HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Mirage 2000N 1/72 - Dream Model

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

alferreira
Membro
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 91 vezes
Curtiram: 73 vezes

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.
Vamos iniciar o 4o modelo, após meu "renascimento" no hobby há cerca de 1 ano atrás.

Este modelo comprei aos 45 minutos do 2o tempo em que não tinha a "taxa das blusinhas", pelo Ali Express. Foi R$ 148, com frete de R$ 30,.
Nunca ouvi falar desta marca, Dream Model.

O modelo é um Mirage 2000 N (da força de dissuasão nuclear, da Força Aérea Francesa), utilizado atualmente pela França e que passou por atualizações recentemente. Para terem uma ideia, os caras usam Windows nos computadores de bordo:

Imagem

O Mirage 2000 N é uma variação do biplace 2000 B, adaptado para ataque nuclear, como substituto dos antigos Mirage IV. Em virtude dessa nova função (a variante D é de ataque convencional), ele carrega dois tanques subalares para aumentar o alcance e o míssil (que pode ser nuclear) ASPM e asas reforçadas. A FAB chegou a utilizar o Mirage 2000, 12 exemplares usados, (versões C e B (biplace) de 2005 a 2013, como caça "tampão" até a chegada dos vencedores da competição FX-2. Como eram do primeiro lote de fabricação, as células já estavam bem gastas, o que acelerou a desativação das aeronaves na FAB.

Vamos ao modelo. A caixa é bem grande, porque os sprues também o são (só 2): mede 28 cm por 35 cm e é feita de um papelão bem reforçado.

Imagem

Imagem

A caixinha plástica contem um peça (ainda não vi qual é) impressa em 3d:

Imagem

Os sprues (acho que tem peças a mais, notei 3 cones de nariz):

Imagem
Imagem

Instruções (vou precisar de lente de aumento):

Imagem

Folha de pintura, à parte e colorida. Vem em duas versões, a outra comemorativa, que não curto muito:

Imagem

E a folha de decalques (muito bem embalada, com folha de seda por cima), com P.E. de cintos e outras peças pequenas:

Imagem
Imagem

Eu jurava que tinha vindo as máscaras do canopy, mas acho que me enganei)...

Conforme for dando sequência vou postando por aqui.

Abraços.
Estes usuários curtiram o post de alferreira(total 3):
Gylber Soares (28 Abr 2025, 20:03) • gilvaju (01 Mai 2025, 09:02) • Jetcommando (05 Mai 2025, 23:56)
alferreira
Membro

Foto de um "de verdade":

Imagem
Estes usuários curtiram o post de alferreira:
gilvaju (01 Mai 2025, 09:02)
gilvaju
Membro
Nome: Gilvan Costa Júnior
Agradeceu: 188 vezes
Curtiram: 64 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-39Q Airacobra - Eduard

GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: SR-71 Blackbird 1/72 - Revell GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Dornier 18 1/72 - MatchBox GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Alfa 155 - Tamiya 1/24 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: C-130 Hércules 1/72 - Zveda

Re: Mirage 2000N 1/72 - Dream Model

Mensagem por gilvaju »

Opa, cheguei para acompanhar!
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Mensagem por Kakadu »

Esse kit parece top, bem detalhado e com extras.
Jetcommando
Membro
Nome: Volmir da Rosa Batista
Agradeceu: 66 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagem por Jetcommando »

Opa ! Muito interessante esse kit ! :clap:

Claro que o Jet vai acompanhar ! 8-)
alferreira
Membro

Mirage 2000N 1/72 - Lavando os sprues

Olá pessoal.
Iniciando aqui.

Vi em um tópico aqui, alguém que montou um hovercraft, acho que da Airfix e comentou que nas instruções estava orientando para lavar as peças. Acredito que elas deveriam estar nos sprues e sem primer. Como achei uma boa prática, e que não custa nada, fiz o mesmo, com detergente neutro.

Imagem

Secando no varal, dei uma acelerada no processo com o secador de cabelos da "Dona Polícia", no frio (ela não está sabendo tampouco autorizou).

Imagem

As cores, pintura camuflada, tenho todas, uma parte da Ammo By Mig e outra da Tom Colors.
Logo mais vou aplicar o primer (Tom Colors) e creio que o cinza mesmo, pois o kit veio em um cinza bem claro, o que dará para ver bem onde já passei o primer. Eu tenho um primer branco da Tom Colors, que nem abri ainda. Será que fica bom?

