SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por alvarenga »

Imagem

BELL AH-1Z VIPER

O Bell AH-1Z Viper é uma versão moderna do primeiro helicóptero concebido para ataque, o AH-1 COBRA. Também conhecido por ZULU COBRA, em referência a letra da sua variante.

Imagem
Bell 209 Huey Cobra

Desde a sua introdução, em meados dos anos 60, o Cobra tem sido modernizado e melhorado. A última versão, o AH-1Z é resultado do programa H-1 para modernização de helicópteros para o Corpo de Fuzileiros dos EUA, licitado pelo governo em 1996 e ganho pela Bell. Também faz parte desse programa o UH-1Y VENON para transporte.

Imagem
UH-1Y Venon

O AH-1Z é uma derivação direta do AH-1W SUPER COBRA. É um dos helicópteros mais avançados, potentes, de maior capacidade voando hoje em dia. O AH-1Z fez o seu primeiro voo em 2000, porém a produção em larga escala só começou em 2012, com uma previsão de entrega de 189 Vipers para o Corpo de Fuzileiros até 2019. Desses 189, 131 são AH-1W convertidos para o AH-1Z e 58 novos. Em 2015 foi anunciado que 12 seriam entregues para o Paquistão.

Imagem
AH-1W Super Cobra

Imagem
Conversão do AH-1W para AH-1Z

O Super Cobra foi adotado pelos Fuzileiros em 1986 e continua em serviço. Foi largamente utilizado na guerra do golfo. Ele foi responsável pela destruição de 97 tanques, 104 armamentos portáteis, 16 bunkers e 2 artilharias antiaéreas. Nenhum helicóptero foi perdido. A principal utilização desse helicóptero foi prover suporte avançado para os assaltos anfíbios e posteriores operações de pouso. Também foi usado como escolta para os helicópteros de transporte de tropas.
O Super Cobra possui uma fuselagem alongada e fina com o cockpit apropriado para combate. O piloto senta-se mais alto e atrás do co-piloto/artilheiro, que fica mais baixo na frente direcionando o fogo de uma ampla gama de armas montadas nas asas laterais ou a baixo do nariz. O cockpit é cercado por placas a prova de balas.
O AH-1W pode voar e prover suporte de fogo tanto diurno quanto noturno. Seus aviônicos, turbinas e armas foram substancialmente modernizados, em comparação as versões anteriores. Ele é montado com um sistema de alvo noturno, que inclue um FLIR(Forward-Looking Infra-Red), câmera de TV de baixa luminosidade, marcação de alvo a laser e um sistema de Rastreamento automático.

Imagem
AH-1W



ESPECIFICAÇÕES DO AH-1W

• País de origem: Estados Unidos
• Entrada em serviço: 1986
• Tripulação: 2
• Comprimento: 13.87m
• Diâmetro do rotor principal: 14.63m
• Altura: 4.32m
• Peso(vazio): 4.6T(10.120lbs)
• MTOW(peso máximo de decolagem): 6.69T(14.718lbs)
• Motores: 2X General Electric T700-GE-401 turboeixo
• Potência: 2X 1.725shp
• VNE(Velocidade Nunca Exceder): 282km/h(152kt)
• Velocidade de Cruzeiro: 250km/h(135kt)
• Teto de serviço: 3.720m(12.276´)
• Alcance: 587-635km(316-342nm)
• Armamento:
• 1 canhão de 20mm com 3 canos e 750 munições
• 8 misseis anti-tanque TOW ou Hellfire
• Misseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou AIM-92 Stinger
• Mais foguetes não guiados, Napalm, etc.

