que estava acontecendo e vi que depois o site fechou. Fiquei :raiva: por ter sido banido sem saber o que havia feito e paciência. Continuei a montagem dobrando a estrutura e colando o papel para fechar o corpo do avião.

Aí foi onde deu problema. As emendas ficaram aparentes e o manual recomendava a colagem de uma pequena faixa de papel (2mm de largura) para fechar a frestas. Para colar todo o papel no kit, recomendavam cola branca diluída. Não vi que o pincel tinha resíduos de tinta preta e borrei toda a cobertura de papel da estrutura do corpo com tinta preta. :chorando: :chorando: :raiva: :raiva:

Depois de uns 6 meses a raiva passou e retomei a montagem, ou melhor a desmontagem. Nessa época eu pensei: Não acredito que aquele pessoal todo do fórum se perdeu, afinal de contas tinha o site antigo e depois o novo. Vou procurar melhor!" E achei :aeee:

Comprei 3 litros de tira grude e com espátulas do consultório, cotonete e muita paciência consegui remover todo o "trabalho" que tinha feito. Hoje o modelo está entelado e com algumas partes coladas. Vou pegar o feriadão para tentar finalizar o modelo. Acho que não falta muita coisa, mas vou fotografar e postar por aqui.
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por cesar2b »

Primeiro lugar seja Bem Vindo!
Amigo muito legal esse kit (onde conseguido hehe)
Vou estar de olho estou gostando do progresso ,mostra como ele ta depois do acidente
Avatar do usuário
thiago_tomcather
Super Membro
Mensagens: 1667
Registrado em: 22 Set 2012, 22:58
Nome: Thiago de Oliveira Bernardino
Localização: Marília - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-14A Tomcat Force One GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MIG 27 Flogger-D - Academy 1/72 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sikorsky CH-54 Skycrane - Revell - 1/72 (2012) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mil-24D - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 Fishbed - Academy  - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: A-6E Intruder - Tamiya - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VF-111 Sundowners" - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: EA-18G - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "VFA-142 Ghostriders 1975" - Academy - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat - Italeri - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F-14A Tomcat "VF-1 Wolfpack" - Academy - 1/72

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por thiago_tomcather »

Fala amigão! Seja muito bem vindo!

Que kit show de bola! Qual o tamanho depois de montado?

Abração =D
Semper Fi.
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Seja muito bem vindo Érico!

Também achei esse kit fantástico e com toda essa história ficou melhor ainda.
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Sekiji »

Que trampo Erico!
Haja olho para tudo isso, mas ta ficando excelente o 14 Bis :clap: :clap: :clap:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Chicabum »

cesar2b escreveu:Primeiro lugar seja Bem Vindo!
Amigo muito legal esse kit (onde conseguido hehe)
Vou estar de olho estou gostando do progresso ,mostra como ele ta depois do acidente
Olá Cesar!
Obrigado! Quem me deu disse que comprou na Model World e este é o único modelo em escala para motar do 14 Bis. Andei procurando referências na internet e achei uma história sobre a Revell alemã que estava desenvolvendo um kit de plasti. Quando eles estavam em estágio avançado no desenvolvimento, já com os primeiros sprues, veio ordem da Revell americana encerrando o projeto por conta do Flyer dos irmãos Wright. Se lançassem o 14 Bis, teriam que admitir que foi o primeiro avião a voar. Depois disso não se teve mais notícias do destino dos moldes.

Depois do acidente, já recuperei quase todo o atraso. Falta agora montar as asas e passar o encordamento. Os orifícios de passagem dos fios das asas é muito estreito, então vou levar um fio de cirurgia agulhado e acho que dá certo. Aceito sugestões!!!

Abraço! :tchau:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Chicabum »

BVila escreveu::thumbup: :thumbup: :thumbup:

Seja muito bem vindo Érico!

Também achei esse kit fantástico e com toda essa história ficou melhor ainda.
Olá BVila!!!

Votuporanguense!!! Já tomei muita Vaca Preta e Cotuba por aí!!! Muitos bailes no Votuporanga clube, Assary, umas canas na Água Doce!!! Tenho ótimas recordações da sua cidade... De vez em quando ainda vou por aí para visitar meu tio e matar saudades (e passar calor :) ).

Esse kit tem um significado especial para mim por conta da admiração que sempre tive por Santos Dumont e por aviões. Na hora que ganhei, nem acreditei que existia um Kit dele. Esse modelo tem muita história, não só por ter sido o primeiro de todos, mas também por conta da falcatrua dos irmãos Wright. Quero caprichar para guardar em local especial em casa. Vamos ver se consigo!!!

Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Chicabum »

Sekiji escreveu:Que trampo Erico!
Haja olho para tudo isso, mas ta ficando excelente o 14 Bis :clap: :clap: :clap:
Olá Sekiji!!! :saudacao:

As peças são muito pequenas mesmo, mas como estou acostumado por conta do trabalho, uma boa lupa resolve praticamente tudo. Vou tirar umas fotos no feriado e posto o estágio que estou. Obrigado por acompanhar!!!

Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5085
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 134 vezes

Re: 14 Bis - 1:72 Photo etched Dr Design

Mensagem por Chicabum »

thiago_tomcather escreveu:Fala amigão! Seja muito bem vindo!

Que kit show de bola! Qual o tamanho depois de montado?

Abração =D
Olá Thiago!!! :clap:

O kit vai ficar com 14,00cm de comprimento e 15,50cm de envergadura. Se medir pela ponta da asa, terá cerca de 7 cm de altura. É pequeno e delicado. Na montagem, tinha peça que entortava só de olhar pra ela. Tô pegando a manha do martelinho, jájá vou para o carro da patroa :rolando:

Obrigado por acompanhar!!! :tchau:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Responder

Voltar para “Aviação”