HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

passo a passo para pintura

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
bruno lip
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Abr 2024, 10:44
Nome: bruno lippmann
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

passo a passo para pintura

Mensagem por bruno lip »

Pessoal, novato aqui. Pretendo pintar uma carroceria de automodelo com aerógrafo (bico 0,2mm) e gostaria de um passo a passo geral se puderem auxiliar.

1. Após lixar, lavar e secar a carroceria, devo aplicar um primer antes das tintas? Se sim, qual marca/modelo?
2. Após regularizar o primer com lixa fina, gostaria de pintá-lo com uma tinta de fácil manuseio. Sei que existem diversos tipos de tinta, portanto gostaria de alguma indicação de marca/modelo que seja mais "amigável" para aplicação, no sentido de facilitar o resultado para um operador sem habilidade.
3. Após as demãos de tinta, qual verniz utilizar? Devo lixá-lo e encerá-lo?

Muito obg
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 13 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: passo a passo para pintura

Mensagem por Just Another Modeller »

Olá Bruno!
Primeiramente, seja bem vindo ao nosso fórum!

Eu não sou nenhum mestre em pintura e aerografia, mas posso dar meus 25 centavos pro assunto

1 - Quanto ao primer, cara, acho que ele nunca vai ser contraindicado! O primer serve para formar uma base mais sólida para a pintura, melhora a aderência e facilita a localização de falhas e imperfeições que precisam de correção. Quanto a marca, a maioria das marcas nacionais de tinta também disponibilizam primers de diversas cores, eu recomendo utilizar da mesma marca que as tintas, se possível (geralmente se economiza no frete ao comprar primer + tinta de uma mesma loja)

2 - Quanto as tintas, eu gosto muito das acrílicas da Tom Colors e da Talento, diluídas com diluentes da própria marca, não tem erro! Vem em embalagens conta-gotas, é só pingar a tinta e o diluente, misturar e pintar, e não deixam cheiro algum!

3 - Quanto ao verniz, novamente, as marcas que eu citei também comercializam, e o tipo de verniz e a quantidade de camadas vai depender do acabamento desejado - se acabamento brilhante, verniz brilhante, e assim vai...

Espero ter ajudado! Deixo claro que essas são apenas algumas respostas, baseadas principalmente na minha vivência. Tenho certeza que outros colegas trarão outras respostas!!
Estes usuários curtiram o post de Just Another Modeller:
alferreira (23 Abr 2024, 08:52)
Responder

Voltar para “Pintura”