O AH-1Z possui um sistema de aviônicos integrado(IAS), desenvolvido pela Northrop Grumman. O sistema inclui 2 computadores de missão e AFCS(Sistema de controle de voo automático). Ambas as estações de pilotagem possuem 2 telas multifunção de 8X6 polegadas de LCD e 1 tela também de LCD de 4.2 polegadas de dupla função.
A suíte de comunicação combina um rádio integrado RT-1824 da marinha americana, UHF/VHF, COMSEC e um modem numa única unidade.
O sistema de navegação conta com GPS Inercial embutido(EGI), um sistema de mapa digital e um subsistema MEGGITT de dados de baixa velocidade que permite disparar o armamento mesmo durante o hover.

Imagem
UPER COCKPIT

Imagem
LOWER COCKPIT

A tripulação é equipada com capacetes THALES “cabeça de coruja” com sistema de visão e exibição. Tem a capacidade de operação diurna e noturna com um display binocular de 40 graus de campo de visão com projeções do FLIR ou imagens de vídeo.

Imagem
Capacete THALES

Imagem
Capacete THALES “cabeça de coruja”

O AH-1Z também é equipado com sistema infravermelho de supressão no hover(HIRSS) que cobre os exautores das turbinas, contramedidas, aviso de radar, aviso de míssil chegando e aviso de pontos de laser na fuselagem.

Imagem
Exaustor da turbina


Imagem
Exaustor da turbina


Imagem
Dispensadores de contra-medidas

Imagem
Dispensadores de contra-medidas

O sistema de mira(TSS–Target Sight System) incorpora um sensor de terceira geração FLIR desenvolvido pela Lockheed Martin. O TSS provê uma mira durante o dia, noite ou em qualquer condição de tempo. O sistema possui vários modos de visualização e pode rastrear o alvo com o FLIR ou pela TV.

Imagem
FLIR(Forward Looking Infrared)

Imagem
FLIR

Imagem
Sensores de proximidade de misseis

Imagem
Sensores de proximidade de misseis

As atualizações do AH-1Z incluíram a implementação de armamentos de ponta e tecnologia digital para responder às demandas de uma guerra moderna.

Imagem
General Electric T700-GE-401C

A turbina T700 foi desenvolvida para o UH-60A Black Hawk do exército americano como resultado das lições aprendidas no Vietnam. Os principais requisitos deste motor foram confiabilidade, operação sob condições ambientais adversas e baixa manutenção. O motor T700-GE-401 foi o primeiro qualificado, nos testes rigorosos de ingestão de sal da Marinha dos EUA, adequado para operações a bordo. Esta turbina foi selecionada para equipar os AH-1Z/W e UH-1Y entre outros helicópteros navais.

Imagem
Inlet & exhaust

Imagem
Exhaust

O AH-1Z obteve alterações essenciais na propulsão. É alimentado por dois motores turboeixo General Electric T700-GE-401C além de um aprimoramento na transmissão. Um dos principais diferenciais para o AH-1W é o rotor principal composto de 4 pás, em vez de 2 pás. Esta mudança resultou na redução das vibrações em até 70%. Vale a pena notar que um rotor de duas pás era uma característica distintiva de todos os modelos de helicópteros Bell anteriores. No entanto, devido a essas mudanças, as características de voo melhoraram bastante.

Imagem
Cabeça do rotor principal

Apesar de todas as melhorias e upgrades, a aparência do AH-1Z permanece a mesma. O piloto sentá-se na parte traseira e o copiloto/artilheiro na frente. O layout de dois cockpits digitais integrados é idêntico e todos os sistemas são duplicados.

Imagem
Empenagem vertical e rotor de cauda

Este helicóptero usa sistemas eletrônicos off-the-shelf(prontos para uso). Pode operar de dia, a noite ou em condições climáticas adversas. Possui visão noturna combinada com infravermelho e um novo software de busca e aquisição de alvos. Permite que o Viper encontre e atinja alvos a longa distância. Pode ser equipado com radar de controle de tiro Longbow, montado na estação da ponta da asa, onde também está montado o controle de voo automático.