Descobri onde se aplica a peça que veio em 3D:

Imagem

E estou estudando os photo etcheds: acho muito delicados. Agradeço alguma dica de mestres do fórum, pois é a primeira vez que montarei algo com PE (a gíria eu já aprendi).

Imagem
alferreira
Membro

Mirage 2000N 1/72 - Aplicando primer

Antes de aplicar o primer, tive que desmontar e limpar todo o aerógrafo (Steula BC61): travou a agulha. Mesmo tendo guardado ele bem limpo, mas como foi verniz a última coisa que limpei, pode ter sobrado um pouco. Enfim, 1 hora gasta mas ele voltou a funcionar bem.

Apliquei agora há pouco (18h00) o primer branco da Tom Colors.
Ficou como se não tivesse aplicado nada: ficou invisível!
Não dá para saber se deixou de aplicar em algum pedaço, se sobrecarregou, muito ruim. Claro, pode ter sido a minha diluição (deixei no ponto de "leite escorrendo no copo").
Amanhã vou aplicar o primer preto, pois no plástico cinza fica perfeitamente visível.
alferreira
Membro

Mirage 2000N 1/72 - Primeiras peças

Estava vendo um vídeo do Chiquito, sobre primer e uma coisa ele fala, que é, para mim, uma certeza (caiu a ficha): primer é só uma mão, fina, não tem por que ter n camadas. pois não vão ancorar melhor a tinta, vão deixar a superfície rugosa, somente. Ele também comenta sobre a cor do primer ser preferencialmente cinza: interessante.
Então, resolvi deixar quieta com essa mão "invisível" de branco.
Comecei a montar pequenas partes. Os encaixes são excelentes, perfeitos. Há lugares que não vai ter nada de funilaria ou muito pouca. Pouquíssimas rebarbas. fiquei surpreso.

Imagem

Imagem
Na asa dá para ver um pouco de excesso do primer. Ainda não está colada, só estou testando os encaixes.
Estes usuários curtiram o post de alferreira:
gilvaju (15 Mai 2025, 09:58)
alferreira
Membro

Mirage 2000N 1/72 - Progresso em 14/05

Hoje dediquei mais um tempinho - próximos dias não terei tempo.

Primeira vez colando peças em PE e achei fácil, apesar de serem muito pequenas e delicadas. O resultado pareceu-me muito bom. Vejamos depois da tinta.

Imagem

E o assento dianteiro e traseiro são diferentes.

Tanques colados, passei um Super Bonder (bem pouco) na emenda, que ficou mínima, quase imperceptível (mas, tem que seguir o lema: "o próximo ficará melhor").

Imagem

E peças prontas para serem pintadas:

Imagem
Estes usuários curtiram o post de alferreira(total 2):
gilvaju (15 Mai 2025, 09:58) • Gylber Soares (15 Mai 2025, 18:36)
alferreira
Membro

Mirage 2000N 1/72 - Progresso no final de semana

Olá a todos.
Esse final de semana tive bastante tempo livre, então, dei uma acelerada. Acelerada é modo de falar, pois as peças eram pequenas, muito detalhadas e, portanto, consumiram todo o tempo.
Vamos as "ibagens":
1 - Essa peça aqui, 35 ou 36, veio, uma delas, quebrada na árvore. Fiquei tentando recordar se eu mesmo tinha quebrado, cortado errado. É uam espécie de mola, amortecedor, do trem de pouso principal. Bem, iria ficar faltando, fazer o que. Mas ao revirar a caixa, achei esse pedaço extra. Ou seja, foi erro no momento da injeção plástica e os caras fizeram uma "à parte". Muito legal da parte deles. As imagens são das peças boas, a ruim estava pela metade...

Imagem

Aqui no fórum ouvia falar de Photo Eteched, mas não dava muito crédito. Até que montei os assentos e seus cintos: ficou bem realista, mas dá trabalho. E mesmo com o primer, a tinta (e o primer junto) sai fácil, ao menor contato...

Imagem
Imagem
Imagem

Terminei o cockpit e, para mim, ficou ótimo, depois de alguns retoques. Muito decalques para deixar o painel bem realista, se bem que com o canopy fechado não vai dar para ver muita coisa (a foto é por trás da lente de aumento) mas me diverti montando e isto é hobby, passatempo. Ainda falta o verniz fosco em cima de tudo isso. E fuselagem já com o devido peso, com silicone.

Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Aviação”