Imagem
Radar de controle de tiro AN/APG-78 Longbow(não disponível no kit da Academy)

Aviônicos e Contramedidas

Os equipamentos de destaque no AH-1Z são o sistema de controle de tiro EO/IR Lockheed Martin AN/AAQ-30 TSS Hawkeye, o sistema de visão e exibição montada em capacete Thales TopOwl, o sistema de comunicação digital AN/ARC-210 e o transponder de identificação de amigo ou inimigo (IFF) Raytheon AN/APX-100.

Imagem
Sistema de controle de tiro AN/AAQ-30 e TSS(sistema de visão do alvo)

AN/AAQ-30 TSS

O TSS é um sistema de controle de tiro eletro-óptico/infravermelho(EO/IR) com vários sensores (AN/AAQ-30A). O TSS possui um indicador infravermelho, sensor infravermelho de onda média de grande abertura(MWIR), TV em cores, designador/telêmetro a laser (com modo seguro para os olhos) e uma unidade de medição inercial integrada a uma torre altamente estabilizada. A torre é montada no nariz da aeronave pela interface estrutural desenvolvida pela Lockheed Martin. Os sensores avançados do TSS fornecem aos pilotos recursos aprimorados para adquirir, rastrear e designar alvos para o alcance máximo das armas, melhorando significativamente a capacidade de sobrevivência e letalidade da plataforma.

Imagem
Interface do TSS


Recursos

• MWIR de grande abertura com quatro campos de visão para máxima resolução de imagem e desempenho de longo alcance.
• Gimbal altamente estabilizado e isolado inercialmente para apontar com precisão a linha de visão.
• Rastreador multi-modo e multi-alvo para designação de armas de precisão e localização geográfica do alvo.
• Processamento avançado de imagens para aprimorar a identificação do alvo em grandes distâncias.
• TV em cores de alta ampliação, zoom contínuo e campo de visão compatível com o MWIR.
• Arquitetura modular versátil para crescimento futuro.

TRANSPONDER RAYTHEON AN/APX-100(IFF)

O transponder AN/APX-100(V) fornece um sistema IFF (Identificação de amigo/inimigo) de diversidade completa em um pequeno pacote de componentes leves. Ele recebe sinais de interrogação por pulsos de radiofrequência em qualquer um dos seis modos e transmite uma resposta codificada por pulso no modo apropriado. O conjunto do transponder opera nos modos 1, 2, 3 / A, C, 4 e Teste e fornece códigos de identificação e resposta de emergência de acordo com o DOD-AIMS 65-100. Para a operação no modo 4, o sistema é compatível com os computadores KIT-1A / TSEC e KIT-1C / TSEC. O sistema incorpora um teste embutido (BIT) que fornece uma verificação rápida do status da unidade.
A diferença entre os vários modelos de equipamentos AN/APX-100(V) está principalmente na voltagem e cor das lâmpadas do painel. Há uma exceção no RT-1157.

Imagem
Painel de controle do IFF

AN/ARN-153(V) TACAN

O TCN-500 (AN/ARN-153 (V)) é o componente Receptor-Transmissor(RT) de nova tecnologia do sistema de Navegação Aérea Tática(TACAN) que substitui o ARN-118. Assim como seu antecessor, o TCN-500 RT mede a distância de alcance inclinado e o rumo relativo a uma estação terrestre selecionada ou a um rádio-farol transportado pelo ar e calcula a velocidade e o tempo de espera para essa estação. Possui uma configuração de inspeção de voo para medição paramétrica da estação terrestre, é totalmente independente e não requer equipamento de medição externo adicional.
O TCN-500 foi instalado com sucesso em aeronaves de carga, caças, bombardeiros, aeronaves de instrução e asas rotativas para os serviços militares dos EUA e para militares em todo o mundo. Foi especialmente popular para aplicativos de atualização de aviônicos de aeronaves.

Imagem
NA/ARN-153(V) TACAN

Recursos e benefícios

• Saídas digitais (e analógicas opcionais) para distância e rumo.
• Capacidade 1553 disponível (funções de entrada e saída).
• Capacidade de unidade de instrumento analógico GPS/INS disponível.
• Portas de antena dupla - seleção manual ou automática.
• Capacidade de relação de alcance ar-ar selecionável pelo piloto(manual ou 1553).
• Capacidade de computação de alcance de 390 nm.
• Capacidade de cálculo de proa inversa (aproamento para estação terrestre, apenas DME).
• Busca por sinal controlado.
• Transmissor de sinal sólido de 500 watts.
• Saídas compatíveis com ARINC 568, 582 e 429.
• Capacidade aprimorada de sincronização de instrumentos.
• BIT aprimorado.
• Ambiente militar completo.
• Canais W e Z para compatibilidade MLS (modo de abordagem inicial).
• Capacidade de inspeção de voo independente.
• Substituição do ARN-118 “drop in” quando usado com um retrofit apropriado.

Imagem
Compartimento de aviônicos

As contramedidas da aeronave incluem o receptor de alerta de radar AN/APR-39A, o sistema de alerta de mísseis AN/AAR-47, o sistema de alerta de laser AN/AVR-2A e o sistema de dispensador de contramedidas aerotransportadas AN/ALE-47 da BAE Systems.

Imagem
Receptor de Alerta de Radar AN/APR-39A

Sistema de alerta de mísseis AN/AAR-47

Imagem
AN/AAR-47

O Sistema de Alerta de Mísseis AN/AAR-47 é um sistema de Alerta de Aproximação de Mísseis usado em aeronaves de movimento lento, como helicópteros e aeronaves de transporte militar para notificar o piloto de ameaças e acionar os sistemas de contramedidas da aeronave. Seus principais usuários são o Exército, a Marinha e a Força Aérea dos EUA, mas também é operado por outros países. Originalmente desenvolvido pela Loral(agora parte da BAE Systems), é um produto exclusivo da Alliant Techsystems(ATK) desde 2002.

Método de operação

O AN / AAR-47 detecta passivamente mísseis por sua assinatura ultravioleta e usa algoritmos para diferenciar entre mísseis e alarmes falsos. As versões mais recentes também possuem sensores de alerta a laser e são capazes de detectar uma ampla gama de ameaças. Depois de processar a natureza da ameaça, o sistema dá ao piloto um aviso sonoro e visual e indica a direção da ameaça de entrada. Ele também envia um sinal para o sistema de contramedidas infravermelho da aeronave, que pode então, por exemplo, liberar os flares.

Imagem
Sensores externos

Componentes

O sistema de alerta de mísseis AAR-47 consiste em 4 conversores de sensores ópticos(OSC), um computador para processamento e um indicador de controle. O sistema é relativamente leve, com um peso total de aproximadamente 32 libras.
Existe um conversor de sensor óptico para cada lado da aeronave. Eles têm uma câmera infravermelha para detectar mísseis que se aproximam. Os módulos óticos desde a versão AAR-47(V)2 incluem um sensor de aviso de laser, e versões desde AAR-47A(V)2 incorporam ainda um sensor ultravioleta dinâmico aprimorado para detecção de aviso de laser.
O processador do computador avalia os dados dos OSCs e analisa se um evento detectado é um míssil chegando. Se uma ameaça for detectada, ele envia um sinal para o indicador de controle que informa a tripulação e o sistema infravermelho de contramedidas da aeronave.

Imagem
Receptor de alerta do radar AN/APR-39A e sistema de alerta de misseis AN/AAR-47

Sistema de alerta de laser AN/AVR-2A

Imagem

O AN/AVR-2A é um sistema passivo de alerta de laser que recebe, processa e exibe informações de ameaças resultantes da iluminação da aeronave por designadores de laser, telêmetros e mísseis de condução de feixe. As informações sobre ameaças são exibidas no indicador AN/APR-39A(V)1 de detecção de radar na cabine. O AN/AVR-2A LDS é derivado do AN/AVR-2 LDS básico por meio da incorporação de várias propostas de mudança de engenharia(ECPs). Esses ECPs incluem: a incorporação da interface do sistema de engajamento de laser integrado ar-solo; incorporação de um módulo removível de dados do usuário à interface do comparador para permitir um meio de aplicar alterações de software e desclassificação do sistema; e maior sensibilidade da Banda III para melhor desempenho de detecção de ameaças. O AN/AVR-2A LDS consiste em uma unidade comparadora e quatro unidades de sensor idênticas. O peso total do sistema é de 21 libras.

AN / AVR-2B

O AN/AVS-2B(V) foi derivado do sistema desenvolvido para o Sikorsky RAH-66 Comanche. Goodrich afirma que é 40% menor, 45% mais leve (ou seja, aproximadamente 2,5 libras (1,5 kg) por sensor) e usa 45% menos energia do que a versão AN/AVR-2A(V) anterior. O sistema oferece maior funcionalidade para detecção de ameaças e interface de dados e demonstrou uma melhoria de 500% na confiabilidade. O modelo foi introduzido em serviço em 2004.

Sistema de contramedidas BAE AN/ALE-47

Imagem

Em resposta a avisos automatizados do radar, infravermelho, laser e outras ameaças contra aeronaves, o Sistema de Dispensador de Contramedidas AN/ALE-47(CMDS) auxilia a tripulação a ficar ciente das ameaças e gerenciar a implantação de dispositivos de guerra eletrônicos que operam externamente ao veículo. “Eletrônico”, neste contexto, abrange os sensores inimigos em todo o espectro eletromagnético. A defesa eletrônica inclui, além de receptores e computadores que detectam e analisam ameaças, tanto as contramedidas que fazem parte da aeronave, mas também os consumíveis que são liberados dela.
Em outras palavras, ele atua tanto como um controlador do conjunto de contramedidas eletrônicas quanto como um dispensador de itens descartáveis de guerra eletrônica. Ele substitui o AN/ALE-39. Alternativamente, ele pode ser controlado por outros sistemas, como o AN/ALQ-213.

Imagem
Dispensador de contramedidas AN/ALE-47

O armamento do Viper é muito flexível. Ele é aprimorado pelo sistema de visão e exibição montado no capacete. O AH-1Z carrega cerca de 2 toneladas de armamentos sob as asas. Normalmente, ele carrega mísseis anti-tanque AGM-114A/B/C Hellfire(até 16) e cápsulas com foguetes não guiados de 70 mm. O Viper também pode ser equipado com mísseis anti-navio AGM-114F Hellfire, bombas de queda livre, incluindo as bombas incendiárias Mk.77. Ele também pode carregar dois mísseis AIM-9 Sidewinder supersônicos ar-ar com detecção infravermelha de alvo. Estes são montados em estações nas pontas das asas. Também há um canhão de três canos de 20 mm.

Armamento
• Arma principal: 1 metralhadora General Dynamics M197 de três canos de 20 mm com 750 balas(na torre A/A49E-7).
• Armas transportadas: 16 mísseis AGM-114 Hellfire em 4 lançadores de mísseis M272 de quatro tiros (dois em cada asa);
• 2 mísseis AIM-9 Sidewinder ar-ar (AIM-9X projetado); 4 foguetes LAU-61 de 19 tubos para foguetes Hydra-70 de 70 mm (2,75 ″);
• ou 4 foguetes de 7 tubos LAU-68 para foguetes Hydra-70 de 70 mm (2,75 ″).

Metralhadora General Dynamics M197 de três canos de 20mm

Imagem

O M-197 produzido pela General Dynamics Ordnance and Tactical Systems é uma versão leve de três canos da metralhadora M61A1 destinada a aplicações que requerem uma arma leve e altamente confiável, capaz de disparar até 1.500 tiros por minuto.
A arma é projetada especificamente para helicópteros, aeronaves leves de asa fixa e pequenas embarcações de ataque naval. É adaptável para torres, pod, cavilhas ou instalações internas usando sistemas de alimentação de munição vinculados ou sem link. Atualmente, o M-197 equipa os helicópteros AH-1J, AH-1T, AH-1W e AH-1Z. O M-197 também é usado no pod de arma GPU-2/A de 20 mm.
Os requisitos de energia para o M-197 são menores do que a maioria das armas que oferecem taxas de tiro comparáveis devido ao movimento giratório contínuo do M-197. O M-197 também é capaz de disparar comprimentos de rajada mais longos do que seus concorrentes.

Especificações

• Metralhadora de três canos de 20 mm com alimentação externa
• Peso 132 libras (60 kg)
• Taxa de tiro de até 1.500 por minuto
• Dispersão 5 miliradianos de diâmetro, 80 por cento do círculo
• Velocidade de 8,0 miliradianos de diâmetro, 80 por cento do círculo (M50)
• Força de recuo média 1.300 libras (5,8 kN)
• Sistema de alimentação vinculado ou sem link
• Sistema de acionamento hidráulico, elétrico, pneumático

Imagem
Torre A/A49E-7

16 mísseis AGM-114 Hellfire em 4 lançadores de mísseis M272 de quatro tiros

Imagem

AIM-9M Sidewinder

Imagem

O L foi seguido na produção em 1982 pelo AIM-9M, que é essencialmente um AIM-9L melhorado. O M melhorou a rejeição de fundo, a capacidade de contramedidas e um motor de baixa emissão de fumaça para reduzir a assinatura visual da arma que se aproxima. O AIM-9M tem a capacidade de todos os aspectos do modelo AIM-9L, mas oferece desempenho superior em todos os aspectos. O modelo M tem contramedidas infravermelhas, capacidade aprimorada de discriminação de fundo e um motor de foguete de fumaça reduzida. As entregas do AIM-9M-1 inicial começaram em 1982. As únicas mudanças do AIM-9L para o AIM-9M foram relacionadas à Seção de Controle de Orientação Raytheon (GCS). Vários modelos foram introduzidos em pares com números pares designando as versões da Marinha dos EUA e ímpares para a Força Aérea dos EUA. Todos os AIM-9M GCS são compostos de três conjuntos principais; um conjunto de apanhador para detectar e rastrear o alvo; um conjunto eletrônico para processar informações de alvo detectadas; e um conjunto servo que transforma sinais elétricos de rastreamento em movimento mecânico das aletas. Um conjunto de cabo umbilical fornece interface elétrica entre o míssil GCS e o lançador da aeronave. O cabo umbilical I-3 também permite o fluxo de refrigerante do LAU-7 para o míssil GCS. As versões AIM-9M GCS incluem o WGU-4A/B usado no AIM-9M-1 e AIM-9M-3, o WGU-4C/B usado no AIM-9M-4, o WGU-4D/B usado em o AIM-9M-6 e o WGU-4E/B GCS usado no AIM-9M-8. O WGU-4E/B GCS usa tecnologia avançada que evoluiu através do desenvolvimento WGU-4D/B, enquanto expande o potencial do circuito de detecção de IRCM e melhora a capacidade do míssil em relação ao desdobramento tático do IRCM.

19 tubos LAU-61 para foguetes Hydra-70 de 70 mm (2,75 ″)

Imagem

7 tubos LAU-68 para foguetes Hydra-70 de 70 mm (2,75 ″)

Imagem

Foguete Hydra 70

Imagem

Uma série de melhorias foram feitas na capacidade de sobrevivência e resistência ao choque do helicóptero. É equipado com um sistema de supressão infravermelho que cobre os exaustores do motor, sistemas de alerta de radar e laser e bloqueador de radar. Possui também dispensadores de contramedidas inteligente com dispositivo de alerta de mísseis.

Imagem

As mais recentes tecnologias foram implementadas, como assentos resistentes a choques, trem de pouso com absorção de energia, tanques de combustível auto vedantes e sistemas de combustível e sistemas de inertização de vapor de combustível.
A fuselagem do helicóptero e componentes externos foram revestidos para evitar corrosão durante serviço prolongado no mar. Esses helicópteros normalmente operam a partir de navios de assalto anfíbios.

Imagem

Especificação

• Função primária: Apoio aéreo próximo, anti-blindagem, escolta armada, reconhecimento armado/visual e capacidade de coordenação de suporte de fogo dia/noite e em condições meteorológicas adversas.
• Construtor principal: Bell Helicopter Textron
• Planta de potência: 2 motores turboeixo General Electric T700-GE-401C com 1.800 shp (cada motor)
• Comprimento: fuselagem: 13,67 m (44 pés 10 pol.); com rotor de 17,8 m(58 pés 3 pol)
• Altura: 4,37 m (14 pés 4 pol.)
• Diâmetro do rotor: 14,6 m(48 pés)
• Peso (vazio): 12.300 lbs (5.579 kg)
• Peso máximo de decolagem (MTOW): 18.500 lbs (8.390 kg)
• Carga útil: máximo 2.176 lbs (987 kg)
• Capacidade de combustível: Interno 2.858 lbs (1.296 kg)
• Velocidade: Cruzeiro: 155 nós/178 mph (287 km/h);
• Taxa de subida: 2.790 pés/min (14,2 m/s)
• Teto de serviço: 20.000´ (6.096 m)
• Raio de combate: 125 nm/144 milhas (232 km) com carga útil de 2.500 lbs (1.134 kg)
• Tripulação: Dois (piloto e co-piloto/artilheiro)
• Primeiro voo: 8 de dezembro de 2000
• Preço/Custo unitário: US$ 29,89 milhões de custo(no ano fiscal de 2014)
• Implantado: setembro de 2010

Imagem

Operadores

• Bahrain - Royal Bahraini Air Force (12 on order)
• Czech Republic - Czech Air Force (4 on order)
• United States - United States Marine Corps

Interesse estrangeiro

Em 2000, o Exército turco selecionou o AH-1Z para aquisição; isso foi cancelado posteriormente em 2004. Em setembro de 2012, o Congresso dos EUA foi notificado sobre as possíveis Vendas Militares Estrangeiras(FMS) para 36 AH-1Z Vipers e equipamentos e armas associados pela Coreia do Sul. O Viper estava competindo contra o Boeing AH-64 Apache e o TAI/AgustaWestland T129 ATAK pelo pedido. Em abril de 2013, a Coreia do Sul anunciou a seleção do AH-64E.
Em abril de 2015, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de FMS para o Paquistão de 15 AH-1Z Vipers com mísseis Hellfire, equipamento associado e suporte no valor de até US$ 952 milhões. O Paquistão deveria receber 9 helicópteros AH-1Z até setembro de 2018. Em julho de 2018, o pedido do Paquistão estava em espera devido a tensões políticas entre os EUA e o Paquistão. Da encomenda de 12 aeronaves, nove foram construídas, mas estão armazenadas na 309ª base da AMARG no Arizona, aguardando uma solução para o atrito entre os dois países.
Em 2016, a Bell também estava interessada em vender o AH-1Z para a Polônia e a República Tcheca, que irão aposentar seus Mil Mi-24s. Em dezembro de 2019, a República Tcheca finalizou a venda com os EUA de quatro helicópteros AH-1Z para a Força Aérea Tcheca. Foi relatado que a Real Força Aérea Marroquina estava interessada em adquirir os helicópteros AH-1Z em 2016.
Em novembro de 2016, a Bell Helicopter assinou um memorando de entendimento com a empresa espacial romena IAR - Ghimbav Brasov Group para possível colaboração no AH-1Z Viper. Em agosto de 2017, a Romênia também assinou uma carta de intenções com a Bell Helicopter para estabelecer uma joint venture com a estatal romena ROMARM para a aquisição potencial de uma série de AH-1Zs.

Em 2017, a Bell lançou o AH-1Z, junto com o UH-1Y Venom, para o Exército australiano para substituir seus helicópteros Eurocopter Tiger. [41]

Em julho de 2017, a Bell Helicopter and Polish Armaments Group assinou uma carta de intenções planejando cooperar nos helicópteros UH-1Y e AH-1Z, formando uma oferta potencial para o programa de aquisição de helicópteros de ataque Kruk polonês, parte de um esforço de modernização mais amplo. [ 42] [43] [44]

Em outubro de 2017, o ministro da Defesa Prawit Wongsuwan da Tailândia afirmou que a Tailândia está planejando substituir sua frota de helicópteros de ataque AH-1F Cobra antigos e lançará um comitê de compras para examinar o assunto. Oficiais do Exército Real tailandês chegaram e disseram que o Exército está investigando o Bell AH-1Z Viper, bem como o Agusta A129 Mangusta, Mil Mi-28, CAIC Z-10, Bell AH-1 SuperCobra e Boeing AH-64 Apache. [45]

Em 27 de abril de 2018, a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos EUA anunciou que recebeu a aprovação do Departamento de Estado dos EUA e notificou o Congresso de uma possível venda ao Bahrein de 12 AH-1Zs, 26 motores T-700 GE 401C e armamentos por um custo estimado de US $ 911,4 milhões. [46] Em novembro de 2018, o Bahrein confirmou o pedido de 12 AH-1Zs com entregas a começar em 2022. [47]

Em 30 de abril de 2020, a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos EUA anunciou que havia recebido a aprovação do Departamento de Estado dos EUA e notificou o Congresso de uma possível venda para as Filipinas de seis helicópteros de ataque AH-1Z e equipamentos relacionados por um custo estimado de US $ 450 milhões ou seis AH Helicópteros de ataque 64E Apache e equipamentos relacionados por um custo estimado de $ 1,5 bilhão. [48] [49] [50]
Editado pela última vez por alvarenga em 16 Jun 2021, 22:38, em um total de 1 vez.
Estes usuários curtiram o post de alvarenga:
cesar ernani (21 Dez 2022, 20:44)
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por alvarenga »

Vou preparar o review do kit.
Abraços.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por Chicabum »

Rapaz, que belo Review do helicóptero!!!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Já estou na primeira fila para acompanhar esta montagem!!!
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por felipecadena »

Depois disso tudo nem precisa montar o kit..... hahahahhah brincadeira e claro que tem, parabéns pela pesquisa e já estou sentado aqui.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por alvarenga »

Chicabum escreveu:Rapaz, que belo Review do helicóptero!!!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Já estou na primeira fila para acompanhar esta montagem!!!
Abraço!
Fala Chicabum,
Muito obrigado.
Pode chegar.
Vou ver se ainda hoje posto o review do kit.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por alvarenga »

felipecadena escreveu:Depois disso tudo nem precisa montar o kit..... hahahahhah brincadeira e claro que tem, parabéns pela pesquisa e já estou sentado aqui.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Muito obrigado Felipe.
Seja bem-vindo.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por pgplasti »

Esse modelo é um espetáculo
Vou acompanhar cada etapa.
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por alvarenga »

pgplasti escreveu:Esse modelo é um espetáculo
Vou acompanhar cada etapa.
Um espetáculo mesmo Flavio.
Seja bem-vindo.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5267
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por Rafael Guerra »

Eita! O kit chegou e já foi direto pra bancada!!!
Acompanhando...
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: AH-1Z VIPER - Academy - 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Responder

Voltar para “Aviação”